Atualizando e Analisando as Notícias da Aviação

19 de July de 2010 | Por | 10 Comentários More

Esse post contém pequenas análises de algumas das notícias já divulgadas através do Twitter do Aquela Passagem nos dias anteriores e que podem ser vistas no topo da coluna da direita deste site/blog.

Finalmente, Guarulhos vai poder operar em condições de neblina. Esta sendo prometido para 2011 o funcionamento do ILS3, equipamento que permite o pouso de aeronaves em condições de visibilidade muito reduzidas. Agora é esperar que as cias aéreas instalem em suas aeronaves sistemas compatíveis com o ILS3 e treinem seus pilotos para usá-lo. Isso ajuda a explicar porque, em momentos de condições meteorológicas desfavoráveis, algumas cias aéreas conseguem pousar suas aeronaves e outras não. Interessante notar é como muitos aeroportos no Brasil foram construídos em áreas conhecidas por suas neblinas e como esses equipamentos foram sempre deixados para um segundo tempo durante a implantação dos mesmos. Mas como quem vem para ver a Copa merece, nós vamos então ser finalmente contemplados com esse equipamento. Só assim mesmo…

O leitor Celso tinha especulado aqui no Aquela Passagem e a Mônica Bergamo também especulou na Folha que as novas parcerias da Gol seriam com Qatar, Emirates e Korean. Resta saber se o Smiles vai ser incluído nesses acordos. A Iberia e Alitalia é outra cia cotada para parceria com a Gol. Pena que o Smiles não consegue que seus associados elite sejam reconhecidos como tal nas parceiras. Se essas notícias tornarem-se realidade, ele se encorpa para lutar, nem que seja pelo consumidor que não se preocupa com as vantagens de ser elite, com um Fidelidade Tam inconsistente, mas anabolizado pela Star Alliance.

Falando em Tam, ela finalmente adquiriu a total posse da marca TAM. Essa marca ainda era de propriedade da família Amaro e a cia aérea Tam pagava 17 milhões de reais anuais de royalties. Pagou 170 milhões de reais para ter a posse da marca e acabou com essa pensão vitalícia paga pelos acionistas da cia aérea. Essa informação eu desconhecia!

Demora na entrega do passaporte chega a 80 dias em São Paulo. Interessante como mesmo cobrando valores bem altos por um documento que deveria ser mais acessível, o sistema público não consegue se programar ou analisar o contexto onde está inserido prevendo aumento de demanda. O Estado de São Paulo responde por um quarto dos passaportes emitidos no Brasil…  Aproveite e veja quando vence seu passaporte e programa sua renovação ou a sua emissão.

A US Airways quer começar a voar de Charlotte para São Paulo, mas para isso que emprestado da United freqüências que ela não usa. Será que ela vai repetir em São Paulo o serviço que vem oferecendo no Rio de Janeiro? Interessante notar que Guarulhos é igual coração de mãe, sempre cabe mais um oferecendo coisa semelhante mesmo que as autoridades falem em saturação e os passageiros sofram com uma infra-estrutura estrangulada…

Impressionante como a Air France esta conseguindo manchar sua boa imagem no Brasil construída em anos de bons serviços. Um acidente sem explicações claras já é o suficiente para um grande estrago, mesmo que não seja culpa direta da cia aérea, mas um monte de pequenos errinhos ampliam em muito o estrago. Quando as coisas acalmarem, ela deve vir com alguma promoção, já que nesse momento promoção tem efeito contrário…

A Avianca Brasil usará a Ponte Rio-São Paulo, vulgo antiga Galinha dos Ovos de Ouro da aviação nacional, para mostrar o que ela que ser no futuro, colocando nessa rota 2 dos 3 confortáveis e bem equipados A319 que ela recebeu este ano e oferecendo um serviço de bordo superior. Pena que o code share com a Avianca colombiana não foi estendido para as demais praças e a integração com a Taca no Brasil ainda nem começou.

A Trip que não para de crescer, investe em novos jatos Embraer.  Interessante que apesar da Trip ter uma das maiores malhas e conectar destinos como Fernando de Noronha, Araxá, São João Del Rei, Diamantina, Foz do Iguaçu, Cabo Frio, Bonito, Lençóis, e uma série de cidades no Norte do país de forma regular, tem muita gente que não a conhece. Olha que ela tem algumas promoções interessantes para quem compra antecipadamente. A pontualidade é que ainda necessita ser melhora. Cada dia mais ela se torna uma cia muito atrativa para um grande player que queira entrar forte no Brasil ligando os grandes centros com o exterior e ao mesmo tempo já iniciando suas atividades com uma malha de alimentação extensa e já instalada.

Especulações dão conta de que a Azul, como seu dono mesmo falou, Azul is Jetblue in Brazil, deve investir em turboélices semelhantes aos usados pela Trip.  Será que a Trip vai ganhar um competidora?

