Cartões de Crédito

Essa página é dedicada a uma forma de pagamento que, para aqueles que conseguem dominar seus instintos consumistas, pode se transformar em um dos seus melhores parceiros de viagem e em muitos casos até encurtar o tempo até uma nova viagem. Mas sem o devido cuidado, o cartão de crédito pode transformar-se no seu maior inimigo diante das altas taxas de juros cobradas pelos mesmos.

O mundo dos programas de fidelidade dos cartões de crédito está intimamente ligado a um dos maiores pontos de interesse deste blog – os programas de fidelidade das cia aéreas ou programas de milhagem – e por isso  você terá abaixo um tutorial contendo as principais informações acerca desse tema.

Mas lembre-se, as regras dos cartões de crédito mudam a todo o momento, portanto utilize as informações dessa página como uma fonte a mais de informação. Nenhum dos nossos textos configura uma indicação de compra ou aquisição e sempre que você tomar a decisão de adquirir um desses cartões citados nos posts, confirme todas as informações de seu interesse antes de fazê-lo.

Os cartões e Você

Os cartões de crédito no mundo das passagens aéreas são frequentemente lembrados por possibilitar a realização do parcelamento da tarifa aérea, caso a cia aérea permita. Em aquisições dentro do Brasil, a tarifa é convertida em reais pelo câmbio do dia e dividido, muitas vezes sem juros, em parcelas para um pagamento mais suave. Lembre-se que as taxas e impostos não são parceláveis. Em sites no exterior é muito raro esse parcelamento e a tarifa será convertida em reais pelo câmbio do seu cartão de credito no dia do fechamento da sua fatura.

Alguns cartões de credito fornecem (durante o período da viagem) seguro de vida, seguro de bagagem ou mesmo uns dólares extras em caso de atraso da bagagem quando se adquire a passagem com o cartão. Alguns estendem o beneficio a outros viajantes (familiares ou não) desde que viajando juntos e pagando as passagens no mesmo cartão. Esses extras variam muito de cartão para cartão e as regras também. Leia as regras dos seus cartões de crédito na hora de escolher o melhor cartão para adquirir uma passagem aérea.

Alguns cartões ainda permitem o acúmulo de milhas com o pagamento das faturas. Você irá somar as milhas do cartão às milhas efetivamente voadas, reduzindo assim o tempo para conquista de uma passagem prêmio, desde que seu cartão permita acúmulo de milhas na conta de fidelidade da cia onde você recebe as milhas efetivamente voadas. No Brasil são comuns acordos dos cartões com os programas Fidelidade TAM e Smiles da Gol/Varig. Mas se você voa constantemente em uma cia estrangeira existem cartões que permitem acúmulo em outras cias, porém deve-se pesquisar pois são menos anunciados ao público em geral (United Itau, Americam Citibank, TAP Santander, etc). Normalmente a conversão será de 1; 1,5 ou 2 (essa muito rara) milhas por dólar (ou reais convertidos a dólar) pago na fatura.

Se o mundo dos programas de fidelidade dos cartões de crédito é desconhecido para você, recomendo que leia primeiro estes dois texto abaixo:

Bê-a-bá dos programas de fidelidade: Conceitos Básicos

Bê-a-bá dos programas de fidelidade: Programas dos Cartões de Crédito.

Sua viagem dentro do universo dos cartões será guiada pelo Hotmar, colaborador aqui no blog, que escreve a maior parte dos textos desta seção. Para auxiliar você na escolha de um cartão de crédito adequado a suas necessidades visando o acúmulo de milhas, ele preparou uma série de análises dos cartões premium do mercado. Muitas das dicas contidas nesses textos servem para qualquer cartão de crédito. Portanto, não deixe de ler esses textos abaixo se você considera a idéia de maximizar o seu acúmulo de milhas/pontos!

Cartões de Crédito e a Arte de Acumular sem Deixar-se Levar pela Emoção

Introdução e Glossário

Cartão de Crédito: Diners Club International

Cartão de Crédito: Ourocard Platinum do Banco do Brasil

Cartão de Crédito: Bradesco Prime Platinum

Se você quiser ler todos os posts que envolvem o tema cartão de crédito é só clicar aqui.