Cartões de Crédito e A Arte De Acumular Sem Deixar-se Levar Pela Emoção

15 de April de 2009 | Por | 116 Comentários More

O Aquela Passagem ganha mais um contribuidor e os leitores ganham mais informação. O mundo dos programas de fidelidade dos cartões de crédito é vasto e submetido a mudanças constantes de regras. Como meu tempo anda mais curto do que gostaria e por ser esse tema algo de interesse para a maioria dos leitores do blog, decidi que era o momento de convidar alguém que dominasse o tema para que dessa forma pudéssemos esmiuçar mais ainda o tema e manter os leitores atualizados. O escolhido para me ajudar foi o Hotmar que junto com vários outros leitores como o Giancarlo (um especial obrigado), Nick, Puigllun, Maceu entre outros fizeram um post sobre o tema ter mais de 227 comentários. Assim o Aquela Passagem vai tentar te ajudar a lidar com um meio de pagamento que pode ser seu grande aliado na conquista daquela passagem tão sonhada, mas que sem os devidos cuidados pode ser também seu maior inimigo. Como forma de remunerar o serviço do nosso novo contribuidor, você verá um pequeno banner do adsense abaixo de cada post dele. Eu fiz questão desse banner e acredito que esse pequeno incômodo se torna mínimo diante da informação que vocês vão ganhar. Bem-vindo Hotmar!

Olá pessoal!
Vou passar a colaborar aqui no blog Aquela Passagem, escrevendo uma série de textos com dicas, macetes, promoções, vantagens e desvantagens acerca do uso dos cartões de crédito como estratégia para acumulação de milhas aéreas, bem como sobre outras formas de pontuar nos programas de fidelidade. Escreverei os textos sob a perspectiva do consumidor de passagens aéreas, que deseja viajar mais pagando menos, mas sem se privar de seus direitos básicos, dentre os quais se inclui os direitos à informação, à transparência e à segurança dos serviços prestados.

Leia Isso Antes!
O Rodrigo já publicou excelente material sobre a estratégia do uso de cartão de crédito para acúmulo de milhas aéreas. Portanto, não vou discutir temas que já foram exaustivamente escritos, lidos e comentados antes. Nesta página estão os links para os melhores artigos escritos até o momento.

A Idéia
A idéia de contribuir para o blog partiu do grande sucesso, obtido junto aos leitores, do artigo “American Express: Mudanças no Membership Rewards“, que, em pouco mais de 9 meses de vida, já rendeu mais de 200 comentários e é visitado por um grupo fiel e crescente de leitores.

Visando a organizar melhor os comentários e a fim de facilitar a visualização das informações, serão escritos diversos artigos, um para cada cartão de crédito específico. Isso não só tornará o blog mais funcional, como também ajudará os leitores a terem uma melhor percepção das diversas vantagens e desvantagens dos principais cartões de crédito do mercado. Vamos criar uma nova página especificamente sobre os cartões onde serão adicionadas os posts mais importantes formando um guia para pronta referência.

Público-Alvo
Pessoas que querem maximizar suas milhas/pontos de foma consciente e sabedoras das vantagens e desvantagens de portar um determinado cartão de crédito.

Cartões de Crédito Analisados
Vamos dar preferência pela análise mais detalhada dos cartões de crédito das categorias Platinum para cima, porque são justamente aqueles que mais poderiam beneficiar quem usa essa forma de pagamento. Embora também contem com uma anuidade mais alta (que poderá ser barateada, como explicaremos nos artigos ao longo do tempo), são os que oferecem a melhor pontuação por cada dólar gasto, além de oferecerem serviços adicionais e exclusivos (como acesso a salas VIP, serviços de conciérge, seguros de viagem etc.), que não são normalmente encontrados em cartões com pontuação inferior. Falaremos de forma mais geral sobre os cartões tipo Gold. O mundo dos cartões de crédito é amplo e não seria viável para mim nem para o Rodrigo monitorar todos os cartões disponíveis no mercado. Mas muitas das informações servirão para portadores de cartões em geral

Advertência
As resenhas que faremos sobre os cartões de crédito emitidos pelos diversos bancos não constituem, em hipótese alguma, recomendação de compra! Isso deve ficar bem claro para os leitores. Faremos uma análise expositiva, emitiremos nossa opinião pessoal acerca das vantagens e desvantagens de cada cartão, mas a decisão final sobre a aquisição do cartão em estudo é exclusivamente do leitor.Vale lembrar que esse blog não tem  no patrocínio a base de sua existência, então, temos a liberdade necessária para expor nossas opiniões sem nos vincularmos a empresas comerciais.