A Gol continua com a promoção Você Faz a Festa. Nessa promoção comprando vôos em dias próximos do aniversário de cidades atendidas pela Gol, a passagem de volta sai de graça, desde que voada nos dias predeterminados pela cia.   Vale lembrar que ela já publicou a tabela de todos aniversários, as datas de início de venda e dos vôos envolvidos.

A Lan deve iniciar a partir de 5 de janeiro vôos ligando Lima (um dos hubs da Lan) a Ilha de Páscoa e Puerto Iguazú, na Argentina. Mais opções para quem é associado Lan Pass.

Vôo Rio de Janeiro/Moscou em Janeiro de 2011? É a promessa da Transaero que é uma empresa russa voltada para destinos turísticos. Há uma possibilidade desse vôo fazer uma escala em Viena, agregando mais ainda a nova rota. Vale lembrar que acabou a necessidade de visto para brasileiros entrarem na Rússia (Canadá e Austrália poderiam fazer o mesmo…). Fonte: Fórum Contato Radar.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,

Category: Argentina, Cias Aéreas, Com Destino Am. do Sul, Com Destino o Brasil, De Passagens Aéreas, Promoção

Comentários (10)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Fabio Luiz says:

    Sobre a Air France, só faltou acrescentar que, como se não bastassem os vários problemas já ocorridos, há ainda o caso da comissária que roubava os passageiros. Qual será a próxima proeza da AF, principalmente em relação aos passageiros brasileiros?

    Responder

  2. Dani Polis says:

    Oi Rodrigo!
    Sobre a Qatar fazer parceria com a Gol eu acho poucp provável, já que os parceiros de Code Share da Qatar são menbros da Star Alliance… Mas no mundo da avição de hoje em dia, quem sabe?

    Agora, sobre a Air France tá realmente surpreendente! Algumas pessoas estão preferindo pegar vôos para outra parte da Europa e deepois pegar um outro vôo pra não ter transtornos. Realmente triste, pela ótima qualidade que tinha a companhia até antes dessa “crise”. Esperemos que seja fase!

    Abraços!

    Responder

  3. marceu says:

    Canadá é um destino que eu sempre quis visitar, mas sempre deixo para depois por ter que fazer o visto. Então seria ótimo se eles fizessem no mínimo como o México fez, ou seja, quem tem visto americano não precisa do visto mexicano. Por enquanto fico só no desejo de conhecer o Canadá.

    Responder

    Pedro Alves Bezerra Junior respondeu:

    E o que mais complica no caso do visto canadense é que a emissão está toda concentrada em são paulo. Haja gasto com despachante. também não tirei o meu ainda.

    Responder

    Ernesto respondeu:

    Antigamente era extremanete facil tirar o visto do Canadá . O consulado era na Pulista, eram extremaente educados e tudo era simples. Agora está complicado, e praticamnente se obriga a se usar um despachante.

    Responder

    Dani Polis respondeu:

    Eu fui pro Canadá ano passado, e realmente o “stress” do visto vale a pena! O país é absurdamente lindo.
    Pra mim, o maior problema desse visto é que ele dá direito à uma única entrada (125BRL) ou múltiplas entradas em 1 ano ou sei meses, não me lembro bem(250BRL).

    Eu fui pessoalmente, porque trabalho perto do escritório, mas o despachante acaba sendo bom pra não perder tempo indo até o lugar (ano passado fiquei 5 horas no consulado americano pra tirar o visto…).

    Ah, e cabe lembrar que o visto de única entrada tem uma única exceção – se você for pros EUA. Tipo, se vc tá em Toronto, resolve ir pra NY e deepois volta pra Toronto, sem problema. Agora, se você vai de Montreal para o Mexico (vôos beeem baratos!), você não pode voltar pro Canada, a não ser que emita um outro visto…

  4. Manolo says:

    Comissária da Air France furta pertences de passageiros em pelo menos 140 voos:

    http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2010/07/20/comissaria-furta-pertences-de-passageiros-em-pelo-menos-140-voos.jhtm

    Responder

    Emilio respondeu:

    Manolo,

    Vendo esta notícia triste, sendo brasileiro acreditava que a aeromoça sendo européia não roubava, mas verifico que não dá para confiar em ninguém. Uma pena ! Claro que não dá para generalizar.

    Abraços

    Responder

  5. Celso says:

    TRANSAERO no Rio? Só acredito depois da decolagem!
    US AIRWAYS em GRU, é perda de tempo! 762 arrebentado , com pessímo serviço , num mercado altamente competitivo é vir e ir rapidinho, embora.
    No mais, como diz o Hotmar,

    é isso aí e que Deus os abençõe!

    Responder

  6. Eduardo says:

    E a aeromoça que furtava os passageiros dormindo?
    Eu voei num Air France AF442 (CDG-GIG) em 3/12/2009 e furtaram minha carteira enquanto eu dormia. Nunca apareceu nem rastro dela. Estava com dinheiro e documentos que tinham meu endereço. Será que vai aparecer na França?

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.