Arrumando as Malas

1 de September de 2006 | Por | 12 Comentários More
Leve sempre o menor número de malas, com menor peso possível e compatível com seu dono. Isso facilitará seu deslocamento e a vigilância das mesmas.

Escolha peças-chave que possam montar diversas combinações. Reduza ao máximo os sapatos e dê preferência aos mais confortáveis, pois geralmente é andando que se conhece um lugar novo. Se vai a algum lugar quente, leve sempre uma blusa de frio fina (ela pode te salvar do frio polar do avião ou de um revés climático). Se vai a algum lugar frio, leve uma malha mais fina e uma roupa de banho, nunca se sabe quando o tempo pode mudar ou ainda ser convidado a ir a algum spa/fonte termal ?

Leve um kit de primeiros-socorros e suas medicações de uso constante. Procure seu médico e pergunte sobre medicamentos úteis ao leigo durante uma viagem e solicite as receitas no caso de medicamentos controlados. Leve-as com você durante a viagem, já que no caso de alguma alfândega  questionar o porte dessa medicações você poderá comprovar sua indicação médica.

Embale bem seus xampus, bronzeadores, perfumes, etc, pois eles podem vazar durante o vôo e durante manipulação “cuidadosa” da sua mala pelo pessoal de terra. Ninguém vai querer ver metade das roupas da mala inutilizada por um vazemento desse tipo!

Muito útil é embalar em sacos plásticos, um a um, aquelas roupas que você teria mais dificuldade de passar durante a viagem. Os sacos diminuem o atrito dessas roupas com as demais reduzindo  assim o amasso das mesmas.
Leve alguns sacos extras, podem ser úteis para embalar roupas sujas, sapatos usados ou ainda algumas compras que podem vazar.

Se for levar algum aparelho eletrônico (câmeras, nootebook, mp3 player, etc) para exterior, você deve passar antes no posto da Receita Federal no aeroporto (que possua vôos internacionais) e preencher o formulário para registrar a exportação temporária do aparelho, o que evitará problemas no seu retorno. Uma vez preenchido e carimbado pela receita, ele servirá para as suas próximas viagens. Será necessário seu passaporte e a presença do aparelho, portanto coloque-o em um lugar com fácil acesso. Lembre-se também que o padrão das tomadas varia ao redor do mundo. Compre um kit adaptador mundial ou pesquise se seu aparelho tem o plug compatível com o sistema do(s) pais(es) a serem viajados.

Nestes tempos de terrorismo e vigilância de malas, nunca feche sua mala com cadeado. Opte por braçadeiras plásticas (lacres) encontradas em supermercados, lojas elétricas e em lojas do tipo “faça você mesmo”. Elas deixam mais fácil a visualização de que a mala foi aberta e em caso de revista das mesmas no aeroporto, elas são facilmente rompidas e substituídas por outras pelo pessoal de segurança. Isso é uma grande verdade falando-se de EUA. Não esqueça de levar algo para romper as braçadeiras na bagagem de mão (um cortador de unha grande serve), pois eles não são fáceis de romper (mas isso é a razão de usá-las, não é mesmo?).

No aeroporto, nunca deixe suas malas de mão ou a serem despachadas desacompanhadas ou longe do seu campo de visão. Furtos são muito comuns em aeroportos pelo mundo afora e muito mais aqui no Brasil. Um grande número de bagagens e a pressa podem levar a alguma se extraviar por aí…

Lembre-se de retirar etiquetas de despacho antigas coladas na mala. Elas podem propiciar enganos no despacho da sua mala (erro de destino) e diminuem os indícios que sua mala recheada está vindo do exterior em um vôo doméstico (diminui o interesse de outros nela…).

Identifique bem sua mala com seus dados pessoais, o que facilita a busca no caso de extravio. Coloque alguma fita colorida chamativa ou dê preferência por modelos de cores e tipos menos comuns e equipadas com ótimas rodinhas. Já reparou quantas malas pretas e azuis iguais podem ser encontradas nos aeroportos? Já tive experiência pessoal de retornar ao aeroporto, após o check in no hotel, por ter pego por engano uma mala idêntica à minha e que tinha uma etiqueta de identificação chamativa do seguro saúde também idêntica… Localizaram-me e me alertaram do ocorrido através do endereço contido na identificação da minha mala!

Antes de sair da sala de desembarque pare alguns segundos, por mais excitado que você esteja, e verifique o estado da sua mala e dos lacres. Em caso de lacres rompidos ou danos na mala, antes de sair da sala de desembarque entre em contato com o pessoal de terra, para registrar o ocorrido e avaliar a necessidade de iniciar o processo de reembolso dos danos ou acionar seu seguro bagagem. Normalmente as malas abertas pelo pessoal de segurança dos aeroportos americanos apresentarão um novo lacre na mala (mesmo que rompido o cadeado) e haverá dentro da mesma uma folha relatando que sua mala foi revistada.

Category: Aeroportos, Bagagem

Comentários (12)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Viviane says:

    Olá Rodrigo.

    Primeiramente, parabéns pelo blog!
    Está me ajudando muito por esses dias.

    Segundo gostaria de pedir a sua ajuda.
    Moro em HK e estou indo pro Brasil no Natal. Mas pretendo voltar logo no dia dois de janeiro.
    Estou a procura de passagens em alguns sites mas está bem difícil de encontar aquela com o preço legal.
    Minha preferência é voltar via Europa e fazer um stopover de uns 4 ou 5 dias em qquer lugar por lá.
    Será que vc tem alguma dica?

    Obrigada desde já!

