Atualizando e Analisando as Notícias da Aviação #7

5 de October de 2010 | Por | 20 Comentários More

Esse post contém pequenas análises de algumas das notícias já divulgadas através do Twitter do Aquela Passagem nos dias anteriores e que podem ser vistas no topo da coluna da direita deste site/blog.

O estacionamento de Guarulhos tem nova administradora. Como sempre, antes das reformas deve vir um reajuste de tarifas. Já em Brasília, foi apresentado o projeto de reforma do aeroporto pela Infraero. Obra que é bom nada. Guarulhos continua vivendo dias de caos e ainda convive com ameaça de uma importante redução de vôos para reforma da pista… Deixar tudo para a última hora é mais emocionante e lucrativo…. Viva o Brasil!

A Azul continua expandindo rotas e forçando o HUB em Belo Horizonte. Iniciou vôo para Aracaju (um vôo direto de Campinas e outro com escala em Maceió) e já vende passagens para os novos vôos, a partir de 3 de novembro, partindo de Campinas e BH para Belém. Pediu ainda autorização para vôos ligando Belo Horizonte a Navegantes, São Luis e Vitória.

A Trip é outra que não para de adicionar destinos. A partir novembro, possivelmente,  voará para Chapecó, Florianópolis e Varginha.

A Copa começa dia 15 de dezembro as operações de um novo vôo direto ligando Porto Alegre ao Panamá.  Além disso, trocou uma das aeronaves que servem a São Paulo aumentando o número de assentos disponíveis e passou os vôos partindo de Belo Horizonte de 4 para 5 vôos por semana. A Copa parece que decidiu não ficar só vendo a Gol crescer no Caribe e vem atrás de passageiros direto na fonte.

A Pluna deve operar vôo ligando Campinas a Montevidéu 6 vezes por semana (exceto sábados). Espera autorização da ANAC. Cada dia mais a Pluna aposta no Brasil sua fichas. Com a chegada de aeronaves um pouco menores que as atuais, Belo Horizonte e Brasília parecem que finalmente vão ganhar seu vôo da Pluna.

A Alitalia volta a ligar o Rio de Janeiro a Roma a partir de junho de 2011 usando um A330-200. Espero que essa aeronave e o serviço de bordo estejam em condições de concorrer com as das demais cias européias que voam para o Brasil.

A Tam deve passar a realizar vôos diretos ligando Miami a Belo Horizonte. A solicitação foi feita a ANAC e as operações de 3 vôos semanais em um B767 sem sistema de entretenimento individual (ainda bem que é um vôo curto) estão previstas para dezembro de 2010. Falando em Tam, ela deixou de voar para La Paz desde 11 de setembro, ms mantém vôos para Cochabamba e Santa Cruz.

A russa Transaero deve iniciar uma freqüência semanal ligando o Rio de Janeiro a Moscou a partir de 03 de janeiro de 2011 usando um 747-400. Essa empresa tem crescido e comprado aviões de segunda mão de empresas conhecidas pela manutenção de suas aeronaves como a Singapore e Jal. Pelo menos o histórico de segurança da empresa está acima da média das demais cias russas.

A British deve passar a operar vôos diretos para Buenos Aires a partir de março de 2011. Assim, se você quiser voar de B747 de São Paulo para Buenos Aires, você tem até 28 de março. Como fim da extensão do vôo para a capital Argentina, São Paulo ganha mais 30% de oferta de assentos.

A Iberia solicitou a ANAC a autorização para fazer vôo ligando Madri a Fortaleza e Recife (Madri-Fortaleza-Recife-Madri). Mais uma opção para o Nordeste. Tomara que seja para ficar e gerar alguma concorrência a Tap.

A Gol além de vender passagens da Puma Air vai passar a vender passagens da Noar que atua com turbohélices Let para 19 passageiros. É uma estratégia de atingir um número maior de cidades através de codeshare. Coisa que a Gol deveria ter feito com a Trip no passado…

A United e Continental concluíram o processo de fusão. Assim ambas estão sobre o nome United (apesar dos sites independentes continuarem funcionando) são controladas pela United Continental Holdings.

A aliança American e British-Iberia deverá começar neste mês de outubro. Vamos ver qual será o resultado dessa aliança para o consumidor. Interessante é um boato publicado na Exame de que a British e a Latam estariam analisando um troca de ações…

A low cost/low fare americana Southwest fez uma oferta de compra a também Low Cost Airtran. Já voei nas duas e acho as duas muito competentes na execução de suas propostas de serviço. O número de low cost nos EUA tem-se reduzido significativamente.

A Ethiopian Airlines aceitou o convite para ingressar na Star Alliance (efetivo ingresso deve-se dar no ultimo trimestre de 2011). A Star Alliance cresceu tanto que vai ter dificuldades de manter um padrão Star Alliance de serviços no futuro…  Já a Aerolineas está no centro de um boato que a coloca dentro da Skyteam.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Category: Cias Aéreas, Novos Vôos

Comentários (20)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Manolo says:

    Para mim, a Star Alliance deixou de ser uma referência quando aceitou a TAM, para mim sinônimo de preços caros e serviços ruins.

    Boa notícia mesmo é essa da Iberia no Nordeste. Aliás, considerando que dizem que o aeroporto de São Gonçalo no RN vai sair mesmo e vai ser um importante hub para a Europa e para a África (alguns dizem que a LATAM aposta nisso), é bom começar a marcar território. Sem falar que a TAP precisa baixar a bola (e os preços).

    Responder

    Ed respondeu:

    Bem colocado, Manolo, a ironia é que o monopólio internacional no Nordeste é de uma estrangeira – e agora será de duas estrangeiras! Talvez a LATAM esteja chegando um pouco tarde demais.