A Sua Opinião é Muito Importante!!
Justamente por conta disso, é de suma importância a participação dos leitores no blog. No final de cada artigo, existe um espaço onde o leitor poderá deixar suas impressões pessoais, o que enriquecerá e trará ainda mais informação aos temas trazidos a debate, podendo até, quem sabe, trazer melhoria aos próprios serviços oferecidos pelos cartões de crédito.

As Regras dos Cartões Mudam Constantemente
É de bom grado lembrar aos nossos leitores que as regras de acúmulo de milhas estão sujeitas a alterações sem aviso prévio – e geralmente as mudanças não vêm para melhorar a vida do consumidor. Por conta disso, eventualmente os artigos podem se encontrar ultrapassados quando o leitor visitá-los. Assim, conclamo os leitores a nos avisarem, nos comentários, sempre que alguma regra nova for implementada num cartão de crédito. Isso facilitará a vida de todos, e tornará as informações sempre atualizadas.

A Regra de Ouro para Milhas Aéreas
Considero essa a dica mais importante para quem pretende acumular milhas aéreas, foi escrita pelo Rodrigo, e tomo a liberdade para transcrevê-la na íntegra: “Milha boa é milha gasta com sabedoria e o mais rápido possível. Não encare suas milhas como um depósito de longo prazo em uma conta poupança, já que a cia pode mudar as regras do programa, passar por dificuldades financeiras ou deixar de voar um destino desejado. Sem contar que algumas dificultam ao máximo a emissão de uma passagem prêmio”.
É isso aí!
um grande abraço, e que Deus lhes abençoe! Hotmar

Tags: , , , , ,

Category: Cartões de Crédito, Consumidor, Planejar e Comprar

Comentários (116)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Adriano says:

    Essas condições gerais estão desatualizadas. Para quem é cliente do Itucard TAM, sugiro que entre na página de fazer pagamentos e leia as letras pequenas que estão lá em baixo, na cor cinza: “A TAXA DE 1,99% A.M. É PROPORCIONAL AOS DIAS ENTRE O PAGAMENTO DO TÍTULO E O VENCIMENTO DA FATURA”. Ou então, quem quiser perder dinheiro, como aconteceu comigo, pode fazer os pagamentos da maneira como estava acostumado e quando chegar a fatura verá que eu tenho razão. Acabei de ser vítima da mudança. Tenho argumento de autoridade para falar sobre isso.

    Responder

    Igor respondeu:

    3.2. A realização de pagamento avulso na fatura, para quitação antecipada das contas pagas somente será possível a partir do segundo dia útil seguinte à utilização do Pagamento de Contas Personnalité, observado o disposto no item 2.1. acima.

    Responder

  2. Adriano says:

    Acima, ao invés de “quem quiser dinheiro”, leia-se “QUEM QUISER PERDER DINHEIRO”.

    Responder

  3. Eric says:

    No mês de maio/2009 eu usei o cartão de crédito do itaú personalitté para pagar contas, e tive um maior trabalho para extornar os juros na fatura de junho/2009 (o meu vencimento é 28). No entanto, após eu ter aberto um processo no itaú, tive com sucesso o reembolso do juros.

    A realidade é que nem os atendentes do itaú sabem direito como o serviço funciona. Já investi horas discutindo o serviço com varios atendentes, e cada um vem com uma informação diferente. Alguns dizem que não é possível quitar o pagamento de conta no dia seguinte, outros já dizem que é possível, no entanto pode dar problema no final do mês.

    Já vi que não vale a pena usar essa técnica para conseguir pontos com todas as contas avulsas que podemos pagar, pois o sistema é engessado… Por exemplo: Só é possível quitar todas os pagamentos de contas de uma só vez. Se você deixar uma conta em aberto para pagar no vencimento do cartão, a quitação parcial não funciona.

    Tenho uma leve impressão que esse serviço deve estar trazendo uma dor de cabeça para o Itaú, e um tremendo trabalho (ou prejuízo) para os clientes.

    Li o contrato agora do serviço, e verifiquei que no mesmo existe a impossibilidade de quitar a conta no dia seguinte… ou seja, lá vem mais um problema para mim agora no final do mês. [uma pergunta: qual é a data de publicação desse contrato?]

    Sugiro que um corajoso (e entendido) crie um tópico no blog só para explicar com detalhes sobre esse tipo de serviço, ou até comparar as operadoras em relação ao mesmo.

