American Airlines Solicita Proteção Judicial para Reorganizar Dívidas e Continuar Voando

29 de November de 2011 | Por | 28 Comentários More

Quando a boataria é muita, algum fundo de verdade tem. Não foi diferente o caso da American. Quedas acentuadas nas suas ações seguidas de uma boataria sem fim acabaram por prenunciar o que de fato iria ocorrer, um pedido de proteção judicial a fim de reestruturar suas finanças.

Na verdade, quem solicitou o pedido de proteção judicial foi a AMR, cia que é dona da American Airlines e da American Eagle (vôos regionais).

Esse pedido de proteção judicial nos EUA está mais para uma concordata, ou seja, um período em que ela tem proteção judicial para renegociar suas dívidas a fim de evitar uma falência.

Esse tipo de atitude não é nova entre as grandes cias Americanas, sendo a United uma das cias que já usou desse artifício no passado em um momento de crise mundial pós o 11 de setembro. Apesar de ter feito a maior encomenda de aviões da história da aviação civil, a American convive com uma frota de aviões envelhecidos, beberrões e com uma necessidade de repactuar suas relações trabalhistas diante de uma concorrência que foi mais ágil em se reestruturar que a American.

A Delta, que absorveu a Northwest, aumentou seus laços com a Air France/KLM, a United fundiu-se com a Continental formando a nova United, a low cost Southwest aumentou sua participação de mercado e ainda comprou a Airtran e a Jetblue continua fazendo boas parcerias (por exemplo, com a Lufthansa). Nesse tempo todo do lado da American só vieram boatos de uma possível fusão com a US Airways.

Para os clientes da American e do Aadvantage nada muda no momento, a cia continua operando seus vôos normalmente. Mas no futuro espera-se uma reavaliação de rotas atendidas, retirada de operação de aeronaves mais velhas e um certo mau humor da tripulação que deve ver parte de seus direitos cortados ou alterados.

Ela deve superar essa devido o seu tamanho, da importância dela dentro do mercado americano e dentro da aliança aonde ela está inserida, a Oneworld, mas com certeza vamos sentir mudanças na cia aérea nos próximos meses.

Tags: , ,

Category: Cias Aéreas

Comentários (28)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Fernando! A hora em que a atendente falou o valor da taxa me veio a mente o seu comentário. Será que desembarcarei no novo terminal? Aquele que despencou uma parte? rsrs

    Responder

  2. Fabio says:

    Voa de Delta, entao …..

    Responder

  3. Danilo says:

    75k pontos Smiles por 3 bilhetes????!
    como??? No site do Smiles parece que são 50k pontos por 1 bilhete, não importa se é alta ou baixa temporada. Será que eu consigo alguma coisa p/ Europa com 55k??

    Obrigado

    Responder

    Wilian Delatorre respondeu:

    Danilo,

    são exigidos 25k para cada trecho América do Sul – América do Norte. One way lógico. A ida será de Avianca ou TACA com o LifeMiles. Att.

    Já para a Europa independente da época do ano são exigidos 35k por trecho na classe econômica.

    Att.

    Responder

    Danilo respondeu:

    Obrigado Willian. Vou juntar os 70k p/ uma RT p/ Europa. Estou com 55k atualmente, e continua na categoria Smiles, ao ligar para a central de atendimento para saber porque não subi de categoria a atendente disse que somente as milhas voados pela GOL é que são válidas para upgrade de categoria. Não tinha me atentado a isso ao me inscrever no programa, mas achei extremamente injusto. Dos meus pontos, uns 80% são voados pela AA ou DL.
    Assim vou ser eternamente Smiles 😛

    Responder

  4. Lucia says:

    Estava embarcando no voo Lisboa/Fortaleza e pedi p um comissário da TAP me ajudar a colocar minha bagagem de mão no compartimento…aí ele falou que eu deveria ser capaz de carregar a minha bagagem sozinha… Fiquei chocada, pq só pedi p ele levantar a bagagem pq sou baixinha, não pedi p ele carregar minha bagagem. Até que veio um passageiro e me ajudou…

    Responder

    RABUGENTO respondeu:

    A estupidez impera por lá.
    A ganância também.
    Pena que aqui não é lugar para se contar histórias. Tenho muitas das que presenciei naquela terra…

    Responder

  5. Lucia says:

    Estava embarcando no voo Lisboa/Fortaleza e pedi p um comissário da TAP me ajudar a colocar minha bagagem de mão no compartimento…aí ele falou que eu deveria ser capaz de carregar a minha bagagem sozinha… Fiquei chocada, pq só pedi p ele levantar a bagagem pq sou baixinha, não pedi p ele carregar minha bagagem. Até que veio um passageiro e me ajudou…

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.