Como faço para acumular milhas/pontos no meu cartão de crédito? Como faço para usar os pontos/milhas acumulados neles para emitir passagens?
Cada cartão de crédito tem suas regras, contrato e benefícios associados. Os cartões são muito variados e têm regras muito específicas e por isso este texto será mais genérico, cabendo a você procurar informações mais especificas junto ao seu cartão. Não teríamos como citar cartão por cartão. Não esqueça que o Hotmar está publicando uma super série de textos sobre os principais cartões elite do mercado, mas muitas dicas servem para todos os cartões em geral.
É cada vez mais frequente os cartões de crédito oferecerem a opção de um programa de acúmulo de créditos na forma de pontos ou milhas creditados de acordo com seus gastos. O maior chamariz desses programas dos cartões é a possibilidade de emitir passagens aéreas usando esses créditos acumulados, apesar de serem oferecidas inúmeras formas de resgate desses créditos na forma de livros, assinaturas de revistas, eletrônicos e por ai vai. Vamos nos concentrar na emissão de passagens.
Em alguns cartões a associação a esses programas de fidelidade (sim, eles estimulam a fidelidade ao uso daquele cartão como forma de pagamento) é automática e “sem custos”. Na verdade, a anuidade desses cartões é superior a de cartões do mesmo nível e do mesmo banco que não possuem esse tipo de programa ou são cartões considerados elite que já possuem altas anuidades (claro que são negociadas de acordo com seus gastos) e destinados a públicos mais restritos. Outros cartões oferecem o programa, mas cobram uma inscrição ou anuidade para poder participar dele. Mais recentemente, a Mastercard lançou um programa de fidelidade próprio que dá alguns benefícios aos portadores de todos os cartões com a sua bandeira independente do pagamento de uma associação e os créditos são baseados na utilização e não no volume gasto. Vamos falar mais dele em um post sobre o mesmo.
O acúmulo dos créditos é baseado no valor pago na fatura. Normalmente o valor é convertido em dólares, para efeito unicamente de contabilizar os créditos (as operadoras com isso tentam fugir da variação cambial, já que elas usualmente pagam as cias aéreas valores atrelados ao dólar por milha ou ponto “comprados”delas para dar aos seus titulares de cartões no momento do resgate dos créditos). Cada dólar calculado gera “X” créditos na sua conta do programa do cartão. Esse “X” é calculado multiplicando o número de dólares por um fator de conversão que normalmente vai de 1 a 2 dependendo do cartão escolhido. Alguns cartões inclusive permitem que se pague contas (cobrando taxas variáveis por isso) na fatura do cartão permitindo assim que você acumule inclusive no pagamento de boletos (nem todos permitem acúmulo de créditos ao usar esse tipo de serviço!). Mas antes de sair fazendo pagamentos de boletos no seu cartão, faça os cálculos para que essas milhas não custem mais do que valem!
A validade desses créditos acumulados vai depender do seu programa, podendo valer apenas por 2 anos até não prescrever nunca enquanto você manter seu cartão. Portanto, se pensar em cancelar seu cartão onde ainda tenha créditos acumulados, use os créditos primeiro antes de cancelá-lo!
Para usar os créditos do seu cartão para emitir passagens, na maioria dos cartões (uns poucos emitem diretamente as passagens), é necessário que você transfira esses créditos para uma outra conta de um programa de fidelidade de uma cia aérea com o qual o seu cartão tenha acordo. Portanto, para transferir milhas do seu cartão Y para um programa de fidelidade aérea, você primeiro deve já ter se inscrito neste último (só é permitido transferir milhas/pontos para contas de programas de fidelidade aérea cujo titular é o mesmo do cartão de crédito). Lembrando que se você decidir inscrever-se em um programa de fidelidade hoje, mesmo usando a Internet, você vai demorar um pouco para receber a senha de resgate, o que inviabiliza uma emissão de passagem instantaneamente após a transferência dos postos. Fica a dica: como você não paga nada para se associar a um programa de fidelidade aérea, já faça sua associação nos programas de fidelidade das cias parceiras nas quais antevê a possibilidade de emitir uma passagem no futuro. Já tendo a conta e a senha na mão, a emissão depende unicamente de encontrar a disponibilidade de assentos. Outro fato é escolher um cartão que tenha acordo com o programa de fidelidade aérea no qual você deseja creditar as milhas ou pontos ganhos no cartão.
A transferência pode ser de graça ou pode ser cobrada uma taxa. O número de milhas ou pontos recebidos na sua conta do programa de fidelidade aérea vai depender do fator de conversão de créditos em milhas/ pontos usado pelo seu cartão. O normal é 1 para 1, mas pode ser menor dependendo do cartão ou do número de créditos a transferir. O cartão pode impor um número de créditos mínimo para poder permitir a transferência. Tudo isso demonstra a necessidade de ler as regras do seu cartão com atenção.
Após transferidos os créditos do seu cartão para a sua conta do programa de fidelidade aérea, eles passam a se comportar como milhas ou pontos seguindo as regras impostas pelo programa da cia aérea, inclusive a validade (se estavam para vencer no seu cartão, passam a ter uma nova data de validade a partir do depósito na nova conta). Não há como solicitar estorno dos créditos para o cartão após a transferência no caso de você não conseguir emitir uma passagem como era a intenção inicial ao transferi-los.
Mas existe uma série de cartões que são emitidos pelos bancos junto com os programas de fidelidade das cias aéreas. Nesse caso, os créditos acumulados são automaticamente transferidos para a sua conta do programa fidelidade assim que se pague a fatura. Se por um lado facilita (não ter que fazer a transferência pessoalmente), poder dar mais pontos/milhas por dólar convertido gasto e dar acesso a alguns benefícios extras (acesso a alguns benefícios restritos aos associados elite, promoções exclusivas para emissão de passagens com número reduzido de milhas e a possibilidade dessas milhas valerem para progressão de status entre outros), por outro lado pode limitar a validade das milhas/pontos (apesar de alguns programas revalidarem as milhas a cada compra) e restringir as opções uso dos créditos (vai que outro programa oferece uma promoção melhor para emissão de passagens prêmio?).














