As Cias Aéreas e os Consolidadores

9 de March de 2007 | Por | 17 Comentários More

A relação entre as cias aéreas e os consolidadores vem sofrendo abalos tanto no Brasil como no exterior. Consolidaores são sites que fazem a distribuição e venda das passagens aos consumidores.

A Gol está com uma disputa com agentes e consolidadores devido aos valores das comissões pagas.

Já a Ryanair, uma das cias de baixo custo mais bem sucedidas da Europa, bloqueou a venda de suas passagens por alguns consolidadores como o Lastminut.com. A cia alega que esses consolidadores têm colocado altas margens de lucro sobre o preço de suas passagens tornado-as muito mais caras do que realmente são.

Não vou discutir quem está com razão, mas parece que as cias têm muito interesse em drenar os consumidores diretamente para os seus sites, onde não têm de pagar comissão a ninguém, e reduzir o poder dos consolidadores. Esses, que permitem que várias tarifas de diferentes cias possam ser comparadas e compradas em um mesmo site, viram seus lucros aumentar com a expansão das vendas pela Internet e hoje jogam duro com as cias aéreas.


Fica a lição, sempre procure em mais de um consolidador e depois no site da cia que apresentou o melhor preço. Surpresas podem acontecer…

Tags: , ,

Category: Cias Aéreas

Comentários (17)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Bender says:

    Pôxa, faltou o link para alguns consolidadores…

    Responder

  2. Rodrigo says:

    Bender se você olhar na coluna da direita existem 2 tópicos sobre consolidadores (Nacionais e Internacionais) com alguns links. No Aquela Passagem links tem mais alguns.

    Mas o número de consolidaores é muito grande, todo dia aparece um. Dei opção por citar os mais antigos no mercado ou os que aceitam compra de passagesn com cartão de crédito emitido no Brasil.

    Existem outros na Europa, mas nunca tive esperiências com eles. Quando comparei, sempre achei os americanos mais baratos, mas não acredito ser uma regra absoluta.

    Hoje opto mais por pesquisar em Agregadores, tem um link a direita para o texto. Caso me interesse vou ao consolidador e ao site da cia também para checar.

    Responder

  3. Anonymous says:

    Rodrigo

    Aqui no Brasil, ja vi que geralmente o site da Gol é mais baarto do que o submarino e o decolar. Pelo menos nas vezes em que tentei.

    Ernesto

    Responder

  4. Rodrigo says:

    Ernesto,

    A Gol não tem uma boa realção com os consolidadores. As promoções raramente são vendidas pelos consolidadores. Nos EUA essas superpromoções geralmente podem ser compradas em dos consolidores…

    Responder

  5. Anonymous says:

    Ok, obrigado pela informação. Eu sempre me pergunto onde voce aprendeu tanto….

    Ernesto

    Responder

  6. Rodrigo says:

    Na Internet tem muita informação. E quando você quer muito algo, a informação é uma das melhores armas para atingir seu objetivo.

    Tinha objetivos, fui atraz da informação e hoje tento ajudar os demais a fazer o mesmo.

    Responder

  7. Anonymous says:

    E, parabens pelo que faz, relamente seu blog e uma fonte fantástica de informação.

    Ernesto

    Responder

  8. Lih says:

    Rodrigo!
    Não concorco com sua definição sobre consolidação, pois essa realmente não é a verdadeira função do consolidador no mercado.

    Responder

  9. Lih says:

    Realmente as cias não cobram taxas em seus sites, porém o passageiro não terá a mesma qualidade e facilidade que encontrará com o agente de viagem.

    Responder

  10. Rodrigo Purisch says:

    Lih,

    Se você ler com mais cuidado os tutoriais do blog, vai notar que o blog não é contra o agente de viagem. Orientamos até que o leitor use um agente para emissão de uma passagem, no caso dele oferecer a mesma tarifa, até porque ele é co-responsável pelo que vende (apesar das agências estarem tentando mudar isso no congresso). Mas somos a favor de que ele tenha a informação na mão e compre onde lhe for mais favorável.

    Você há de concordar que já passou o tempo do agente ser vendedor de passagem para consultor de viagens. Muitos clientes hoje conhecem muito mais do destino e de passagens que muitos “agentes”. Não devemos esquecer que muitos só vender pela bonificação oferecida por uma cia aérea, não os importando se uma Alitalia ou Aerolineas vai bem ou mal das pernas por exemplo.

