Cartões de Crédito, Regras de Passagens, Como Planejar e Comprar uma Viagem e uma Passagem Aérea pela Internet, Programas de Milhagem: Leia o Texto Original!

26 de July de 2011 | Por | 39 Comentários More

Durante os últimos 5 anos do Aquela Passagem criamos séries de posts de muito sucesso e outras atemporais visando fornecer informações para que os leitores pudessem tomar as rédeas das decisões de consumo relacionadas à viagens.

Muitos desses posts foram postados já há alguns anos, mas seus temas centrais continuam válidos. Eles podem ser encontrados no menu superior do Aquela Passagem.

Eles são tão bons que vem sendo “reciclados” de forma fracionada para gerar mais posts por blogueiros que carecem de conhecimento suficiente para elaborá-los e de humildade suficiente para citar a fonte de inspiração. Não é a toa que o Pagerank (índice usado pelo Google para medir relevância de conteúdo) de alguns blogs de grande visitação não ultrapassa o do Aquela Passagem apesar de abordar o mesmo tema central.

Mas como você não se contenta com pouco, vou citar algumas séries originais que valem a pena serem lidas por aqueles que seguem o Aquela Passagem mais recentemente:

Planejar e Comprar uma Viagem e uma Passagem Pela Internet

Nesta série, que inclui também como comprar uma passagem pela Internet, abordamos vários aspectos envolvidos no planejamento de uma viagem. A série inicia-se aqui e vai até aqui. Não espere dicas do tipo compre sua passagem só no tal dia para economizar, pois somos sérios e não dominamos a futurologia. Você vai encontrar textos mais densos para serem lidos com calma por quem está iniciando na arte de ser seu próprio agente de viagens. Com essa liberdade de agir também vem uma série de obrigações, dentre elas a de conhecer mais claramente o que se está comprando.

Regras das Passagens Aéreas e Termos Mais Comuns

Como dissemos recentemente, o post ajudando a entender as regras das tarifas foi um dos primeiros posts do Aquela Passagem. Antes de vender o sonho da passagem barata era importante ensinar a esse novo consumidor a conhecer as regras das passagens que ele pretendia comprar. Em um texto longo tentamos desvendar os principais termos usados nas regras das passagens, regras que devem influenciar muito sua decisão de compra.

Usando um conjunto de regras de uma tarifa internacional real, fazemos uma análise das mesmas passo a passo. Mais recentemente, fizemos um post basicamente sobre Cancelamento, Alteração, Reembolso e No Show.

Cartões de Crédito e Programas de Milhagem dos Cartões

Com a preocupação de não dar receita de bolo do melhor cartão de crédito (isso não existe, já que cada consumidor tem um perfil pessoal e bancário) com ajuda do Guilherme do Valores Reais fizemos análises dos principais cartões Premium do mercado.

Hoje, os textos bases desses posts ficaram em segundo plano, já que o nível e as informações contidas nos comentários deles ultrapassam em relevância o texto que os motivou. Uma verdadeira troca de experiências entre pessoas que dominam o assunto.

Mais do que ficar inocentemente prometendo o acesso ao céu com milhas (já que conhecemos a realidade desses serviços), discutimos o custo de acumulação, as vantagens de pagar mais para acumular mais milhas ou usar serviço do tipo pague contas para turbinar sua conta no programa de fidelidade ou milhagem. Para os iniciantes temos um bê-á-bá das milhas.

Isso sem esquecer de repetir: Milha boa é milha gasta com sabedoria e o mais rápido possível. Não encare suas milhas como um depósito de longo prazo em uma conta poupança, já que a cia aérea ou o cartão de crédito podem mudar as regras do programa de milhagem ou pontos, passar por dificuldades financeiras ou deixar de voar um destino desejado. Sem contar que algumas dificultam ao máximo a emissão de uma passagem prêmio!

Seus Direitos

Outra preocupação nossa foi sempre de munir nossos leitores com informações sobre seus direitos. Em vários momentos contamos com a colaboração do advogado e amigo Ernesto Lippmann.

Muito antes da ANAC lançar uma cartilha de informações ao consumidor, o Aquela Passagem já deixava claro seus direitos. Não nos restringimos apenas aos direitos dos consumidores no Brasil, temos textos abordando o direito dos consumidores em outros mercados, coisa que pode ser útil quando se está no exterior.

