Atualizando e Analisando as Notícias da Aviação #3

2 de August de 2010 | Por | 27 Comentários More

Esse post contém pequenas análises de algumas das notícias já divulgadas através do Twitter do Aquela Passagem nos dias anteriores e que podem ser vistas no topo da coluna da direita deste site/blog.

A Gol andou cancelando uma série de vôos por causa de falta de tripulantes devido ao aumento da demanda de fim de férias e limite de horas trabalhadas imposta pela legislação. Coisas que uma cia moderna como a Gol poderia ter previsto…. Será que estamos próximos de outro caos por falta de profissionais habilitados para suprir a demanda crescente ou nossas cias estão atuando sem margem para os momentos de pico (a Gol nega…) ou estamos perdendo tripulantes para o mercado externo aquecido que oferece salários e/ou condições de trabalho mais atraentes? O certo é que o consumidor anda pagando o pato por questões das cias aéreas, por questões da Infraero… Quem voou neste último final de semana das férias e precisou fazer conexão sentiu o tamanho do problema em que estamos metidos… Até aeronave anda tendo que sobrevoar aeroporto até o sol raiar por falta de luz no mesmo (não deve ter sistema auxilia…).

Falando em Gol, ela solicitou a ANAC autorização para voar para Porto Rico via Bogotá a partir de 2011. Mais perto dos EUA impossível. A notícia do Panrotas dá conta que ela deve operar alguns dias com os velhos B767 que ela ainda tem nas suas mãos e que andam fazendo charters por ai…

A Tam alterou o perfil de passagens para vôos internacionais, para um modelo semelhante ao já aplicado nas tarifas internas. Dessa forma, ela associa uma série de tarifas a um conjunto de regras (multas, franquias de bagagem, etc) único e de uma maneira mais fácil para o entendimento do consumidor em geral. Outra novidade é que a Tam passa a disponibilizar todas suas tarifas, inclusive promocionais, nos GDS. Assim, você vai poder encontrar as tarifas promocionais dela, caso não exista limitação de venda fora do Brasil, nas grandes agências on-line pelo mundo, nos sites de comparação de preços, além das mesmas poderem ser adquiridas no exterior. Chama atenção uma declaração de que a Tam está em conversas com ABAV para a implantação da taxa de remuneração de agentes de viagem (DU) nas tarifas internacionais. Vale lembrar que ela já é cobrada nas passagens nacionais. Com isso, comprar sua passagem fora do site da Tam pode sair bem mais caro e as agências podem acabar vindo sumir uma parte dos consumidores que pela mesma razão passaram a comprar passagens nacionais diretamente no site das cias aéreas…

A Azul já está vendendo passagens para o novo vôo Campinas/Teresina/São Luís. Saindo de Campinas estão disponíveis tarifas a partir de 199 reais o trecho para compras até 09 de agosto e para voar em setembro (necessário comprar ida e volta). Joinville deve ser o próximo destino a ser anunciado pela Azul, que contará com redução de impostos sobre os combustíveis dado em Santa Catarina para aeronaves com menos de 120 passageiros (interessante notar que Gol e Tam que já voam para Joinville ficaram fora dessa desoneração fiscal)…

A Aerolineas está comemorando ter sido reclassificada como cia 3 estrelas pelo Skytrax, um site  respeitado de avaliações. Se antes andava em companhia de cias aéreas menos recomendáveis, agora passou a fazer parte do  mesmo grupo da Tam, Iberia, Alitalia… O pequeno grupo de cias 5 estrelas é composto pela Qatar, Singapore (minha cia do coração), Malaysia, Asiana, Cathay e Kingfisher.

Quem optar por voar para o Japão com a Lufhtansa poderá fazer a ultima parte da viagem em um A380 que a cia alemã colocou na rota Frankfurt/Tóquio.  Pena que o A380 da Lufthansa não está entre os mais espaçosos ou luxuosos…

Nem só de novos membros, como a grega Aegean, vive a Star Alliance. A Shangai Airlines sai da aliança no final de outubro. A decisão se deve ao fato da China Eastern ter se fundido a Shangai Airlines.

Um novo modelo de passaporte contendo um chip deverá começar a ser testado em dezembro aqui no Brasil. Esse modelo facilita a obtenção das informações podendo permitir o uso de sistemas automatizados na imigração e emigração.

A Receita está mudando as regras de isenção de impostos para bagagem acompanhada. Vamos esperar a publicação das novas regras no site da receita junto com um manual. Ainda não vi a Receita abrindo mão de fiscalizar algo apenas para facilitar a vida do contribuinte… Na minha opinião infra-estrutura deficiente e falta de pessoal ou necessidade de liberar pessoal para outras áreas mais importantes (lucrativas) parecem ser os reais motivadores dessas mudanças. Se haverá o fim da necessidade ou da oferta de registro de saída temporária de bens precisa ser mais bem explicado.

