Aerolineas: Marsans Sendo Forçado a Passara Batata Quente Para Frente

15 de July de 2008 | Por | 14 Comentários More
Crise financeira e intervenção política são os principais ingredientes do imbróglio vivido pela Aerolineas. Sua controladora, o grupo espanhol Marsans em prol das boas relações entre Espanha e Argentina está sendo forçado a ceder suas ações ao Governo Argentino.

Parece que vai ser feita uma auditoria independente para avaliar o passivo e o patrimônio atual da principal cia aérea Argentina para determinar se haverá contra-partida do governo na transação.

O mesmo governo que congelou as tarifas nas Argentina no passado recente agravando mais ainda a situação financeira da companhia, agora deve voltar a assumir seu controle (fala-se em nova privatização no futuro), mas de antemão sabe-se que quem vai pagar a conta de ter uma cia aérea nacional e com um sindicato muito atuante será o contribuinte argentino.

Fonte: AeroLatin News

Tags: ,

Category: Por Sua Conta e Risco

Comentários (14)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Luciana says:

    Olá pessoal, sou leitora assidua do site e ando muito preocupada com a questao da Aerolineas Arg, pois comprei minha passagem para Sydney em março para viajar dia 01/10. Vocês sabem me dizer o que vai acontecer se eles falirem? Eu nao vou embarcar? Como foi com os passageiros da Varig? obrigada! Luciana

    Responder

  2. Ranerio says:

    Pois é, estou com a mesma preocupação. Uma passagem comprada GRU X Sydney para 22/Agosto. Já está reservada há de muito. Como está a siutação para este tipo de viagem?

    Responder

  3. Rodrigo Purisch says:

    Pêesse,

    As coisas acabaram como os boatos. A Marsans transferiu suas ações para o governo Argentino e junto com as ações foi todo o passivo da empresa que parece ser muito mais que os 800 milhões da reportagem. Vai ser feita uma auditoria na cia aérea para determinar se a Marsans vai ou não reber algo em troca.

    Portanto, a Aerolineas é agora uma cia estatal e os contribuintes argentinos vão pagar a conta do negócio.

    A Aerolineas deve continuar a voar normalmente, podem ser feitos alguns ajustes de frota e rotas. Por outro lado, reduz-se as chances do governo Argentino abrir omercado para outras cias (reduzir a dependência da Aerolineas – 80% dos vôos nacionais e 40 dos internacionais- já que tem que financiar essa compra. A LADE é do gvero também (Aeronáutica) e não é um primor de serviço não.

    Na minha opinião perdem-se todos: O governo que para não ficar mal vai ter que colocar mais dinheiro em uma cia cheia de vícios e pouco produtiva, o povo argentino que paga a conta e fica com uma cia que deixa a desejar nos serviços e não vai ter direito a ver a concorrência no seu mercado interno e os funcionários que pensam que garantindo seu emprego agora vão garantir o emprego no futuro. Novas cias argentinas é igual a mais oportunidades de emprego.

    O sonho dos funcionários da Alitalia é o que viveram os funcionários da Aerolineas, mas lá a Comissão Européia impede que atitudes baseadas em emoção e lesivas aos demais membros ocorram com essa facilidade.

    Luciana e Ranerio

    Acho que vocês não perdem a passagem não. Podem haver mudanças nas estratégias comerciais e cancelamentos de rotas menos favoráveis, mas na pior da hipóteses eles podem te transferir para outra cia como a LAN ou mudar a datas dos vôos. No momento e com a estatização não há razão imediata de perda de sono. Acompanhe o noticiário.

    Um abraço

    Responder

  4. Ranerio says:

    Rodrigo,

    obrigado pela tranquilização! Estou com uma duvida. Estou indo para a Australia para fazer um PhD, então devo ficar por muito tempo lá, 1 ano ou mais, e devo levar bastante bagagem.So que o voo internacional parte de GRU e eu vou sair de BHZ… Como a franquia do Internacional é 2 malas de 32 kg e a passagem domestica eu teria que comprar separado, eu ate olhei que a franquia TAM parece ser somente 1 volume de 23 kg. Estou pensando em utilizar onibus de BHZ x GRU , pq estou com medo de nao deixarem passar a mala excedente no domestico. O que vc recomendaria?

    Abs

    Ranerio

    Responder

  5. Rodrigo Purisch says:

    Ranerio,

    Esse é um dos problemas de conjugar passagens.

    O excesso de bagagem na TAM é de 1% da tarifa cheia = uns 500 USD o trecho.

    Ligue para a TAM e TAM Cargas, Varig, GOL e GOLLOG e pergunte quanto ficaria o excesso de bagagem ou o envio da mala desacompanhada como carga e os prazos.