ler as regras do cartão é realmente muito importante, já que nenhum cartão tem só vantagens. Por exemplo quando o cartão tem uma boa taxa de conversão como o bradesco infinite, ele não aceita pagamento de contas que considero muito interessante para alavancar o acúmulo de milhas, apesar da taxa de 1,99%.
Responder
Rodrigo, eu tenho o Santander Varig Smiles, pontuo 1,2 milhas por dolar e sou premiado com cerca de 10.000 milhas anuais se gastar no mínimo R$150,00, a anuidade é de R$150,00, eu estou gostando. Ele pontua no pagamento de contas, mas cobra 1,99% ou mínimo de R$3,50. A cada R$1.000,00 em pagamento a despesa com juros soma 19,90 e eu contabilizo 606 milhas (considerando dólar a R$1,98), considerando o rendimento da poupança, podemos chutar que cada milha custaria de R$0,02 a R$0,03, o que acha?
Responder
o minimo de R$150,00 ao qual me referi seriam mensais.
Responder
Gostaria de saber se alguém sabe se o pagamento de contas pontua no UNICARD PLATINUM. Obrigada
Responder
Fabio respondeu:
Junho 8th, 2009 as 16:37
Eu tinha o Unicard, e no Programa Passaporte não pontua.
Responder
Fernanda, no Unicard Platinum não há pontuação para transformar em milhas, somente se for o Tam Unicard Platinum, que tem taxa de 1,99% do valor do título e taxa de conversão de 1,33 por dólar.
Responder
Prezado Ricardo:
À primeira vista, para um leigo, parece complicado todo esse processo de acumular milhas num programa de fidelidade baseado em despesas oriundas dum cartão de crédito.
Há muita gente que se resiste a passar por todas essas etapas, mesmo tendo gastos expressivos em seus cartões, por achar que é burocrático, que toma muito tempo etc.
Um dia desses, conversando com um amigo sobre o entusiasmo que todo esse universo desperta em certas pessoas, entre as quais eu me incluo, tentei mostrar para ele que era mais simples do que parecia, chegar a ter um cartão de fidelidade. Foi quando ele, com certa vergonha, confessou-me que não sabia por onde começar. Então, fui até a minha sala, apanhei uma revista de bordo da TAM e procurarei as instruções. Geralmente, esse tipo de informação aparece nas últimas páginas da revista. E lá estava a informação sobre o tal do «formulário de adesão», que deveria ser preenchido e entregue no balcão de check-in ou na própria aeronave. Achei que estivesse numa página da revista, a qual folheamos do início ao fim, mas não o encontramos. Lembro-me de quando aderi ao programa Smiles da Varig, que era assim: numa página da revista, havia um cartão provisório a ser preenchido e destacado, já com o número. Era só pedir, no balcão da companhia, para incluir os pontos correspondentes àquela viagem que eu fazia naquele momento no número daquele cartão provisório que eu tirei da revista. Alguns meses depois, recebi o plástico pelo correio. No caso da TAM, segundo as informações contidas na revista, tudo pode ser feito via internet, sendo que o cartão de plástico será remetido a partir do momento em que o associado tiver mais de 4.000 pontos. Nisso, o nosso amigo preguiçoso retrucou: ‘mas vou levar um século para juntar tantos pontos!!’. ‘Isso é o que você pensa’, disse eu. ‘Se você usar todo dia o seu cartão, em todas as compras de supermercado, farmácia, quitanda, padaria, você verá que rapidamente esses pontos vão aparecer na sua conta’.
Bem, resumo da ópera: é preciso começar por alguma coisa. Então, dar uma passeada na página web das companhias aéreas pode ser o início do processo.
Saudações,
puigllum
Responder
Possuo apenas um cartao de crédito: fidelidade tam itaucard international. concentro minhas compras nele o suficiente para acumulhar milhas; além do mais tudo vai automático sem custos.
Responder
Caro Puigllum, não entendi o comentário sobre complicação no processo de acumulação de milhas num programa de fidelidade baseado em despesas oriundas dum cartão de crédito. Na verdade, minha fidelidade Tam, que fiz com a maior facilidade possível, está apto a receber pontos de 5 cartões de crédito de diferentes bancos, que ainda não transferi para não dar inicio ao período prescricional no programa da tam que é de dois anos. Infelizmente com os pontos do cartão não há progressão para a categoria vermelho; se houvesse, eu já poderia estar nessa categoria
Responder
puigllum respondeu:
Junho 9th, 2009 as 21:33
Prezado Ricardo:
O que eu disse, isso V. pode comprovar lendo novamente o meu comentário, é que, à primeira vista, para algumas pessoas, parece complicado todo esse processo de escolher cartão e/ou programa de milhagem, principalmente com toda a diversidade que há entre eles.
Quando conto às pessoas (a não muitas, vale dizer) que tenho seis cartões de crédito, elas acham que sou louco. Você me diz que tem cinco, então, não sou o único. Eu acho vantajoso ter tantos, pela possibilidade que eles me dão de jogar com datas, com ofertas ou serviços ocasionais existentes nuns e não nos outros, como a possibilidade de pagar as contas, inclusive dos demais cartões.
Saudações,
Puigllum
Responder
Cristiano respondeu:
Junho 10th, 2009 as 0:13
Ricardo, vc não progride de categoria com os pontos transferidos do cartão de crédito, apenas com os pontos relativos aos trechos voados (os comprados, logicamente) é que contam para a progressão de categoria no fidelidade.
Abs.
Responder
joao respondeu:
Junho 10th, 2009 as 10:28
Uma dica que vale a pena é a seguinte:
Se vc for viajar para a europa tente ir de TAM ou TAP, pois basta esta viagem para a meudança de categoria
Responder
puigllum respondeu:
Junho 10th, 2009 as 10:58
Prezado João:
O grande problema da mudança de categoria na TAM (passar do cartão branco para o azul), é que você só permanece nela mais de um ano se viajar novamente. Do contrário, você retornará à categoria anterior.
Há certos privilégios que são oferecidos ao possuidor do cartão azul, como volume extra de bagagem em voos internacionais. Mas, como disse acima, serão necessários outros 12.000 pontos para seguir nessa categoria. Um pouco cruel, não é?
