Cartão de Crédito: DINERS CLUB INTERNATIONAL

4 de May de 2009 | Por | 339 Comentários More

Diners Club International

Última atualização: 09.04.2009

Site: Diners

Visão Geral: Renda Mínima, Pontuação e Anuidade
É um cartão de crédito administrado pela Credicard Citi, cuja aceitação é menor que os cartões das bandeiras Visa e Mastercard. O cartão apresenta uma pontuação simples, ou seja, cada dólar gasto em compras de bens e serviços equivale a 1 ponto no programa de recompensas. Por outro lado, a renda mínima mensal e a anuidade são mais baixas quando comparadas aos mesmos itens dos cartões da categoria Platinum da maioria dos bancos: R$ 3 mil (três mil reais) e R$ 165,00, respectivamente, sendo que no primeiro ano, a anuidade é de R$ 82,50. Existe ainda, a possibilidade de o cliente obter descontos na anuidade conforme os gastos: quanto maiores forem os gastos no cartão, menor será a anuidade, podendo-se até obter isenção total de anuidade. Para obter isenção total de anuidade, é preciso ter gasto, durante um ano, o equivalente a US$ 7.500,00.

Programa de Recompensas – Diners Club Rewards
O programa de recompensas do cartão Diners é chamado de Diners Club Rewards. A mecânica de funcionamento é explicada no próprio site:

“Após pagamento de sua fatura, o valor total em reais é convertido em dólar. Cada 1 dólar é equivale a 1 ponto no Programa de Recompensas Diners Club Rewards. A cotação utilizada para a conversão é a da data do fechamento da sua fatura anterior.”

Os pontos acumulados podem ser trocados por diversos prêmios, incluindo assinaturas de revistas, ingressos para espetáculos, etc., assim como nos programas de recompensas dos cartões dos demais bancos. Mas vamos focar naquilo que é do interesse do leitor do Aquela Passagem: milhas aéreas. O programa permite a troca de pontos em mais de 10 companhias aéreas, incluindo TAM, Varig, Gol, American Airlines, Delta e South Africa. De acordo com o site do cartão, as cias. aéreas abrangem:

Fidelidade Tam

Smiles da Gol e Varig

Companhias parceiras do Global Club Rewards: American Airlines, Asiana Airlines, Delta,  El Al Israel Airways, Hawaiian, Korean Air, Global Pass, Northwest,  Qualiflyer Group (Swiss Air, Sabena, TAP, Turkish Air, AOM, Cross Air, Air Littoral, Air Europe, LOT Polish Airlines, Volare, PGA Portugalia), South Africa Airways e  Thai Airways.

Os pontos são válidos por 24 meses e o programa apresenta outro diferencial: bônus trimestrais, ou seja, dependendo da média de gastos, em reais, por trimestre, é oferecida a título de pontos extras uma determinada quantia de pontos que são creditados na conta do cliente no mês seguinte. Por exemplo, se a média mensal de compras no trimestre ficar entre R$ 2 mil e R$ 3 mil, o cliente ganha 2 mil e 500 pontos extras, podendo chegar até R$ 5 mil se a média mensal do trimestre for superior a R$ 5 mil. São dois os benefícios dessa bonificação: não se trata de uma promoção, ou seja, tem caráter permanente (pelo menos até agora…) e ela está atrelada aos gastos em reais, e não em dólares, o que facilita o seu entendimento (além de baratear o seu acesso…).

Outros Benefícios
Além do programa de recompensas, o cartão Diners apresenta outros diferenciais que podem ser interessantes, tais como: salas VIP nacionais (no Brasil, 4 aeroportos oferecem salas VIP) e internacionais, Van Service (serviço de transporte para aeroportos, exclusivo e gratuito para os clientes Diners Club International, com direito a cônjuge e filho de até 16 anos ou um convidado, nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo), Cultural Service (serviço exclusivo de compra e entrega de ingressos de espetáculos no endereço que solicitar e assessoria cultural diferenciada, que indica as melhores atrações do circuito de entretenimento do Brasil e do exterior) e Club Assistence (um conjunto de benefícios e serviços que incluem seguro de viagens, assistência viagens, etc.)