    Se ficar absurdo o negócio é o ônibus mesmo. (Olha que já tem empresa pesando mala na rodoviária, mas acho que a Gontijo ou Cometa não fazem isso aqui não)

    As cias de ônibus também transportam malas desacompanhadas, mas não sei como seria para buscar a Mala em São Paulo….

    No finnal das contas, não ajudei muito não.

    Um abraço

    Responder

  6. Anonymous says:

    Olá Rodrigo, Muito obrigada pela tranquilização. Vou continuar de olho nos noticiários. Abraço Luciana

    Responder

  7. luciend says:

    amigo, to indo c esposa e filhos p buenos aires dia 06.08 e dia 07.08 pretendo ir a bariloche. to muito preocupado c esse lance da aerolineas. tem o q fazer? tentar trocar de empresa? tipo p ir de buenos p bariloche? ou eles nao fazem isso?
    ir sozinho a gente se vira. ir c 3 filhos é mais complicado. to meio apreensivo, mas o pior q nao tem o q fazer. na verdade eu to perguntando so p saber sua opiniao.
    obrigado de qualquer forma.
    lucien

    Responder

  8. Rodrigo Purisch says:

    Lucien,

    É muito difícil opinar no seu caso. Eu também ficaria muito apreensivo.

    Cancelar as passagens e comprar em outra cia? Além das multas de cancelamento, achar uma boa tarifa agora não vai ser nada fácil (se for de São Paulo, olhe na Pluna (cuidado com a franquia de bagagem), British e LAN. Se não for a Aerolineas, vai ter que ser a LAN para Bariloche (que tem poucos vôos). A Pluna voa mas desde Montevideo. Ir para Buenos Aires e encarar um ônibus (apesar de melhores que os nossos, com filhos não é fácil).
    Dirigir na neve??

    Tem que pesar muito a situação. De qualquer forma se documente, guarde as notícias de jornais (imprima), ligue para sua agência (se você comprou via uma) e se vier a sentir-se lesado, entre na justiça.

    Mas isso tudo não tira o estresse que você está passando.

    Não consigo te ajudar muito não.

    Responder

  9. Ranerio says:

    Rodrigo,

    Liguei para a moça que me vendeu a passagem no STB hoje (é passagem de estudante) e ela aconselhou não cancelar e nem fazer outra reserva, pq julga ser mais facil a Aerolineas endossar a passagem e eu ir via outra companhia do que uma empresa que está mal das pernas ressarcir um cancelamento de passagens. Sobre a questão do excesso de bagagem, ela recomendou comprar a perna CNF x GRU na Gol, pq é a que costuma ser mais flexível com bagagem, e recomendou apresentar a passagem internacional no guichë do check in da Gol.

    Entao ficamos assim, com a cara e a coragem na Argentina.

    Veja esta notícia, a Qantas vai passar a operar um voo direto Sydney x Buenos Aires. Vai ser o primeiro, pq ela só faz SCL X AKL X SYD.
    http://www.qantas.com.au/regions/dyn/au/publicaffairs/details?ArticleID=2008/mar08/Q3739

    Responder

  10. Rodrigo Purisch says:

    Ranerio,

    Essa saída da STB é a melhor para ela também. No caso dela não te reembolsar, o STB teria que fazê-lo….Mas como disse, acho que você chega lá, talvez não no dia ou na hora esperada. Os võos de Madri estão sofrendo também.

    Quanto a estratégia na GOL é por sua conta e risco. Ela não tem nehuma obrigação de liberar um excesso porque você vai viajar num trecho internacional. Seria algo excepcional.

    Um abraço e vamos torcer

    Responder

  11. Ranerio says:

    Rodrigo,

    Vc tem ideia de qual tem sido a pratica das cias em relacao a excesso de bagagem? Eu voava basante por volta de 2003-2004, e nunca me cobraram um excesso, mas não sei como anda agora. As empresas tem sido criteriosas com os limites de bagagem?

    Responder

  12. luciend says:

    rodrigo, muito obrigado. o que tenho q fazer, como ja dizia nossa ministra, é relaxar e gozar. kkkk
    grande abraco

    Responder

  13. Rodrigo Purisch says:

    Ranerio,

    Não sei como anda não. Na verdade dentro do pais nunca voei com excesso de gagagem. Para fora sempre comprei a passagem incluindo o trecho doméstico (Varig era Star Alliance….)

    Olha , com o aumento do preço dos combustíveis e mala é peso, espere que elas devam endurecer com o excesso. Elas tem usado o fundo das aeronaves para transportar carga. No exterior, as cias estão rígidas como nunca.

    Lucien,

    Agora é tudo mais coplicado. Indo com o espirito mais trabalhado as coisas podem fluir com um pouco mais de tranquilidade.

    Boa sorte. Chegando lá esqueça e aproveite a viagem ao máximo. Nós já sofremos com Vasp, Varig, BRA e não será a Aerolineas que vai estragar a festa.

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.