Como Planejar e Comprar Sua Viagem Pela Internet:7 Planejamento de Roteiros de Visita

18 de March de 2007 | Por | 6 Comentários More

Planejamento de roteiros de visita para cada destino, reservas de shows, pequenos tours guiados ou até mesmo restaurantes, que não poderiam faltar a sua sonhada viagem

Lembre-se: Sempre que comprar algo pela Internet, imprima e salve no seu computador os comprovantes, os e-tickets e as regras associadas às compras. Guarde as senhas usadas no cadastro e sites usados nas compras em seus favoritos e nos comprovantes impressos.
Sugiro sempre monitorar a fatura do cartão usado nessas compras e se possível optar por um cartão com um limite mais baixo, mas o suficiente para fazer suas compras, para utilizar no comercio virtual.

Alguns cartões de crédito oferecem seguros e serviços extras quando os pacotes, passagens aéreas e locação de veículos são adquiridos com seu uso. Lembre-se que se pessoas não parentes viajam junto, é mais prudente a compra desses serviços de forma individualizada por cada viajante a fim de assegurar esses benefícios. Caso o cartão de um dos viajantes possua cobertura quanto à perda de bagagens ou atraso na entrega das mesmas, confira se os tickets das mesmas estão no nome do portador(es) do cartão. Leia atentamente as regras desses serviços oferecidos pelas cias de cartões de crédito.

Com a infra-estrutura da sua viagem já assegurada, chegou o momento de aprofundar seus estudos sobre os destinos a serem visitados. O enfoque agora será no que deve ser visto, vivido, comido, vivenciado, comprado e, por que não, evitado, além dos cuidados que devem ser tomados naquele destino em especial.

Para auxiliar na programação de seus roteiros de visita, muitos guias de viagem têm sugestões de roteiros para serem feitos de acordo com o número de dias disponíveis no destino. Essa prática é muito comum no Frommers.

Acho muito útil ter em mãos um desses guias de viagem, que infelizmente custam muito caro no Brasil. Caso tenha domínio de uma língua estrangeira é aconselhável adquirir esses guias no exterior. ou comprar apenas capítulos via internet (o Lonely Planet já permite isso). Existem guias publicados em português, que na verdade são traduções de guias internacionais. Alguns desses guias são mais recheados que outros em termos de fotos e mapas. Infelizmente, alguns desses guias publicados em português são versões desatualizadas dos guia que lhe deram origem, alguns estão recheados apenas de informações sobre os pontos turísticos, assemelhando-se a uma versão escrita dos guias que acompanham as visitas dos City Tours contidos nos pacotes e outros se parecem mais com uma lista de telefones de hotéis, restaurantes, etc. Caso opte por adquiri-los, vá a uma livraria com um pouco mais de tempo e folheie demoradamente cada um deles a procura daquele que lhe prece mais adequado e não se deixe enganar por mapas, fotos ou desenhos em profusão. Existem vários guias, alguns focando grupos específicos de viajantes e outros tentando agradar a todos, mas cabe a você decidir qual deles aproxima-se mais das suas necessidades.

Indispensável nesta fase, é um bom mapa do destino escolhido. Ele permitirá uma idéia espacial da distribuição dos pontos a serem visitados, a identificação da localização do seu hotel, dos meios de transporte público nas proximidades e será de utilidade impar na elaboração dos roteiros a serem cumpridos para cobrir todos os locais que você gostaria de visitar durante sua viagem. A Publifolha publica uma série de guias de bolso, os Guias Passo a Passo, cobrindo algumas capitais de mundo, que basicamente são mapas das ruas das diversas regiões dessas cidades e um mapa do metrô. Caso seu destino não esteja entre os destinos cobertos, procure um guia semelhante para servir de orientação. Outras fontes para conseguir mapas é a própria Internet e os escritórios de fomento ao turismo que os países, interessados em receber turistas, mantém nas principais capitais do mundo. Caso na sua cidade não exista um desses escritórios e você esteja programando sua viagem com antecedência, pode ser possível solicitar mapas e folhetos nos sites das agências estatais de suporte ao turismo de cada destino. Por exemplo, no site www.visitsingapore.com podem ser solicitados diversos folhetos que são enviados sem ônus para sua residência. O mesmo acontece para a Flórida, Atlantic City etc. Alguns não possuem serviço de entrega, mas permitem o download dos folhetos no site.