    Viabilizar uma forma de cobrança pelo serviço de consultoria vai ser a única forma de sobrevivência das agências físicas. As comissões no exterior estão sumindo e a informatização do consumidor no Brasil é algo sem volta.

    Na internet os consolidadores servem sim como grandes shoppings de passagens de várias cias aereas e de várias operadoras e que inclusive permitem uma comparação instantânea de preços. Na vida física, elas têm outras utilidades para o mercado.

    Um abraço

    Responder

  11. Rodrigo Purisch says:

    Lih,

    Não esqueça que é a ABAV que negocia com as cias aéreas (TAM e GOL) acordos em que as passagens vendidas diretamente nos sites das cias aéreas não pagem a taxa de remuneração do agente de viagens, fazendo assim que outros canais de venda se tornem muito menos atrativos ao consumidor…..

    Responder

  12. Gilson Souza says:

    Primeiramente boa tarde a todos, e parabenizar tambem por a quantidades de informação, é obvio , mas gostaria de infantizar que tudo para garantir
    um bom atendimento ao cliente e toda informação com seguração e clareza é mais importante do que saber quem vai ganhar mais com isso?Obridado pela atenção e compreenção de todos neste momento.abrços

    Responder

  13. DANIEL says:

    boa noite,gostaria de saber se há possibilidade de se tornar um vendedor de passagens aereas ou um consultor como sugeriu o site,sem ter uma agência física?obrigado

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Daniel,
    Acho que você pode ser sim, mas não tenho resposta a sua pergunta. A coisa envolve legislação e sobre essa eu não domino. Sem ter agência física você pode sim (não existe loja submarino por exemplo)! Não sei se pode ser é pessoa física.

    Um abraço

    Responder

  14. SILVIO FARIA says:

    ESTRANHO O BRASIL NÃO? QUEBRARAM VASP, TRANSBRASIL, VARIG E TANTAS OUTRAS HA MAIS TEMPO, E NO ENTANTO A EMPRESA LIGADA AO MEIO, QUE MAIS CRESCEU, APESAR DE MIL E DUAS FALCRATUAS, SUPERFAURAMENTOS, COBRANÇAS ABSURDAS DE TAXAS ETC. E QUE SE CHAMA INFRAERO, CONTINUA AHÍ, INTOCAVEL COMO UMA VERDADEIRA CAIXA PRETA, ONDE TENTAM E TENTAM, MAS NINGUEM CONSEGUE PENETRAR. SERÁ QUE FOI “PROMETIDA” AOS MILITARES COMO INDENIZAÇÃO PELA PERDA DO PODER? LA TRABALHAM MAIS MILITARES QUE CIVIS COM SALARIOS E MORDOMIAS DE FAZER INVEJA A EXECUTIVOS DE MULTINACIONAIS AMERICANAS E NO ENTANTO, CONTINUAM A AGIR DA MESMA FORMA QUE FOI CRIADA. DANEM-SE AS EMPRESAS QUE EFETIVAMENTE TRANSPORTAM OS USUARIOS DE AEROPORTOS. QUE SE LIXEM, QUE QUEBREM. A INFAERO SIMPLESMENTE RELAXA E GOZA.

    Responder

  15. Sou agente de viagem entrei a um ano e meio nesse ramo , vejo que realmente agentes e consolida dores hoje brigam com as companhias que são quem mandam não e fácil é bem verdade que a algumas vantagens de comprar com um agente de turismo , não só por comodidade ,segurança mas por confiança a onde vão Le colocar a mercê de quem você vai ser conduzido . O agente e a ponte para Le da toda essa segurança. Agora se tratando de vôos Nacionais Domésticos e uma briga muito desleal de companhias agentes e consolida dores o cliente tem o direito de dar a sua preferência por quem quer ser atendido e não por qual menor preço vai comprar. Lembrando que não tem como dar preferência pagando quase 20 vezes a mas que um juros de poupança em um único trecho domestico no Brasil

    Responder

  16. Maria Helena Volpato says:

    Olá, gostaria de representar uma consolidadora ou operadora no meu estado, Santa catarina. Voce saberia me informar algumas consolidadoras que ainda nao tenham representaçao aki?

    Obrigada!

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.