Air France/KLM: Atenção, Mudanças no Flying Blue

4 de November de 2008 | Por | 5 Comentários More

A Air France/KLM seguindo o exemplo das concorrentes americanas decidiu reduzir a partir de 01 de abril de 2009 a validade das milhas do programa para os que não possuem status elite. Anteriormente, as milhas eram válidas por 36 meses e passarão a valer por apenas 20 meses para os associados Ivory (nível básico). A validade das milhas pode ser renovada para mais 20 meses toda vez que se voe em uma cia participante do Flying Blue ou da Skyteam.

Por outro lado, desde que o associado permaneça com status Silver, Gold ou Platinum, suas milhas não expiram. Cada vez mais fica claro que o acúmulo de milhas ser tornará interessante apenas para os viajantes frequentes. Escolher uma tarifa só porque acumula milhas e sem ter a previsão de acumular outras milhas com mais frequência pode acabar não valendo o esforço ($$) extra despendido (caso exista uma tarifa mais baixa que não acumule milhas).

Repetindo mais uma vez: Milha boa é milhas gasta com sabedoria e o mais rápido possível. Não encare sua milhas como um depósito de longo prazo, já que a cia pode mudar as regras do programa, passar por dificuldades financeiras ou deixar de voar um destino desejado. Sem contar que algumas dificultam ao máximo a emissão de uma passagem prêmio.

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Category: Programas de Fidelidade Aérea

Comentários (5)

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  1. Emília says:

    Ai, ai…essas minhas milhas da FB estão mais próximas de virar vinagre, depois de tentar reverter para TAM e não conseguir.
    Rodrigo, esse seu conselho é muito justo…queríamos ter voado de TAM nessa viagem e engordar o cofrinho dos pontos, mas a combinação dos nosso trechos era US$ 300 mais cara na TAM que na Air France. Preferimos então ter o desconto na mão do que possivelmente milhas voando (ops, desculpe o trocadilho!) 🙂

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  2. jorge moraes says:

    Quero distância da Air France, sua tripulação é grosseira e já estão passando o mau costume para o pessoal de bordo da Klm. Já ouvi coisas horríveis sobre o tratamento oferecido recentemente por comissárias da Klm em vôos para o Brasil.

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  3. Rodrigo Purisch says:

    Emília,

    O pior é que o sonho das milhas leva muita gente a fazer um negócio baseado em expectativas que não batem com a realidade.

    Jorge,

    Há muitos anos não vôo com a Air France. Mas por contato com pessoas que voam na executiva, a da Tam anda se revelando abaixo da crítica…

    Na verdade, ando vendo uma certa inconsistência em várias cias aéreas. Dependendo da tripulação o vôo é de um tipo ou de outro. O nível do atendimento não deveria ser influenciado tanto pelas equipes…Há um indicativo de greve na Air France que pode estar refletindo um certo descontentamento das tripulações …

    Um abraço

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  4. Pitrowsky,Maria says:

    Boa dia.
    Realmente acabei de chegar de Berlim,tive vários problemas na volta,que estao sendo resolvidos pela Aer France,mais o atendimento achei péssimo,fazem questao de falar so o fances,sendo que um voo que sai do Brasil teria que ter alguem para resovler qualquer dificuldade que o passageiro enfrentar.
    Na ida cheguei em Berlim sem uma mala,falaram que ficou em Paris,quando me levaram a mala a noite ela estava totalmente destruida,depois de pegarem a mala para averiguação,achando que poderia ser consertada,o que era impossivel ainda ficaram com a mesma duas semanas eu com vigem para fazer dentro da Europa.Depois de varias reclamações me mandaram outra mala nova,so que a mesma chegou no Rio com a parte de baixo toda rasgada.
    Ou seja,parece que ninguem tem o menor cuidade com sua bagagem. A mala que destruiram era uma Premicia,uma das melhores marcas,me mandaram uma muitooo inferior.
    É isso ai…vamos aguardar as melhorias…assim espero.

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  5. Fabio T says:

    A emissao em classe executiva para bilhetes-premio a Asia passou de 160 mil para 200 mil.
    Uma pena.

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