Saudações,
Puigllum
o cartão da tam pode ser feito pela internet, quando são acumuladas 4000 milhas o cartão
de plástico é enviado para a sua residencia. o smiles não envia mais cartões de plástico, cabe a voce guardar o ´numero e fornecê-lo no checkin.
Responder
puigllum respondeu:
Junho 9th, 2009 as 21:54
Caro João:
Uma vez, tive um problema brabo com a TAM. Eu havia reunido, finalmente, as milhas suficientes para tirar passagens para as minhas esposa e filha viajarem juntas, mas eu não me lembrava onde havia guardado o envelope que a companhia manda pelo correio, com a senha para retirada de bilhetes, que é diferente da outra senha que se utiliza para verificar a quantidade de pontos. Fucei a minha casa inteira, pelo menos uma semana, atrás da maldita senha, sem a qual não se emite bilhete (e não adianta insistir, isso está no contrato), quando pude, por uma iluminação do santo espírito, encontrá-la num lugar diferente, onde eu nem guardava coisas desse gênero. Parece-me que é possível pedir uma segunda via, mas demora certo tempo para chegar, via correio. Foi o maior sufoco!!!
Saudações,
Puigllum
Responder
para calcular se vale a pena pagar contas pelo cartão a conta é simples.
Exemplo: R$20000 em contas pagas = 10000 pontos ( se o seu cartão pagar 1 ponto por dolar com o cambio arredondado de 1 dolar = 2 reais), R$ 20000 x 1,99% = R$400
logo foi pago R$400 por 10.000 milhas
Responder
puigllum respondeu:
Junho 9th, 2009 as 22:02
Caro João:
Você já pensou se fosse possível pagar contas com o Visa Infinite (2 pontos por dólar)?? Baseando-se na conta que você fez, com os mesmos R$ 400, teríamos 20.000 milhas, ou seja, um bilhete aéreo para a América do Sul. Bom demais para ser verdade…
Saudações,
Puigllum
Responder
joao respondeu:
Junho 10th, 2009 as 10:26
com certeza!
Responder
Fabio respondeu:
Junho 10th, 2009 as 10:27
João, talvez fosse mais justo considerar uma possível aplicação deste recurso durante cerca de 30 dias em poupança, tendo em visto que o prazo para pagamento seria prolongado.
R$20.000,00 x 0,7% (média, considerando TR) = R$140,00 – R$400,00 = teriamos R$260,00 como despesa.
Que acha?
Responder
joao respondeu:
Junho 10th, 2009 as 10:30
Vc tem total razão.
joao respondeu:
Junho 10th, 2009 as 10:35
Aliás, se somarmos as contribuições dos colegas acima, teríamos com um cartão que pagasse 2 pontos por dolar e considerando o custo de oportunidade do dinheiro, o cálculo seria de R$260,00 para 20.000 milhas.
puigllum respondeu:
Junho 10th, 2009 as 10:40
Caro Fabio:
No Bradesco, mas acredito que noutros bancos isso também é possível, sempre mediante negociação, você poderia aplicar essa quantia num CDB, que renderia até 0,90%, o que seria, no final, ao invés de R$ 140, uns R$ 180,00. Então, teríamos (R$ 180,00 – R$ 400,00) R$ 220,00, como despesa.
Compensa, não?
Ademais, com esse montante aplicado, você conseguiria facilmente um Visa Infinite, o que torna a operação muito mais atrativa.
Saudações,
Puigllum
Fabio respondeu:
Junho 10th, 2009 as 15:02
Puigllum, o Visa Infinite pontua por quanto?
Sobre o CDB, o problema é a taxação do IR né.
Melhor (ou pior, depende do ponto de vista e do momento) mesmo seria investimento em bolsa.
puigllum respondeu:
Junho 10th, 2009 as 15:38
Caro Fabio:
Se eu lhe contar, você vai chorar, ou sair correndo falar com o Bradesco: TRÊS PONTOS!!! Dois para milhagem, DE QUALQUER COMPANHIA AÉREA, não somente TAM e VARIG. Um para RPA (redução progressiva de anuidade). Se fossem só os dois pontos, eu já ficaria feliz, imagine com o outro ainda. Presente de mãe para filho!!
Quanto ao CDB, uma taxa de aproximadamente 0,80 não está mal, sem nenhum risco, o que não ocorre na Bolsa, onde você pode ganhar ou perder.
Saudações,
Puigllum
Prezado Cristiano, foi o que eu disse, veja a transcrição do final do comentário:”Infelizmente com os pontos do cartão não há progressão para a categoria vermelho; se houvesse, eu já poderia estar nessa categoria”
Responder
Cristiano respondeu:
Junho 10th, 2009 as 14:55
Ah, tá, Ricardo, achei que vc tinha dito que não tinha progredido pq não tinha transferido ainda.
Abs.
Responder
Prezado João:
Não misture as coisas: salvo engano da minha parte, você só teria 2 pontos por dólar com um Visa Infinite, cartão com o qual você não pode pagar aquelas contas de R$ 20.000,00. Seria necessário outro cartão para fazer essa operação, talvez o Platinum do Itaú.
Aliás, há alguns dias, tentei pagar uma conta com o meu Platinum TAM (1,33 pontos por dólar), e não foi possível, pois o sistema acusou que aquela transação não estava disponível para esse cartão. Talvez seja pelo fato de eu não ser correntista do banco, pois tenho o meu cartão pela TAM, embora apareça no plástico o nome do Itaú.
Saudações,
Puigllum
Responder
joao respondeu:
Junho 10th, 2009 as 11:21
o único cartão que tenho que dá 2 pontos por dolar é o visa infinite bradesco , que realmente nao paga contas até o momento.
Mas vale a empolgação.
Responder
Caro João:
Claro que vale. Ademais, essas regras não são eternas. Como as administradoras vivem em constante guerra para conquistar clientes, loguinho, com o INFINITE também será possível fazer essas operações.
A única questão é saber se esses pagamentos geram pontos, o que nos leva a colocar na balança se vale fazê-los ou não. Mas, em caso de apuro, temos que lançar mão daquilo que temos mais ao alcance, não é mesmo?