Assim, quando você tiver um tempo maior, navegue nos textos antigos do Aquela Passagem, eles ainda tem muito a oferecer a você e a outros sites. Eu vou atualizar os menus para facilitar o acesso aos posts.

Temos orgulho do nosso passado e presente por ter um site feito por quem realmente tem paixão por viajar, adora compartilhar o que aprendeu e usa os serviços dos quais tratamos aqui. Dessa forma não precisamos ter as buscas no Google e os press releases como nossas suas únicas fontes de informação.

Tags:

Category: O Blog e Amigos

Comentários (39)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Saulo says:

    Bom, discussões a parte tenho uma dúvida:

    tranferi meus pontos do cartão de crédito para o TAM Fidelidade, já que pretendo viajar para a Europa em setembro, e este programa é o que possui mais empresas aéreas parceiras que fazem o trajeto desejado.

    Ocorre que a pontuação que tenho de 60 mil pontos não pode ser usada em qualquer vaga para voô.Há outras pontuações de 80 mil pontos e ainda supeiores a esta para a emissão das passagens.

    Perguntei a TAM sobre o critério de troca dos pontos e pelo que me disseram não há um critério certo, apenas me pediram para ligar diariamente para saber se há disponibilidade de vôos por 60.000 pontos.

    Ainda não consegui passagem para nenhuma data que queira viajar e pra nenhum destino na Europa, nenhum.

    Queria saber se é normal isso, e se alguém já teve esta experiência, se posso conseguir a passagem ou é meio caso perdido?

    Abs e gosto muito do site.

    Responder

    Wilian Delatorre respondeu:

    Infelizmente a Tabela da TAM não possui valores fixos. Achar uma tarifa chamada “restrita” está cada dia mais difícil. Além da tabela dela ser uma confusão e um desrespeito ao consumidor, agora bagunçaram a emissão nos parceiros da Star Alliance também.

    Agora me digam onde está a tão aclamada equiparação dos membros Star Alliance???

    Responder

    Wilian Delatorre respondeu:

    A melhor sugestão que posso te dar é passar em uma das lojas da TAM. Dizem que lá é o melhor caminho, porque o atendente está com a faca e o queijo na mão. Abraço!

    Responder

    Vinícius (mais do que uma viagem) respondeu:

    Saulo, em fevereiro eu consegui comprar passagens para Suiça e Italia pela tarifa restrita do Tam Fidelidade. Embarco no próximo dia 19. É realmente complicado conseguir essas tarifas, mas não é impossível. No meu caso, emiti as passagens na loja da TAM quando faltavam exatemente 6 meses (no dia 20 de fevereiro emiti passagens para 19 de agosto).
    um abraço

    Responder

  2. Felipe says:

    Eu não entro no concorrente quase nunca, porque acho muito “rasas” as informações.

    Mas é fato que só fui atrás depois de tanto que o AP “divulgava”. No começo, nem dava bola, mas falou-se tanto que fui atrás para ver.

    Responder

    Vinícius (mais do que uma viagem) respondeu:

    Eu também não entro muito no site do concorrente, porém fiquei curioso para ver quais eram as últimas dele depois desse post do Aquela Passagem…o resultado…meu Deus, que coisa fraca e sem informação….
    Rodrigo, não perca o seu tempo escrevendo sobre o outro site, afinal, não vale a pena. O seu site é muito mais profundo, autêntico e inovador nas postagens.
    um abraço

    Responder

  3. Fábio G. says:

    Chacrinha já dizia…
    Nada se cria…

    Responder

  4. Pedro says:

    O que eu vejo no outro blog agora é uma cópia mal feita dos diversos posts sobre os cartões de créditos aqui. Enfim, acho que cada um tem seu público específico e a diferença é facilmente perceptível no nível dos comentários de cada um… Chega a ser uma piada as discussões sobre acúmulos de milhas por lá…

    Responder

  5. Fernando Roberto says:

    Assim como alguns amigos só soube da existência do outro blog aqui, então, se a intenção for desacreditar ou seja lá o que for em relação ao outro site, a melhor maneira é não ficar reiteradamente falando nele.

    Quanto ao conteúdo, creio que seja unânime a qualidade, então, Rodrigo, não se preocupe com isso.

