Atualizando e Analisando as Notícias da Aviação #5

17 de August de 2010 | Por | 28 Comentários More

Esse post contém pequenas análises de algumas das notícias já divulgadas através do Twitter do Aquela Passagem nos dias anteriores e que podem ser vistas no topo da coluna da direita deste site/blog.

Pluna estuda 4 novos destinos no Brasil: Campinas, Belo Horizonte, Brasília e Londrina. Vamos ver se agora esses vôos saem, já que Belo Horizonte e Brasília são destinos especulados há muito tempo.

Foi aprovado acordo na câmara que pode permitir que o Brasil receba vôos da Singapore. Eu vou torcer como nunca, já que nunca neguei que a única cia aérea que mora no meu coração é a Singapore.

A Emirates não tem nada a reclamar do mercado brasileiro. Para a temporada de final de ano/férias ela deve substituir a partir de 01 dezembro de 2010 o B777-200LR que faz a rota por um B777-300ER e dessa forma aumentar em 37% a oferta de assentos na rota São Paulo/Dubai.

A US Airways conseguiu que a United cedesse 7 frenquências que possui e não usa (incrível como a United não investe no Brasil) para poder lançar um vôo diário São Paulo/Charlotte. Uma quase low cost internacional chegando a São Paulo. Para se manter no Rio e Janeiro com o serviço oferecido, ela tem se desdobrado para manter um preço competitivo.

A estatal boliviana BoA solicitou autorização para voar 3 vezes (terças, quintas e sábados) por semana a rota Cochabamba/São Paulo. Vôos provavelmente a partir de setembro de 2010.

E quem disse que em Guarulhos não cabe mais ninguém? Pelo visto acima e nos últimos tempos, o problema de espaço no maior aeroporto do Brasil é virtual e só faz parte do imaginário das pessoas… Torço cada dia mais para que tenhamos novas cias aéreas e novas rotas sendo operadas, mas deixar tudo se concentrar em Guarulhos é um risco alto que acaba prejudicando o próprio passageiro paulista. Mas aprender com o passado é só para os bobos…

A Gol estará ampliando para 2 vezes por semana a operação dos vôos para Punta Cana e Aruba a partir de 31 de agosto. Assim o vôo São Paulo/Caracas será estendido a Punta Cana aos sábados e terças e para Aruba aos domingos e quintas. Oportunidades de usar suas milhas Smiles. Se cuidem resorts do Nordeste…

A Tap parece conviver com falta de tripulantes para vôos domésticos e segundo nota do Jornal Diário, ela estaria tentando entregar os lanches aos passageiros já na entrada da aeronave e assim liberar os comissários para outras atividades mais importantes. Olha que a Gol e Webjet podem gostar da idéia. A Tap não pode reclamar da ocupação de seus vôos partindo de Campinas que tem atingido 90%. Olha que Viracopos não ajudou nada nos primeiros dias de operação…

Estão no páreo Brasília, Belo Horizonte, Recife e Fortaleza na disputa para ser o novo destino Iberia a ser operado no primeiro trimestre de 2011.

A OMS declarou o fim da pandemia de Gripe Suína. Ainda temos surtos na Índia e Oceania. O certo é que o vírus vai continuar circulando misturado ao vírus da Influenza Comum. Como cautela não faz mal a ninguém, eu optei pela vacina.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,

Category: Cias Aéreas, Novos Vôos

Comentários (28)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Wilian Delatorre says:

    Tb nao duvido.

    BoA nem no nome.

    Responder

  2. Reginaldo Pereira says:

    Prezados, boa tarde.

    Antes de mais nada, acho que esse não é o tópico mais adequado, porém não encontrei outro lugar melhor pra postar minha dúvida: sou inexperiente nesta questão de milhagem e gostaria do auxílio de vocês na seguinte situação:

    – Minha esposa e eu pretendemos viajar para os EUA em maio de 2011 (estamos pensando no lado Leste dos EUA (Miami, Atlanta, Nova Iorque).
    – Até lá eu terei milhas suficientes pra 1 passagem de ida e volta pela American Airlines.
    – Compensa mais eu comprar milhas pra ter outra passagem ida e volta ou comprar esta passagem de forma avulsa?
    – Se eu for trocar as milhas, quanto tempo de antecedência eu preciso pra conseguir lugar em mai/2010?
    – Se eu for comprar uma passagem avulsa, eu troco as milhas em 1 passagem e depois compro a avulsa ou faço o contrário?