A Fusão entre a United e Continental foi aprovada pela Comunidade Européia. Interessante notar como duas cias americanas aguardam a aprovação de outros países para poder concluir seu processo de fusão devido a importância desses mercados nas suas operações. Viva o mundo globalizado…

Confusão entre a Pluna e o Governo Argentino. Não é de hoje que a Pluna tem problemas em operar a rota Montevidéu/Bariloche. O Governo Argentino tenta de todas as formas manter certo controle de rotas nobres a fim de beneficiar as cias aéreas argentinas, principalmente a estatal Aerolineas. Assim, a Pluna já teve negada a solicitação de vôo para Trelew e Bariloche. Para tentar ultrapassar essa limitação, a Pluna estava usando uma autorização dada a Aerovip (ela nunca negou isso), cia aéreas Argentina que a Pluna comprou, mas parece que o Governo Argentino discorda dessa manobra. Resultado: passageiros presos no meio de uma discussão político financeira. A Pluna deu suporte aos seus consumidores, mas não deixa de ser um grande aborrecimento. Falando em Pluna, não é só a Tap que anda tendo no Brasil um importante mercado, a cia uruguaia também tem no Brasil um dos seus mais importantes mercados.

Uma proposta de dividir a Infraero em duas está sendo analisada pelo BNDES. Um parte, a podre, ficaria com as dívidas e a operação de pequenos aeroportos e a outra boa transformada em sociedade anônima (S.A.) atuaria nos principais aeroportos nacionais. Então se cria 2 empresas, uma fica com as dívidas que devem ser absorvida por nós contribuintes e a outra criada para dar lucro aos acionistas. E a influência política vai acabar ou vamos criar mais cargos para fazer o loteamento? O pessoal aprendeu bem com o caso da Varig…

Tags: , , , , , , , , , , ,

Category: Bagagem, Cias Aéreas, Notícias

Comentários (27)

Trackback URL | Comments RSS Feed

Sites que indicaram este post

  1. Gol causa atraso nos aeroportos brasileiros | Goitacá | 4 de August de 2010
  1. David says:

    Oi Clara, estava muito tarde e com muito sono a hora que escrevi… mas acho que escrevi hidratante mesmo… kkk… abs.

    Responder

    Clara respondeu:

    Ah, você deve ter feito alguma mágica, qual foi? 🙂

    Responder

  2. Chico says:

    Já lhe agradeço pela ajuda milon. Os pontos estão no cartão… tenho no total 150.000 pontos.
    Não gosto de transferir logo para aproveitar possiveis promoções que possam vir a aparecer quando pretender viajar.
    Entretanto, pela gol não tem direto para Bariloche.
    Tam vi essa questao da Lan, que parece ter disponibilidade mais restrita.
    Vou ver isso da LAN.. a disponibilidade, ja que é diretamente com o Lan Pass, deve ser superior ao fidelidade.
    Tem ideia de quantos pontos sao por pessoa ida e volta?
    Abs

    Responder

  3. Lavínia says:

    E eu que tenho passagem comprada pela Gol pra voar dia 13, justo no dia da anunciada greve? Bem, eu e milhares de pessoas né?
    Só que eu liguei pra Gol e o serviço de atendimento diz que eles não estão sabendo de nada oficialmente e portanto não podem fazer nada (reembolso, alteração de voo, realocar em outra cia). Liguei pra ANAC que diz que a greve se encaixa em cancelamento de voo e que eu tenho que procurar meus direitos na justiça (sim, esta foi a frase brilhante do atendente).
    Tenho compromisso profissional.
    Saio de madrugada de onibus para tentar chegar a tempo?! E depois entro na justiça para levar 2/3 anos para recuperar R$300?!
    Aqui é tudo uma palhaçada com os passageiros, por isso é esta bagunça. Empresas não tem vergonha, governo não cobra, não aplica multa de verdade e a justiça é lenta, desmotivando as pessoas.
    Ano passado qdo a British fez greve, entrou em contato com os passageiros, chamaram empregados antigos … se mobilizaram e os voos sairam. Imaginam isso aqui?!

    Responder

  4. Celso says:

    Saiu a multa e sanção!
    R$ 2.000.000,00 e proibição de realizar novos fretamentos por enquanto.
    Convenhamos é algo muito módico frente ao faturamento da empresa, considerando em passado recente problemas desta ordem.

    Responder

  5. José Centeno says:

    A Pluna nunca teve autorização oficial para voar para Bariloche, esta empresa operava voô charters que são regidos por legislação específica, e através de manobras e artifícios não autorizados pela ANAC argentina, vendia passagens de retorno nesses voos, configurando dupla irregularidade. Comprei 4 passagens de Bariloche para Montevideo para dia 31/07/2010,parcela única, com mais de sessenta dias de antecedência no site da Pluna Brasil e simplesmente fui abandonado em Bariloche com minha família (4 pessoas), com um simples comunicado que a empresa deixou de operar para Bariloche. Prometeram resolver meu problema e simplesmente não fizeram nada. Tive que comprar passagens de ônibus para Buenos Aires (23 horas de viagem) para não perder meu voo da TAM para o Brasil, isso sem contar que deixei de fazer alguns passeios que estavam programados e prejuízos financeiros com estadia e carro alugado que ficou no estacionamento do hotel, e mais de dez ligações internacionais sem nada resolver. Portanto muito cuidado com empresas que não respeitam o turista. Pluna nota ZERO. Evidente que o caso já está no âmbito judicial.
    Mais noticias:
    http://www.urgente24.com/index.php?id=ver&tx_ttnews%5Btt_news%5D=145428&cHash=0818872ac3
    http://www.diarioandino.com.ar/diario/2010/07/29/aerolinea-uruguaya-realizaba-la-ruta-bariloche-montevideo-sin-autorizacion/
    http://www.anacargentina.org/spanish/pages/read/consultas-usuarios
    http://www.hostnews.com.ar/despachos/3/r0228072010.htm
    http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2010/7/28/transtornos-para-turistas-em-voos-para-bariloche

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.