Aeroporto de Doha, Orix Lounge (associado ao HSBC Premier e Diners Club) e Escala em Doha

23 de February de 2011 | Por | 20 Comentários More

Dando seguimento e finalizando a experiência do Tony com a Qatar, vou traduzir um post originalmente publicado no DVuelos sobre o Aeroporto de Doha e a sala vip Oryx Lounge que permite acesso aos portadores do cartão de crédito HSBC Premier permitia acesso aos clientes HSBC Premier do Brasil.

O Aeroporto de Doha.

O Aeroporto de Doha é relativamente pequeno e extremamente fácil de percorrer. Não existem fingers (pontes móveis) para o acesso aos aviões, assim todos os deslocamentos de/para as aeronaves são realizados por meio de ônibus.

O duty free (que tem uma pequena seção no piso superior) é apertado e não apresenta preços muito atrativos. Assim ele só interessa para aqueles que querem levar uma recordação local.

Doha International Airport, Qatar
Doha International Airport, QatarDoha International Airport, QatarDoha International Airport, Qatar

Os passageiros que viajam em classe executiva ou em primeira classe são recebidos ao pé do avião por um veículo especial que os transporta ao terminal exclusivo para passageiros dessa classe.

A Qatar trabalha em ritmo acelerado na construção do novo e “flamante” aeroporto (ou terminal) internacional (muito próximo do atual), cuja inauguração está prevista para 2012.

Muita atenção com as temperaturas no Qatar. Entre novembro e março, elas são agradáveis (chegamos a Doha depois de um temporal e com 18 graus de temperatura). Mas entre abril e outubro faz um calor intenso, chegando a ser extremo nos meses de julio e agosto, quando a média das máximas chega a 46 graus e a das mínimas não é inferior aos 30 graus.

Nota do Aquela Passagem: Desde de dezembro de 2010, o aeroporto de Doha abriu um novo terminal de desembarque, que portanto foi aberto após a passagem do Tony por Doha.

Oryx Lounge

O Oryx Lounge é uma das várias salas VIPs do aeroporto de Doha. Os portadores do cartão de crédito HSBC Premier Mastercard tem acesso gratuito a sala com um acompanhante.

Está localizada depois do controle de passaportes, na zona de embarque.

Trata-se de uma sala bastante grande, com capacidade para quase 150 pessoas, com assentos cômodos, internet Wi-Fi gratuita, vários terminais de computador conectados a internet para quem não viaja com dispositivo portátil, ducha (oferecem toalhas), comida e bebidas.

O bufett de comidas incluía pratos frios e quentes (repostos constantemente). Entre as bebidas, além de café, chás e uma grande oferta de sucos e refrigerantes, era oferecido bebidas alcoólicas incluindo vinho, cerveja, whisky e vodka.

Oryx Lounge, Doha International Airport, QatarOryx Lounge, Doha International Airport, QatarOryx Lounge, Doha International Airport, QatarOryx Lounge, Doha International Airport, Qatar

A sala nos causou uma ótima impressão e ajuda a passar o tempo em uma conexão mais longa no aeroporto.

Atualização: Obrigado ao Bruno pela dica de que o Orix Lounge passou a aceitar o Diners também!

Tags: , , , , , ,

Category: Aeroportos, Cartões de Crédito, Sala Vip

Comentários (20)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Bruno Feliciano says:

    Uma coisa interessante, é que agora quem tem Diners tb tem acesso a sala da Oryx: http://bit.ly/eg0WCc

    Isso é algo relativamente recente, pq quando eu passei por lá em outubro passado, não era.

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Deve ser muito recente mesmo pois não tinha visto essa não. Obrigado!

    Responder

  2. Gabriel Dias says:

    Pelas fotos parece ter uma boa opção para alimentação. Estou cansado de salas vips que são lindas, enormes, mas deixam a desejar no quesito alimentação.

    Responder

    Wilian Delatorre respondeu:

    Essa aí estava bem apresentável. Alguém sabe me responder se existe mais alguma sala que aceite os cartões HSBC Premier em forma de parceria? Porque a listagem do site HSBC Premier eu já li e achei meio restrita. abraço!

    Responder

    Tony respondeu:

    Gabriel, a comida estava muito boa mesmo. Tinha pão sírio, hummus, tâmaras, bolo de tâmaras, um docinho maravilhoso com pinholes, sanduiches, fruta e alguma outra coisa que já esqueci. Nas duas visitas que fizemos a comida estava sendo reposta continuamente, começava a esvaziar um prato, logo vinha outro.
    E você não tinha que andar pedindo permissão para ninguém. Tinha copeiro servindo quem sentou nas mesas e nos sofás, mas a comida era self-service. Abraço!

    Responder

    Gabriel Dias respondeu:

    Legal, Tony. Bom saber da sua boa experiência.
    Abraços!

