Air Canada: Tempos Difíceis

1 de April de 2009 | Por | 9 Comentários More

A Air Canada está passando por mais um momento crítico de sua história.  A crise pegou em cheio a cia canadense. A cia que estava dava prejuízo há algum tempo, viu sua situação rapidamente se deteriorar nos últimos meses.

Decisões erradas do grupo que domina a Air Canada ( mesmo grupo tinha comprado a antiga Varig no leilão judicial), como o desmembramento do programa de milhagem Aeroplan da Air Canada, pioraram mais ainda a situação.  O Aeroplan passou a ser uma empresa separada transformando-se em um grande programa de fidelidade cujo principal prêmio seriam as passagens aéreas da cia canadense, mas não os únicos. O Aeroplan dá lucro, mas esse lucro não pode ser mais transferido para o caixa da Air Canada, como acontecia no passado,  amenizando o prejuízo operacional da cia aérea.

Tem crescido as especulações de que a cia aérea possa vir a fazer um pedido de recuperação judicial. Ela é muito grande e importante para quebrar, mas pode passar por uma fase difícil com cortes de vôos e reestruturação de funcionários o que gera impacto sobre o serviço oferecido.

Para se ter uma idéia, em 2000 a Air Canada domina 77% dos vôos domésticos  e a Westjet 7%, já em 2008 a Air Canada dominava apenas 57% do mercado e a Westjet 36%.

Portanto, leve essa informação em conta ao decidir sobre a compra de sua passagem.

Tags:

Category: Cias Aéreas, Consumidor, Por Sua Conta e Risco

Comentários (9)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Ernesto says:

    E, como a Canadian é a unica que oferece voos diretos, a unica alternativa é combinar com uma parada nos EUA, para quem queira ir ao Canada.

    Responder

  2. ed says:

    Recebi email de um agencia de viagens dizendo que havera pacotes pela Gol em promocao neste final de semana (copiando o que fez a Tam ha algumas semanas – a Gol parece estar meio perdida…)

    Responder

  3. Fabio says:

    Rodrigo otimo noticia, o Smiles prorrogou até 30/06 a emissão de trechos apartir de 2000 milhas

    abraços

    Responder

    hotmar respondeu:

    Ótima notícia!

    Além disso, a página inicial do Smiles diz que o programa será reformulado. Tomara que seja pra melhor! 😀

    É isto aí!
    Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!

    Responder

  4. Fernanda Costa says:

    Rodrigo! Fiquei sabendo da nova promoção da Gol que será lançada amanhã e o Panrotas inclusive veiculou ontem no inicio da noite essa notícia.http://www.panrotas.com.br/canais/redacao/plantao/portal_reader_noticia.asp?cod_not=46043
    Grande abraço

    Responder

  5. Gol e Air France-KLM acertam acordo comercial
    03/04/2009 – 10:49 – Valor Online

    SÃO PAULO – A brasileira Gol e a franco-holandesa Air France-KLM fecharam hoje acordo comercial que permitirá que os participantes dos programas de relacionamento dessas empresas tenham acesso às milhas de ambas companhias. Isso significa que os participantes do programa Smiles da Gol poderão creditar milhas nos voos operados pela Air France-KLM. Ao mesmo tempo, os membros do Flying Blue, da Air France-KLM, poderão acumular milhas nos voos operados pela Gol e Varig.

    O início das trocas das milhas por bilhetes em qualquer uma das companhias será em 1º de julho.

    Também faz parte do acerto um acordo de code-share (compartilhamento de voos), o que permite que o passageiro viaje com apenas um bilhete sem a necessidade de múltiplos embarques mesmo quando sua viagem envolve malhas ou trechos das duas empresas.

    (Vanessa Dezem | Valor Online)

    Responder

  6. Mirella says:

    Pois é, mais uma vez a Ais Canada esta nos deixando de cabelo em pé… uma das causas é por causa dos beneficios de pensão dos funcionarios e outras coisas sindicalistas que a deixam mais fechada e menos flexivel que a nova WestJet e a nova opção é a Porter para viagens locais.
    Vamos ver o que acontece… e a brasileirada (que mora aqui) e que costuma comprar passagens com bastante antecedencia para o Natal pode se ver em mal lençois…
    abs

    Responder

  7. Breno Campina Grande says:

    maleta perdida

    tomei um voo de Toronto a Vancouver noa dia 10 as 22:50(hora de toronto) depois de 5 horas de voo chego a Vancouver e apenas recebi uma das minhas uas maletas. eles disseram que me enviariam ao hotel, mas nao chegou….amanha ja volto pra Toronto para pegar um voo com destino a cidade do Mexico, dessa vez pela aeromexico e depois de dois dias vou ao Brasil pela aeromexico.

    judicialmente o que posso fazer? se fose no Brasil facilmente eu conseguia ganhar mais de R$4,000,00

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.