Saudações,
Puigllum
Responder
[...] Confuso sobre como acumular milhas diretamente no seu Cartão de crédito? O Aquela passagem fez um post dando o caminho das [...]
Caro puigllum, o cartão tam itaucard não está pagando contas, mas o tam unicard, que dá também, 1,33 aceita normalmente
Responder
puigllum respondeu:
Junho 10th, 2009 as 14:37
Prezado Ricardo:
O cartão Unicard Platinum TAM aceita o pagamento de contas, mas não dá pontos nessa operação, enquanto que o Itaucard daria, se aceitasse, ou eu me engano?
Saudações,
Puigllum
Responder
Para quem tem cartão Visa Infinite, acumular milhas é bem mais fácil. Por exemplo, se você tem o visa Infinite do Bradesco, pode concentrar suas compras nele e pagá-las com o visa infinite do bb. Assim você ganha 2,0 por dólar no Bradesco e 1,5 no BB. Desta forma, com um gasto de R$ 1.000,00 em compras vc ganha(com o dólar a dois reais) 1000 pontos no Bradesco e 750 pontos no bb com o total de 1750 pontos com R$ 1.000,00, gastando apenas 19,90(taxa de 1,99 no pagamento de conta)
Responder
puigllum respondeu:
Junho 10th, 2009 as 14:58
Caro Ricardo:
Ter um cartão Visa Infinite é um privilégio para poucos. Ter dois é muito luxo, é só para os deuses do Olimpo.
Assim, aquela conta que fizemos lá atrás fica muito mais simples e direta.
Saudações,
Puigllum
Responder
Fabio respondeu:
Junho 10th, 2009 as 15:03
Puts este Infinite é de fato bom demais rs.
Qual a renda minima?
Responder
Caro puigllum, O cartão Unicard Platinum TAM aceita o pagamento de contas e dá 1,33 pontos. Já o Itaucard faria o mesmo se atualmente aceitasse pagamento de contas. Com a fusão dos dois bancos(itau e Unibanco) talvez isso venha a mudar. Só espero que não seja para pior, que é mais provável
Responder
puigllum respondeu:
Junho 10th, 2009 as 14:54
Prezado Ricardo:
Sinto desapontá-lo, mas atribui-se justamente à fusão do Unibanco com o Itaú a cobrança pelo pagamento de contas, serviço que antes era oferecido pelo Unibanco, sem nenhum custo para o possuidor do cartão, embora sem pontuação.
Saudações,
Puigllum
Responder
Fabio respondeu:
Junho 10th, 2009 as 15:05
O Unicard não cobra para contas até R$250,00 e contas no débito automatico, as demais são cobradas.
Responder
puigllum respondeu:
Junho 10th, 2009 as 15:11
Caro Fabio:
Infelizmente, as minhas contas são de valor mais elevado que isso.
Saudações,
Puigllum
O cartão TAM/Itaucard está sacaneando!
Tem gente que tinha o cartão e continua pagando contas, tem gente que tinha e nao paga mais desde junho do ano passado (bloquearam os pagamentos de boletos) e eu, por exemplo, que pedi só pra pagar contas, recebi em junho do ano passado e nunca consegui pagar. É besteira, mas eu vou entrar com uma ação contra o Itau. Eles fizeram toda a propaganda dizendo que podia pagar contas (e eu as tenho), quando recebo o cartão descubro que nao pode! E o pior: pra uns pode e pra outros nao.
E a falta de igualdade no tratamento nao é de acordo com a categoria do cartão, pois os três exemplos que dei acima são reais (meu e de dois amigos) e os três têm o platinum que, em tese, é um pouco melhor.
Código de Defesa do Consumidor:
“Art. 30. Toda informação ou publicidade, suficientemente precisa, veiculada por qualquer forma ou meio de comunicação com relação a produtos e serviços oferecidos ou apresentados, obriga o fornecedor que a fizer veicular ou dela se utilizar e INTEGRA O CONTRATO que vier a ser celebrado.”
Responder
Fabio respondeu:
Junho 10th, 2009 as 15:04
Eu sou mais um que nao consigo pagar contas com meu Itaucard.
Responder
puigllum respondeu:
Junho 10th, 2009 as 15:19
Prezado Cristiano:
Você tem toda razão em entrar com uma ação contra o Itaú. Mas saiba que os critérios para concessão desses privilégios são muito opacos, cada gerente tem uma pequena margem de autonomia que ele consegue utilizar, de acordo com as suas conveniências, ou uma garrafa de champanhe no final do ano.
Eu saí correndo do Banco do Brasil justamente por isso: ali eu não vi nenhuma margem de negociação, o meu gerente havia sido absolutamente fechado nesse sentido. No Bradesco, no entanto, a coisa mostrou-se, desde o início, bastante mais flexível. Aqueles R$ 20.000 de saldo médio transformaram-se em CDB e fotocópias das minhas faturas dos outros cartões que eu tenho, o que achei bem mais razoável como método de angariar clientes, já que não tenho todos esses milhões que no BB queriam que eu comprovasse.
Saudações,
Puigllum
Responder
Prezado puigllum, prefiro pagar 1,99 do título e gerar pontos a não pagar nada, mas também não gerar pontos
Responder
puigllum respondeu:
Junho 10th, 2009 as 15:28
Prezado Ricardo:
Dou-lhe toda razão nesse sentido: o pagamento de contas existe também para tirar o cidadão dum apuro, na hora em que chega a fatura e o dinheiro líquido não existe. Depois, num segundo momento é que inventamos essa possibilidade de ‘tirar leite das pedras’, gerando pontos onde aparentemente era só o pagamento.
Assim, acho eu, aceitar o pagamento duma fatura vencida com um cartão de crédito já é um serviço razoável que o banco presta para o seu correntista.