O controle da fatura pode ser feito via Internet, mas a transferência de pontos para os programas de fidelidade aéreos só pode ser feito via telefone. Ao que tudo indica, não haveria taxas para a transferência de pontos, a não ser que o resgate seja inferior a 15.000 milhas, nesse caso, segundo informações obtidas junto ao próprio site do Diners, é cobrado uma taxa de R$ 80,00.

Conclusão
Apesar da pontuação baixa e de não ter tanta visibilidade quanto às bandeiras Visa, Mastercard e American Express, o Diners pode ser interessante pelos serviços adicionais que oferece: salas VIP e serviço de transporte. Vale lembrar que as salas VIP não estão restritas às dos aeroportos brasileiros, mas também abrangem aeroportos estrangeiros. Certamente não é o melhor cartão para acumular milhas, mas devido à baixa tarifa de anuidade, muitos podem querer mantê-lo para usufruir dos serviços extras e também para um eventual “plano B”, quando cartões das bandeiras Visa ou Mastercard não funcionarem no estabelecimento comercial.

Você tem Um Diners? Comente!
Perguntas para quem tem um Diners Club International: você está satisfeito com ele? O atendimento é bom? A sala VIP é boa? Conseguiu transferir os pontos para o programa de fidelidade da cia. aérea? Que experiências (positivas e/ou negativas) teve com ele? Foi fácil de adquiri-lo?

É isto aí!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!

Tags: ,

Category: Cartões de Crédito, Programas de Fidelidade Aérea

Comentários (339)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Claude says:

    Alguem sabe se o Diners continua dando 1 ponto por dolar …

    Responder

    Luiz Henrique M B Cardim respondeu:

    Olá Claude !!

    Tudo bem ??

    Então, a informação do Harpia NÃO é CONCLUSIVA, já que existem 2 tipos de Diners Club International emitido no Brasil.

    Um é o Diners Club International Exclusive, um cartão na cor preta – assemelhando-se ao Black, na qual a cada US$ 1 gasto SÃO TRANSFORMADOS em 1,5 pontos.

    Porém, o Diners Club International AAdvantage QUE É O MEU, e OUTROS TANTOS que são em tons de azul e cinza, a pontuação é de U$ 1 que se converte em 1 ponto — SIMPLES ASSIM !!!

    Tem que ver que Diners Club International o Sr. tem.

    O emissor destes cartões hoje em dia é a porcaria do Citibank, banquinho bem inferior !!!!!

    Tanto que este Diners Club Exclusive é concedido aos clientes, de uma forma bem mais fácil do o “Citi Black”, que também tem esse fator de conversão – US 1 transforma-se em 1,5 pontos.

    O Citi como SEMPRE dando TIRO no PRÓPRIO PÉ !!!!!!
    IDIOTAS e DESPREPARADOS.

    Espero ter AJUDADO !!!

    Até mais.

    Abraços e que DEUS te ABENÇOE.

    Luiz Henrique M B Cardim

    Responder

    Vinícius respondeu:

    Luiz,

    Não podemos taxar o Exclusive como uma alternativa ao Black. Um dos fatores é que o Diners Club Exclusive é sua renda de R$ 1.500,00 para ter um, o que nos cartões do Citi não seria suficiente nem para obter um Gold ou Platinum (cujo as rendas ficam entre R$3.000-4.000 e R$ 7.000) respectivamente.

    No começo do ano se falou muito que a Diners voltaria a crescer no mercado, blah, blah, que o Exclusive era pra isso também, mas até agora, tendo um Exclusive (fui convidado), tirando o fator de conversão de milhas, não vi nenhuma diferença em relação ao tradicional, ou que por exemplo não acontece com MasterCard (Black) e o Amex (Platinum, Gold), onde você pode acessar uma sala VIP, ter benefícios como agência de viagem, etc…

    O Citi precisa rever a política da Diners no Brasil com uma certa urgência, caso contrário, seus exclusivos clientes irão começar a deixar ela…

    ¡hasta luego!

    Responder

    Harpia respondeu:

    O único fator que me levou a possuir DINERS Exclusive é a primeira anuidade Zero para titular e adicionais, já que sou usuário do Citi AutoRewards onde concentro as compras. E sendo grátis, já deu bastante retorno usando Van, tomando Capuccinos e usando poltrona de massagem na sala Diners.

