Air China: Atenção, A Volta Dos Vôos ao Brasil Não Será Tão Cedo

26 de March de 2009 | Por | 11 Comentários More

A Air China que já tinha deixado de voar para o Brasil em setembro de 2008, acaba de informar que está cancelando o retorno ao Brasil inicialmente previsto para março de 2009 e que as novas operações estão previstas para o final de junho de 2009. Será?

Trapalhadas como essas acabam com a credibilidade de uma cia aérea junto ao consumidor! O leitor Rafael já tinha comprado sua passagem para Madri aproveitando a “superpromoção” de retorno ao Brasil teve que passar um estresse desnecessário por causa desse cancelamento.

Inicialmente, a Air China está orientando aos consumidores que compraram passagens para Madri a solicitar o reembolso dos valores pagos (muito interessante para eles, já que a tarifa é promocional e bem mais baixa que a da concorrência). Para os que compraram passagens para a Ásia, ela tentará uma relocação em um vôo Tam para Madri e conexão com o vôo da Air China que parte de lá.

Se você já comprou uma passagem da Air China para Madri, faria como o Rafael, exerceria meu direito de consumidor e solicitaria uma relocação em outro vôo para Madri em cia que a Air China escolher. Quem quis vender passagem superpromocional foi ela. Emitida a passagem, temos um contrato de transporte entre as partes (cia aérea e consumidor) e eles é que tem a obrigação de te oferecer opções para sua escolha: reembolso sem multas dos valores pagos ou fornecer o serviço acordado entre as partes mesmo que usando outro para fazê-lo. Acredito que eles acabem cedendo até para manter a imagem da cia no Brasil e pelo histórico de que no passado quando do cancelamento anterior, ela não deixou ninguém na mão.

Eu é que estava tão feliz com essas tarifas para Madri pela Air China…Certo é que essa rota Brasil/Espanha é uma das das rotas que mais sofrem com cias que mudam de idéia a todo momento (Varig, Air Europa, Air China e sem falar na BRA e Air Madri que deixaram de operar).

Tags: ,

Category: Consumidor, Novos Vôos

Comentários (11)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Ernesto says:

    O Rodrigo tem toda a razão: esta é uma obrigação da Air China. E se vendeu o que não entregou deve arcar com os eventuais acrescimos. E, se não arcar, sugiro entrar com uma queixa crime de estelionato contra o representante chines da empresa no Brasil. O crime pode até não se caracterizar, mas que vai dar dor de cabeça, vai…

    Responder

  2. Rafael Lange says:

    O leitor do post sou eu… hehe

    Realmente fiquei bem chateado porque cancelaram tudo e ficaram sem avisar nenhum passageiro! Tive sorte de ser avisado por um amigo, que tentou fazer uma reserva depois de ter lhe passado a “dica”.

    De qualquer maneira, registre-se que foi até tranquilo, em questao de uns dois dias trocando e-mails com o departamento comercial da Air China fizeram a transferência dos bilhetes para a TAM sem maiores problemas.

    Responder

    TON respondeu:

    Ola, Eu tive esse problema. Agora quero ir para o Brasil em abril e fiquei sabendo que os vôos foram cancelados. Rafael, Vc pode me dizer se seu vôo foi em que mês. Porque eu falei com a agência e eles me informarão que iriam passar os bilhetes, só que até agora eles não me passaram os números. O seu demorou muito para te passarem os bilhetes?

    OBS: Comentário editado por estar em Caps lock

    Responder

  3. Jonas says:

    Rodrigo,

    Gostaria de entrar em contato contigo, mas não encontrei uma forma de contato no site.

    Se puderes me enviar um e-mail agradeço,

    Jonas

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Jonas,

    Clicando na aba “O Blog” na parte superior da homepage, você será direcionado para uma página que em seu final tem um formulário para contato como Blog.

    Um abraço

    Responder

    hotmar respondeu:

    Rodrigo, aqui vai uma dica para aperfeiçoar o blog: tendo em vista que muitas pessoas pedem para entrar em contato diretamente com vc, seja para relatar um problema, seja para tirar uma dúvida ou dar uma dica, sugiro que vc inclua um link na parte superior do blog com um nome bem chamativo, como “Fale comigo”, “Entre em contato”, “Mande sua mensagem” etc. etc.

    Eu mesmo não sabia da existência do formulário para contato com o blog, apesar de freqüentá-lo diariamente. 😀

    Fica a dica. 😉

    É isto aí!
    Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!

    Responder

  4. Elton Farias says:

    Rodrigo,
    Você viu esse post do Panrotas…
    http://www.panrotas.com.br/canais/redacao/plantao/portal_reader_noticia.asp?cod_not=45821

    É uma pena que eu não tenha férias até Junho.. foi tanta promoção que eu fico doido só de ver…..

    Responder

  5. Lilica says:

    Iiiiiiihhhh… Comprei minha passagem pra outubro. Será que vou ter problemas??

    Responder

  6. Ernesto says:

    Pelo menos, me parece que agiram corretamente.

    Responder

  7. TON says:

    ola gente queria que o dono daqui do desse site pode me resonder minha pergunta ?se demorou muito pra ele receber os bilhetes quando foi a viage dele se foi em março !!por favor preciso uma resposta urgente .por que air china me falou que ia passaros bilhetes mas ate agora nada e me falta so 2 semanas para viage

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.