Argentina: Emergência Sanitária em Buenos Aires e Bariloche

1 de July de 2009 | Por | 18 Comentários More

A Prefeitura de Buenos Aires e o Governo da província da qual faz parte Bariloche decretaram emergência sanitária.

Apesar do número de infectados no Chile ser maior, o número de óbitos na Argentina é mais elevado. (Fonte: Ministério da Saúde da Argentina). Mas vale lembrar que o número de óbitos mesmo assim é baixo em relação ao de contaminados.

Repito, o melhor remédio ainda é a informação. Prudência e Caldo de Galinha nunca fizeram  mal ninguém.

Tags: ,

Category: Notícias, Para um vôo tranquilo

Comentários (18)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Adriano says:

    A queda das bandas até 50% começa hoje (01/07/09) ?
    Pelo que eu me lembro é isso. Confirmem, por favor, se eu estiver certo.

    Responder

  2. Francélli says:

    Preciso comprar passagens de Londres a Amsterdam e li aqui no blog que a British tá em crise.
    Pesquisando em sites como Decolar e Expedia, vi que as passagens pela British estão “dadas” cheguei a ver que estão $5.00 (que com as taxas e encargos esse preço sobe pra $300.00) mas estou com medo de arriscar e comprar, pois a viagem será dia 27/09 e tem muita água pra rolar ainda, a cia pode falir e eu posso ficar sem voar.
    Pesquisando nos sites citados acima, vi que tem voos pra Amsterdam pela BMI, só que eu nunca ouvi falar desta cia aérea (desculpem a ignorância…). É de “confiança”? Está passando por alguma crise, assim como a British? Entrei no site da BMI, vi as opções de voos, me parece ser uma empresa grande, mas por via das dúvidas, gostaria da opinião do pessoal do blog.
    Resumindo, minhas duvidas são:
    – arrisco a compra do bilhete pela British, sendo que a viagem é pro final de setembro?
    – “quem” é BMI? Posso comprar o bilhete sem medo?

    Obrigada e abraço a todos!
    Francélli

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Francélli,

    Existe a BMI e a BMI Baby (low cost). Empresa séria que faz parte da Star Alliance. Acho que Lufthansa estava de olho nela.

    Olha tudo pode acontecer, mas a British quebrar de deixar passageiro na mão é difícil. Nem que fosse comprada…

    Um abraço

    Responder

    josé oliveira respondeu:

    Francélli,

    Olhadinha no site da EasyJet! Leia regras sobre franquia de bagagem, local de saída de Londres (em tese, seriam 3 aeroportos). Se não domina o inglês, clicka na bandeira dos irmãos portugueses.
    Já voei por ela. Foi pontual. Tudo automático. Comida a bordo sim, mas tudo caro. Lanchinho antes no aeroporto.
    Boa sorte!

    Responder

  3. Breno Campina Grande says:

    Seria bom que o gremio ou o cruzeiro no tapetao eliminasse o estudiantes. nao é justo apenas dos times mexicanos serem eliminados pela gripe. justiça e tratamento igual.

    Responder

  4. Cleverson says:

    Trabalho no Aeroporto de Guarulhos e cada vez mais vejo pessoas utilizando as máscaras de proteção (inclusive eu) 🙂

    Responder

    Ministério da Saúde respondeu:

    Cleverson,
    Como ainda não há evidências da circulação do vírus da Influenza A (H1N1) no Brasil, ainda não é necessário o uso de máscaras pela população. Esse equipamento de proteção deve ser usado pelas pessoas que apresentam os sintomas e pelos profissionais de saúde envolvidos em seu atendimento. Para mais informações: fernanda.scavacini@saude.gov.br.

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Fernanda,
    Não há recomendações formais para o uso de máscaras pela população, mas se o Cleverson se sentir mais tranquilo fazendo uso da mesma, não há como fazermos qualquer crítica ao mesmo. Ele tem esse direito, inclusive como trabalhador de fazer uso do EPI mesmo que não seja obrigatório. Não podemos esquecer isso.

    Parabéns pelo seu trabalho, mas devemos ter cuidado com a forma de postar a recomendação. Profissionalmente tenho que lidar com as informações do Ministério, da Minha vigilância estadual e com a legislação trabalhista. As informações e recomendações andam mudando rápido. Uma não exclui a outra, e o trabalhador ainda tem seus direitos preservados.

    Um abraço

    Responder

  5. Francélli says:

    Obrigada Rodrigo, fico um pouco mais tranquila pra decidir qual cia viajar.

    José, acredito que não va valer a pena viajar com a Easy Jet, pois estarei no meio de uma viagem de 20 dias e com malas que mesmo sendo pequenas, não é bagagem de mão e vai ser cobrada para despachar. Mas mesmo assim, vou ler as regras da Easy Jet com atenção.

    Muito obrigada!