    Realmente Citibank precisa reforçar a marca Diners ou eu mesmo não irei pagar por uma renovação no próximo período.

    Luiz Henrique M B Cardim respondeu:

    Olá Vinicius,

    Boa tarde.
    Tudo bem ??

    PERDÃO por discordar de vc., pois a renda mínima é de R$ 3.000,00 para o Diners, contra uma INDICAçÃO que DEVE sair da mão dos gerentes do Citi sobre o MCBlack .

    Além do que, o Diners Exclusive POSSUI vários benefícios que o Citi Black possui, como por ex.: A mesma TRANSFERENCIA de pontos que é de Us$ 1 que são transformados em 1,5 pontos.

    A questão das salas Vips, por ex.: Em Miami, vc pode usar a Sala Vip Club America, que possui acordo com o Diners Club, o que NÃO ocorre com o Citi Black.

    Comentando sobre o Diners, sempre ACHEI que com a entrada do Citi na administra ção do Diners, os USUÁRIOS é que PERDERAM, pois o Citi NÃO SABE ADMINISTRAR a mar
    ca !!!!!! Achei SEMPRE a sala do Diners MAU UTILIZADA, além da Van, pois se é o Citi quem banca TUDO do Diners. E se eles tem o Visa Platinum, deveriam deixar usar a Van e a Sala do Diners, PARA DIRIMIR custos com a Visa !!!!!

    Acho q o Citi DEVE IR embora do Brasil.

    Já há algum TEMPO que ouço PEQUENOS comentários sobre ISSO !!!!!
    NÃO VAI FAZER NENHUMA FALTA ao mercado bancário do Brasil.

    É isso aí !!!!!!!

    Abraços.

    Luiz Henrique

    Vinicius respondeu:

    Luiz,

    Nao ha motivos para pedir perdao, pois voce esta correto. Confundi com algum outro cartao.

    Porem, o fato da renda minima e abaixo do Platinum emitido pelo Citi, assim como da maioria dos bancos. Eu prefiro ter um Diners hoje do que um MasterCard Black, porem o simples fator de conversao (que no Citi e o mais baixo dentro dessa linha) nao pode desvalorizar o Black.

    Ele e mediante convite, porem existem condicoes, que creio que seja ter conta tipo Gold ou investimento entre 200/300 mil.

    A administracao e ruim, isso e um fato, mas liberar os servicos da Diners para a Visa, por exemplo, acho que nao e interessante para a Visa. E so ver que ela nao mantem esses tipos de servicos (ao contrario da Amex, MasterCard e a da propria Diners).

    hasta luego

    Luiz Henrique M B Cardim respondeu:

    Olá Vinicius !!
    ¿Como estás ? Ya que siempre usted se depide en español. Quiero felcitarte en español.

    Então, vou contar um ocorrido.

    O Diners que possuo é o AAdvantage da Credicard que hoje em dia é administrado pelo Citi, COMO TODOS os Diners.

    O meu cartão estava na época da renovação do plásti co, e por problemas DELES eles emitiram e mandaram 2 cartões que não chegavam.

    Um deles era o final 6038, pois via esses 4 últimos números pelo site do Diners. Foi emitido dia 15 de Maio de 2010 – Sábado. Como moro na Bela Vista, passados 1 semana informei a eles e os atendentes INFORMARAM que seria emitido outro, bloqueando esse 6038 como EXTRAVIADO.

    Emitiram então, o 2013 dia 24 de Maio de 2010, e pelo mesmo motivo, após 1 semana, bloquearam e fizeram um novo pedido.

    O problema alegado era que o Diners que eu tinha até Maio era com o PhotoCard – foto e assinaturas digitalizadas na frente do plástico — ALGO QUE EU ACHAVA BEM INTERESSANTE.

    A central de atendimento SÃO TODOS BEM PERDIDOS e DESINFORMADOS insistiam que tanto o 6038, quanto o 2013 eram com o PhotoCard.

    Recebi os 2 !!!!! Um na 6ª. F dia 28 de Maio e outro no dia seguinte 29 de Maio, E AMBOS SEM O PhotoCard.

    PASME !!!!!!

    Queria matá-los !!!!

    Estava COMPLETAMENTE DESACREDITANDO do serviços do Diners que por detrás está o PÍFIO Citi.

