Bogotá: Microguia Para Quem For Fazer Conexão Por lá. O Aeroporto El Dorado

22 de September de 2008 | Por | 136 Comentários More

Vamos começar por onde as viagens de avião obrigatoriamente vão passar: o aeroporto.

O aeroporto internacional de Bogotá chama-se El Dorado e localiza-se há uns 13 km do centro da cidade (gastei em média menos de 30 minutos saindo da Candelária, bairro histórico da cidade). Possui dois terminais, um mais velho (El Dorado) que responde por todos os vôos internacionais e uma boa parte dos vôos da Avianca e outro mais moderno (Puente Aéreo) que trabalha mais com vôos domésticos da Avianca. Foi anunciado recentemente que estará sendo iniciada a construção de um novo terminal que substituirá o terminal mais antigo (aquele que você vai usar para ir a Miami). Após a finalização do mesmo prevista para 2012, o terminal velho será demolido.

Ao pousar no aeroporto, tem se a impressão de que se acabou de pousar na garagem da OceanAir, já que a pintura da Avianca e da OceanAir são extremamente parecidas e não nega parentesco entre as duas (fazem parte do grupo Sinergy).

A saída da sala de desembarque, após a passagem pela alfândega, se dá em uma das extremidades do aeroporto e muito próximo ao ponto de táxi oficial do mesmo.

O aeroporto não é um primor de arquitetura, parece um pouco pequeno para o movimento de passageiros e é povoado por longas filas. Filas longas nos guichês de check in, filas longas no guichê onde se pega a isenção de pagamento de taxa de embarque e imposto de timbre. A taxa de embarque (33 USD em setembro/08) é isenta para quem está fazendo conexão em Bogotá (trânsito). Portanto, se você realmente estiver fazendo apenas uma escala em Bogotá, não deixe de colocar Miami como seu destino no formulário de imigração e relatar isso ao funcionário quando passar por lá. A taxa de timbre (21 USD) é isenta ao turista que permaneceu menos de 60 dias em solo colombiano. Para pegar a isenção dessas taxas você terá que passar no balcão localizado no centro do aeroporto.


Portanto, chegue cedo para reduzir sua permanência nas filas ou para poder enfrentá-las sem estresse. Lá eles sugerem chegar 3 horas antes de um vôo internacional.

No primeiro piso (térreo) ficam os guichês de check in, as lojas das cias aéreas, agências oficiais e salas de desembarque. No segundo piso, estão as lojas, praça de alimentação, salas de embarque e caixas eletrônicos.

Querendo sacar algum dinheiro em um caixa eletrônico ao chegar em Bogotá, retorne para dentro do primeiro piso, suba a escada para acessar o segundo piso e ande em direção a outra extremidade do aeroporto. Quase no final do segundo piso, você vai encontrar uma loja na qual existem 4 caixas eletrônicos de bancos diferentes (antes de chegar a essa loja, existe um caixa embutido em uma das paredes entre as lojas, mas não é muito visível). Não se assuste, se você chegar num vôo (como o meu da Varig) lá para as 23:20h, o aeroporto vai estar vazio mesmo, chega a dar um pouco de medo, mas tem segurança em todo o aeroporto.

Saindo do e chegando ao Aeroporto

Existe um ponto de táxis oficial do aeroporto na extremidade do terminal 2 bem próximo da porta da saída da sala de desembarque. Apresente o endereço ao funcionário do guichê. Ele vai te dar um papel (na verdade dois, um para ser entregue ao motorista e outro para você) contendo o preço da corrida, o qual só deve ser entregue ao motorista ao chegar no ponto final. As corridas custam cerca de 18.000 cops (um pouco menos durante o dia), cerca de 16 reais. O preço é fixo por zonas (tem uma taxa extra no caso da corrida saindo do aeroporto referente ao pedágio que já está inclusa), o que reduz o estresse de ter que negociar com um taxista que não gosta de usar taxímetro ou goste de dar umas voltas extras (coisa comum por lá e também por aqui….)

