Atualizando e Analisando as Notícias da Aviação #9

19 de January de 2011 | Por | 90 Comentários More

Esse post contém pequenas análises de algumas das notícias já divulgadas através do Twitter do Aquela Passagem nos dias anteriores e que podem ser vistas no topo da coluna da direita deste site/blog. Muitas informações aparecem  primeiro lá!

Parece tudo calmo, mas ainda não saiu o acordo entre as cias aéreas e seus funcionários. Sem o trunfo do final de ano nas mãos, os aeronautas e aeroviários perderam parte de seu poder de barganha, mas já passou da hora das cias aéreas começarem a traçar uma relação respeitosa com seus funcionários aqui no Brasil.

Cada dia fica mais patente que elas não tem funcionários sobrando (vide os atrasos muitas vezes relacionados a staff insuficiente) e que um funcionário feliz trabalha melhor e eleva o nome da empresa onde trabalha. Por outro lado, os trabalhadores, que hoje tem uma posição de vantagem nessa disputa, também tem que entender que essa indústria trabalha em cenários muitos volúveis e que em algum momento vão ser cobrados a contribuir em diante de uma redução de demanda e aumento de custos. Outra coisa interessante é que a demanda por cumprimento de escala de trabalho prevista na legislação parece ter ficado para trás diante da disputa sobre qual será o reajuste.

Ambos já cederam, mas não chegaram a um acordo. Espero que esse impasse resolva-se rápido, para o bem de todos (cias aéreas, funcionários e consumidores), já que esse trata de uma concessão pública.

A Azul resolveu que agora vai enfrentar a Trip e anunciou a intenção de adicionar mais 20 cidades à sua malha. A idéia seria ligar o interior as capitais já atendidas. Essa boa notícia pode trazer mais concorrência aos vôos regionais. Lembrando que ela tem 40 ATRs encomendados.

A Lanestá voando Foz do Iguaçu/Lima no Peru. Está conseguindo 70% de ocupação nesses vôos. Só me pergunto o porquê de apenas as cias estrangeiras apostarem em mercados fora do eixo Rio/São Paulo. Apesar da maioria das novas rotas serem operadas por aviões menores (o forte na Lan é os seus 767), elas tem trazido boas promoções. Quem voa a partir de  Brasília sabe bem disso.

Duas cias nacionais passaram os últimos dias jogando a culpa em São Pedro por seus atrasos. A ANAC está ameaçando reduzir vôos e rotas da Webjet e o Ministro Jobim já ameaçou a Tam do mesmo. Vamos ver se essas ações vão sair mesmo e se serão proporcionalmente semelhantes.

Infraero pedindo ajuda ao exército para realizar algumas obras. Em um país com tantas grandes construtoras, a falta de planejamento e controle já está dando lugar a um certo desespero para deixar tudo pronto para o que interessa, a Copa do Mundo. Tomara que o exército esteja equipado para ajudar no tanto de obras prometidas e não cumpridas pela Infraero e que agora devem virar realidade num passe de mágica.  Já começou a instalação dos puxadinhos em Viracopos.

A Tam seguiu a Azul e a Gol e decidiu investir em mídias sociais. Agora tem conta no Facebook e blog (que por sinal tem algumas ferramentas interessantes). Falta agora conseguir melhorar sua relação com seus consumidores para que essas ferramentas possam gerar benefícios para ambos, já que até agora ela as viu como apenas mais um outdoor eletrônico ou uma versão eletrônica da sua revista de bordo.

A dificuldade de se retirar o seguro da cotação de passagens no site da Webjet gerou até um tutorial do blog Residência Estudantil mostrando como fazer para se ficar livre dele.

Coisas de low cost européia: Após o piloto da Easyjet ter descoberto que a aeronave após o reabastecimento estava muito pesada, ordenou que 37 passageiros deixassem a aeronave sob ameaça de prisão. Os demais que permaneceram, viajaram sem suas malas e sem saber disso até chegar ao destino… Isso não aconteceu no Brasil e sim na Inglaterra!

A American anunciou um acordo amplo de compartilhamento de vôos e de vendas com a Jal.

Falando em Jal, ela está retornando as origens para voltar a crescer. Anunciou que deve voltar a usar o logo que a fez famosa: o Tsurumaru que voou na Jal de  1959 a 2008.

A Tap está prometendo chegar a Porto Alegre no meio deste ano. Muito se tem especulado se a pista de POA aguenta a operação de um A330 em capacidade total. Eu até fiquei pensando que Porto Alegre poderia compartilhar o vôo com Natal (que é hoje a pior ocupação da Tap no Brasil) até melhorias na pista.

A Saudi Arabian Airlines aceitou o convite para se juntar a Skyteam. A MEA do Líbano também. Depois da Aerolineas, nada mais me surpreende.

A Gol assinou um acordo de code share com a Qatar e no comunicado assinalaram a possibilidade de alguma parceria nos programas de fidelidade. Acumular no Smiles e voar na Qatar será sonhar muito?