    Liguei de volta à Central de Atendimento e pedi outro plástico – final 5759 que demorou mais 2 semanas, e com o auxílio da Ouvidoria, o mesmo chegou.

    Já na pedia mais nada sobre isso para a Central de Atendimento, e também ao SAC, que NÃO SABIA MAIS O QUE FAZER,

    O que dizer e esperar da Central de Atendimento.

    ESTOU COMPLETAMENTE DESACREDITADO do que as Centrais de Atendimento do Citi ME PASSAM DE INFORMAÇÃO.

    SÃO EXTREMAMENTE DESPREPARADOS !!!!!!!!
    Aff !!!!! SÃO um LIXO !!!!!!!!

    O Diners AAdvantage de final 5759, que a Central de atendimento tinha me enviado, após 2 dias de não chegar, INSISTIAM que era com PhotoCard.

    Aí me enchi — pedia que NÃO BLOQUASSEM esse 3º TERCEIRO cartão, e TEMIA QUE JÁ O TIVESSEM FEITO, SEM ME INFORMAR.

    O Diners AAdvantage de final 5759, chegou no 1º. dia de jogo do Brasil x Koreia do Norte — aff !!

    Ainda bem !!!!!

    ATENTEM SE A CENTRAL DE ATENDIMENTO do CITI !!!!!!

    SÃO PÍFIOS, PÉSSIMOS !!!!
    E COMPLETAMENTE DESPREPARADOS!!!!!

    Até mais.

    Luiz Henrique

    Vinícius respondeu:

    Aproveitando a data de chegada do cartão, que barulho de vuvuzela Luiz…

    Bueno, eu acho que num caso deles valia uma boa reclamada num ReclameAqui ou Procon, pois, essa bagunça realmente é impressionante! O meu procedimento para casos como esse é reclamar uma vez e se não resolver cancelo, sem dó, nem piedade…

    Passei por problemas com o Itaú, que me mandou um cartão internacional que não funcionou (mesmo eu ligando e avisando), e alegaram que não era do meu perfil viajar pra fora do país… Wherever, choraram muito e cancelei o cartão na mesma chamada (depois de insistir que eu queria usar o cartão) e mensalmente chega alguma carta oferencendo cartões aqui em casa.

    Como eu falei no post anterior (e espero que tenha gente do Citi lendo), a melhoria da marca Diners no Brasil é meio que urgente… Se falou que isso iria acontecer esse ano, mas, não vi isso na prática até agora. Em termos de número de plásticos emitidos, creio que a Diners tenha menos portadores que cartões mais “regionais” como o Hypercard (Visa, Master, Amex, Diners-Hypercard, Sorocred-Brasil Card), portanto são pessoas taxadas de “exclusivas”.

    Não sei indicar ações, no momento, pois isso envolve uma reflexão mais “pesada”, além do fator do quanto o Citi quer investir na marca, mas enfim, nem o Citi vem fazendo grandes investimentos nele mesmo, logo, a tese que alguém pode comprar ele no Brasil não é descartável.

    Aproveitando, como ficou a sala vip com a TAM, alguém já usou, o que a Diners vem falando? Final de julho quero usar, pois, vou viajar na TAM (porém, economy) e quero aproveitar a sala do embarque, que creio ser melhor que da Diners e fazer uma avaliação pro blog…

    ¡hasta luego!

    Luiz Henrique M B Cardim respondeu:

    Olá Vinicius,

    Sobre o Citi
    Conheço uma pessoa q trabalha numa area interna do Itaú que JÁ ME FALA da venda do Citi. Essa pessoa fala q esse ano, e no mais tardar no próx. ano o Citi SAI DO BRASIL !!!!!!! Já VAI TARDE !!!!!!! MMMM de banco !!!!!! Uma BOSTA !!!!!!

    Sobre a sala com a TAM, NN sei de NADA !!!!!! ACABO de falar com a gerente da Sala do DINERS e eles DESCONHECEM isso !!!!!! NEM o setor de marketing do Diners SABE disso !!!!!! Aff !!!!!!! Q setor !!!!!!!! Citibank esse banco SABE NADA, NEM DELE próprio !!!!!! DETESTO o Citi !!!!! BANQUINHO de MMMMMM !!!!!!!!
    Q SE FERREM logo, logo !!!!!!! E q saia do BRASIL e da AMERICA LATINA O quanto ANTES !!! FDP !!!!!!

