Atualizando e Analisando as Notícias da Aviação #4

9 de August de 2010 | Por | 11 Comentários More

Esse post contém pequenas análises de algumas das notícias já divulgadas através do Twitter do Aquela Passagem nos dias anteriores e que podem ser vistas no topo da coluna da direita deste site/blog.

O caso dos atrasos da Gol revela como a desinformação pode ser usada para proteger quem falhou em suas atribuições. A ANAC defendeu que a Gol tinha aumentado o número de tripulantes de forma significativa, porém os dados da ANAC são superiores aos dados da própria Gol…. Mas dos recursos disponíveis para fiscalização, a ANAC só usou um terço deles… A Gol disse que os atrasos deviam-se ao programa que controla a escala dos tripulantes, mas Lufhtansa Systems que é responsável pelo programa nega… Só depois da porteira arrombada a ANAC decidiu multar outras cias por ultrapassar o limite de horas trabalhadas, mas como as corretoras de valores concordam com o Aquela Passagem, a multa da ANAC imposta a Gol não tem impacto significativo sobre as finanças da cia aérea. Enquanto isso, os funcionários da Gol ameaçam greve no dia 13….

Os bem pagos controladores de vôo espanhóis devem fazer a primeira greve de sua história agora em agosto. Datas previstas ainda não estão fechadas, mas devem ser anunciadas com pelo menos 10 dias de antecedência. Se vai voar para ou via  Espanha ou por cias espanholas, fique atento ao noticiário.

A Hertz está em vias de se fundir com, na verdade é comprar mesmo, a Dollar/Thrifty. A maior ficando ainda maior… Tomara que as políticas continuem sendo diferentes. Para quem não sabe, a concorrente Avis é do mesmo grupo da Budget.

A Infraero vai instalar mais um puxadinho, agora no aeroporto de Viracopos. Algo temporário que tem tudo para se tornar definitivo…

A Turkish deve ampliar a frequência do vôos São Paulo/Istambul (de 3 para 4 vezes por semana) e colocar um novo B777 na rota, que contará inclusive com econômica Premium, a partir de 21 de dezembro de 2010.

Multiplus mostra como o comércio de milhas é muito lucrativo: o balanço mostra um lucro de 23 milhões no segundo semestre de 2010. Interessante notar que o Multiplus ganhou a maior parte desse valor vendendo pontos para outros parceiros que a Tam. Assim apenas 27% do faturamento veio de venda de pontos para a Tam. Minha leitura é a seguinte: apesar do Multiplus ter na Tam seu principal atrativo, os associados Tam não vêem ainda o Multiplus como um atrativo, já que a venda de Pontos Multiplus para a Tam sinaliza que associados do Fidelidade Tam estariam trocando seus pontos por pontos do Multiplus com a intenção de usá-los para adquirir outros bem e produtos que não sejam passagens aéreas. Fonte: Exame

Tags: , , , , , , ,

Category: Cias Aéreas

Comentários (11)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Jr says:

    E se essa greve dos funcionários da Gol se concretizar, quem tiver voos marcados fica como?

    Responder

  2. Emilio says:

    Tenho voos marcados para depois do dia 13. Estou preocupado, pois é a formatura de um primo meu. Estou torcendo para tudo dar certo ! Que os funcionários recebam o valor (sálario) condizente com o mercado e que as jornadas de trabalho sigam as normas de segurança estabelecidas.

    Responder

  3. Fernando says:

    (…) o balanço mostra um lucro de 23 milhões no segundo semestre de 2010.
    Segundo?

    Responder

  4. Bom infelismete quem sai perdendo com tudo isto são nós consumidores que compramos e pagamos as passagens, agora é preciso uma fiscalizaçao bem mais rigida por parte da Anac, pois o fim de ano já esta proximo, e se continuar assim , sera outro problema a ser enfrentado por nós.

    Encontrei seu blog atraves do site omeulugar e adorei parabens.

    Responder

  5. Ed says:

    E a TAM ainda NÂO postou milhas voadas pela TAP em 01 de julho…Que vergonha.

    Responder

  6. Sergio S. says:

    Eu vou para o Rio na ponte-aérea na sexta-feira de manhã cedo. Teoricamente (com essa notícia já não sei mais) volto à noite.
    Reacomodação, se for o caso, vai ser difícil… acho que vou passar o final de semana na cidade maravilhosa, hehe.
    Abs

    Responder

  7. Chico says:

    Pessoal, quero fazer uma viagem pelas principais capitais da america do sul..
    buenos aires montevideo punta del leste santiago.. queria ir por milhas.. como seria a melhor opcao? tudo smiles? envolvo lan?
    abs

    Responder

  8. Lu Malheiros says:

    Pessoal,
    Acabei de receber a seguinte mensagem do Smiles:
    “Há alguns dias, a mudança no sistema que define a escala de nossos tripulantes causou atrasos e cancelamentos de voos. (…)
    E, considerando a importância do nosso relacionamento, creditamos, para você que voou neste período, 500 milhas na sua conta Smiles. (…)
    Não resolve, mas achei de bom tom.

    Responder

  9. Hugo Deleon A. Lima says:

    O caos aereo da Gol tbm me rendeu 500 milhas de brinde. Recebi o email a pouco afirmando o premio. Segundo a nota eles “estao retribuindo a confiança dos clientes”.
    Quem voou no periodo deem uma verificada no seu extrato para confirmar essa bonificaçao.
    Conseguir um cliente novo é facil, dificil é reverter o cliente perdido.
    Abraços

    Responder

  10. Breno K says:

    Naõ sei se está acontecendo com muita gente, mas sumiram (não expiraram não) uns 7 mil pontos do meu fidelidade TAM. Liguei para a central de atendimento e informaram que foi devido a transição para o Multiplus e que os valores seriam corrigidos, mas sem previsão…

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.