Não entremos naqueles detalhes técnicos da relação das operadoras de cartão com os lojistas. Segundo uma reportagem publicada na Folha de S. Paulo neste último fim de semana (07.06.09), as operadoras levam mais de um mês para repassar aos lojistas o valor pago com cartão, além de cobrar uma alta porcentagem por esse serviço. Enquanto que na Europa, com uma só máquina os lojistas conseguem fazer todas as operações, com cartões da Escócia, Grécia, Espanha e todos os demais países, no Brasil, cada bandeira tem uma máquina, que é incompatível com as demais, gerando uma renda de aluguel de cada uma delas para as operadoras, um verdadeiro assalto ao bom-senso e ao comerciante, que é o que mais perde com esse sistema.
Saudações,
Puigllum
Responder
Kimi R. respondeu:
Junho 10th, 2009 as 19:20
Eu também sou totalmente à favor do que disse o Ricardo. Mas não concordo muito no que você falou puigllum. Pode ser até um serviço razoável (o de pagar boletos pelo banco), mas não é porque eles são bonzinhos e tratam bem os clientes. Já viu a taxa de juros do cartão? Imagina se você não consegue pagar por uns 3 – 5 dias. O “favorzinho” do banco já valeu à pena pra ele.
Responder
puigllum respondeu:
Junho 10th, 2009 as 23:27
Prezado Kimi:
A atividade bancária sempre valerá a pena para a instituição, em qualquer hipótese, seja com atraso do correntista ou não, pelas razões que eu expus naquela historinha das máquinas alugadas aos lojistas: as operadoras/bancos levam até 40 dias para reembolsar os lojistas. Você tem ideia da razão de eles levaram tanto tempo? O que eles fazem com esse montante durante esse período: isso é investido no mercado de capitais e emprestado a juros exorbitantes.
O atraso no pagamento duma dívida é sempre prejudicial, seja de um dia ou uma semana, o único que perde é o devedor. Então, quando se tem uma pequena compensação, em forma de cartão privilegiado, é o mero exercício dum retorno, por todo esse dinheiro que essas instituições bancárias ganham, em forma de juros, em forma de tarifas bancárias ou preferência na hora de usar o cartão na padaria.
Leia a reportagem da Folha, para ver como é terrível a relação dos bancos (e operadoras) com os comerciantes.
Saudações,
Puigllum
Caro puigllum, concordo que ter dois cartões infinite é bastante difícil. Só quis mostrar como assim fica moleza acumular milhas. Não estou incluído nessa categoria
Responder
Prezado Cristiano, concordo que é sacanagem do Tam /Itaucard. Somente os clientes que já vinham utilizando o cartão com frequência para pagamento de contas é que continuam tendo essa vantagem.
Responder
Os cartões Visa Infinite e MasterBlack do Santander dão 2 pontos a cada dólar e permitem pagar contas a débito no cartão de crédito! A anuidade é de R$ 600 é vem com 20.000 pontos. Tem também pontos de bônus na renovação da anuidade, mas não me lembro quantos são.
Responder
Cristiano respondeu:
Junho 11th, 2009 as 0:19
Julio,
Quais são os requisitos para se obter estes dois do Santander? Faixa de renda, valor aplicado, etc.
Obg.
Responder
Eduardo respondeu:
Junho 11th, 2009 as 6:50
Cristiano,
A faixa de renda atual exigida para o Black no Santander é mais de 25 mil reais mensais. Para valor aplicado eu não sei.
Abs
Responder
Cristiano respondeu:
Junho 15th, 2009 as 5:42
Caramba, aí realmente é muito alto, nem Ministro do Supremo está nessa faixa de renda!
Sendo 1 dólar = 2 milhas, se puder pagar contas também é uma beleza.
Vlw.
Eduardo respondeu:
Junho 11th, 2009 as 6:48
Julio,
O Santander só disponibiliza o MasterCard Black, o Visa Infinite só é oferecido no Bradesco, BB e Unibanco ( http://www.visa.com.br/conteudo.asp?pg=535 ).
Para o primeiro ano o Santander oferece duas opções: 20.000 pontos e R$ 600,00 de anuidade (titular+adicionais) ou isenção de anuidade e nenhum ponto.
Abs
Responder
Fabio respondeu:
Junho 11th, 2009 as 13:45
R$25 mil mensais !! maravilha ahuah
Responder
Apesar das dezenas de ofertas de programa de fidelidade eu tento me concentrar em 2: o AAdvantage e o Fidelidade TAM, sendo que neste último o objetivo é usufruir da entrada na Star Alliance. Faço muitos vôos (até 6 embarques por semana) e por isso realmente acho que deveria usufruir de algum benefício real de prioridade (como era com o cliente Diamante da VARIG). Infelizmente todas as minhas experiências com a TAM neste sentido foram/são negativas. A fila do check-in vermelho em SP e no RJ demoram muitas vezes mais que as filas comuns. A prioridade no embarque é uma piada, pois como parece que um tem o cartão mais vermelho que outro. Fiz uma única emissão de passagem para o exterior para toda a minha família e veja só: fiz a reserva em maio para voar em dezembro e só consegui confirmar em cima da hora sendo que eu ligava todos os dias para saber minha situação e a resposta era sempre a mesma de que eu estava em uma fila prioritária, mas que não conseguia confirmar. Na época eu acabei voando AA. Hoje eu vejo que e muito mais fácil vender as milhas e comprar os bilhetes pois assim consigo garantir a minha viagem. O prêmio de consolação neste caso é olhar para os lados e ver que os pogramas das outras empresas nacionais é pior.
Apesar de voar com menos frequência para o exterior e de ter sido “rebaixado ” para Gold neste ano, fico ansioso para voar mais e voltar ao status platinum da AA. A fila de check-in realmente exclusivo (onde os funcionários parecer ser mais Sr da companhia pois até o jeito de falar com você é diferenciado), o embarque prioritário, a prioridade e possibilidade real de upgrade de classe fazem com que a minha experiência de viagem sejam realmente mais agradáveis, principalmente em se tratando de voos cheios e longos. Acho que isso realmente contribuem para o sucesso de uma companhia.