    Sabe o q VOU FAZER Vinicius, NN vou usar o Diners !!!!!! De vez em qdo vou USAR uns R$ 20 e pagar !!!! Ganho as milhas — USO ESPORADICAMENTE !!!!! Como dizia o Zagalo, ELES VãO TER QUE ME AGUENTAR e ME ENGOLIR !!!!!!!

    Abraços.

    DEUS te ABENÇOE

    Luiz Henrique

  2. Harpia says:

    Do site do Diners Exclusive…

    Após pagamento de sua fatura, o valor total em Reais é convertido em dólar. Cada 1 dólar é equivale a 1,5 ponto no Programa de Recompensas Diners Exclusive Club.

    Responder

  3. Adriano says:

    Concordo com o Luiz Henrique M B Cardim. O Citibank é desastroso. O atendimento ao cliente é terrível. Já comi o pão que o diabo amassou como cliente Diners: pagamentos feitos porém não reconhecidos, compras negadas mesmo tendo amplo limite disponível, etc. Me deixou na mão diversas vezes, no Brasil e no exterior. Tomara que o Citibank realmente vá embora do Brasil…!!! Aquilo é banco de quinto mundo.

    Responder

  4. Vinícius says:

    Então não estou ouvindo coisas… Agora resta saber quem vai comprar o Citi (espero que não seja o Santander), pq ninguém merece esse banco MMMMM…

    Quanto a sala eu acho que a gente pode começar a fazer barulho pra saber do raio de parceria é essa (começo a achar que o site que passaram soltou alguma fofoca ou está viajando, mas, numa época mais remota, existia um Diners TAM, para correntistas do BCN).

    Minha experiência com o Citi e Diners é aceitável, nunca tive problemas para usar o cartão e minha conta também nunca deu problema (até hoje)…

    Vamos aguardar e vê o que dá

    ¡hasta luego!

    Responder

    Luiz Henrique M B Cardim respondeu:

    Olá Vinicius,

    Boa tarde !!!

    Então quer DIZER que vc TAMBÉM OUVIU, ou LEU em ALGUM LUGAR sobre a venda do Citi Brasil ou América Latina para algum banco BEM MAIS CAPACITADO e MAIOR ??

    PODE me falar ALGO a respeito disso ?? ESPERO que qlqr banco compre o Citi e INDIREITE eles e o ATENDIMENTO também, que é SOFRÍVEL — RUIM, PÉSSIMO, ENFIM 1 HORROR. Tive a conta com eles, E NUNCA MAIS !!!!!!! Davam INFORMAÇÕES ERRADAS e DESENCONTRADAS.

    IMagine isso: Passados quase que 15 dias do encerramento da conta, eu RECEBI uma ligação deles DIZENDO QUE a minha gerente tinha me selecionado como um dos clientes MELHORES dela – e olha que eu vivia QUEBRANDO o PAU com ELA — INCOMPETENTE elevada a milésima potencia, e que esta me estava oferecendo 1 seguro de vida.
    Aff !!!!!!! Q TERROR !!!!!! BURRA feito uma PORTA !!!!!! TONTA !!!!!

    Enquanto isso, vou ficar com o Diners e USÁ-LO bem pouquinho, juntamente com o MCard e o Visa do Citi. Usarei qlqr cartão inferior que eu tenha em detrimento ao Citi.

    É isso aí.

    Até mais.

    Abraços,

    DEUS TE ABENÇOE.

    Luiz Henrique

    Responder

    Vinícius respondeu:

    Sim já li e ouvi muito sobre, em especial depois das dificuldades que a matriz passou, porém, isso pode se tratar de um boato, mutio comum no mercado.

    Eu não sou funcionário do Citi ou algo do tipo, apenas cliente. Eu tenho uma boa visão do banco. Quando eu ligo na central sou bem atendido e com agilidade (não espero mais de um minuto para falar), minhas solicitações são atendidas. Vou citar um exemplo: estou em Bogota com alguns colegas de trabalho. Eles possuem conta e cartão no Itaú e Real (são clientes Platinum e possuem central própria), ficaram meia hora pra conseguir avisar que estavam vindo pra cá, enquanto mu Platinum Citi que cai no mesmo balaio dos outros tipos de cartão foi muito rápido e com direitos a avisar sobre Bogotá e Asunción tanto para o cartão como para a conta), tudo feito em oito minutos.

