Azul: Facilita Estacionamento em Viracopos

27 de November de 2009 | Por | 18 Comentários More

O estacionamento de Viracopos (o da Infraero) virou um problema para quem usa o aeroporto. Pequeno, descoberto e com um guichê de pagamento com uma fila de fazer inveja no INSS é alvo de críticas na mídia e de consumidores irritados. Eu sou testemunha dessas filas.

Azul que usa o aeroporto como Hub resolveu trabalhar para a melhora dos serviços do estacionamento oficial (aumentando os funcionários no guichê) e agora fez uma parceria com um estacionamento próximo ao terminal no qual será possível agendar a estadia dos seu automóvel e pagar um pouco menos pela mesma nas primeiras 24hs (25 reais no lugar dos 35 reais usuais). As demais diárias serão de 22 reais. Haverá transporte regular entre o estacionamento e o aeroporto.

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Category: Aeroportos

Comentários (18)

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  1. jorge moraes says:

    Esta notícia está estranha, afinal como a Azul vai aumentar o número de funcionários no guichê do estacionamento oficial? Mas, é merecido para Azul, afinal quem mandou ela fazer seu Hub num aeroporto com estrutura de quarto mundo?

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    Rodrigo Purisch respondeu:

    Jorge,

    O estacionamento da Infraero é gerenciado pela Garage In, a mesma cia que fez o acordo com a Azul, mas válido para o outro estacionamento. O que faz pensar que o acordo de parceria entre as duas pode ter envolvido colocar mais funcionários no estacionamento oficial…

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    David Rabelo respondeu:

    Caro Jorge, VCP, assim como muitos aeroportos no interior, tem uma grande infraestrutura para cargas. Apesar de sua recente reforma e ampliação, o fluxo de passageiros bate novos recordes a cada mês. O pessoal da Infraero só esqueceu de reformar e ampliar o estacionamento. Mas as novas áreas abertas atendem perfeitamente este novo fluxo, no meu modo de ver. Como morador da cidade, sugiro que as pessoas deixem os carros em estacionamentos próximos ao Trevo da Anhanguera (km. 92) que atendem as pessoas que vão pra SP de Fretado e peguem um onibus ou táxi em frente ao posto Shell. Os horários dos onibus urbanos podem ser vistos no site da Transurc e ainda existem o interurbano que vai pra Indaiatuba via Aeroporto (mesma tarifa) ou o Caprioli que custa uns R$ 7/8. Estes 2 últimos com ar condicionado. A viagem é rápida. Abs, David.

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    Fabio G respondeu:

    David, tem algum telefone, site, desses estacionamentos?

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    David Rabelo respondeu:

    Infelizmente não, mas tem uns 3 na avenida e 1 no retorno.

    Fabio G respondeu:

    Mas que avenida é esta que voce cita?
    Seria a avenida que é continuacao da Santos Dumont? Perto do Nacional Inn?

    David respondeu:

    Isso mesmo.

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  2. Nico says:

    Recentemente voei pela Azul partindo de Viracopos e fiz o seguinte: estacionei meu carro no estacionamento da Caprioli, no Largo do Pará, a Caprioli é a empresa que faz traslado do centro de Campinas à Viracopos. Do lado do estacionamento fica o escritório da Caprioli onde vc pode comprar o bilhete para o translado, e o ônibus passa em frente. Me cobraram a diária de R$ 13,00 para um período de 10 dias estacionado. E o translado custa R$ 8,00 por pessoa.

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    Fabio G respondeu:

    Nico! Otimo preço!

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  3. Ernesto says:

    Ainda resta uma boa margem para algum particular que queira fazer um estacionamentp lá.

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    David Rabelo respondeu:

    Ernesto, vamos montar um negócio? Quem tiver $$$ realmente vai faturar, especialmente agora nas férias.

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    Ernesto respondeu:

    Eu não tenho capital para isto, mas se tivesse o faria…

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    David Rabelo respondeu:

    Tranquilo, tb to sem… rs… abs, amigo.