Quanto aos bancos a minha experiência é a seguinte: eu tinha um Gold e um Platinum TAM. Cancelei ambos pois frequentemente eles eram bloqueados por compras fora do padrão (afinal qual é o padrão?). Como viajo com frequencia isso as vezes causava um constrangimento que era minimizado pelo velho AMEX (que dificilmente dá problemas mesmo). Além disso, o atendimento do Itau (Personnalite) esta deixando a desejar. Agora eu tenho um Platinum do Citi, mas eu nunca vi um banco tão ruim como esse em termos de atendimento, mesmo sendo um bom cliente. A antiga (que virou antiga provavelmente em função do volume de reclamações) havia me prometido um cartão Black, mas esse eu nunca cheguei a ver. só mantenho mesmo em função do AAdvantage.
Responder
Giancarlo respondeu:
Junho 11th, 2009 as 15:14
Gustavo, faço coro com o que vc disse do citi: “eu nunca vi um banco tão ruim como esse em termos de atendimento”. Abri uma conta nele quando o Boston (esse sim era muito bom) foi comprado pelo Itaú e foi tão ruim o processo todo de abertura que eu nem cheguei a por dinheiro na conta. Péssimo e não recomendo a ninguém. Para um banco que tinha toda pose o que eu vi foi um atendimento no nível das piores agências do BB ou Bradesco.
Responder
PêEsse respondeu:
Junho 11th, 2009 as 19:08
Gustavo, faço coro com o que você disse em relação à dificuldade de se conseguir passagem internacional usando os pontos da Tam. Para os EUA e Europa é quase impossível conseguir para duas pessoas. Quando se tenta com antecedência (cinco ou mesmo seis meses, que é o máximo de antecedência permitido), eles dizem que o vôo ainda está à venda por dinheiro e que por isso não há quase nada liberado para compra com pontos, já que a venda do vôo por dinheiro é prioridade. Quando se liga um mês ou 45 dias antes do vôo, eles dizem que tudo o que havia disponível para compras com pontos já foi usado. E se você liga no meio termo (três, quatro meses de antecedência), a desculpa é uma dessas duas, ou então você consegue no máximo uma passagem e entra numa fila interminável e irritante para tentar conseguir a outra passagem, que nunca chega.
Responder
Giancarlo respondeu:
Junho 11th, 2009 as 22:43
Olha, posso ter dado sorte, mas viajei em abril para Europa com duas passagens emitidas por milhas pela TAM. Sem dificuldade.
Responder
Uma coisa que me parece confusa até aqui (e que espero que o hotmar me esclareça totalmente, como já vem sendo feito!) são quais cartões pontuam com o pagamento de boletos. Já é claro que o BB dispõe dessa vantagem acho que o Santander também. O que meixa confuso é o Itau e o Unibanco.
Aqui mesmo neste post, foi dito nos comentários que o Unibanco permite o pagamento de boleto mas não pontua. Porém o TAM Unibanco permite o pagamento e pontua!! Por outro lado, o Itau permite o pagamento de boletos com pontuação e pelo desabafo de alguns colegas o TAM Itau não permite o pagamento.
Espero que o hotmar de prioridade a estes dois para esclarecer a minha dúvida que acho que seja a de alguns dos nossos colegas do site.
Abs.
Responder
Prezado Kimi R., os cartões do Itau não estão atualmente permitindo o pagamento de contas, exceto para os clientes que já vinham utilizando com frequencia esse serviço. Já os cartões do Unibanco aceitam pagamento de conta, mas pelo que eu saiba, somente o TAM Unicard pontua na conversão de 1,33 por dólar e cobrança de taxa de 1,99% do valor do título
Responder
Fábio respondeu:
Junho 10th, 2009 as 21:52
O Santander também pontua, ao menos o Santander Smiles.
Responder
Prezado Kimi R., os cartões do Itau não estão atualmente permitindo o pagamento de contas, exceto para os clientes que já vinham utilizando com frequencia esse serviço. Já os cartões do Unibanco aceitam pagamento de conta, mas pelo que eu saiba, somente o TAM Unicard pontua na conversão de 1,33 por dólar e cobrança de taxa de 1,99% do valor do título. Não conheço como funciona o Infinite e o Black
Responder
Aliás, já que estamos falando de cartões mais, por assim dizer, VIP, talvez cada um pudesse postar suas impressões sobre os segmentos preferenciais dos bancos com que trabalham (personnalite, van gogh, preferencial, prime, etc…). Embora fuja um pouco do foco do blog, é um assunto que acaba sendo muito vinculado aos melhores cartões e aí volta a ter relação com o blog.
Já me adianto a falar do Personnalite do Itaú, que não é grande coisa. Não sei se é por que eu estava acostumado com o Boston, que era muito bom mesmo, mas o Personnalite não me parece algo realmente diferenciado. O que se estende a seus cartões, que só recentemente passaram a pontuar 1,5/dólar, pois antes era, num cartão platinum, a pobreza de 1:1. Hoje está na média de mercado dos cartões platinum, com a vantagem de pontos que não expiram.
Responder
Eduardo respondeu:
Junho 15th, 2009 as 9:36
Giancarlo,
Irei discordar parcialmente com você sobre a insatisfação com os cartões do Itaú Personnalité. Concordo sobre a demora para alteração da pontuação de 1,5 para cada dólar (mudança esta ocorrida em novembro do ano passado – faz anos que o Banco Real, por exemplo, já oferece esta pontuação).
Em contrapartida dois itens merecem destaque: a vantagem dos pontos do Programa Sempre Presente não expirarem (como já mencionado por você) e a não cobrança de taxa para transferência dos pontos. Até mesmo o Santander MasterCard Black possui uma tarifa de R$ 40,00 para a transferência dos pontos.
Um abraço
Responder
Giancarlo respondeu:
Junho 16th, 2009 as 19:38
Eduardo, o cartão do Itaú talvez tenha sido o último platinum a oferecer 1,5/dólar, ou seja, foi por pura imposição de mercado e ainda assim foi o último. Com relação aos pontos não expirarem é bom, mas tem outros platinum fazendo a mesma coisa, ou seja, arroz com feijão para um cartão platinum em um segmento de banco preferencial (personnalite, prime, van gogh, etc…), fora a anuidade que nunca é zerada (pelo menos para mim). Deste modo, não posso esperar, penso eu, nenhuma inovação boa para os clientes a partir desse cartão. Se vier a ter, será por que todo mundo mais já está oferecendo.
