Bê-á-bá dos Programas de Fidelidade: Em Qual Programa Devo Me Inscrever?

26 de May de 2009 | Por | 27 Comentários More

São tantos os programas de fidelidade aérea disponíveis que duas perguntas vivem se repetindo nos comentários dos posts sobre esse tema: Em qual deles devo me associar? Qual é o melhor?

Sinteticamente, a resposta a primeira pergunta é: Você deve associar-ser ao programa de uma cia aérea que faz parte de uma aliança aérea que contenha as cias aéreas nas quais você deseja concentrar suas compras ou viagens. Um programa que possui acordos com outras cias que você gosta e também faz uso pode ser uma segunda opção. Mas se a idéia é ficar restrito a única cia aérea e aos destinos atendidos por ela, é só escolher o programa da cia que você elegeu como a melhor dentro das suas necessidades. Mas o ideal mesmo é associar-se ao programa da cia aérea que você mais usa ou que decidiu dar preferência no futuro. Isso porque as milhas acumuladas em vôos das donas do programa sempre valem para progressão de status no programa de fidelidade ao contrário de milhas ganhas em  vôos de parceiros de aliança ou de cias com as quais o programa tem acordos.  Mas tudo isso depende das regras de cada programa.

A vantagem das alianças (como a Star Alliance da qual a Tam vai passar a fazer parte no ano que vem, Skyteam e Oneworld) reside no fato de que seu status elite é reconhecido em todas as cias associadas ao contrário das parcerias (como é hoje no Fidelidade Tam e Smiles). Lembre-se que a idéia de associar-se a um programa de fidelidade e ser fiel ao mesmo não é apenas para acumular milhas, mas sim de evoluir progredindo de status no seu programa, o que pode gerar benefícios extras como maior franquia de bagagem, acesso a Salas Vip, acesso a assentos melhores e milhas bônus que reduzem significativamente o tempo e o número de vôos necessários para atingir o número de milhas necessárias para a emissão de uma passagem prêmio.

A resposta da segunda pergunta é: Não existe o melhor programa de fidelidade de uma forma geral, existe o melhor para você dentro dos seus objetivos e do seu padrão de viagem. Mais para frente e em um outro momento,  vou fazer uma análise dos principais programas do mercado.

Como já falamos várias vezes, a idéia por traz dos programas dos programas de milhagem é a fidelidade. A não ser que você tenha um volume de acúmulo de milhas/pontos tão alto que permita acumular em vários programas e ao mesmo tempo evoluir de status (subir de nível) em todos eles, ser infiel ao seu programa de fidelidade ou acumular créditos em vários deles ao mesmo tempo acaba resultando em um pequeno número de pontos em vários programas que não te levam a lugar algum. O pior é que chegar a conclusão em um segundo momento de que se fosse possível juntar todos os créditos disponíveis nos seus vários programas seria possível emitir aquela sonhada passagem (olha isso é muito comum nos comentários aqui no blog)…Portanto, se a idéia é levar a sério a acumulação de milhas/pontos concentre seus esforços em poucos programas, sugiro mesmo é concentrar tudo em um único programa.

Mas nem sempre a cia aérea do seu programa de fidelidade tem o melhor preço, nesse caso você vai ter que parar e gastar um pouco de tempo refletindo sobre qual a melhor estratégia no seu caso. Sobre esse tema em breve vou reciclar um post antigo e mais aprofundado que foge a idéia dessa série bê-a-bá.

No próximo texto falaremos de uma formas mais geral  sobre os programas dos cartões de crédito.

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

Category: Programas de Fidelidade Aérea

Comentários (27)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. poderá DOBRAR as milhas dependendo do banco…. ***

    Responder

  2. fernando says:

    olá boa noite ,
    tenho 2 cartões de creditos 1 tenho 16.000 e o outro 15.000 gostaria de trocar por passgens aereas nacionas .
    como devo proceder
    grato fernando

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Fernando,
    Primeiro você deve conhecer quais os parceiros aéreos do seus cartões. Segundo se inscrever no programa de fidelidade desses parceiros (você precisa do número da conta do programa de fidelidade da cia aérea para poder transferir para ela). O cartão e a conta do programa de fidelidade devem pertencer a mesma pessoa titular (mesmo CPF e nome idênticos).

    Assim que receber os pontos do cartão de crédito na conta do programa, você poderá usá-las. Mas atenção, alguns programas enviam a senha de uso pelo correio, assim pode demorar um pouco para receber a mesma para poder emitir a passagem.

    Responder

  3. denise says:

    Olá,

    Moro no Japão e estou inscrita no programa JBM da Jal por ter viajado algumas vezes com a empresa… Na última vez q fui para o Brasil, foi de American Airlines, e pela aliança pude acumular milhas no JMB. Gostaria de saber como funciona as alianças, na hora de fazer o resgate de milhas , posso trocar por um bilhete-prêmio de qualquer companhia aérea q faça parte da aliança, ou só da Jal?
    Obrigada,
    Denise

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Pode trocar por vôos das parceiras do programa da Jal, dentre elas as cias da Oneworld. Mas você deve usar a tabela do JBM para emitir as passagens.

    http://www.br.jal.com/brl/pt/jalmile/award/flight.html
    http://www.br.jal.com/brl/pt/jalmile/award/coupon.html

    Responder

  4. Luiz Alcoba says:

    Rodrigo,

    Boa noite!

    Entro em contato para ver se vocë pode me auxiliar.

    Eu possuo um cartão Santander Black com 200.000 milhas, porem não posso transferir estas milhas diretamente para o programa Skywards da Emirates.

    Entrei em contato com a Emirates e fui informado que apenas poderei utilizar estas milhas para viagens ou upgrades na Emirates atraves de uma de suas empresas parceiras. (South Africa / Korean Airways / Jal / Kingfisher / Jet Airways / Alaska Airways)

    Você sabe me informar se uma destas empresas possui um programa de fidelidade que faça resgate de pontos de cartão de credito?

    Existe alguma outra forma de eu utilizar estas milhas para viajar para Dubai pela Emirates?

    Desde já, muitissimo obrigado

    Abraços

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Luiz,
    Infelizmente não visualizo nada simples que possa permitir uma emissão de passagens na Emirates usando as milhas que tem no Santander.

    Se houver alguma opção seria uma triangulação entre o programa do Santander um programa intermediário e o programa da Emirates, triangulação que normalmente leva a perda de milhas no caminho.

    Os parceiros aéreos do Santander nacionais e internacionais não tem parceria com a Emirates.

    Só serve a Emirates? Duro é ter esse tanto de milha e não conseguir emitir o que se deseja…

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.