Bê-á-bá dos Programas de Fidelidade: Conceitos Básicos

19 de May de 2009 | Por | 46 Comentários More

Esta série de  posts, que inicia-se hoje, foi feita para responder perguntas como: Como faço para acumular milhas? O que são milhas/pontos? Como me inscrever em um desses programas? Como fazer para usar minhas/pontos do cartão de crédito para emitir passagens?

Esse tipo de questionamento pode até parecer perguntas bobas para os iniciados no mundo das milhas e que não merecem ser respondidas, mas o blog é visitado por um grande número de leitores que diferem entre si em relação ao conhecimento sobre tema e todos merecem atenção.

Dentro do projeto de voltar a reciclar e atualizar os textos mais antigos do blog, que já tem quase 3 anos de vida, vamos iniciar com este post este bem básico.

Vamos começar por dois conceitos:

Programas de fidelidade: são programas criados para incentivar a fidelidade do consumidor no consumo de um determinado produto ou serviço ou ainda a produtos/serviços com os quais o programa tenha algum tipo de acordo.

Milhas, pontos, dotz, léguas e por ai vai: são nomes dados a unidades de medidas usadas para quantificar créditos que você acumula quando é fiel aos produtos/serviços que um determinado programa de fidelidade quer incentivar o consumo. Gosto de frisar que você acumula créditos na sua conta do programa, créditos que você pagou para acumular sendo fiel a proposta do programa. Ninguém te deu nada de graça. É como se você fosse comprando algo a prazo na forma de acúmulo de créditos. Esse conceito é compartilhado por várias organizações de defesa do consumidor, como o Procon SP, e seu entendimento faz muita diferença em questões judiciais, mas isso é conversa para outro post.

Como o blog fala de passagens aéreas, os programas que mais identificam-se com a idéia central do blog são os programas de fidelidade das cias aéreas, também conhecidos como programas de fidelidade aérea ou ainda como programas de milhagem (mesmo que não tenham nas milhas o nome da sua unidade de medida), e os programas de fidelidade dos cartões de crédito (cujos tutoriais o Hotmar está postando aos poucos aqui o blog), já que estes últimos têm na possibilidade de transferência de créditos para  programas de fidelidade aérea seu maior chamariz, apesar de alguns poucos possibilitarem a conversão de créditos diretamente em passagens. Existem outros como o Dotz (menos conhecido e mais diversificado e por isso não será analisado aqui no blog) e já existiram outros que não se mantiveram no mercado como o finado Smart.

Para começar a acumular créditos no seu programa de fidelidade escolhido, primeiro você deve associar-se a um ou a vários deles, mas sem esquecer de conhecer as regras de cada um que você vier a associar-se tendo atenção principalmente aos quesitos: Quantos créditos ganho por real (ou reais convertidos em dólares) gastos? Por quanto tempo esses créditos valem? Quantos créditos necessito acumular antes de poder usá-los ou transferi-los para outro programa parceiro? Qual é o fator de conversão se eu quiser transferir meus créditos do meu programa para um outro programa parceiro?

Regra básica:
só consigo acumular créditos se já tiver me associado ao programa de fidelidade antes consumir o produto/serviço que permite sua acumulação. Normalmente não é possível requisitar créditos retroativos à data de associação ao programa.

No próximo texto, falarei mais sobre como associar-ser aos principais programas de fidelidade aérea e dos cartões de crédito em geral.

Tags: , , , , , , , , , , , ,

Category: Cartões de Crédito, Programas de Fidelidade Aérea

Comentários (46)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. viajero says:

    Alem de tudo só dá pra acessar o site da TAM quem tem uma certa quantidade de milhas, ou seja, portador de uma determinada cor de cartao fidelidade. Quer dizer, para pedir uma informaçao precisa ser muito fiel, e não simplesmente um cliente da TAM. O melhor é o programa da American Airlines do Citibank – as milhas nao expiram nunca, existem promocoes de 30 mil milhas e a emissão é toda por telefone.

    Responder

  2. Paulo says:

    LAN – Desvalorização muito forte do Programa de Fidelidade

    A LAN esta semana desvalorizou de forma abrupta em valores que chegam a 100% os pontos de seu programa de flexibilidade:

    a) Bilhete na classe economica em três niveis: outras empresas que usaram esta estrategia na pratica tornaram, na média, os premios muito mais caros

    b) Dificuldade para conseguir um assento premio: apesar do terceiro nivel um premio na economica custar quase o mesmo da classe executiva, com aumentos de 100%, ainda não há qualquer garantia de conseguir espaço na data ou datas próximas ao desejado

    c) Premios na classe executiva bem mais caros

    d) Premios em primeira classe desapareceram

    e) Premios One World com aumentos de até 100% e menos flexibilidade na escolha de companhias OneWorld

    Estas mudanças vieram sem aviso previo; Quem tinha kilometros em contas LANPASS simplesmente os mantem agora valendo menos.

    Sugiro fortemente escrever para a LAN com comentários: atencion.elite @ bo.lan.com

    Outras empresas como United Airlines, American Airlines ou TAM na América do Sul garantem um assento premio enquanto existir um assento para venda. Esta funcionalidade é respeito ao cliente.

    Responder

    hotmar respondeu:

    Paulo, realmente esta atitude da LAN é lamentável. No Brasil, temos visto o inverso, o Smiles está “renascendo das cinzas”, sendo que a oferta de trechos resgatáveis têm melhorado gradativamente, enquanto a TAM incluiu a possibilidade de resgate de passagens cortesia com menos de sete dias de antecedência, embora com uma pontuação maior (15 mil pontos). Espero que a Azul também embarque nessa e aperfeiçoe seu programa de fidelidade, que é um atrativo e tanto para aqueles que dependem do avião como meio de locomoção.

    É isto aí!
    Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!

    Responder

  3. Nina says:

    Olá
    Gostaria de saber quanto tempo demora, em média, para a empresa do cartão de crédito (BB) demora para trnasferir os pontos para o cartão fidelidade?
    Eu já pedi a transferência, me disseram que leva em média 30 dias???? Confere? Obrigada

    Responder

    Valdir respondeu:

    comigo foram 48 horas úteis..mas eu tive de pagar 20,00 pela transferência

    Responder

  4. Breno Campina Grande says:

    comigo foi uma semana

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.