  4. Fabio G says:

    Vou viajar por Viracopos no próximo mes.
    Pela Gol.
    Enviei e-mail para Garage-In e ganhei 10% de desconto no total da minha estadia.
    Agora devido esta parceria parece-me esta promoção evaporou do site…

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  5. César says:

    Viracopos faz plano de emergência para festas de fim de ano
    Se comparados os 10 primeiros meses de 2008 com mesmo período deste ano, aumento de passageiros chega a 185%

    Entre as medidas tomadas, estão a redução de folgas e o aumento das escalas de trabalho dos funcionários do aeroporto de Campinas

    DA AGÊNCIA FOLHA

    Reduzir folgas, aumentar escalas de trabalho e intensificar o monitoramente de salas de embarque e desembarque. Estas são algumas medidas planejadas pela superintendência do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (93 km de SP), na tentativa de suprir o atendimento ao número de passageiros do fim de ano.
    O aeroporto fechará 2009 com recorde histórico de movimento. Dados da Infraero indicam que Viracopos atingirá a marca de pouco mais de 3 milhões de passageiros transportados neste ano. No primeiro semestre de 2009, o aeroporto já havia ultrapassado o total de 1,08 milhão de pessoas transportadas em 2008.
    Se comparados os dez primeiros meses de 2008 com o mesmo período de 2009, o crescimento de passageiros chega a 185%. De janeiro a outubro deste ano foram 2,6 milhões de pessoas contra 912,5 do ano passado. O crescimento é atribuído a chegada de uma nova companhia aérea, com 15 destinos no país.
    “Quanto aos preparativos para o período de férias e comemorações de final de ano, a Infraero adotará um conjunto de medidas para assegurar um fim de ano tranquilo para quem viajar de avião e utilizar os aeroportos da rede [Infraero]”, disse a superintendente de Viracopos, Lilian Ratto Neves, que assumiu o novo cargo no último dia 16.
    Para o suprir o crescimento no movimento de passageiros a médio prazo estão previstos na primeira etapa da execução do Plano Diretor do Aeroporto de Campinas as construções de uma segunda pista e do primeiro módulo de um novo terminal central de passageiros.
    A previsão para a conclusão destas duas principais obras é 2014 -antes da Copa do Mundo. O valor total estimado dos investimentos nesta primeira etapa é de R$ 6,4 bilhões

    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2911200911.htm

    Sem obra, capacidade de aeroportos se esgota
    Com recordes de movimento de passageiros, principais aeroportos recusam voos e barram crescimento de aviação comercial

    Obras que a Infraero vem planejando há anos para desafogar e dar mais segurança aos aeroportos não saem do papel

    JOSÉ ERNESTO CREDENDIO
    DA REPORTAGEM LOCAL

    No período de recordes sucessivos de movimento de passageiros, os principais aeroportos do país estão com capacidade esgotada, recusam voos e já não permitem crescimento de aviação comercial. Para as agências de viagens e companhias aéreas, existe o risco de um novo apagão no setor, agora por falta de infraestrutura.
    Os dados da Infraero (estatal federal responsável pelos aeroportos) apontam que o número de passageiros transportados em outubro foi 33% superior ao do mesmo mês de 2007.
    Outro dado: até outubro, haviam passado pelos aeroportos da Infraero 103,744 milhões de passageiros, cerca de 9 milhões a mais do que nos dez primeiros meses de 2008.
    Segundo análise da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o salto foi impulsionado pela liberdade tarifária nos voos internacionais, mas também houve a retomada econômica e o fim da crise gerada pela gripe suína, que inibiu voos no meio do ano.

