Atualizando e Analisando as Notícias da Aviação #6

23 de August de 2010 | Por | 31 Comentários More

Esse post contém pequenas análises de algumas das notícias já divulgadas através do Twitter do Aquela Passagem nos dias anteriores e que podem ser vistas no topo da coluna da direita deste site/blog.

A Azul lançou hoje o Passaporte Azul Belo Horizonte por R$ 299. Válido apenas para vôos que chegam ou partem ou fazem conexão em BH, exceto vôos que dirigem-se ou fazem conexão em Viracopos. Para quem está de férias pode ser uma opção, mas a dúvida é sobre a disponibilidade de assentos já que o número de vôos diretos partindo de Confins é ainda pequeno. Falando em Azul, segundo o Estado de Minas, Belo Horizonte teria sido escolhida como um segundo mini hub da cia aérea, sendo que a mesma teria se oferecido para construir um novo terminal no aeroporto da Pampulha.

Consumidores que compraram carros na promoção Citroen 90 anos andam tendo dificuldade na emissão das passagens ganhas na promoção. A Citroen por meio do twitter nega essa informação. Não sei quem tem a razão, mas parece que pelo menos a Citroen não tem medo de mostrar a cara e reagiu rápido a nota da Folha. Usou as mídias sociais a seu favor! Aproveitem o canal aberto pela montadora e também façam bom uso dele!

A ANAC autorizou o uso de celulares nos aviões da Tam. O número de aeronaves com o serviço disponível deve aumentar gradativamente (inicialmente seriam apenas 3 para testes de aceitação) e os preços ainda não estão definidos. Esse tipo de notícia não me anima nem um pouco. Nem o preço, que deve ser alto, vai acabar inibindo os mal educados… Prefiro Internet a preço acessível!

As escalas de serviço da Gol ainda estão rendendo pano para manga. A procuradoria vê indícios de manipulação de dados…

A velha Varig, a parte podre que sobrou do leilão e que passou a voar sob o nome de Flex e que tinha ainda propriedade sobre as marcas Nordeste e Rio Sul, teve a falência decretada. Gestões mal sucedidas e grandes interferências políticas deixaram como vítimas os consumidores, funcionários e pensionistas.

O aeroporto de Porto Alegre ficou parcialmente sem luz por mais de 2 horas… Falar mais o que?

A Infraero está ocupada em licitar hotéis dentro dos aeroportos, mais uma falha grave de infra-estrutura da maioria deles que parece que vai ser sanada.

Como programado (divulgamos isso em Abril) e antes da liberação dos vôos regionais, o Aeroparque vai fechar para reformas no dia 30 de outubro e só reabrirá no dia 5 de dezembro. Será refeita toda a pista de pouso. Ezeiza passa por reformas e vai ter um novo terminal para receber os passageiros do Aeroparque. Como disse um leitor do Twitter, o Sandro Marques: a copa é aqui mas é Buenos Aires que começa a reformar os aeroportos…

A Tam está movendo os vôos regionais de Congonhas para Guarulhos a fim de poder usar os valiosos slots da Pantanal para vôos com aeronaves maiores. Eu acho que a cia deve fazer o que é mais lucrativo para ela, mas o poder público deve orientar o crescimento dentro o interesse maior da sociedade. Não definimos ainda o que queremos de aviação regional até hoje!

Use o telefone ou o email! Esse é o conselho da ANAC ao passageiro, já que fechou a maior parte dos postos de atendimentos nos aeroportos. No final das contas é até bom já que assim não cria falsas esperanças nos consumidores que procuram esses postos…

A Lan vai lançar vôos diretos Lima/Cancun a partir do meio de outubro de 2010. Mais opções para quem perdeu  a Mexicana como opção.

Vai rolar a primeira conferência de mídias sociais relacionadas à aviação no dia 01 de outubro em Londres. As cias aéreas começando a se preocupar mais seriamente com o que fazemos por aqui. Pena que para participar de uma conferência assim é só com uma cia aérea patrocinando mesmo…

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Category: Aeroportos, Caos, Cias Aéreas, Consumidor

Comentários (31)

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  1. Rodrigo Purisch says:

    O Tony me mandou um email da notícia no El Pais. Falavam que o governo espanhol estva segurando essa liberação para beneficiar a Iberia que pretende fazer GRU/BCN. Falavam ainda que a Singapore já estava avliando usar Frankfurt ou Milão como ponto de conexão.

    Saiu finalmente.

    Responder

    Celso respondeu:

    Só a titulo de curiosidade vamos ver o que ocorrerá com as tarifas na rota.

    HOJE – ALTA TEMPORADA

    GRU – BCN > 1382 IB, 1604 TAP , 1785 TAM

    GRU – MAD > 1285 AR, 1322 IB, 1675 TAM

    Se a Singapore entrar até uns 10 % acima da TAM , VAI MATAR A PAU NA ROTA. Sem falar que para Asia e Oceania ficam muito bem posicionados.

    sds

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    Rodrigo Purisch respondeu:

    Só a possibilidade de poder parar em BCN em direção a Ásia já vale.

    Ela tem uma rota NYC/FRA/SIN. A rota NYC/FRA vive fazendo promoção. Mas nesse caso elea tem opçõpes mais rápidas por outras rotas nos EUA…

    O problema para a F e C vai ser a frequência. Mas se a coisa der certo, vai aumentando como a Emirates.

