Classe Executiva: Upgrade de Última Hora

25 de August de 2009 | Por | 112 Comentários More

Viajar na Executiva não é para todo mundo, mas existem algumas  alternativas que podem facilitar o acesso a essa classe de serviço.

Cada cia aérea determina sua política de upgrade de classe. Algumas optam por premiar os clientes elite de seus programas de fidelidade (os portadores de status mais altos nos programas).  Restando vagas na executiva, essas vagas serão distribuídas entre aqueles que compraram passagens na econômica, mas que possuem esses status mais altos. Mais uma vez,  cada cia tem suas regras para escolher quem vai ser premiado usando uma combinação de pesos variáveis entre a tarifa comprada (quanto mais cara, mais chances) e nível no programa de fidelidade para determinar o escolhido.

Outras cias trabalham com certificados de upgrade dados aos portadores de Status Elite. Assim, esses associados podem solicitar um upgrade de classe usando esses certificados. Dentro dessa idéia, algumas cias apenas confirmam esse upgrade “X” dias antes do vôo de forma a deixar disponível para venda o maior tempo possível esses assentos.

Mas ainda há uma outra opção que muitos estão testando nos últimos tempos. Com a recente crise financeira,  a ocupação das classes executivas de alguns vôos não vinha sendo das melhores o que inclusive motivou várias promoções de tarifas executivas nos últimos meses. Algumas cias permitem que o passageiro que comprou uma tarifa econômica possa pagar uma diferença no momento do check in para viajar na classe executiva, caso ainda existam assentos vagos. O valor pago pode ser fixo independente da tarifa econômica adquirida inicialmente pelo passageiro ou pode variar de acordo com a classe de reserva, ou seja, quem comprou tarifas mais baixas, paga mais pelo upgrade. Lembrando que mesmo que se faça esse upgrade, o acúmulo de milhas e a franquia de bagagem muitas vezes continuam sendo a mesma do ticket original.

Esse upgrade pago de última hora é mais comum nas cias americanas e o valor varia muito de cia para cia. Vôos realizados em aeronaves mais velhas e que possuem assentos nas classes executivas mais antigos costuma serem mais baratos.

Em uma recente passagem por Guarulhos, indaguei sobre essa política a funcionários da Lan e Copa. Na Lan, não há essa política de upgrade pago de última hora, sendo que a cia prefere premiar seus passageiros mais frequentes e portadores de cartões elite. Já na Copa, é possível sim fazer esse upgrade pago de última hora, mas o valor vai depender da tarifa inicialmente paga. A Atendente me passou valores a partir de 1 mil USD por ida ou volta numa rota Brasil/EUA. Valores um pouco altos comparados com uns 600-700 USD que algumas cias americanas, como a American, andam cobrando.

E você leitor, já utilizou alguma dessas estratégias para voar na Executiva? Se já, conte o caminho das pedras e se valeu a pena!

Tags: ,

Category: Para um vôo tranquilo, Planejar e Comprar

Comentários (112)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Paulo says:

    Viajarei pela United daqui a poucas semanas para os EUA, voando numa terça-feira.
    Será que consigo esse upgrade ?
    Qual é o segredo para conseguir na United ?

    Obrigado,

    Responder

    Paulo respondeu:

    Eu respondendo eu mesmo:

    No check-in pediram 1.000 reais para Upgrade, mas so havia um lugar disponivel, e como estava acompanhado, desisti.

    No fundo, fazendo contas, sairia como se estivesse comprando ida Executiva e volta Economica no momento da compra da passagem. Paguei 2800 na passagem Economica, quando na Executiva era 5200.

    Responder

  2. Maria says:

    Olá, Comprei uma passagens aereas, São Paulo-Nova York, N.York-SAn Francisco e San Francisco-Orlando, Orlando- São Paulo por U$1680,00 pela AA. Pensei em fazer um up-grade para minha sogra e uma tia idosas. Mas me informaram (agencia) que teria que desembolsar U$ 6645,00 a mais por pessoa, totalizando quase U$13300,00. Vocês consideram este valor normal.
    OBS.Viajo dia 18/01/2011 e volto dia 05/02.

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Maria,

    A resposta é complexa e depende da tarifa que você comprou e da disponibilidade de assentos nas executiva nos vôos que você vai fazer (vôos longos).

    Existem tarifas da executiva que são do dobro de uma econômica até o triplo…

    Uma possibilidade é procurar diretamente a AA para obter essas informações (eles não devem poder mexer na sua passagem, mas podem ensinar como).

    É muito comum a compra de upgrade de categoria em vôos de cias aéreas no momento do check in se existir assentos vagos.

    Assumindo que você não vai viajar em dias de pico, no momento do check in pergunte se há a possibilidade de upgrade para classe superior (cuidado que muitos vôos internos não tem executiva e apenas primeira classe, que na verdade é uma executiva) para algum dos passageiros do seu grupo. Se tiver, ela te falará o preço (que é uma fração do valor da passagem) e pode ser pago na hora do check in.

    O négocio é que em janeiro há um pico nos vôos partindo do Brasil e a neve pode causar o cancelamento de vôos que são então unidos em uma única aeronave reduzindo os assentos vagos. Além disso as tarifas da executiva disponíveis tão próximo a data do vôo são as que sobraram, normalmente as mais caras.

    Responder

    Gabriel Dias respondeu:

    Se não me engano cobram U$400 + 25 mil milhas para o upgrade no check-in (quando disponível). Já me ofereceram, mas não acho válido.

    Responder

  3. Maria says:

    Olá,

    Obrigada pela resposta. Vou tentar entrar em contato direto com a Cia Aérea. Espero conseguir uma boa tarifa. Qualquer desconto seria ótimo para começar o ano. E por falar nisto, Bom 2011 para vocês!

    Responder

  4. Giovanna says:

    Eu já viajei algumas vezes na tam e outras na air france.. acho que as poltronas da air france na classe economica sao mais largos e confortaveis que os da tam. Na primeira classe, a TAM me pareceu mais moderna e confortavel e com um menu de janta incrivel. Mas como faz tempo que viajei de primeira na air france, nao sei se atualmente mudaram de avioes.

    Responder

  5. Marcelo says:

    Breno, voei de tam e os novos assentos encotrados nas aeronaves airbus, 330 e boeing 777 sao exelentes.
    Voei tambem na classe executiva da airfrance na aeronave aibus 380, e achei sim a poltrona melhor ou tao boa quanto a da tam, porem no meu voo de volta voei com o boeing 777 da airfrance e verifiquei que a posicao da durmida nao era tao boa, pois a inclinacao fazia com que o corpo fosse decendo na poltrona, o que causou incomodo em algumas pessoas com quem conversei depois do voo.

    Porem os dois servicos sao muito bons.

    Vale a dica, se o valor for o mesmo de prioridade em uma empresa brasileira.

    Responder

  6. Marcelo says:

    Fabio de uma olhada nesse meu post.

    Responder

  7. Nelson says:

    Alguém pode dizer como é a executiva da TACA no voo S. Paulo – Miami (via Lima)?

    Responder

  8. Alziro says:

    Olá gostaria de saber se é possível usar os meus pontos fidelidade para fazer upgrade na United.
    Abraço

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.