    Vivi

    Responder

  2. Rodrigo Purisch says:

    Viviane,
    Você tem flexibilidade de datas? Pode fazer conexão em outro país da Ásia antes de chegar a Europa. Tolera uma conexão low cost ou planeja malas pesadas? Vem para São Paulo? Por fim por quanto tem conseguido?

    Me responda que dou uma pesquisada assim que tiver um tempinho.

    Obrigado pelos elogios e pela visita.

    Responder

  3. Anonymous says:

    Olá Rodrigo….

    Não tenho muita flexibilidade de datas… dá assim…pra atrasar um dia ou dois… mas não muito.
    Andei pensando e talvez só saia do Brasil apartir do dia 6/01 ou 7/01. Não estou planejando malas pesadas demais…. preciso trazer roupas de frio mas não será muito (esppero :))E minha pretensão é sair de São Paulo sim.

    Consegui uma viagem ida e volta pra HK com escala em Londres por USD 1288 + 585 reais de taxas.

    Vi também uma passagem pra Londres com a Varig ida e volta por uns 800 euros, mas não sei como está a varig nesse momento. Pra vir pra cá tem a Oasis HK que tem passagens de Londres pra cá por volta de uns 780 reais, mas só uma perna.

    Bom… e se eu sair do Brasil no dias 6/01 ou 7/01 terei que voar pra estocolmo. Pensei em pegar um voo low cost em Londres….

    Essas são as opções que tenho no momento….

    Obrigada pela ajuda Rodrigo…

    Responder

  4. Rodrigo Purisch says:

    Viviane,

    Eu tinha pesquisado um pouco e esse valor que você conseguiu é muito bom comparado aos que acabei encontrando. Me lembro que a única opção nesse preço nas cias tradicionais é a Emirates, mas você tinha que viajra no dia do Natal… Vou dar mais uma olhada hoje no mais tardar amanha te passo o que consegui, mas vai ser duro bater essa combinação de Oasis e Varig…

    Responder

  5. Rodrigo Purisch says:

    Viviane,
    Dei uma cotada rápida e sujeita a falhas.

    essa tarifa que de 1288 + txs está boa! Procurei vôos com saída dia 22 ou 23/12 e volta 6 ou 7/01 e encontrei: 2102 saindo de HKG coma Air France, 1887 saindo de Kuala Lampur com a KLM. Se fosse juntar duas passagens, as opções mais baratas que achei saindo da Europa/Brasil foram 1262 saindo de Lisboa com TAM (vôo TAP), 1360 saindo de Londres com a KLM. saindo de HKG, 820 com a Oasis, 900 com a Aeroflot e 980 com a Air France.

    essa passagem da Varig não ví não. deve ser promoção regional.

    Valores em USD com taxas inclusas.

    Foi o deu para fazer num giro curto.

    Responder

  6. Viviane says:

    Oi Rodrigo!!!!

    Obrigada mesmo pelo esforço!!!
    Me ajudou muito!

    Vou ver aqui como fica melhor!!!

    Obrigado mesmo!

    Viviane

    Responder

  7. Yamada says:

    Estou no Japão vendo passagens para o Brasil,só de ida e pretendo fazer um stop over em Hong Kong,ficar uns 3 dias e continuar o voo até São Paulo, liguei em algumas agências q me informaram que pra fazer stop over a quantidade de mala era reduzida para uma de 20 kg.Só que em uma das agências que liguei me garantiu que nessa rota era permitida as 2 malas de 32 kg.Como não quero ter problemas mais tarde preferi confirmar a informação obtida,mas ta um pouco dificil…
    Se vc me ajudar ficaria mto agradecida…
    Obrigada

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Yamada,
    a resposta vai depender de qual cia você vai voar. Algumas cias reduziram a franquia de vôos em direção ao Brasil e mantiveram a clássica franquia de 2 malas de 32 kg para vôos partindo do Brasil.

    Se for um stopover a franquia não muda, já que é a mesma tarifa. Se você comprar uma tarifa para HKG e outra para o Brasil, pode mudar sim!

    Confira diretamente no site da cia aérea ou no call center da cia que você pensa viajar.

    Um abraço

    Responder

    Yamada respondeu:

    Obrigada Rodrigo pela sua atenção!!!
    É o seguinte….do Japao para Hong Kong a CIA é
    Cathay Pacific e de Hong Kong para o Brasil é a South African.
    Vou fazer um stop over em Hong Kong de 3 dias e continuar o
    voo ate Sao Paulo.
    Acho que o problema da quantidade de mala ocorre do Japao a Hong Kong…Não sei como me informar, pq meu ingles não é muito
    bom e não sei portugues…Se conseguir confirmar para mim
    ficaria aliviada…
    Desde ja obrigada.

    Responder

  8. Antônio José Francisco says:

    Vamos viajar Líbano, via Paris. As malas estão sendo preparadas.
    Pergunta-se por pessoa:
    Quantas malas podem ser levadas por pessoa?
    Quais as medidas da mala maior?
    Qual o peso levado por mala?
    Na mala posso levar:
    Pinga, doce em compota industrializado,
    Qual as medidas da mala maior?

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Antonio,

    Tudo depende da cia aérea que você vai voar.

    leia mais neste link http://www.aquelapassagem.com.br/category/bagagem/ e não deixe de confirmar a informação com a sua cia aérea!

    Responder

  9. Bianca says:

    Estou indo pra Europa( Munique, Paris e Londres) em Setembro e gostaria de saber se lá eles aceitam nos aeroportos aquela mala rígida de fibra, eu tenho uma grande, também gostaria de saber se existe alguma restrição a respeito do tamanho da mala?

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.