Como Usar Milhas Smiles para Emitir uma Passagem na American

26 de March de 2012 | Por | 11 Comentários More

Muitas pessoas ficam perdidas ao tentar emitir uma passagem em uma parceira Smiles. Aqui tentamos fazer uma passo a passo ensinando o melhor caminho para tentar emitir uma passagem para voar na American usando milhas Smiles. Atenção: a parceria Smiles/American acaba dia 12 de agosto de 2012,  mas  o Smiles ainda tem parcerias com a Delta e Air France/KLM.

O site do Smiles permite a emissão de passagens para voar American usando milhas Smiles, porém a máquina de buscas do site te obriga a ficar procurando data por data para encontrar uma vaga disponível para emissão, já que ele não oferece a opção de buscas por datas flexíveis em períodos longos.

Para evitar essa perda de tempo desnecessária, o melhor é iniciar sua busca no site da própria American e depois de identificadas as datas com assentos disponíveis, vamos fazer então a busca no site Smiles.

Identificando o mínimo de milhas necessárias para emitir uma passagem na rota desejada

O primeiro passo é identificar o mínimo de milhas necessárias para emissão de uma passagem na mesma rota desejada no Aadvantage da American, o programa próprio de fidelidade dela. Esse número de milhas pode ser identificado a partir desta página aqui. Fique atento, já que a American usa o conceito de baixa e alta temporada que são representados pelos valores MileSAAver Baixa Temporada e MileSAAver Alta Temporada. As datas de baixa temporada são essas abaixo:

O valor que aparece na tabela é referente a apenas um trecho, ou seja, uma passagem ida e volta vai gastar o dobro dessa milhagem.

Por exemplo, uma passagem (ida e volta) na rota Brasil/EUA para ser emitida no Aadvantage na alta temporada requer o mínimo de 60 mil milhas (30 mil por trecho). Já na baixa temporada requer o mínimo de 40 mil milhas (20 mil por trecho). Faça então buscas pelo mínimo de milhas necessárias de acordo com a época do ano que deseja voar. Essa milhagem vai servir de referência para que você busque no próprio site da American as datas em que é possível emitir uma passagem usando esse menor valor da tabela do Aadvantage (não se preocupe, na sua emissão no Smiles será usada a tabela do Smiles e não essa que você consultou agora!).

Essa busca se deve ao fato de que as vagas disponibilizadas ao Smiles pela American para emissão usando milhas Smiles no site do Smiles são apenas aquelas disponibilizadas no site da American usando o menor número de milhas possível no Aadvantage.

Encontrando as Datas no Site da American

A American facilita o processo, já que não te obriga a ser associado ao Aadvantage para fazer a busca por datas disponíveis para emissão com milhas.

Você vai então acessar a homepage do site da American voltado para o Brasil. Ali é só marcar a opção Resgatar Milhas Aadvantage na parte de cima da caixa de busca localizada na homepage do site voltado para o Brasil e colocar a origem e destino desejados, as datas referência e o número de passageiros. Marque também a opção datas flexíveis abaixo das datas referência. Depois é clicar em localizar vôos.

Na próxima página, o site vai te mostrar um calendário com as datas coloridas de acordo com a quantidade de milhas mínimas necessárias para emitir uma passagem. Procure as datas com a cor verde claro, ou seja, as que permitem emitir usando o mínimo de milhas e as anote para usar depois no site Smiles.

Inicialmente é apresentado um calendário reduzido, mas clicando em mostrar calendário inteiro, será apresentado a disponibilidade 14 dias antes e depois da data selecionada.

” alt=”” width=”600″ height=”448″ />

Para conhecer os horários dos vôos, marque um conjunto de datas (com fundo verde claro) e clique em continuar. Na próxima página será apresentado os vôos disponíveis para a ida e a quantidade de milhas necessárias para emissão da passagem (esse valor é o referente apenas a um trecho). Selecione um vôo e clique a esquerda sobre o campo retorno para que sejam apresentadas as opções de vôos de volta. Depois selecione o de volta. Atenção: selecione apenas vôos totalmente operados pela American.