Falando em code share, a Tam assinou um com a United permitindo então que a cia americana acrescente Belo Horizonte e Brasília a sua malha por meio de vôos operados pela Tam.

Agora existe uma linha de ônibus ligando diretamente o Galeão a Cabo Frio (Dica do De Viaje a Brasil)

Na época do dólar astronômico e do vôo da Aeroflot, a Tunísia foi vendida como um destino exótico e barato por aqui. Hoje, questões políticas internas tem afetado muito o turismo naquele país.

Belo Horizonte e Brasília serão os novos destinos da Pluna (olha que são esperados desde 2008). As operações em Belo Horizonte começam no dia 21 de fevereiro de 2011 com vôos partindo as segundas, quartas, sextas e domingos. Já vôo de Brasília foi solicitado para operar de terça a sábado pela manhã e com volta de segunda a sexta à noite.

Ela já vende vôos a partir de Belo Horizonte e tem boas tarifas (dica: é necessário pelo menos 3 dias no destino  para conseguir as melhores tarifas) para Montevidéu, Buenos Aires (Aeroparque) e Santiago. Para quem sai de Belo Horizonte, como eu, ela passa a  ser uma boa opção, mesmo porque a maioria dos vôos para esses destinos já fazem conexão no Rio ou São Paulo. Ou seja, fazer conexão em Montevidéu não altera muito. Atenção apenas a política de franquia de bagagem da Pluna e ao serviço de bordo pago.

Vamos ver se agora sai um trip report da Pluna! Das especulações, só Londrina ainda não foi confirmada. Parece que realmente ela decidiu focar no Brasil e agora tenta abrir espaço na Argentina, mas encontra forte resistência lá. Bariloche, El Calafate ou mesmo Trelew, como foi planejado no passado, seriam grandes trunfos na mão da Pluna.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Category: Aeroportos, ANAC, Cias Aéreas, Consumidor, Novos Vôos

Comentários (90)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Miner says:

    Acho que não estava esperando essa “enxurrada” de gente comprando, graças à divulgação do outro blog (que inicialmente, por engano ou má fé, anunciou que se tratava de GRU-MAD por R$780 c/ taxas).

    Responder

    OFS respondeu:

    Eu até comprei uma outra com a informação que a atendente me deu por telefone, ainda não foi cancelada. Vou aguardar.
    Se realmente confirmada será sensacional, ainda mais porque seria de extrema conveniência para mim, antecipando uns planos que estavam para o ano que vem só.

    Responder

  2. SAPHIRA says:

    è evidente q a imigração não tem nada a ver com isso, o passageiro pode e eentrar na Espenha à vontade própria, cabe à imigração deixar ou não entrar no país, por outros motivos, mas não por uma decisão q cabe apenas ao passageiro. è claro, q talvez o oficial da imigração queira ver a passagem de volta, etc. enfim…mas a imigração não vai se rsponsabilizar por alteração de rota por decisão do cliente.

    Responder

  3. jorge mendes says:

    Gente, alguem sabe se World Traveller Plus da British é o mesmo que executiva????

    Responder

    Marcelo respondeu:

    Não,
    E uma e econômica premium, melhorada, mas nem de longe uma executiva

    Responder

  4. Leonardo Mendes says:

    Rodrigo,

    AviancaTaca na Star Alliance, já sabia?

    http://news.taca.com/NewsCenter/esp/pres/pnws/pnwsnews.asp?idn=226

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Tem uma análise minha aqui
    http://www.aquelapassagem.com.br/star-alliance-avianca-taca-e-copa-dentro-e-tam-fora/

    Responder

  5. Fábio G. says:

    Rodrigo, a Azul que esta anunciando o inicio das rotas para São José do Rio Preto, acaba de me passar um e-mail sobre uma promoção que pode ser interessante. Clientes Safira voarão com acompanhantes grátis.
    http://click2.virtualtarget.com.br/index.dma/DmaPreview?3338,92,7707723,eb2f13d5d7d972bcdc6e68728e1c1779,2

    Responder

    Paulo respondeu:

    Alguem conseguiu fazer o upgrade p/ o safira comprovando o fidelidade vermelho da Tam ou eles somente aceitam o Black mesmo?

    Responder

    Fábio G. respondeu:

    Paulo, o meu upgrade foi pelas viagens que realizei.
    Mas pelo que já li do pessoal que conseguiu pelo Vermelho.
    Embora o regulamento do Safira diga que a categoria mais alta de outras programas, que seria o Black.

    Como ser cliente Safira:

    Acumulando 100 créditos em voos da Azul (ou mais) entre 1 de janeiro e qualquer data dentro do mesmo ano, você recebe o cartão Safira.

    Confira exemplos, clicando aqui.

    Além disso, se você participa de algum programa de milhagem/pontos em outra companhia aérea na categoria mais alta daquele programa, envie um comprovante** de sua categoria naquele programa para ser promovido para cliente Safira na Azul.

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.