Na volta, tente conseguir um táxi que utilize taxímetro, ou vai acabar pagando um pouco mais pela corrida.

A grande maioria dos táxis que rodam em Bogotá são pequenos, carros do tamanho do Hyundai Atos e Kia Picanto, ou seja, menores que um Palio. Alguns deles ainda são movidos a gás tornando o espaço para Bagagens virtualmente inexistente. Grupos maiores do que dois, podem até ter que usar mais de um táxi no caso da bagagem ser volumosa.

Outra opção, muito menos recomendada, é o uso de ônibus comuns que podem ser acessados cruzando o estacionamento até o ponto de ônibus. São baratos e gastam cerca de 45 minutos até o centro. Mas atenção, se seu destino for a região da Candelária (zona histórica de Bogotá) não pegue os ônibus onde se lê Candelária, já que esses na verdade dirigem-se a um subúrbio pouco recomendado para turistas. Escolha os ônibus onde se lê a inscrição Germânia nesse caso.

Tags: ,

Category: Aeroportos

Comentários (136)

Trackback URL | Comments RSS Feed

Sites que indicaram este post

  1. Cartagena de Índias « cantinhosdomundo | 19 de August de 2011
  1. Barbara says:

    Boa noite.

    Fiquei sabendo que não pode transportar chá (mesmo que dois saquinhos, por suspeita de serem drogas). Além disso, sabe o que mais não é permitido? Não quero ser barrada “à toa”.

    Responder

    Gustavo respondeu:

    Não pode transportar também qualquer espécies de plantas ou animais.

    Responder

  2. Fernandes says:

    Alguém que esteve fazendo conexão em Bogotá recentemente tem uma boa sugestão de hotel, mais próximo do aeroporto que o Ibis?
    Chego dia 03/09 de pontos Fidelidade Tam e embarco dia 04/09 para Orlando pela JetBlue.

    Responder

  3. Salles says:

    Existe no aeroporto de Bogotá local para guardar malas?
    Vou ficar 7 horas esperando conexão, vale a pena sair do aeroporto pra conhecer alguma coisa?

    Responder

    Giovanna Brum Saya respondeu:

    Essa pergunta me interessa muito!! Ficarei 11 horas aguardando o proximo voo!
    É permitido sair do aeroporto? Existe a possibilidade de guardar as malas em algum local?

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Se tiver fazendo conexão na Copa, as malas despachadas não são entregues. Fica só com bagagem de mão.

    Responder

    Giovanna Brum Saya respondeu:

    Obrigada Rodrigo!

    Mas, é possivel sair do aeroporto e andar pela cidade?

  4. Giovanna Brum Saya says:

    Cristiane, boa tarde!

    suas informações me ajudaram muito!!
    Ficarei em Bogotá 11horas aguardando o proximo voo!
    Minha maior duvida foi quanto a esperar dentro ou fora do aeroporto!
    E sobre as bagagens.. existe algum porta volumes?
    quando se faz escalas, o proprio aeroporto transfere suas bagagens para o proximo avião,ou é necessário retirar e despachar?

    Abraços,

    Responder

  5. fernanda says:

    Quanto de dinheiro é recomendado levar para se passar o dia em bogota? faço conexao de 10 horas e gostaria de conhecer a cidade!

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Flávio e Fernanda,
    Eu já fiz isso a tempos, assim não posso te ajudar. Vamos ver se aparece alguém que fez isso mais recentemente.

    Responder

  6. Diego Oliveira says:

    Ola vou estar passando por lah dia 27/07/2012 vou ficar 15 hrs em bogotá, tava pensando em sair do aeroporto mas to com medo devo me preocupar? ou posso ir tranquilo?
    Aond posso comer ali perto?
    To pensando em ficar num hotel perto do aeroporto msm…!
    alguem da algumas dicas pra mim… quero ir com tudo planejado..!