Durante a montagem dos roteiros, que vão ser determinados pelo tempo de permanência nesse destino e método de transporte utilizado para desloca-se entre os pontos de interesse, não se esqueça de montar roteiros para serem usados em dias chuvosos ou de tempo não convidativo para caminhadas ao ar livre. Nesses dias podem ser programadas visitas a museus, shoppings, mercados e locais protegidos dessas intempéries.

Esse também é o momento de revisitar sites e Blogs como o Viaje na Viagem, do Ricardo Freire, o Fatos de Fotos de Viagens, do Arnaldo Interata, o De viaje a Brasil do Tony Galvez, o Comes e Bebes do Ricardo Katsuki, revistas especializadas e amigos com experiência nos destinos a serem visitados, atrás de dicas quentíssimas sobre restaurantes, passeios, compras etc.

Não deixe de procurar informações sobre shows, peças, concertos que estarão ocorrendo durante sua passagem naquele destino. Consumir cultura faz muito bem. Alguns desses eventos podem ser inclusive comprados via Internet. Mesmo que você não seja o fã número 1 da Madona, você não vai quere perder um show dela quando estiver passando por Las Vegas? O mesmo se aplica a uma ópera ou concerto na Europa, um festival de dança em Londrina, de música clássica em Curitiba, uma Bienal em São Paulo….

Aqueles que desejam assistir a uma peça na Broadway, em Nova York, mas estão com um orçamento mais restrito, vale a pena perder uma hora nas filas do TKTS (2 pontos de venda em Manhattam), onde são vendidos com desconto os ingressos restantes para as peças do dia, mas somente para compra à vista. Existem TKTS em Londres também.

Procure ainda informações sobre a existência de City Passes, que são passes que dão descontos em várias atrações e no transporte público, nas cidades em que você vai visitar. Alguns podem ser comprados pela Internet.

Informe-se sobre os meios de transporte disponíveis para deslocamento dentro dos destinos escolhidos. Algumas cidades possuem passes com validade variável que permitem uso ilimitado do transporte público. Outros oferecem descontos na compra de um determinado número de passagens de uma só vez.

Tags: ,

Category: Planejar e Comprar

Comentários (6)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Jorge Bernardes says:

    Rodrigo,

    Eu estava fazendo uma pesquisa em alguns sites do Canadá até que encontrei uma empresa chamada Harmony Airways, já ouviu falar? Bom, o que eu vi lá e que nunca tinha visto na vida é que você pode comprar um bilhete chamado Endless Travel Pass onde você paga o equivalente a quase 1000 CAD por mês e viaja o quanto quiser entre Toronto e Vancouver a rota principal da empresa. Vc já viu isso? Achei a idéia ótima. Fico pensando que adoraria comprar um bilhete desse quando eu me aposentar 🙂 Vc conhece essa idéia em algum outro lugar.
    Posso linkar seu blog? Acho super hiper útil.

    Responder

  2. Rodrigo Purisch says:

    Claro Jorge!
    Fiquei interessado na dica, vou dar olhada no site.

    Nunca ouvi nada parecido.

    Um abraço

    Rodrigo

    Responder

  3. Tony says:

    Prezado Rodrigo,

    Procurei teu email no blog mas não o encontrei. Obrigado pelo link ao meu novo blog (http://www.braziltravelblog.com).

    Acompanho teu blog com interesse, você está fazendo um trabalho super interessante e útil para muitos de nós.

    Um abraço de um espanhol residente em São Paulo,

    Tony

    Responder

  4. Diogo says:

    Demais cara!!!! Denais!!!!

    Responder

  5. Rodrigo Purisch says:

    Tony,
    Obrigado. O seu blog também tem dicas muito interessantes.
    Um abraço

    Diogo,

    Obrigado.

    Responder

  6. Rodrigo Purisch says:

    Jorge,

    Dei uma olhada no site, parece que a promoção já acabou, mas parecia ser interessante. Uma passagem de Vancouver a Toronto custa cerca de 475 USD (ida e volta)> Por 988 CAD você adquiria esse passe.

    Se você voasse 2 vezes, já tinha pago a mensalidade. Pena que não tem as regras no Site.

    Nunca ouvi nada igual e creio que só pode ser uma estratégia de marketing, pois deve dar um certo prejuízo a cia. Tipo Oi fale 31 anos de graça no final de semana.

    Um abraço
    Não esperaria coisa semelhante por ai não.. Mas se aparecer, não pode perder a oportunidade.

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.