    Peço desculpas se alguma das perguntas pode parecer besta, mas realmente sou novato no “mundo das milhagens”.

    Agradeço pela atenção e ajuda.

    Abraços,

    Reginaldo.

    Responder

    Wilian Delatorre respondeu:

    Boa tarde Reginaldo.

    1) Você possui cadastro no AA Advantage ou no Smiles?

    2) Qual seria o volume de milhas que você julga ser o suficiente para trocar por um bilhete round trip em maio? (ida e volta)

    3) Quanto a antecedência depende muito de qual programa você esteja falando, se for direto no AA eu não saberia respoder se for no Smiles em parcerias com a AA uns 60 dias você já consegue.

    4) Primeiro sempre troque o bilhete prêmio depois você compra a passagem normal.

    Abraços…

    Wilian Delatorre

    Responder

    Reginaldo Pereira respondeu:

    Wilian, boa tarde.
    Segue as respostas dos seus questionamentos:
    1) Meu cadastro é no AA Advantage;
    2) Até maio terei cerca de 40.000 milhas (pelo que vi no site, um trecho América do Sul – EUA, classe econômica, está 20.000, é isso mesmo??);
    Quanto ao item 3, estou me programando pra de 3 a 4 meses com antecedência (acho que deve ser suficiente); e quanto ao 4, obrigado pela dica.
    Agora, quanto à minha dúvida principal: vale a pena comprar mais milhas pra trocar por outra passagem ou comprar uma avulsa mesmo?
    mais uma vez, obrigado pela atenção e rápida resposta!
    Abraços,
    Reginaldo.

    Responder

    Wilian Delatorre respondeu:

    Muito bem,

    o cálculo no dia de hoje é esse mesmo, você pode fazer uma simulação no site http://www.aa.com ( no quadro Redeem Miles)e ver como fica a sua situação nos dias de interesse. Aparecerão outros quadrinhos com os dias do mês e qtde de milhas necessárias.

    Quanto a comprar milhas a melhor coisa é pôr na ponta do lápis. Se o valor de cada milha ultrapassar os US$ 0,02 pense bem antes de comprar, sempre pode surgir uma promoção para os dois lados. (milhas e passagens)

    P.S. Só por curiosidade como seria essa compra de milhas no AA Advantage? Site internacional ou outra maneira?

    Um abraço, estamos aí para ajudar e aprender.

    Reginaldo Pereira respondeu:

    Wilian,
    Entrei no site e simulei dentro do Redeem Miles, realmente é bem tranquilo! Com 40.000 eu vou e volto sem problemas! Valeu pela dica!
    O que eu fiz também foi cotar os mesmos voos que eu trocaria as milhas, porém comprando avulso: sairia cerca de R$ 2.500,00.
    Pra eu comprar mais milhas e trocar, ou seja, outras 40.000, na promoçao que está hoje, a cada 10.000 eu ganho 3.000, sendo assim, bastaria comprar 31.000 (US$ 750,00) pra poder trocar outra passagem de ida e volta, no total de R$ 1.290,00 (a 1,72 o dólar). Em suma, valeria e muito comprar mais milhas, certo?
    Respondendo a sua pergunta, pretendo comprar no site da AA mesmo. Você indicaria alguma outra forma??
    Mais uma vez, obrigado!
    Abraços!

  3. Wilian Delatorre says:

    Reginaldo,

    eu perguntei de curioso mesmo, pq nunca operei com a AA. Analisando o dia de hoje eu considero uma estratégia legal o que você pretende fazer. Terá 80.000 pontos na época planejada e poderá viajar tranquilamente gastando racionalmente.

    Qdo precisar dá um grito, abraço!

    Responder

  4. novoslugares says:

    Aproveitando este tópico sobre notícias da aviação, tenho um dica de vôo para que pretende viajar a Machu Michu (Peru).
    Geralmente, daqui do Brasil, se vai de São Paulo ou Brasilia até Lima (em torno de 5 horas), para depois ir a Cusco.

    A empresa aérea Star Peru (http://www.starperu.com) está com vôos diretos (1h 10min) entre Rio Branco e Cusco, toda segunda e sexta-feira, a partir de 20/09, com preço em torno de 118 dólares, por trecho, incluindo taxas.

    Dessa maneira, economiza-se tempo e dinheiro na viagem, além de se poder aproveitar promoções de milhas, a partir de Rio Branco, para qualquer destino nacional.

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.