    Aumento
    Os principais aeroportos -Congonhas, Cumbica, Brasília, Galeão, Salvador e Porto Alegre- registraram neste ano o maior número de pessoas transportadas.
    Neste ano, Congonhas (zona sul de São Paulo) projeta receber 2 milhões a mais de passageiros além de sua capacidade operacional, de 12 milhões.
    Em Cumbica (Guarulhos, na Grande SP), serão até o final do ano 21,5 milhões, para uma capacidade em torno de 17,5 milhões. Brasília, que já surge como terceiro principal aeroporto do país em transporte de passageiros, viu o movimento crescer 30% em quatro anos.
    Ao mesmo tempo, as obras que a Infraero vem planejando há anos para desafogar e dar mais segurança aos aeroportos jamais saem do papel. Até agosto, segundo balanço do PAC, a empresa havia investido somente 19,% do R$ 1,031 bilhão disponível -a média das estatais foi de 53%.
    Com esse baixo investimento, o check-in de Congonhas, prometido para 2006, quando foi inaugurada a nova garagem, nem foi licitado. O novo terminal de Brasília, que também deveria estar pronto, é outro projeto que não saiu do papel.
    O terceiro terminal no aeroporto de Cumbica, visto como essencial para reduzir o empurra-empurra, terá somente entre 70% e 80% de suas obras prontas no início de 2010, segundo depoimento do assessor especial da presidência da estatal, Jaime Caldas Parreira, na CPI do Transporte Aéreo da Assembleia Legislativa de São Paulo.
    Tanto Congonhas quanto Cumbica -maior aeroporto do país- não aceitam novos voos. Juntos, eles respondem por quase 30% do movimento de passageiros no sistema da Infraero, um problema que a estatal vem tentando contornar em negociações com as companhias.
    “Você chama: olha, você quer um pouco mais de conforto, ok? Vai um pouco para cá, um pouco para lá”, disse Parreira, referindo-se ao deslocamento de voos para horários normalmente recusados.
    Com os dois maiores aeroportos do país esgotados, a solução foi desviar voos para Viracopos, em Campinas (SP), que ficou caótico.
    “Batemos no batente da falta de infraestrutura. Nem é preciso falar do futuro. Já estamos com problemas graves, ficamos muito preocupados. A Copa das Confederações, que é um teste para a Copa do Mundo, é em 2013”, diz Ronaldo Jenkins, diretor do Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias).
    Na previsão do setor, o turismo aéreo terá um crescimento de até 20% neste ano, tendência que deve se manter em 2010 e existe o temor de um apagão, diz Leonel Rossi Jr, diretor da Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens).
    “Nem falo da Copa. O crescimento é muito grande e não foi acompanhado por obras. Podemos ter um apagão de superlotação dos aeroportos em um futuro bem próximo”, diz.

    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2911200910.htm

    Para passageiros, toda viagem vira um “inferninho”
    ANNA CAROLINA CARDOSO
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    Na última vez em que foram à Argentina, os músicos Marco Antonio Melloni, 38, e Allyand Mielli, 32, tiveram que esperar duas horas e meia até embarcar. O tempo todo em que permaneceram esperando no aeroporto de Guarulhos -da chegada com mais de uma hora de antecedência, à hora da decolagem- foi maior que o tempo de voo para Buenos Aires.
    A cena tem se tornado comum nos aeroportos brasileiros, mesmo fora de períodos normalmente tumultuados, como dezembro.”Aqui sempre tem problema de fila. É sempre ruim”, diz Melloni.
    Fila, espera, demora e atraso são assunto constante nas conversas de passageiros que transitam, não raro impacientes, pelos saguões do aeroporto.
    Para não passar por transtornos como esses, o técnico em eletrônica David de Lima, 26, só viaja de madrugada e evita aeroportos que considera “caóticos”. “Curitiba é a mais estressante. A cidade cresceu, mas o aeroporto não”, afirma.
    O industrial Mario Gumz, 66, é outro que costuma fugir de Congonhas e outros aeroportos muito movimentados. “É uma confusão a cada viagem. Toda vez que tem um atraso é um inferninho”, afirma. “Inferninho” que piora, dizem os passageiros, por falta de preparo dos funcionários de aeroportos e companhias aéreas. “Cada um dá uma informação diferente”, diz o corretor André Murda, 33.