Esses foram os argumentos racionais, mas ainda tem o não racional – forte – que é o downgrade que o banco deu quando mudou de BankBoston para Personnalite, o que me decepcionou bastante.
Assim, continuo concentrando gastos no Votorantim (que eu descobri aqui nesse blog), que, apesar dos pontos expirarem, tem sido bastante ideal para mim. Atendimento muito bom sempre que necessário, não pago anuidade nenhuma (de acordo com a faixa de gasto, já discutido nesse blog) e paga 1,75/dolar. Como pontos negativos tem a taxa de transferência de pontos (35 reais) e os pontos que expiram (não chega a ser um problema para mim, pois gasto os pontos antes disso, mas não nego que seria interessante que não expirassem).
Abs!
Responder
Prezado PêEsse, com essa sua informção, concluo que juntar milhas com a finalidade de viajar para a Europa ou EUA é praticamente perda de tempo. Na verdade já sabia que era difícil, mas não tanto. Na verdade, minhas milhas são destinads à America do Sul ou viagem nacional com milhas reduzidas. Pra a Europa é melhor mesmo os pacotes das operadoras de turismo. Valeu pela informação
Responder
Na renovação da maioria dos cartões é comum conseguir algum desconto na anuidade ou até mesmo isenção, principalmente quando se ameaça a pedir o cancelamento do cartão. Eu estava pensando se não seria possível arranjar alguma pontuação extra na renovação do cartão, será que rola??? alguem já tentou???
Responder
Fabio respondeu:
Junho 12th, 2009 as 8:09
Ricardo, há cartões que em seu próprio regulamento já apresentam pontuação extra na renovação, o meu Santander Smiles pontua com 3.000 Smiles na renovação do titular e 1.500 Smiles na renovação do adicional e sem falar que no meu aniversário ganho 1.000 milhas.
Responder
Ricardo respondeu:
Junho 12th, 2009 as 10:03
Fabio, não sei se me expressei bem, mas minha dúvida é que se além da pontuação extra prevista no regulamento, seria possível conseguir mais alguma pontuação na renovação (com algum choro claro). Penso que dependendo do perfil do usuário, saia mais barato para operadora do cartão dar alguns pontos extras do que perder o cliente. Na minha próxima renovação vou tentar
Responder
Fabio respondeu:
Junho 12th, 2009 as 11:16
Ricardo, compreendi, seria excelente rapaz!
Nunca ouvi nada a respeito, o que é comum é eles te derem um valor em crédito, o Itau me concedeu R$100,00 em crédito para gastar como quiser, mas isto na primeira utilização, o Citi me deu R$20,00 para usar um cartão que estava na gaveta, creio que neste sentido pode haver, mas em pontos, uma boa negociação poderá resolver.
É importante ficar atento há algumas questões:
1)Comparem a taxa do dólar utilizado na concessão dos pontos… O dólar de alguns bancos é maior que de outros, hehehe… Pelo que me consta deve ser utilizado o dólar turismo do dia do pagamento da fatura… Será que todos os bancos estão utilizando de forma “correta” a cotação do câmbio turismo? Talvez isto explique porque a paridade pontos/dólar de alguns bancos são maiores, hehehe.
2)O seu banco lhe dá pontos no cartão de crédito pelos produtos que vc tem no Banco? Aplicações, empréstimos, debitos em c/c, previdência, etc… Eis uma chance considerável de ganhar mais pontos…
3) Taxas por evento, ou taxas anuais referente aos serviços de trocas dos pontos? O que o seu banco está lhe cobrando?
4) Alguns bancos lhe oferecem a opção de ter dois cartões de 2 bandeiras diferentes sendo que o segundo é isento de anuidade. Exemplo: vc tem o Visa e ganha o Master di grátis… Parece bobagem, mas se vc perder um cartão ou uma bandeira estiver fora do ar, vc tem o plano B. E omais importante, frequentemente, os bancos fecham parcerias com sites tipo submarino, etc, onde vc utiliza determinada bandeira e ganha potuação dobrada.
5) Se vc não quer milhagens, quais as outras opções de utilização dos pontos?
6) Qual o prazo de validade de seus pontos? Em quants tempos eles expiram?
7) Escolher SEMPRE o cartão mais adequado ao seu perfil… Não adianta vc ter um Infinite e gastar só 500,00 por mês…
Responder
Pessoal,
Gostaria de saber quem tem o Cartão Santander Varig Smiles. Estou pensando em adquiri-lo, pois oferece vários pontos pela utilização no decorrer de um ano. Veja a listagem abaixo.
Taxas e tarifas
- Anuidade (titular): R$150,00
- Anuidade (opcional); 50% do titular
- Taxa p/ transferência para Smiles: R$40,00
Veja os pontos:
1. Adesão (após o pagamento integral da anuidade) 5.000 milhas
2. Primeira compra com o cartão 500 milhas
3. Ao solicitar um cartão adicional 500 milhas
4. Pagamento pontual da fatura (mês) 100 milhas
5. Freqüência de pelo menos 1 compra (mês) 100 milhas
6. No seu aniversário 1.000 milhas
7. Renovação cartão titular 3.000 milhas
8. Renovação cartão adicional 1.500 milhas
Conversão
1 dólar = 1,2 milha
Quem tem esse cartão poderia me dizer se vale à pena mesmo?
Outra coisa, informaram-me que precisa ser cliente para tê-lo. Isso é verdade?
Responder
Pessoal, já discutimos aqui sobre o pagamento de contas do cartao Itau TAM. Algumas pessoas, que pagavam com frequência, continuam pagando boletos no cartao. Outras nao. Hoje fui tentar pagar e apareceu a seguinte mensagem:
“O pagamento de contas não está disponível para o cartão selecionado.
Correntistas Itaú têm acesso ao Pague Contas no site http://www.itau.com.br ( home > cartão de crédito > Pagamento de Contas Itaucard (Pague Contas))”.
Será que basta ser correntista para se conseguir pagar contas pelo cartao???
