Caixa Platinum

CAIXA PLATINUM

Última atualização: 16.05.2009, Texto escrito por Hotmar.

Site: CAIXA Platinum

Visão Geral: Renda Mínima e Anuidade

A Caixa Econômica Federal também oferece versões Platinum dos cartões Visa e Mastercard, sendo necessária uma renda mínima mensal de R$ 7 mil para adquiri-los. Uma vez adquirido, o cliente ganha uma bonificação de 7.000 pontos, assim distribuídos: 2.500 pontos creditados após o pagamento da fatura que contenha a primeira compra e 4.500 após o pagamento da última parcela da anuidade.

Por falar em anuidade, ela é de R$ 240,00, parcelada em 4 vezes. Tal qual no BB, não se sabe se há desconto ou isenção de anuidade conforme os gastos no cartão, o que é lamentável…

Ao contrário dos cartões Platinum Estilo do BB, os cartões Platinum da CEF não são múltiplos, ou seja, só servem para a função crédito. Para movimentar a conta-corrente, é necessário a aquisição de um cartão de débito, ou um cartão de crédito Gold.

Programa de Recompensas – Programa Pontos Caixa e o (Aparente) Favorecimento do Smiles

O programa de recompensas dos cartões da Caixa se denomina Programa Pontos Caixa e funciona na seguinte proporção: cada dólar gasto no cartão de crédito corresponde a 1,5 ponto no Programa Pontos Caixa. Ôba, então isso quer dizer que cada dólar equivale a 1,5 milha aérea, correto? Em termos.

No programa Smiles, sim, existe uma paridade entre os pontos do programa do banco e as milhas desse programa de fidelidade aérea, de modo que 10 pontos Caixa viram 10 milhas Smiles.

Porém, existe um deságio quando se trata de fazer a conversão para o Programa Fidelidade TAM. Como está escrito no site para resgatar 10 pontos TAM são necessários 20% a mais de pontos, ou seja, 12 pontos Caixa.

Trocando em miúdos: cada dólar gasto no cartão de crédito vira 1,5 milha Smiles, e apenas 1,25 ponto TAM. Esse cartão oferece um fator de conversão melhor que o do Ourocard Platinum, sem dúvida, mas perde em competitividade frente aos demais cartões, quando se trata de transferir os pontos para o Fidelidade TAM. Agora, a pergunta que não quer calar: por quê esse favorecimento para o programa Smiles?

Os pontos são válidos por 24 meses, sendo que a fatura parcial pode ser consultada via Internet, facilitando o controle de gastos (embora o Internet Banking da Caixa seja bem espartano…).

Para a primeira transferência, é necessário um saldo mínimo de 2.500 pontos, sendo que, para as transferências seguintes, não se faz uma exigência de quantidade mínima de pontos. As transferências para os programas de fidelidade aérea, como costuma ocorrer nos demais bancos, só pode ser feita via central de atendimento.

Os cartões Caixa não permitem o pagamento de boletos na fatura do cartão de crédito e junto com a fatura mensal, na correspondência, vem sempre um folheto com promoções de uma loja virtual.

Conclusão

Com exceção da grande quantidade de pontos extras oferecidos na aquisição (7.000 pontos), e da possibilidade de transferir pontos que não sejam múltiplos de 1.000, o cartão Platinum da Caixa não oferece muitas vantagens competitivas quando comparado aos seus concorrentes similares oferecidos pelos demais bancos: não permite o pagamento de boletos no cartão, não é múltiplo, a taxa de conversão é pouco atraente para quem tem conta no Fidelidade TAM e não há uma política clara de descontos na anuidade.

Você Tem um Caixa Platinum? Comente!

Perguntas para quem tem um Caixa Platinum: você conseguiu desconto ou isenção na anuidade? Conseguiu transferir pontos que não fossem múltiplos de 1.000? Que experiências (positivas e/ou negativas) você teve com ele? Sabe o motivo de o fator de conversão ser melhor para o Programa Smiles do que para o Programa Fidelidade TAM?

É isto aí!

Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!

É isto aí!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!

Gostou do texto? Então não deixe de ler os comentários dos leitores no post que deu origem a este texto!