    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2911200912.htm

    Infraero tem plano de obras apenas para a Copa de 2014
    Pacote de R$ 4,7 bilhões prevê novos terminais em dez aeroportos do país, incluindo Guarulhos, Congonhas e Brasília

    Para tornar o projeto viável, governo federal pretende engavetar a privatização dos terminais da Infraero e livrar a estatal de licitações

    DA REPORTAGEM LOCAL

    A Infraero, procurada desde terça-feira para falar sobre a lotação dos aeroportos, o atraso nas obras e o baixo nível de investimento neste ano, não se pronunciou.
    Na quinta-feira, a estatal apresentou um plano de obras para a Copa do Mundo de 2014. Serão R$ 4,7 bilhões para 16 aeroportos, com as primeiras entregas em 2012.
    Para tornar o projeto exequível, diante das incertezas em relação às obras, o governo Lula pretende engavetar a proposta de privatização da Infraero e livrar a estatal de licitações, que atrasam contratos.
    O pacote prevê novos terminais em dez aeroportos, incluindo Guarulhos e Brasília. Para Congonhas, o governo planeja uma nova pista de taxi e a torre de controle. Em Viracopos (Campinas), a Infraero quer construir uma nova pista e um pátio para aeronaves.

    Concentração
    A presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Solange Vieira, disse, por meio de sua assessoria, que o gargalo nos aeroportos se concentra em São Paulo, pois não estão sendo autorizados novos voos para Congonhas e Guarulhos.
    Segundo ela, o salto no movimento dos aeroportos vêm ocorrendo principalmente nas empresas menores. “Fora de São Paulo, os aeroportos ainda têm capacidade ociosa e os voos são sempre autorizados dentro da capacidade do aeroporto (pista, terminal, pátio) e do tráfego aéreo”, afirma.
    A Anac afirma que está atuando com a Infraero e o Decea, órgão da Aeronáutica, para evitar problemas nos aeroportos no final do ano.
    No que depender do serviço de segurança de voo, não há deficit de pessoal nem de equipamentos, informou o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica.
    O caos aéreo de 2007 foi atribuído, em sua maior parte, ao serviço de controle.

    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2911200913.htm

    ÔNIBUS: USUÁRIO ENFRENTA FILA PARA IR A AEROPORTO

    O sistema de ônibus que liga pontos de São Paulo ao aeroporto de Guarulhos também não tem dado conta da demanda. Há um ano e meio, a frota foi modernizada, o que aumentou a procura. Em 2007, havia uma média mensal de 102.500 passageiros transportados, segundo Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo. Neste ano, até outubro, a média era de 121 mil. Em 2005, a média era de 76.500 passageiros. As viagens cresceram na proporção, mas a espera é longa.

    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2911200914.htm

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  6. Jaqueline Indaiá says:

    Srs,

    Outro dia voei pela Azul e fiz a reserva neste estacionamento que foi comentado que a Azul fez parceria. Achei muito bom o serviço, tem van na ida e na volta, e fica dentro do complexo do aeroporto, em um predio chamado Centro EMpresarial Viracopos (CEV). Se voar pela azul tem desconto na primeira diária.

    O site que me cadastrei e obtive mais informaões foi o http://www.garageinn.com.br

    é uma opção interessante para que viaja muito por VCP que nem eu.

    Jaq

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  7. David says:

    Agora tem um novo estacionamento, o Park Viracopos… segue o link: http://www.parkviracopos.com.br/

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  8. Homero Reis says:

    o estacionamento Park Viracopos, é o maximo.Adorei o serviço dele,foram me levar e buscar com van com ar condicionado,meu carro ficou em vaga coberta e ainda é mais barato que o do aeroporto.
    Fiquei cliente dele.Pode ate pedir para lavar o carro.muito bom mesmo.

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