Responder
puigllum respondeu:
Junho 22nd, 2009 as 8:49
Prezado Cristiano:
Foi o que aconteceu comigo, há dois meses, com o mesmo cartão Itaú TAM. Como não sou correntista desse banco, tomei isso como razão dessa restrição. Teríamos que perguntar para alguém que tem esse cartão, sendo também correntista do Itaú, para ver se ocorre a mesma coisa.
Saudações,
Puigllum
Responder
Ferreira respondeu:
Junho 23rd, 2009 as 11:14
Cristiano, não é necessário ser correntista do Itaú, pois tenho apenas o cartão de crédito e consigo fazer pagamentos no site do itaucard. No início, eles me deram um limite bem pequeno (R$ 300,00), mas depois do primeiro pagamento, liguei na central e aumentaram o meu limite para R$ 3.000,00.
Responder
puigllum respondeu:
Junho 23rd, 2009 as 11:24
Caro Ferreira:
Mas então seria necessário solicitar esse serviço? Você ligou na Central de Atendimento telefônico, antes de poder fazer os seus pagamentos via internet?
Saudações,
puigllum
Responder
Ferreira respondeu:
Junho 30th, 2009 as 14:49
Desculpa a demora para responder sua pergunta. Vamos lá: no internet banking, o meu limite inicial para pagamento de contas veio no valor de R$ 300,00. Primeiro fiz um pagamento de valor pequeno e, quando quitei a fatura com o citado pagamento, liguei na central de atendimento pedindo o aumento do limite para R$ 3.000,00 conforme divulgação do site.
Cristiano respondeu:
Junho 30th, 2009 as 16:18
Ferreira, mas faz tempo que vc paga contas com o cartao de crédito TAM Itaú?
Pq pelo que sei faz exatamente um ano que eles estao restringindo. Quem pagava com frequência continua pagando. Quem nao pagava com frequência teve o pagamento de contas bloqueado.
Aí só agora eles colocaram essa mensagem no site dizendo que correntista pode pagar com o cartao de crédito!
Abs.
Responder
milon respondeu:
Julho 1st, 2009 as 10:25
Seguindo a dica deste blog passei a tentar usar o cartao fidelidade tam, sou cliente do itau a mais de 10 anos mas e uma conta secundaria, aparentemente me deram o cartao tam fidelidade internacional isento de taxas, o gerente temtou me empurrar o platinum, como nao sabia se teria taxa, nao aceitei, pois tenho outros platinuns melhores. Bom vamos ao uso fiz o primeiro pagamento de boleto e funcionou, mas quando chegou a fatura do meu votorantim platinum tive o meu primeiro problema, apesar do limete de crédito do cartao abrigar a fatura integral, existe um limite de pagamento pelo home bank itau de r$1500,00 por dia a incluido ate a previsao de juros, que e bem maior do que o 1,99% do bb, por causa do iof +- 2,42% se nao for fazer o pagamento antecipado a milha fiaca mais cara que a milha do bb, que por sinal se não fosse o multiplicador mediocre de 1,1 da de 10 no itau.
Sou contra pagarmos taxas para transferência de pontos para milhas de cartões de crédito. O BB este mês começou a famigerada taxa de R$ 20 para desanimar aqueles que pretendem completar algum saldo no smiles do fidelidade tam para sua viajem.
Mas, existe luz no fim do tunel. Tenho um Santander Platinum que cobra absurdos R$ 40,00. Mas fiquei livre da taxa. Eu tenho também o cartão Free, que não cobra a taxa. Como os pontos ficam em uma conta única, por CPF, nÃo tive problema de transferir pontos aduiridos em um cartão ser tranferido por outro. Se tiverem dicas como estas, por favor compartilhem.
Responder
hotmar respondeu:
Junho 23rd, 2009 as 10:15
Julio, valiosa dica essa! Taí uma estratégia inteligente para economizar dinheiro na transferência dos bônus para programas de milhagem.
É isto aí!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!
Responder
Gustavo A. respondeu:
Junho 29th, 2009 as 23:30
Oi Julio, gostaria de saber se consigo o pagamento de contas com o Santander Free bem como o acumulo de milhas e em que proporcao. Obrigado!
Responder
Desculpem pelos erros ortográficos acima.
Responder
O Santander Free acumula 1 milha a cada R$3,00, não compensa fazer compras com ele. Mas se fizer uma compra de qualuqer valor uma única vez por mês, você ficará livre da taxa de inatividade de R$ 8,50. Sobre o pagamento de contas não sei se paga alguma taxa, por ser “Free”. Confirme no 4004.3535 e poste aqui a informação.
Responder
Caro Gustavo A., Pode-se pagar conta com o Santander Free tanto no caixa eletrônico, como pela super linha(4004.3535). A Conversão é muito ruim: 1 Milha a cada 3,00 reais e ainda paga taxa de 1,99% sobre o valor do título
Responder
Tenho o Itaucard Gold, quero participar do programa Sempre presente pra acumulo de ptos e troca por milhas… é necessário ser correntista pra isso, ou basta ter o cartão de crédito? As informações são vagas em relação a isso e nem os atendentes da central informam ao certo.
Responder
Possuo um Cartão Visa Unicard, faço parte do programa “Passaporte”. Também inscrito no programa “Smiles” Gol Varig – Pergunto: Seria melhor ter um cartão fidelidade Visa ou Mastercard. Gosaria de tê-los através do Unibanco, sou correntista a 35 anos dessa instituição. A mesma pergunta serve para minha esposa que é correntista do Bco. do Brasil e possue cartão Visa. Meu cartão não tem anuidade e de minha esposa uma anuidade pequena.
Responder
Possuo 13.000 pontos no meu cartão Visa-Unicard – programa passaporte. Quero transferir para meu cartão Smiles, como devo proceder?
Responder
Para quem perguntou sobre o infinite. Depende…No BB precisa de renda mínima declarada de 20 mil reais, mas teoricamente este cartão só está disponível para os clientes Private (2 milhões de reais no mínimo aplicados no banco). O Mastercard Black é mais fácil de conseguir. Na prática, porém, você tendo a renda mínima e um bom gasto mensal no cartão, você os consegue, mesmo não sendo cliente private.
Responder
como faço para saber quantos pontos tenho acumulados?
Responder