Cartão Fidelidade Black: É o Melhor Exemplo de Como a Tam Encara Seus Clientes Mais Fiéis

24 de August de 2010 | Por | 111 Comentários More

A Tam já disponibilizou no site o novo nível elite do Fidelidade Tam: o nível Black. O que mais impressiona foram as vantagens, ou melhor a falta delas, dadas aos seus portadores.

Para conseguir atingir o nível Black é necessário que se acumule 150 mil pontos voados na TAM no período de janeiro a dezembro do ano anterior. Um bom número de pontos principalmente lembrando que a Tam tem uma malha internacional pequena e que vôos dentro da América do Sul apenas acumulam 1 mil pontos independente da distância percorrida. Portanto, para se acumular esse número de pontos realmente deve-se ser um cliente muito fiel.

O que ele ganha com isso? Além de todas as vantagens já atingidas ao chegar ao nível Vermelho (Star Gold) que é atingido acumulando-se bem menos pontos (48 mil) você receber as seguintes “vantagens”:

Isso mesmo! A maior vantagem é poder ter uma linha mais fácil de contato com a Tam! Nada de bônus mais elevado, nada de acesso a Sala Vip própria da Primeira Classe, nada de maior facilidade em emitir uma passagem para fora da América do Sul e nada de milhas comemorativas pelo alcance do nível mais elevado. Nenhum mimo maior para quem optou por ser realmente fiel a Tam…

Não consigo entender como a Tam se enxerga e o que ela pensa de quem compra suas passagens. Tudo bem que ser atendido no call center da Tam é uma tarefa que exige muita paciência e tempo, mas ser bem atendido deveria ser um direito e não uma vantagem dada aos clientes top da cia aérea. Será que ela realmente acha que ser fiel a Tam é obrigação ou pura falta de opção e por isso não é necessário agradar esse público?

O caminho para perder consumidores assim é esse mesmo! Não sei se eles podem se dar ao luxo disso ainda mais em um ambiente de consolidações que pode permitir a chegada de novos players no mercado no futuro.

O Fidelidade Tam tem algumas vantagens sobre alguns concorrentes dependendo do perfil do consumidor, mas sua maior sorte é não ter um concorrente a altura no mercado nacional  que faça parte de uma aliança aérea permitindo assim que o status elite seja reconhecido nas demais cias parceiras.

Mais uma vez, acorda Tam, ou melhor, Latam!

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Category: Cias Aéreas, Programas de Fidelidade Aérea

Comentários (111)

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  1. Luciana Guia says:

    Acreditem se quiser, nunca tive qq problema da TAM. Todos os vôos que faço credito na mesma hora a pontuação. Ainda não chegue à categoria vermelha, estou na Azul, mas viajo todo ano com as milhas acumuladas e com minhas vantagens devidamente cumpridas.
    Não sou funcionária da TAM, sou uma mera passageira, mas que até o momento não tenho motivo algum para não ser fã n. 1 desta companhia.
    Desejo boa sorte a todos. Lembrando sempre que somos livres para fazer nossas escolhas e nos servir das empresas que nos interessam. Uma coisa é certa, nenhuma é perfeita.
    Abraços

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    Mauricio Souza respondeu:

    Livre para escolher entre duas companhias? rsrsrsrsrsrsrs

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  2. freddy says:

    conheço variossss funcionarios na tam.pagar em dia q e bom nada!! falam q a empresa e uma fachada , querendo ser chique e refinada, como a velha varig , e aquelas coisas do tapete vermelho, e do saudosismo de voar…tudo lorota ,pra gringo ver….

    by the way, voltei de assunçao ha 13 dias, milhas creditadas?? nada… de rio preto faz 25, tb nada.. haha ja acostumei…

    vou ser eterno AA,advantage

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  3. Luis Paulo says:

    A Manoela Amaro, não é filha do Rolin e sim sobrinha ela é filha do João Amaro irmão do Rolin.

    Abraços

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  4. Vinícius says:

    Luciana, eu também sou um dos felizardos. Tive alguns problemas com voos nos meses de fevereiro e março, que foram solucionados após uma simples ligação.
    De qualquer modo, acho que a TAM deveria premiar os clientes que chegarem à categoria Black com uma bonificação maior.