    Responder

  7. Bom dia,

    Conselhos quando se faz escala em Bogotá, voo internacional vs voo doméstico.

    Nas próximas semanas, vou viajar a partir da Europa para o aeroporto de Bogotá, ou seja, vou chegar à zona das chegados dos voos internacionais.

    Depois vou voar para a cidade de Arménia.

    Considerando que apenas tenho 1:10 de intervalo (chego a Bogotá Às 20:55) entre os dois voos, é importante ter comigo toda a informação necessária para não perder muito tempo na “deslocação” na ligação, pelo que solicito a alguém que conheça bem o aeroporto de Bogotá, que me ajude com conselhos que me permita não correr o risco de perder o voo doméstico, assim coloco algumas questões:

    1 – Quando se faz escala em Bogotá, faz-se o desembarque normal como fosse Bogotá o destino final, ou tem uma área de trânsito apenas para os passageiros em trânsito por motivos de escala?

    2 – No caso de não existir uma passagem para passageiros em trânsito, vou ter de sair pela zona de desembarque dos demais passageiros e dirigi-me á zona de embarque como de uma nova viagem se trate?

    3 – Quando se chega de um voo internacional e se prossiga para um voo nacional, é necessário mudar de terminal,ou está tudo no mesmo edifício?

    4 – Quando saio do Avião em que piso do edifício vou ter que entrar obrigatóriamanete em que piso, no piso 1?

    5 – Depois de entrar no edíficio que percurso tenho que fazer (vou em frente, viro à direita, viro à esquerda, mudo de piso etc.) para passar nos serviços/entidades, necesários até abordar a porta de embarque para o destino interno que pretendo, no meu caso a Arménia.

    6 – Algém poderá fazer um esquema do percurso que terei de fazer dentro do aeroporto de forma a eu perder o menos tempo possível?

    7 – A mina estada é de apenas 7 dias, terei que pagar algo na chegada, se sim, em que aeroporto, no de Bogotá ou no da Arménia, mes destino final.

    8 – Dos equipamentos de uso pessoal que levo comigo, tipo Câmera fotográfica, computador, telemóvel, será conveniente declara-los à chegada, se sim em que aeroporto, no de escala, ou no de destino final, Arménia.

    9 – Vou visitar uma pessoa amiga, pelo que penso levar uns presentes, como por exemplo produtos típicos do meus País, como vários tipos de vinho, será que vou ter algum problema, existe algum limite de unidades por tipo de produto?

    Obrigado

    Responder

  8. Eduardo says:

    Fiz recentemente jan/13 conexao em Bogota voltando de Miami.
    Foram 12 horas de conexão e o voo saia as 5:30 da manha para São Paulo
    Estava com familia e os cartoes de embarque para o proximo voo. (check in já havia sido feito em miami)
    Ao chegar em Bogotá perguntei ao pessoal da alfandega se podia sair do aeroporto e expliquei que tinha uma conexão de 12 hs. Resposta positiva
    Então fizemos o processo para entrada, saimos e fomos para um hotel.
    Na volta com os cartoes de embarque fomos direto para o embarque, fizemos todo o processo de alfandega novamente tudo correu tranquilo e rápido.
    O aeroporto como comentado acima possui o terminal novo (ainda por terminar) e velho parece mais uma rodoviária.
    mas o aeroporto oferece conexão wifi gratis sem limitação o que me possibilitou pesquisar e reservar um hotel mais em conta.
    espero que esta informação seja util para voce.

    Responder

    Luciano respondeu:

    Eduardo,

    Em relação às taxas de embarque e de timbre relatadas no post,vc teve que pegá-las antes de ir p/ a cidade ?Na hora de voltar p/ pegar o vôo, basta mostrar os comprovantes ao entrar na sala de embarque ?

    Abcs.

    Responder

  9. eliane says:

    Gostaria de saber o horario de funcionamento das lojas do Duty Free, pois vou chegar às 22hs e sair as 9hs.

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.