    Para quem teve prejuízo em relação ao serviço, acho que deve ser fácil a recuperação do mesmo através da ajuda do banco central. Agora tem que ver se fale a pena o trabalho…

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    O grande problema dos cartões de crédito é que as regras mudam muito rápido e as informações são muito mais restritas aos usuários/donos dos cartões. O Hotmar anda fazendo um trabalho excelente mesmo com essas limitações. O negócio é leitor tentar ajudar leitor nos comentários mesmo. Se tivermos informações suficientes podemos fazer um post. Um abraço e obrigado pela sugestão.

    Responder

  4. Cristiano says:

    Mesmo nao podendo pagar mais depois de 24 horas eu acho que vale a pena pagar contas pelo Itaú TAM.
    Pra ganhar 10 mil milhas é preciso pagar contas no valor de 13.333 reais (considerando o dólar a 2 reais e a nova relação de 1 dólar = 1,5 milha).
    Pagando-se 13.333 reais.
    Se for 1% de taxa (e não é, já que os juros de 10 dias dá 0,66% e tem mais o IOF, que eu nao sei quanto é) a pessoa paga R$ 133,00 para ter uma passagem pra Buenos Aires, por exemplo. O que pra mim, que moro em Natal, é uma beleza.
    No entanto, no meu também está aparecendo indisponíbel. Hj fiz uma reclamação no SAC. Peguei o protocolo e em 5 dias vão me dar uma resposta. Amanhã reclamarei junto ao BC (conforme orientaram por aqui) e se após os 5 dias me negarem faço uma reclamação na ouvidoria do Itaú e entro com uma ação.
    Os caras fazem de tudo pra complicar a vida da gente! Devem estar infiltrados por aqui! rsrsrsrs…

    Responder

  5. Cristiano says:

    Aliás, deve ter gente infiltrada da TAM por aqui tb! rsrsrsrs…
    É que em outro tópico o Adriano tinha mostrado como era estranha a passagem Recife-NY, via Guarulhos, que custava R$ 1.100,00 ida e volta, enquanto de Natal custava R$ 3.300,00. Era mais barato do que ir direto de GRU para JFK.
    Agora nao se consegue mais aquela tarifa (e eu de burro nao comprei). Agora está no mínimo R$ 2396,00 tanto de Recife quanto de Natal, ambos passando por GRU. Parece até que somaram as duas passagens, dividiram por dois e aumentaram um pouquinho! Os caras estão mesmo infiltrados, rsrsrsrsrsrsrs…

    Responder

    Adriano respondeu:

    Mas veja o seguinte: a TAM aumentou em razão da American Airlines, que é a concorrente dela em Recife, ter aumentado também!!! Entre no site http://www.aa.com.br e veja as tarifas!!! Estão absurdas! Mas a queda das bandas para 50% vem aí… vamos aguardar.

    Responder

  6. Luiz Eduardo says:

    Diante da nova situação (cartões do Itaú),
    fica melhor pagar os boletos/títulos em cartão do Banco do Brasil ou do Itaú ?

    Responder

  7. Cristiano says:

    Fernando, antecipar o pagamento só dava certo nos cartões Itau TAM, o Unicard TAM é tarifa fixa, não é pro rata.
    Abs.

    Responder

  8. glauber says:

    Pessoal!!

    Recebi um mail da rede de postos ipiranga que propunha 2km para cara Real gasto com o cartão de crédito do programa carbono zero… transferidos para tam isto dá mais que 2,2 pontos por dólar!

    Pelo que entendi valem para todas as compras, não somente as na rede ipiranga…

    Sem anuidade, apenas R$ 1,99 por fatura emitida

    Se isto funcionar assim mesmo este é o melhor cartão para acumulo de melhas que já tive informação!!

    Alguem tem este cartão? Procede o que escrevi?

    Tks

    Responder

    Giancarlo respondeu:

    Glauber, do jeito que está escrito no email e no site permite supor que seja realmente para todas as compras, mas duvido que seja isso mesmo. Seria bom demais por um cartão que teria uma anuidade irrisória e pedindo apenas 500 reais de renda mensal. Todavia, vou acompanhar de perto essa história…

    Responder

  9. glauber says:

    Pois então!!

    Refazendo as contas, 2 pontos para cada R$1,00 equivalem com o dólar a R$ 1,80 a 3,6 pontos por dólar!!!

    Está mesmo bom demais para ser verdade!!

    Via das duvidas, já que não tem anuidade, pedi o meu!!

    Vamos esperar para ver se alguma raposa velha aqui do fórum já tentou colher deste fruto rs

    Responder

  10. marta rodrigues says:

    fiz viagem para EUA pela americ airline e gostaria de saber como adquiro as milhas. tenho o cartão da companhia como devo proceder

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.