Aeroporto Internacional de Tocumen, Cidade do Panamá, PTY

17 de June de 2011 | Por | 40 Comentários More

Google Maps

O aeroporto Internacional de Tocumen, na Cidade do Panamá, não se destaca pelo tamanho ou pela modernidade, mas sim pela eficiência que permite a Copa Airlines fazer conexões muito curtas por lá.

Ele está localizado a cerca de 25 km do centro da Cidade do Panamá e basicamente é atualmente formado por um retângulo central com dois satélites nas extremidades. Em breve (está em final de construção) deve receber mais um terminal, o Muelle Norte que poderá receber até aviões A380.

Os dois satélites, pelo que pude notar, são de uso mais intenso pela Copa, cia aérea que tem lá seu Hub. Neles, a Copa tem as condições necessárias para fazer conexões bem curtas, já que uma aeronave que chega do Brasil, por exemplo, para nas proximidades das aeronaves que irão fazer conexões para os principais destinos da cia aérea na América do Norte e Caribe. Você sai de um portão e entra no portão do lado na maioria das vezes.

Apenas algumas poucas opções de alimentação estão localizadas nas proximidades dos satélites, mas existe uma praça de alimentação (recém inaugurada e gerenciada por uma empresa brasileira) no terceiro piso da parte central do aeroporto.  Lá você encontra um pequeno número de fast foods e um Air Magaritaville, um restaurante temático que possui inclusive uma aérea para crianças. Achei os preços um pouco mais caros que os cobrados nos shoppings da cidade, coisa comum no Brasil… O ponto forte é que da praça de alimentação se pode ver do alto o intenso movimentos de aeronaves pelo aeroporto.

Nos horários de pico, o aeroporto ferve, mas parece dar conta do recado. A exceção parece ser os sanitários femininos que apresentavam fila em vários pontos do aeroporto.

O aeroporto conta com sala vip do OnePass, a Continental President Club (Continental, Copa e Star Alliance).

Em muitos pontos, eu vi placas indicativas de internet grátis Wi-Fi. No pouco tempo que passei lá, eu não consegui me conectar com a rede. Talvez estivesse fora do ar…

Duty Free Shop

A parte central do aeroporto (um longo corredor) é tomado por um conjunto de lojas. Você fica meio impressionado ao chegar lá.

Mas o impacto inicial passa ao descobrir que a maioria das lojas é do mesmo dono e tem produtos e preços semelhantes, apesar de algumas vezes mudarem de nome.

Os preços são inferiores aos cobrados no duty free do Brasil (que se dá ao luxo de ficar parado no tempo devido à alta demanda gerada por nossos altíssimos impostos). No caso de eletrônicos, achei os preços superiores aos cobrados em Miami nas grandes lojas, onde sempre há uma boa promoção. Em uma curta pesquisa, constatei diferenças de 5 a 10 USD entre os preços cobrados no duty free do Brasil e no duty free do Panamá em perfumes e bebidas.

Imigração

A minha imigração foi simples e rápida. Vale lembrar que não era um momento de pico.

O interessante é que ao entrar no Panamá como turista, você recebe um cartão que dá direito a um seguro de urgências médicas por 30 dias. Possui inclusive atendimento telefônico em português. Tem uma cobertura de cerca de 7 mil USD e tem várias exceções como todo seguro, mas é um diferencial que o Panamá oferece.

Transporte

Como em muitos aeroportos por ai, você vai encontrar várias pessoas te oferecendo transporte ao sair da sala de desembarque.

Táxi

Apesar das corridas de táxis terem preços baixos dentro da cidade do Panamá (ela é cobrada segundo zonas), os preços dos táxis com direção ao aeroporto são muito acima da média. Corridas até o centro da Cidade ficam por volta de 25 a 35 USD. Confirme o valor antes de embarcar e prefira o guichê de táxis oficiais. Corridas com direção as Eclusas de Miraflores (Canal do Panamá) saem um pouco mais caras.

Ônibus

Existem linhas de ônibus comuns que passam a frente do aeroporto e que ligam o mesmo à cidade. Você deve gastar cerca de 30 a 90 minutos no trajeto dependendo da linha e do trânsito e pagar por volta de 0,25 a 1,50 USD. Esse meio de transporte não é recomendado para quem tem malas ou tem um curto tempo para fazer seu passeio. Quem está interessado em ir ao Albrook Bus terminal (perto do shopping Albrook e do aeroporto doméstico de mesmo nome), existe uma linha, chamada Tocumen-Corredor, que passa na avenida à frente do aeroporto que faz esse trajeto e passa de 45/45 minutos.