    Responder

  6. Francélli says:

    José,
    Realmente os preços da Easy Jet são bem tentadores, mas os aeroportos que ela opera em Londres e Berlim (sim, resolvi ir a Berlim antes de Amsterdam) são muito longes e o transporte até a cidade fica mais complicado.
    Dessa vez, vou preferir os aeroportos principais das cidades pela facilidade de se chegar ao centro das mesmas.
    Valeu a dica!

    Rodrigo,
    Esse blog é um achado! Desde que eu o descobri (ha 2 anos atras), minhas viagens nunca mais foram as mesmas. Este blog + o VNV é tudo o que uma pessoa precisa pra viajar livremente. Obrigada por compartilhar com o mundo seus conhecimentos sobre viagens.
    Abraço!

    Responder

    Liliane respondeu:

    Permita-me acrescentar um auxílio que pra mim é imprescindível: mochileiros.com. O trio sim, é imbatível: VNV + Aquela Passagem + Mochileiros! \o/

    Responder

  7. Tento fez a Argentina fechando suas portas aos voos mexicanos que agora esta sofrendo do mesmo mau, imaginem agora se os paises fecharem as portas para os voos argentinos seria justo?

    http://www.brasildestino.wordpress.com

    Responder

  8. Pablo Gusman says:

    Prezados Amigos,

    A GOL está permitindo cancelamento de passagens sem custos frente aos destinos internacionais Buenos Aires e Santiago. Porém, como ficam os destinos nacionais como Porto Alegre, área atualmente de risco em função dos inúmeros casos. Já fiz uma consulta a ANAC e aguardo resposta, pois tive que pagar multa por cancelamento ao destino. Optei por não viajar pelo risco maior de contaminação na região. Já esperam 200 novos casos até a semana que vem.

    Responder

    Ministério da Saúde respondeu:

    Pablo,
    Gostaríamos de esclarecer que não é necessário cancelar viagens para dentro do território nacional. Isso porque ainda não há indícios da circulação do vírus da Influenza A (H1N1) no Brasil. Para mais informações: fernanda.scavacini@saude.gov.br.

    Responder

    Pablo Gusman respondeu:

    Prezada Sra Fernanda,

    11 mortes no RS.
    Colegas médicos do Hospital das Clinicas de Porto Alegre me dizendo que não sabem onde o atendimento vai parar.
    Pacientes sendo vistos em tendas, internados em containers?!
    Como a Sra já sabe, há indícios de circulação do vírus.

    Não acho prudente viagens para áreas de risco. E, no meu entendimento, RS é sim uma área de risco, por ser um dos maiores índices e pela proximidadade com outras fronteiras. Peço desculpas, mas difícil imaginar que caso eu limite minhas viagens para outros estados com alta incidência da gripe, não seja uma conduta que possa diminuir meus riscos.

    Vou tentar no PROCON receber as altas multas que tive que pagar à GOL, infelizmente, sem o respaldo da ANAC, que lavou suas mãos frente ao problema. Disse que a responsabilidade seria para os órgãos de defesa do consumidor.

    Aguardo posicionamento final do MS.

    Grato pela sua observação.

    Responder

    Pablo Gusman respondeu:

    Resposta da ANAC

    ANAC informou ao usuário: Prezado (a) Senhor (a),

    Informamos a Vossa Senhoria que, de acordo com o disposto no art. 2° da Lei n°11.182, de 27 de setembro de 2005, que cria a Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, e dá outras providências, “Compete à União, por intermédio da ANAC e nos termos das políticas estabelecidas pelos Poderes Executivo e Legislativo, regular e fiscalizar as atividades de aviação civil e de infra-estrutura aeronáutica e aeroportuária.”

    A propósito, registramos que a ANAC não é parte na relação de consumo firmada entre o passageiro e a empresa aérea, cabendo-lhe tão-somente a aplicação de sanção administrativa a esta última em caso de descumprimento da legislação de aviação civil, o que não reverte em indenização ao usuário.

    Reivindicações quanto a reembolsos, indenizações, reparações e/ou outros direitos decorrentes da relação sobredita, resguardados pela legislação específica, devem ser dirigidas aos órgãos de proteção e defesa do consumidor e/ou ao Poder Judiciário.

    Por fim, comunicamos que sua manifestação foi encaminhada à empresa aérea para conhecimento e adoção das providências cabíveis à luz da legislação aeronáutica e aeroportuária vigente, do que lhe daremos notícias tão logo tenhamos o pronunciamento daquela empresa.

    Atenciosamente,

    Gerência Técnica de Relacionamento com Usuários

    Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC

  9. Neusa says:

    Rodrigo,
    você sabe se a TAM também está cancelando as passagens sem custo (multa) para Bariloche ? Emiti minhas passagens com milhas (para o fim de julho) e estamos querendo cancelar. A multa é de 2000 milhas..
    Neusa

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Neusa,
    As passagens compradas, parece que está sim. Mas procure informações diretamente no call center dela. O problema é que sua passagem é emitida com milhas….Realmente ai não sei. Quando tiver uma resposta , favor publicar aqui, pois pode ser útil para outros leitores.

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.