ANAC, Cias Aéreas, Consumidores, Fokker 100 e OceanAir

15 de January de 2008 | Por | 6 Comentários More
Muito interessante a entrevista com a presidente da ANAC, Solande Vieira, publicada na Folha de São Paulo. Ela abre perspectivas de mudanças na regulação do mercado que podem ser boas para o consumidor. Fala de um aperto na fiscalização que deixará de punir apenas com multas e passará a cancelar autorizações de vôos e vendas de passagens.

Mas quem não saiun bem na foto foi a OceanAir. A atuação dessa cia aérea no caso BRA e a manutenção dos Fokker 100 comprados da American Airlines, chamados por ela de MK-28, foram questionadas. Para complicar, saiu ainda uma nota na coluna do Ancelmo Góis no O Globo relatando que a mesma OceanAir estaria maquiando os registros de horas de vôos da tripulação. Sempre vi a OceanAir como uma cia com reais possibilidades de conseguir um lugar ao sol na aviação brasileira. Mas no Brasil, muitos empresários brincam de ter uma cia aérea. Ela tem tudo na mão (até dinheiro sobrando), mas não entendeu que criar uma boa relação como consumidor (confiabilidade, facilidade de comunicação e um site moderno) pode pavimentar o sucesso. Continua mantendo erros semelhantes aos de cias que já não mais operam no mercado. Uma pena.

Por falar em Fokker 100, eles não mais voam na TAM desde 27 de dezembro. Mas continuam na TAM Mercosur por mais algum tempo. Tive a oportunidade de voar com um desses da Mercosur recentemente. Assim que der faço um breve relato.

Tags: , ,

Category: Caos, Cias Aéreas

Comentários (6)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Oldemar says:

    Rodrigo,

    Como leitor assíduo do seu blog gostaria de sugerir uma matéria ou enquete sobre “Turbulência”. Passei por uma ontem voando GOL que foi desesperador.

    Sds.

    Oldemar Demetrius

    Responder

  2. Anonymous says:

    Oi, Rodrigo, ouvi dizer que a Gol não voa mais pra Lima (já a partir de fevereiro) por falta de procura. No saite já não é possível comprar um bilhete Lima-Rio depois do carnaval…será que é verdade? Um abraço,
    Meilin

    Responder

  3. Anonymous says:

    ventos sopram trazendo noticias que a proxima a rodar seria a Ocean Air?
    será:
    papo de auditores

    Responder

  4. André Maranhão says:

    Rodrigo,
    E a Taf vem aí, aliás, vai..agora estão indo pra Fernando de Noronha. Rota que era exclusiva da Varig e Trip. Os preços estão “promocionais” até março: 277 + tx, mas parece que só voa quinta e domingo e só a partir de recife. Não entendo de aviação como vc, mas acho que a Taf tá vindo com força, quem sabe para “ficar com o lugar” da oceanair ou o da BRA que ainda tá vago…Abração

    Responder

  5. Felipe says:

    Rodrigo,
    vc viu que a Gol já lançou a promoção “Na contra-mão do carnaval”?
    Será que a TAM também vai embarcar nessa?
    Abção!

    Responder

  6. Rodrigo Purisch says:

    Oldemar,

    Ando um pouco apertado, mas assimque der coloco uma enquete! depois você envia seu relato e postamos aqui!

    Meilin,

    Tinha notícia que os vôos estavam meio vazios (LAN, TACA, GOL concorrendo). Mas ainda não consegui uma confirmação desse cancelamento. Quando tiver algo mais claro posto aqui. Algumas vezes eles tiram do site vôos que podem mudar de horário ou passar a fazer conexão em outros lugares)

    André,

    A aviação regional tem tudo para crescer! A Trip+Total e a TAF tem chances de conseguir uma boa fatia do mercado. Se fala até em mais fusões por ai. A BRA é que tinha umas tarifas baixas para Noronha…

    Valeu Felipe

    um abraço a todos

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.