    Responder

    Gilberto respondeu:

    Vcs estão certos! Não sei se a ANAC já liberou o voo da Iberia mas se for ao site já consegue ver Recife e Fortaleza com preços bem salgados diga-se de passagem!

    Responder

    Armando T respondeu:

    Eh realmente uma boa noticia essa da Iberia no Nordeste mas tive vendo o site e uma ida e volta deles pra Fevereiro anda a volta dos 1100 Euros (Nova TAP???).

    Responder

  2. David says:

    Sobre a aliança AA-BA-IB, já saíram os comunicados beneficiando os programas de milhagem, que agora pontuam 100%. Excelente notícia.

    Responder

    Wilian Delatorre respondeu:

    Bom mesmo era a Ibéria largar mão de ser besta e mudar a forma de pontuação do Ibéria Plus. O cálculo matemático pelo que eu vi até agora é ímpar nas cias aéreas.

    Responder

  3. Felipe says:

    Imagina o cara atravessar o atlântico de KLM comendo Häagen-Dazs a viagem toda e ter que embarcar nas aerolíneas depois da conexão!!

    Responder

    Wilian Delatorre respondeu:

    Ele passará a comer Alfajores Havanna. huauhauha. Se tiver sorte de não vir um alfajor genérico.

    Responder

    Sergio S. respondeu:

    Se viessem Alfajores Havanna nem seria tão ruim…
    Mas eu tenho preocupações sobre a Aerolíneas. Meu colega voou há não muito tempo de Bariloche a Buenos Aires de MD-80 que ainda cheirava a cigarro. Quanto tempo faz que não se pode fumar nos voos? Isso para não comentar os atrasos e cancelamentos…

    Responder

  4. Paulo says:

    Rodrigo,
    Só faltou citar que além de BH 3x por semana, a Tam também vai iniciar BSB-MIA 4x por semana, com o mesmo B767 sem sistema de entretenimento individual.
    Abraço

    Responder

  5. Gerson says:

    A TRIP tambem deve começar a voar para Resende saindo de Campinas/Viracopos.

    Responder

  6. André Cri-Cri says:

    Comentando sobre o estacionamento de Cumbica, já passou da hora de se fazer uma ampliação. É realmente um sacrilégio estacionar lá. Não sei como vai ser até a Copa de 14 e a Olimpíada de 16, mas se continuarem nesse ritmo esses dois eventos serão um fracasso total no que se refere a transporte aéreo.

    Responder

  7. GDC says:

    Rodrigo, aproveitando a atualização das notícias da aviação compartilho que finalmente a TAM melhorou um pouco as oportunidades de se emitir bilhetes Fidelidade para EUA e Europa.
    http://www.tam.com.br/b2c/vgn/v/index.jsp?vgnextoid=c05869992cb8a210VgnVCM1000009508020aRCRD

    Responder

  8. Emilio says:

    Interessante o fato relatado sobre o número de low cost nos EUA tem-se reduzido significativamente. Isso mostra que para serem competitivas estão se unificando.

    Responder

  9. jorge says:

    A reforma da pista principal de Gru com 3700m, ficou mesmo pra março de 2011. Durante a reforma a pista será reduzida pra 2500m, sendo mais 200m de faixa de segurança, entrando os 1000m que sobram em reforma. Com isto, os grandes jatos deverão decolar da pista secundária que mede 3000m. No final de 2007, quando a pista maior foi fechada para reforma de sua parte central, ela foi totalmente interditada e pousos e decolagens aconteceram somente na pista secundária. Na época não houve cancelamentos de voos durante o período da obra e muitos menos remanejamento para outro aeroporto. O que é preciso, é que a obra após começada termine rapidamente, o que nós sabemos não é o forte da InfraZero. Segundo ela, a duração da reforma será de 3 meses, mas com boa vontade é possível realizá-la em menos tempo. Difícil é os burocratas da empresa terem vontade pra isto.

    Responder

  10. Isaac says:

    Uma correção: a TAM não solicitou somente Belo Horizonte-Miami 3x por semana com Boeing 767 a partir de Dezembro, mas também Brasília-Miami 4x por semana com o 767 também.
    Abs!

    Responder

  11. Gilberto Martins says:

    Bom é ver o GIG recebendo novos voos internacionais e reassumindo sua Importancia nacional .

    Pra 2012 talvez pinte a South African Airways por aqui .

    http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/aviacao/rio-joanesburgo-deve-recomecar-em-2012-diz-saa_61453.html

    Responder

  12. Claudia says:

    Aproveitando as novidades sobre a aviação gostaria de sugerir (para os apaixonados por aviação) o post no blog http://sanzovo.wordpress.com sobre os uniformes das companhias aéreas nos últimos anos. Vale a pena conferir e cotar na enquete!

    Responder

  13. Júlio says:

    Há um forte rumor dando conta de que logo menos a Trip voará p/ Campos dos Goytacazes e Macaé e ligará essas cidades a SP, Rio e Vitória. Muito justo já que o norte fluminense encontra-se carente de uma companhia aérea decente que atenda as necessidades daquela região, muito forte do ponto de vista econômico. Outro boato dá conta de que a Azul está querendo entrar nessa jogada.
    Entre ir rezando os 30 minutos de vôo dentro de um Let da Team Linhas Aéreas e bater 4 horas de carro rezando a cada curva na BR-101 ainda prefiro a segunda opção, porque assim passo menos nervoso.

    Responder

  14. Daniel says:

    Nós aqui do blog torcemos pela vinda da Trip e da Azul este ano! Acessem: http://aeroportodecampos.blogspot.com

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.