Dicas:

Se você precisar fazer check in antes de embarcar, chegue com antecedência. O recomendado por lá é de 3 horas antes do vôo. O check in online pode economizar um pouco de tempo nas filas.

O trânsito no horário de pico pode envolver alguns engarrafamentos no caminho, leve isso em consideração ao planejar sua viagem em direção ao aeroporto nesses horários.

Caixas automáticos podem ser encontrados à direita de quem sai da sala de desembarque.

Apesar da moeda local se chamar Balboa, ela virtualmente não existe (apenas em moedas de pequeno valor). A economia é dolarizada e 1 balboa equivale a 1 dólar americano. Assim, a moeda corrente é o dólar mesmo. Evite trazer notas de grande valor, que são mais difíceis de serem trocadas.

Se você porventura for pegar um vôo doméstico, possivelmente seu vôo partirá de outro aeroporto (Albrook Airport). Assim planeje bem sua viagem, pois para chegar ao mesmo você terá que cruzar a cidade.

Vi na revista de bordo da Copa, uma propaganda de um micro-ônibus grátis ligando o aeroporto ao shopping Metromall (localizado a cerca de 10 minutos do aeroporto) e outra de um tour por cerca de 30 USD por pessoa que inclui as eclusas de Miraflores (Canal do Panamá) e uma visita ao Shopping Multiplaza. Não tive tempo para me informar melhor sobre eles.

Tags: , , , ,

Category: Aeroportos

Comentários (40)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Fernando says:

    Quanto à facilidade de conexão relatada nos posts acima, gostaria de saber se é aconselhavel levar bagagem despachada para uma conexão de 50 mim. Ou seja, o risco de extravio é muito grande, ou a própria Copa é responsável por passar a bagagem de uma aeronave a outra?. Muito Obrigado.

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Sai de um avião e entra no outro. Risco de extravio existe em qualquer conexão ou despacho de bagagem. certo é que Tocumen vive centrado na Copa

    Responder

  2. momo nikolic says:

    Sera que alguem na imigraçao vai exigir sertificado de febre amarela?

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Não é obrigatória a vacinação. Apenas recomendável

    Responder

  3. zebinsk says:

    Estou indo pra Aruba via Panamá, só 3 horas de conexão. Quero comprar uma Canon T4i para a viagem, será que vale a pena no aeroporto Tocumen?
    Vi em outro forum que em Aruba tem uma loja boa que tem ela uns 150 dólares mais cara que nos EUA.

    Responder

  4. Claudia Luz says:

    Voltei dia 23/9/2012 pelo Panamá o que dizer:
    àrea de Embarque IMUNDA: Portões de 25 a 30 imundos, as cadeiras nojentas, todas com manchas pretas, pulgas, num outro site já haviam comentado, mas achei que era exagero. Pura verdade. Nós 4 sentimos coceira, levantamos e fomos para área de embarque 30, onde a spoltronas são mais limpas. Nesse setor tem empresas americanas, daí a diferençaAe29

    Responder

  5. Caroline Lizandro says:

    Olá. Irei viajar em julho com a Copa, sera a primeira vez com ela. Sairei de Belo Horizonte, conexão no Panamá, que sera tbm a imigração, e logo depois a Boston. Gostaria de saber como é a imigração no Panamá, é rapido? É muito longe do portão? E as pessoas que fazem o check In, fala, portugues ou espanhol? Obrigada

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Se for fazer só conexão não tem imigração. Ela será feita nos EUA em Boston.

    Responder

  6. Conceiçao says:

    Pretendo viajar pela Copa pela primeira vez, confesso que estou apreensiva. Saio de Brasilia com destino a Boston. Minha preocupação: Será que posso ter problemas na imigração em Boston por ter feito a conexão no Panamá? Ou é tranquilo? Aguardo resposta.

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Já voei via Panamá e Bogotá (que na teoria seria mais suspeito), mas isso não influiu em nada. Eles sabem que as cias tem hubs.

    Responder

  7. MARCELO MELCHIADES says:

    Bom Dia!
    Gostaria, de saber quais os cartões que são aceitos nos free shop do Panamá.

    Um abraço.

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.