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  5. Francisco says:

    Estava ruim… mas piorou!
    Sou 1K na United e Black na TAM. A primeira dá assento premium, upgrades domésticos ilimitados, 8 upgrades sistem-wide anuais (para 150 mil milhas, equivalente à exigência do Black) entre outras vantagens.
    A TAM estava até ontem dando aos Black o assento Comfort sem custo. Hoje cortou! O cliente Black pode reservar, mas tem que chegar ao aeroporto uma hora antes para enfrentar a fila da loja, pagar um MCO, ir ao check-in para confirmar o lugar. Se viaja 150 vezes ao ano, significa que gastará 150 horas a mais em aeroporto caso deseje viajar em assento Premium.
    Um contra-senso, tendo em vista o quanto cada um dos Black gasta anualmente. Tomei minha decisão: se vermelho e black são rigorosamente a mesma coisa pontuarei em outra companhia aérea. Como dito aqui a TAM nada de braçada exatamente porque não tem concorrente que lhe ameace.

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  6. Alves says:

    Uma vez brincando, perguntei no check in da TAM, qual era realmente a diferença entre o cartao “vermelho e o Black”… e o funcionario num tom de gozacao tbm me responder: A COR…. pode uma coisa dessas?

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  7. Francisco Campos says:

    Hoje tive outra demonstração da importância que a TAM dá a seus Fidelidade Black. Liguei às 12:00 para fazer uma solicitação, fiquei ouvindo gravações até as 12:45, quando desligou! Ou seja, nem a ÚNICA vantagem que poderia haver ocorre!
    Em qualquer outra cia aérea ao atingir o nível VVFT vocë recebe pontos de bônus de entrada e renovação da categoria, tem upgrades (nas americanas domésticos ilimitados e internacionais 6/ano) premier seating, etc.
    Tomara que a LAN, que comprou a TAM (que faliu exatamente por maltratar os clientes) administre isto melhor.
    De fato o Cmte Rolim se preocupou (enquanto eram pequenos) com a satisfação dos clientes, mas neste momento isto é passado remoto e esquecido na TAM. [Na época dos F-27 e F-100 se vc dizia que alguém havia enviado um PTA eles honravam, vc assinava uma caução e viajava.Isto aconteceu comigo mesmo algumas vezes. Este é um exemplo!]

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  8. Ricardo Bulova says:

    Sou black, dos blacks dos black viajo 500 mil pontos por ano, deveria haver uma categoria acima dessa, porque black pra mim já esta passado.

    alem de viajar de primeira classe 4 vezes no mês, viajo com outras cias parceiras fora do pais.

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    Thomas Hisamura respondeu:

    Com essa milhagem, eu se fosse vc, acumularia em qualquer outra cia aerea, menos na Tam. Sou 1k da United/Continental e tenho muito mais benefícios que os Black da Tam.

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  9. Cristian Vasconcelos says:

    Gente, não sei se vocês sabem mas o cartão black da TAM tem duas vantagens que fazem a diferença que eu já usei varias vezes. A primeira é a possibilidade de entrar no avião ANTES de iniciar o embarque, basta avisar o agente TAM no portão de embarque. Você entra antes do embarque prioritario pra ter uma ideia, e senta tranquilamente sem correria.
    A segunda vantagem é a preferência de marcação de assentos, hoje, sem o cartão black você compra uma passagem na categoria access e não consegue marcar assento. Com o cartão black, vc visualiza TODA a aeronave (mesmo aqueles assuntos que só são liberados para o perfil plus) e também com comodidade marca onde quer sentar.
    São duas vantagens diferenciais em relação ao vermelho.
    Quanto a trocar, não vou em hipótese alguma pois a TAM é a unica que posso viajar de classe executiva com milhas por 40mil pts, com voos diretos para Orlando, Nova York, Paris ou Frankfurt. Basta selecionar com antecendencia, já fiz isso 4 vezes voei na comodidade pagando 4reais de taxa de embarque ….

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