    Dos bancos que eu já tive conta o Citi está bem qualificado, muito melhor que o bizarro Itaú, que o lixo do Santander e podemos dizer Real agora e o burrocratico BB.

    Responder

  5. Jonny says:

    Vou ser obrigado a concordar com os comentários acima, PÉSSIMO E DESASTROSO o atendimento ao cliente oferecido pela Credicard/CITI.
    Não possuem nenhum tipo de treinamento, são ignorantes, falam mal o português e não resolvem ABSOLUTAMENTE NADA.
    Um verdadeiro DESASTRE.
    Desta forma é melhor o CITI se mandar do Brasil e já.
    Que vergonha, para eles.

    Responder

  6. Daniel says:

    Por duas vezes solicitei um cartão diners club international exame, e pelas duas vezes tive o pedido negado, sem especificação do motivo.
    Achei interessante o cartão pela pontuação dada 1,5 / US$ , maior que o 1.1 do BB Platinium, e pelo acesso a sala vip em aeroportos.
    Mas depois de tantas reclamações nos comentários deste site, já estou achando que foi uma boa terem negado o cartão para mim.
    Alias, é uma dificuldade falar com atendentes no Diners, pois os números 0800 não consigo ligar de capitais e os locais 4001 muitas vezes dão inexistentes aqui na minha cidade (uma capital).

    Responder

  7. Gustavo says:

    Um dos motivos de aceitar esse cartao foi o fator de conversão – u$1 = 1,5 pontos. O meu Itau Gold TAM -u$1 = 1,33 pontos, só que para marcar uma viagem para os USA com pontos está impossivel, quase não tem assentos disponiveis. E o Diners pode transferir os pontos para American airlines, que andei olhando no site da AA e é bem facil de conseguir passagens premio.

    Responder

  8. NILTON says:

    A todos os interessados:
    Conforme contato pelo telefone para o DINERS, o convênio para as salas VIP TAM só é extensivo aos aeroportos de Congonhas, Guarulhos, Galeão e Santos Dumont.

    Responder

  9. Fernando says:

    Li todas as páginas e achei os comentários no mínimo interessantes. Sou cliente do Citi e possuo um Diners Exclusive. Nunca tive problema com nenhum, qualquer coisa q preciso falo diretamente com a gerente da minha conta e nunca liguei no SAC deles. Portanto, até o momento nenhuma reclamação.

    Apesar de tudo indo bem, estou com certo receio, pois começaram a me cobrar anuidade do Diners Exclusive e devo dizer que não é um cartão que utilizo muito. No máximo uns R$ 15 mil/ano… Alguém sabe se eles são abertos a negociações de anuidade ou terei que cancelar mesmo? Pois me recuso a pagar o tanto que eles cobram…

    Quanto as salas VIPs, devo dizer que fora do Brasil usei apenas em Narita, Toquio e achei um belo de um lixo!

    Responder

    Vinícius respondeu:

    Fernardo,

    O Diners tem uma politica de desconto de anuidade baseada nos pontos do programa de rewards, até onde eu sei, você pode usar esses pontos para obter descontos na anuidade, porém, precisa ligar no SAC e conhecer a “tabela”, uma vez que eu não sei ela. Mesmo assim, compensa dar aquela negociada pra ver se você consegue sem os pontos.

    O meu em breve fará um ano, mas, como uso o serviço de Van Service com frequência, o preço da anuidade está muito barato, caso eu utilizasse táxi ou ônibus.

    Quanto ao convênio com a TAM, outro dia, perguntei em Guarulhos sob ele e as funcionárias tinham total desconhecimento da parceria, logo, se você tiver apenas o Diners e quiser entrar na sala da TAM, terá seu acesso negado.

    Eu acho que poderia ter uma parceria dessa para os clientes Exclusive. Não quero deixar os “classics” para trás, porém, mais vantagens reais precisam ser dadas ao cartão, da mesma forma que existe um diferença muito grande entre ter um plástico Green e um Platinum da Amex.

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.