    Abraço,

    Responder

  6. Márcio says:

    Parabéns pela claridade da resposta, Rodrigo!
    A meu ver, você disse tudo numa única frase, permita-me copiá-la aqui: “Gosto muito de promoção, mas nunca me esqueço que a melhor passagem não é a mais barata, mas a que atende às minhas necessidades.” Sendo assim, ser o primeiro a divulgar uma promoção não deve ser a prioridade mesmo. Você oferece toda a “escola” do mundo das viagens inteligentes, e essa escola que é, sim, a prioridade do seu blog. Fico feliz por ter cursado vários disciplinas no “Aquela Passagem”, com ótimo aproveitamento!
    Não quero ser puxa-saco, mas é aqui que encontro qualidade e densidade, algo que tanto aprecio. Já olhei outros blogs, e em qualidade, organização e profundidade, o Aquela Passagem é imbatível. O nível de tudo aqui é outro! Meus mais sinceros agradecimentos a você, Rodrigo.
    Um grande abraço a todos!
    (E não desejarei “que Deus os abençoe” nem que ele “não os abençoe”, pois não misturo assuntos religiosos com comentários em blogs de outros assuntos. Além disso, embora eu creia em Deus, tenho respeito por quem é ateu.)
    #Desabafei. Se vierem pedras, como ficarei? Resposta: Tranquilo.
    Quando há coerência no que se escreve, não se teme as pedras.)

    Responder

  7. Wescley says:

    Acredito que os dois blogs possuem objetivos diferentes. Este aqui é para você aprender com os profundos ensinamentos do Rodrigo e se tornar um viajante melhor preparado e conhecedor de tudo que pode aproveitar em uma viagem. O outro, mesmo as vezes tentando num post ou outro se equiparar ao AP, serve sobremaneira como site de agrupador de promoções das empresas aéreas. Não acredito que seja concorrentes, eu os leio um como complementação do outro.

    Responder

  8. Lucia says:

    Tenho milhas na TAP que vão expirar esse ano. Gostaria de saber o pq eu n posso utilizar essas milhas da TAP na Tam, já que fazem parte do mesmo grupo?

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Lucia,

    Tap e Tam são empresas independentes. Elas fazem parte da mesma aliança aérea, Star Alliance, mas os programas de fidelidade são independentes e seguem regras próprias.

    Você pode emitir passagens para voar Tam sim usando a quantidade de milhas necessárias para emitir passagens Star Alliance. Primeiro descubra a quantidade de milhas necessárias para realizar o vôo que você deseja e se você tem as milhas necessárias. Se tiver é só ligar para o Victoria e ver se há disponibilidade de assentos nas datas e rota que você quer voar.

    Se for para usar milhas Tap para aproveitar promoções de milhas da Tam, elas não valem para milhas do Victoria, apenas para pontos do Multiplus/Fidelidade Tam.

    Responder

    Lucia respondeu:

    Entendi nada…hahahahaha misturou tudo!! Tenho poucas milhas da TAP mas que dão pra comprar um trecho da TAM…liguei pra TAM p saber se é possível comprar a passagem com as milhas da TAP e disseram que não. Eles não aceitam essa opção, mas se eu tivesse cadastrado antes meu bilhete na TAM em vez da TAP as milhas seriam aceitas?!

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Lucia,

    Quando você disse milhas Tap, você quer dizer milhas acumuladas no programa Victoria da Tap?

    Lucia respondeu:

    sim!

    Lucia respondeu:

    oi rodrigo..você não me respondeu…Tenho milhas no programa Victoria da TAP e gostaria de saber se posso comprar passagens na TAM com essas milhas Victoria!!

    Beto respondeu:

    Boa noite Lucia,

    O Rodrigo já respondeu acima………

    “Você pode emitir passagens para voar Tam sim usando a quantidade de milhas necessárias para emitir passagens Star Alliance. Primeiro descubra a quantidade de milhas necessárias para realizar o vôo que você deseja e se você tem as milhas necessárias. Se tiver é só ligar para o Victoria e ver se há disponibilidade de assentos nas datas e rota que você quer voar”

    Portanto vc pode EMITIR seu bilhete na Tam utilizando milhas TAP VICTORIA.

    Ligue na Tap e boa emissao.

    Beto B.

    Responder

    Lucia respondeu:

    obrigada!

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.