BRA e Sua Promoção Dois por Um: Por Sua Conta e Risco

13 de June de 2007 | Por | 4 Comentários More
O leitor Marco Antônio, em uma caixa de comentários abaixo, chama atenção para uma promoção da BRA na qual comprando duas passagens para o mesmo destino e data, o segundo passageiro paga apenas as taxas de embarque. A promoção é válida para compras de 10 a 17 de junho e vôos iniciados até 15 de setembro.

Eu acompanho as promoções da BRA via os sites de notícias do trade turístico, mas não gosto muito de postá-las aqui no Aquela Passagem.

A primeira razão disso é que as promoções da BRA normalmente não apresentam divulgação ou regras acessíveis no site da cia. Posso dizer que desta vez me surpreendi com um banner e regras muito sumárias no site da cia.

A segunda razão, e a mais forte, é que a BRA opera vôos regulares, que seguem as regras normais da aviação comercial às quais estão submetidas os vôos da Gol/Varig, TAM, OceanAir, Total entre outras, e vôos charters. Esses últimos podem ser entendidos como vôos onde a operadora PNX (pertencente ao mesmo grupo dono da BRA) aluga uma aeronave da própria BRA e então vende as passagens aos terceiros. Nesses vôos, as franquias de bagagens podem ser muito menores e as obrigatoriedades de pontualidade e ressarcimento ao passageiro em caso de atraso não são semelhantes as das passagens comumente adquiridas pelos passageiros brasileiros. Por isso, muitas vezes, a BRA orienta ao passageiro ligar para a cia poucos dias antes do vôo para confirmar a data e horário do mesmo. Toda vez que um avião da BRA sofre uma pane, são esses vôos os primeiros a serem afetados. Tudo isso seria aceitável se a BRA deixasse bem claro essas informações no site para os consumidores, mas ela não o faz.

São boas promoções do ponto de vista financeiro, mas podem ser uma roubada se você não tiver a flexibilidade que os vôos dessa cia merecem.

Há pouco tempo a BRA deixou de operar vôos para Colônia na Alemanha após vários problemas com atrasos e com o seu parceiro local. O último relatório de pontualidade liberado pela ANAC não contou com dados da BRA e da sua mais nova parceira, a OceanAir, já que as duas não entregaram a sua documentação a ANAC. Espero que a OceanAir não esteja seguindo o caminho da BRA e sim que o inverso aconteça.

Tags:

Category: Promoção

Comentários (4)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Marcio Nel Cimatti says:

    Ótimo alerta Rodrigo, muitas vezes nos encantamos com o destino e a possibilidade de viajar e nos esquecemos dessas regras. Assim a viagem já começa mal.

    Abs!

    Responder

  2. majo says:

    Rodrigo,
    Sempre passo por aqui para ficar bem informada e encontrar aquela passagem mesmo.
    Por incrível que pareça, estou encontrando passagens em julho em vôos Air France a 2800,00.

    Responder

  3. Rodrigo Purisch says:

    Marcio,
    O importante é saber onde estamos nos metendo.

    Majo,

    Na dica que dei da Air China cheguei a cotar uma passagem por 2040 dólares (com taxas) SP/Madrid.

    Mas quem quiser comprar bons vôos deve andar rápido na reserva.
    Mas Air Cnina não é uma Air France.

    Um abraço aos Dois

    Responder

  4. Anonymous says:

    Hj. encontrei esse lugar p/ postar toda minha indignação com relação as promoçoes/pacotes oferecidos pela BRA/???. A famosa promoção pada um e viaja dois. Em tese pode ser uma verdadeira furada…Quando dispensei outra reserva a agência me informou que a BRA já havia terminado a promoção. Só não perdi promoção de outra concorrente por sorte. QUEM TEM A GANHAR COM PUBLICIDADE RELAMPAGOS (enganosas) QUE DESAPARECEM com desculpas esfarrapadas??????

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.