A Arte de Acumular…

A Arte de Acumular Sem Deixar-se Levar Pela Emoção

O Aquela Passagem ganha mais um contribuidor e os leitores ganham mais informação. O mundo dos programas de fidelidade dos cartões de crédito é vasto e submetido a mudanças constantes de regras. Como meu tempo anda mais curto do que gostaria e por ser esse tema algo de interesse para a maioria dos leitores do blog, decidi que era o momento de convidar alguém que dominasse o tema para que dessa forma pudéssemos esmiuçar mais ainda o tema e manter os leitores atualizados. O escolhido para me ajudar foi o Hotmar que junto com vários outros leitores como o Giancarlo (um especial obrigado), Nick, Puigllun, Maceu entre outros fizeram um post sobre o tema ter mais de 227 comentários. Assim o Aquela Passagem vai tentar te ajudar a lidar com um meio de pagamento que pode ser seu grande aliado na conquista daquela passagem tão sonhada, mas que sem os devidos cuidados pode ser também seu maior inimigo. Como forma de remunerar o serviço do nosso novo contribuidor, você verá um pequeno banner do adsense abaixo de cada post dele. Eu fiz questão desse banner e acredito que esse pequeno incômodo se torna mínimo diante da informação que vocês vão ganhar. Bem-vindo Hotmar!

Olá pessoal!
Vou passar a colaborar aqui no blog Aquela Passagem, escrevendo uma série de textos com dicas, macetes, promoções, vantagens e desvantagens acerca do uso dos cartões de crédito como estratégia para acumulação de milhas aéreas, bem como sobre outras formas de pontuar nos programas de fidelidade. Escreverei os textos sob a perspectiva do consumidor de passagens aéreas, que deseja viajar mais pagando menos, mas sem se privar de seus direitos básicos, dentre os quais se inclui os direitos à informação, à transparência e à segurança dos serviços prestados.

Leia Isso Antes!
O Rodrigo já publicou excelente material sobre a estratégia do uso de cartão de crédito para acúmulo de milhas aéreas. Portanto, não vou discutir temas que já foram exaustivamente escritos, lidos e comentados antes.

A Idéia
A idéia de contribuir para o blog partiu do grande sucesso, obtido junto aos leitores, do artigo “American Express: Mudanças no Membership Rewards“, que, em pouco mais de 9 meses de vida, já rendeu mais de 200 comentários e é visitado por um grupo fiel e crescente de leitores.

Visando a organizar melhor os comentários e a fim de facilitar a visualização das informações, serão escritos diversos artigos, um para cada cartão de crédito específico. Isso não só tornará o blog mais funcional, como também ajudará os leitores a terem uma melhor percepção das diversas vantagens e desvantagens dos principais cartões de crédito do mercado. Vamos criar uma nova página especificamente sobre os cartões onde serão adicionadas os posts mais importantes formando um guia para pronta referência.

Público-Alvo
Pessoas que querem maximizar suas milhas/pontos de foma consciente e sabedoras das vantagens e desvantagens de portar um determinado cartão de crédito.

Cartões de Crédito Analisados
Vamos dar preferência pela análise mais detalhada dos cartões de crédito das categorias Platinum para cima, porque são justamente aqueles que mais poderiam beneficiar quem usa essa forma de pagamento. Embora também contem com uma anuidade mais alta (que poderá ser barateada, como explicaremos nos artigos ao longo do tempo), são os que oferecem a melhor pontuação por cada dólar gasto, além de oferecerem serviços adicionais e exclusivos (como acesso a salas VIP, serviços de conciérge, seguros de viagem etc.), que não são normalmente encontrados em cartões com pontuação inferior. Falaremos de forma mais geral sobre os cartões tipo Gold. O mundo dos cartões de crédito é amplo e não seria viável para mim nem para o Rodrigo monitorar todos os cartões disponíveis no mercado. Mas muitas das informações servirão para portadores de cartões em geral

Advertência
As resenhas que faremos sobre os cartões de crédito emitidos pelos diversos bancos não constituem, em hipótese alguma, recomendação de compra! Isso deve ficar bem claro para os leitores. Faremos uma análise expositiva, emitiremos nossa opinião pessoal acerca das vantagens e desvantagens de cada cartão, mas a decisão final sobre a aquisição do cartão em estudo é exclusivamente do leitor.Vale lembrar que esse blog não tem no patrocínio a base de sua existência, então, temos a liberdade necessária para expor nossas opiniões sem nos vincularmos a empresas comerciais.

A Sua Opinião é Muito Importante!!
Justamente por conta disso, é de suma importância a participação dos leitores no blog. No final de cada artigo, existe um espaço onde o leitor poderá deixar suas impressões pessoais, o que enriquecerá e trará ainda mais informação aos temas trazidos a debate, podendo até, quem sabe, trazer melhoria aos próprios serviços oferecidos pelos cartões de crédito.

As Regras dos Cartões Mudam Constantemente
É de bom grado lembrar aos nossos leitores que as regras de acúmulo de milhas estão sujeitas a alterações sem aviso prévio – e geralmente as mudanças não vêm para melhorar a vida do consumidor. Por conta disso, eventualmente os artigos podem se encontrar ultrapassados quando o leitor visitá-los. Assim, conclamo os leitores a nos avisarem, nos comentários, sempre que alguma regra nova for implementada num cartão de crédito. Isso facilitará a vida de todos, e tornará as informações sempre atualizadas.

A Regra de Ouro para Milhas Aéreas
Considero essa a dica mais importante para quem pretende acumular milhas aéreas, foi escrita pelo Rodrigo, e tomo a liberdade para transcrevê-la na íntegra: “Milha boa é milha gasta com sabedoria e o mais rápido possível. Não encare suas milhas como um depósito de longo prazo em uma conta poupança, já que a cia pode mudar as regras do programa, passar por dificuldades financeiras ou deixar de voar um destino desejado. Sem contar que algumas dificultam ao máximo a emissão de uma passagem prêmio”.
É isso aí!
um grande abraço, e que Deus lhes abençoe! Hotmar