    Responder

  3. Daniel Modrach says:

    Caros Leitores,

    Estou em um grupo de 5 pessoas com destino a Miami via GRU, 3 pessoas vão de executiva, será que eles tem direito a um acompanhante? (acho que ja perceberam que eu não vou de executiva… rsrsrs)

    Responder

    Daniel Modrach respondeu:

    opa… esqueci do principal, se tem direito a um convidado na SALA VIP! (os pax da executiva)
    =D

    Responder

  4. Rodrigo says:

    A única coisa barata que achei no freeshop de Doha foram os charutos cubanos, muito mais baratos que qualquer outro freeshop que ja fui.

    Responder

  5. Mariano Fliex says:

    Pessoal, estive em Lisboa e fui na sala vip utilizá-la com o cartão diners exclusive. Bati com a cara na porta! Não há convênio. Isso procede ou o pessoal de lá estava mal informado?
    Abraço, Mariano Felix.

    Responder

  6. Dani Polis says:

    Olha, eu vou descordar no que diz respeito ao free shop.
    O que é mais caro lá são as lembranças do Qatar mesmo (era cerca de 45 reais um camelinho).
    Comprei um perfume Be Delicious por USD23 (no free shop do Brasil custa USD45) e um kit de produtos da Loreal por USD50. Fumo era barato, e até bebida alcóolica também. Pode ser que o que eu estava buscando tinha preços melhores, mas eu cheguei a me arrepender por não ter comprado mais coisas…. Principalmente quando pisei no Brasil e vi os preços daqui.

    Responder

  7. Ernesto says:

    Tem poromoção da LAN para Madrid, no site do Submarino, por cerca de 950 REAIS com taxas.

    Responder

  8. Cecília says:

    Outra coisa interessante na Orix Lounge é que você podia solicitar toalhas e tomar um banho. No banheiro tinha sabonete líquido J&J. A qualidade da comida era superior ao café da manhã que foi oferecido no hotel que ficamos. Se soubesse disso nem teria tomado café lá.

    Responder

  9. Magrineli says:

    Tirando a lounge, temos orgulho de dizer q já colocamos nossos pezinhos no Oriente Médio e q o aeroporto de Doha é legal… o Oryx Rotana um hotel mais legal ainda! Yes!!!!!

    Responder

  10. ViniLeo says:

    O aeroporto de Doha não tem fingers?

    Responder

  11. Marcelo says:

    O cartão Diners continua sendo uma boa alternativa na carteira, e normalmente oferece alguma novidade em Lounges.

    É muito comum encontrar uma sala ao redor do mundo onde ele seja aceito (com direito à acompanhante), relativamente fácil de adquirir e obter bons descontos na anuidade ou até isenção, além de oferecer um conveniente transfer entre os aeropotos de GRU e CGH.

    Classifico com o melhor cartão para viajantes sem muita frequência, que não disfrutem de status prioritario nas alianças, ou ainda, que não tenham cartões que qualifiquem o uso de lounges domésticos como personnalite.

    Responder

  12. Aline Lima says:

    Fui para Doha há exatamente uma semana. Para quem não fica em sala VIP, é bom deixar um aviso: não há muitas opções de alimentação no aeroporto.

    Responder

  13. Ludo Diniz says:

    Amanhã começa promoção da Qatar pague 1 e leve 2

    http://www.qatarairways.com/br/pt/cugs/100.html?iid=br14269192

    Responder

  14. richard zimmermann says:

    Fiz o check in no oryx lounge, e o recepcionista falou que clientes hsbc premier nao terao mais direito de acesso gratuito a partir do proximo mes. Apenas tera acesso gratuito, clientes hsbc premier com cartao emitido em doha….

    Alguem sabe desta informacao?

    Se for isso mesmo, sera muita sacanagem. Teremos que reclamar com o hsbc premier!

    Sds,
    Richard

    Responder

  15. Fabio Ota says:

    Está no site do HSBC: a partir de 01 de junho de 2011, somente aceitam os cartões emitidos por lá:

    “Oryx Lounge

    Enjoy the quiet ambience at the new Oryx Lounge. Facilities include workstations, fax, meetings, internet corners, Wi-Fi access, nursery room and showers.

    Your HSBC Premier MasterCard Credit Card gets you free access to Oryx Lounge at Doha airport and selected VIP lounges around the world.

    Terms and Conditions

    Valid on HSBC Premier MasterCard card only and not Premier debit card

    Unlimited access throughout the year

    Free access for HSBC Premier MasterCard customer, companion and two children upto 12 years. Admittance based on availability; if the lounge is full, entry will be denied

    With effect from 01 June 2011, lounge access is restricted to HSBC Premier MasterCard Credit Cards issued by HSBC Qatar only

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.