Aeroportos Brasileiros: Campeões de Atrasos! Fiscalização Aperta

16 de January de 2008 | Por | 10 Comentários More
Brasileiro gosta de figurar sempre no topo das listas de maior, melhor, etc. Mas nessa lista ninguém queria figurar. O Aeroporto de Brasília aparece em primeiro lugar e os dois que servem São Paulo em terceiro e quarto na lista de campeões mundiais de atrasos em seus vôos publicada pela revista americana Forbes (o segundo lugar é do de Pequim).

Nessa hora ninguém tem culpa! Mas pelo menos a ANAC iniciou uma política de fiscalização mais rígida dos atrasos com ênfase na Ocean……e depois na Varigol e TAM. Tomara que isso gere algum tipo de mudança e que seja para melhor!

Recentemente as cias internacionais ameaçaram aumentar suas tarifas no caso do reajuste das tarifas cobradas das cias aéreas nos aeroportos de São Paulo, que foi a medida idealizada pelo governo para reduzir a concentração de vôos nesses aeroportos. Foi uma chiadeira geral. Interessante é que o FAA que regula aviação nos EUA está sugerindo o aumento das taxas nos aeroportos americanos mais congestionados a fim de reduzir os atrasos por lá…..

Category: Aeroportos, Caos

Comentários (10)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Anonymous says:

    Ainda desconfio e muito desse resultado. No universo de 1000 võos/dia se Brasília atrasar 100 võos, representa 10%. Se em qualquer outro desses aeroportos com 10.000 vôos/dia, tiver um atraso 500 vôos (5 vezez mais que Brasília), será apenas 5%. Assim é fácil. O ideal é não ter atrasos, lógico, mas pelo menos a espera em BsB vai ser decente: cinema, ótima praça de alimentação, espaço ventilado, garanto que o aeroporto de Brasília é um dos ou o melhor do Brasil. Rosa BsB

    Responder

  2. Anonymous says:

    Como dizia uns amigos gauchos: “Lamentavel”!
    Nomade

    Responder

  3. Marcio Nel Cimatti says:

    Um belo “prêmio” para coroar a incompetência dos que coordenam a Anac etc….

    Lamentavel mesmo!!!!

    Responder

  4. Rodrigo Purisch says:

    Rosa,

    Estatística é uma coisa complicada, concordo. Mas por outro lado se atrasa 10% de poucos vôos, algo está ocorrendo, já que não se consegue ter controle desses poucos..

    Leitores e Amigos, acho que vou ficar sem conexão até Sábado. Portanto, respondo as dúvidas e posto mais no final de semana.

    Obrigado pelas visitas!

    Responder

  5. Aline Lima says:

    Oi Rodrigo!
    Comprei hoje a VT (eu sei, atrasada é a mãe 🙂

    Parabéns pelo texto!

    Sobre tudo de ruim no Brasil, estou começando a me preocupar, já que vai haver uma copa do mundo aqui em 6 anos (não há infra-estrutura nem pros cidadãos, o que dirá para os visitantes).

    Como em 6 anos não será construído nenhum tipo de trem, só contamos mesmo com avião aí, já viu….

    A ANAC quer acaber com os atrasos antes de julho. Lembrando que o presidente molusco disse que queria data e hora pra crise aérea acabar. Esqueceu de dar o ano….

    Responder

  6. Anonymous says:

    O Yahoo! anunciou que a TAM fará Mega Promo neste final de semana, e que as tarifas terão descontos de até 95%.

    http://br.news.finance.yahoo.com/18012008/25/financas-tam-dara-desconto-ate-95-voo-domestico.html

    Responder

  7. sasá says:

    Olá,

    Quero fazer uma viagem de 20 dias em Maio. Além de visitar as cidades que já conheço Paris, Amsterdam, Munique, quero conhecer Berlim. Qual é o melhor destino? São Paulo/Paris ou São Paulo/Frankfurt? Qual a melhor forma de se locomover lá? Trem ou avião?

    Responder

  8. Rodrigo Purisch says:

    Aline,

    Obrigado! Tabém estou preocupado com nosso futuro…

    Sasá,

    Genericamente te aconselho ir para uma cidade usando uma cia nacional de outro país. Exemplo: Munique indo de Air France com uma tarifa que deixe você parar em Paris na ida ou volta. De TAP para Paris compossibilidade de parar em Lisboa e por ai vai. Outra opção se você tiver passaporte Americano é ir de cia americana (Delta para Amsterdan podendo parar em Nova York). Com isso você agrega uma perna pagando muito pouco por ela. Os valores estão girando por volta de 1000 a 1200 USD com taxas em maio. Você ainda pode chegar por uma cidade e sair por outra, mas nesse caso visite diretamente os sites das cias aereas e um agente com experiência e acesso a um GDS> Trem ou Avião? Depende muito da rota. Não esqueça que o trem te deixa dentro da cidade e vários aeroportos servidos pelas cias Low Cost ficam fora das cidades (maior custo de deslocamento). Pesquise no Skyscanner.net os vôos internos e dê uma lida nos tutoriais a direita.

    um abraço

    Responder

  9. Anonymous says:

    Em verâo em Espanha, também sofremos atrasos. Tudo o mundo quer sair o mesmo dia.
    Beijos.
    Carmen

    Responder

  10. Rodrigo Purisch says:

    Carmen,

    O problema é que esses atrasos aqui ocorrem em todas as estações do ano….

    Um grande abraço

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.