    Amaury Junior deve estar no vôo inaugural ou fazer um programa específico sobre Cingapura e Barcelona…rsrs E eu vou ficar com inveja de novo dele (fez isso com a Emirates)….

    Temos que ficar de olho nas tarifas para Ásia também. Ai ela concorre com Emirates, Qatar, Lufthansa, Air France… A Tam tem um acordo com a Thai e fez o preço da rota GRU/BKK cair um pouco.

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  2. Celso says:

    QANTAS VOANDO PARA, PARA SÃO PAULO.

    Tradução de parte do texto original……

    QANTAS está considerando a punjança da economia brasileira em crescimento voando a Sao Paulo ou o destino turístico popular do Rio de Janeiro. Negociaçoes com Rodrigo Purish a trarão para São Paulo, segundo boatos.
    Qualquer decisão da companhia aérea para lançar vôos ao Brasil provavelmente resultará na extinção de serviços à capital de Argentina, Buenos Aires, por causa do tráfego insuficiente para manter duas vias a América do Sul.
    Qantas não comentaria, mas pessoas íntimas disseram que não foi uma surpresa ouvir que o Brasil foi alto na lista da companhia aérea de destinos possíveis porque a economia rica de recurso esta em crescimento. Dois aeroportos de Sao Paulo têm duas vezes o tráfego de passageiros anual daqueles em Buenos Aires…………..

    http://www.theage.com.au/business/qantas-looks-at-flights-to-brazil-20100905-14vzr.html

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    Tony respondeu:

    “Negociaçoes com Rodrigo Purish a trarão para São Paulo, segundo boatos”.

    Eu sabia que Rodrigo estava por trás da vinda da Singapore!!! 😉

    Responder

  3. Celso says:

    Brasileiro é o mais barrado em aeroportos da Europa

    São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Comissão Europeia, Jose Manuel Barroso, não perdem a oportunidade de declarar que Brasil e União Europeia (UE) são aliados. Mas, nas fronteiras, a realidade é diferente. Dados da Frontex – agência europeia de controle de fronteiras – mostram que, no primeiro trimestre de 2010, os brasileiros foram os mais barrados em aeroportos da Europa.
    Segundo a agência, 25.400 estrangeiros tiveram entrada rejeitada entre janeiro e março – número menor que o de trimestres anteriores, provavelmente pela crise na zona do euro. Deles, 1.842 eram brasileiros – 6,3% a mais que no final de 2009. O volume só perde para o total de ucranianos barrados, que chega a 5 mil. Estes, porém, não são obrigados a tomar aviões – até andando podem tentar cruzar a fronteira de seu país com a UE.
    Para os europeus, os brasileiros barrados não deram garantias de que voltariam ao País e eram suspeitos de tentar entrar de forma irregular. Muitos deportados, no entanto, têm versões diferentes.
    Segundo a Frontex, os dados se justificam pela distância entre Brasil e Europa. Se africanos podem tentar entrar por barco e a cidadãos do leste europeu basta pegar um carro, os brasileiros precisam do avião. Mesmo assim, os vetos a brasileiros superam os de nigerianos, chineses e indianos.
    Oficialmente, não é preciso visto para um brasileiro entrar na Europa. Mas, com políticas imigratórias cada vez mais restritas, a UE e seus 27 países vêm endurecendo os controles em fronteiras e aeroportos. No caso dos brasileiros, a instrução dada aos policiais aduaneiros é a de pedir provas de que têm dinheiro, hotel para ficar e, principalmente, passagem de volta.

    http://viagem.uol.com.br/ultnot/agencia/2010/09/07/brasileiro-e-o-mais-barrado-em-aeroportos-da-europa.jhtm

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Celso,

    Vamos olhar o outro lado da história. Quantos brasileiros aparecem envolvidos em atos que ferem a lei na Europa. A maioria não se envolve, mas uma minoria envolve sem pensar duas vezes e mancha o nome da maioria. Olha que devido ao número de brasileiros lá fora, essa minoria não é tão pequena assim.

    Você vai para a casa dos outros e não sabe se comportar. Um dia não te deixam entrar.

    Se um dia a mesma coisa acontecer no Brasil com imigrantes de outros países sul-americanos, pode ter certeza que os Brasileiros terão uma visão e atitudes tão preconceituosas como as pessoas creêm que são essas que os europeus tomam agora.

    É triste, mas é realidade.

    Quer acabar com isso? Brasileiro que comete crime lá fora tenha que responder ao crime no Brasil também.

    Eu tento seguir as regras e estou cansado da turma que acha que vale tudo principalmente na casa dos outros. Isso respinga em todo mundo.

    Somos muito melhores do que a imagem que andamos criando por ai. Em todo momento de crise econômica, essa necessidade de proteger o seu espaço (quase inconsciente) se une a doses de preconceito generalizado independente do país… Estamos em evidência…

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  4. Vinícius says:

    A TAM encerrou as operações em La Paz. Agora somente Santa Cruz e Cochabamba.

    ¡hasta luego!

    Responder

    Celso respondeu:

    Não se ofenda!
    Mas quem voce conhece ou conheceu que voa para LA PAZ sem ser time de futebol?
    Ir para LA PAZ deve ser horrível,não?

    abc

    Responder

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