Feito isso, é necessário fazer o log in no Aadvantage para continuar com o processo no site dele. Para você que quer emitir no Smiles, a informação colhida está mais que suficiente.

Faça Sua Busca no Site Smiles

Vá para o site Smiles e clique em entre agora abaixo de My Smiles.

Você será levado a uma página aonde você entrará com o número do seu Smiles e sua senha. Clique em Ok. Você será então encaminhado a parte restrita do site aonde pode ser visualizado seu extrato entre outras atividades.

Procure na coluna da esquerda do site o item Vôos Parceiros Aéreos. Abaixo dele clique em Emissão de bilhete on-line.

Você será então levado à página que faz a emissão da passagem para voar parceiros usando milhas Smiles. Preencha com as datas que você anotou ao pesquisar no site próprio da American, além da origem e destino e número de passageiros.

Na próxima página serão apresentados os vôos disponíveis.  Selecione os vôos que você deseja, leia as regras da passagem e clique em “Li e estou de acordo…” e depois em prosseguir.

Na página seguinte será apresentado um resumo da passagem escolhida, o número total de milhas necessárias para sua emissão no Smiles (confira se é o que você deseja usar). Abaixo, você preencherá com os seus dados e mais abaixo com os dados do passageiro (você precisará do número do passaporte válido dele, da data de nascimento e do telefone fixo dele para emitir a passagem!).

No fim da página, você digita a senha Smiles e será levado para a página aonde será concluída a compra da passagem e feito o pagamento das taxas necessárias.

Não achou datas adequadas no site da American? Faça várias buscas no site da American em dias e horários diferentes (a disponibilidade pode variar) e tente emitir com a maior antecedência possível (o Smiles permite emissão com quase um ano de antecedência). Encontrou? Corra para o site Smiles e faça sua emissão. Não deixe para depois, pois ela pode sumir no futuro.

Com o fim da parceria do Smiles com a American, você ainda pode tentar sua emissão usando a parceria do Smiles com a Delta ou Air France/KLM.

Tags: , ,

Category: Programas de Fidelidade Aérea

Comentários (11)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Rodrigo

    Parabéns pelos tutoriais de emissão do Smiles. É o guia definitivo.

    Responder

  2. Perfeito!

    Pena que perderemos como consumidores Smiles essa grande oportunidade de emitir na AA. Eu consegui 3 vezes emitir nesse sistema, muito bom! Até marcar assentos é uma tarefa simples, basta digitar a reserva dentro do seu login no programa Aadvantage.

    Responder

    Italo respondeu:

    Caro Wilian

    Estou com um vôo emitido pelo smiles e ainda não marquei os assentos, para isso devo me associar ao AAdvantage e digitar o meu código de reserva smiles no site do AAdvantage?
    Talvez você ou alguém também possa me ajudar com outra dúvida. Quanto é cobrado pelo smiles para alteração de um trecho interno nos EUA que já foi emitido? Pretendo alterar a data e o destino final, é possível?
    Obrigado

    Responder

    Wilian Delatorre respondeu:

    Isso para marcar os assentos, basta se associar ao AAdvantage, ir em Reservas e cadastrar a sua reserva: Localizador, Sobrenome, Data de saída.

    Para modificar um trecho no Smiles basta ligar no call center e pagar a taxa de R$ 100,00 se eu não me engano, mudei uma esses dias e a atendente me deu um desconto por conta da data antiga da reserva antes do aumento. Abraço!

    Responder

    Italo respondeu:

    Muito obrigado Wilian

    Gabriel Dias respondeu:

    Na verdade dá para marcar até sem se cadastrar.

  3. Gabriela says:

    Entrei no site da american e no da delta, em ambos mostra disponibilidade para voos usando milhas ( 60,000 ! mas eu pagaria) e no site da gol nadaaa
    nem a partir do rio, nem de sp…COMO PODE??

    Responder

    Wilian Delatorre respondeu:

    Gabriela,

    na verdade na minha experiência com a American você tem que encontrar com base nos 40.000 pontos (o menor patamar possível). Eu consegui mas já foi mais fácil, eles estão disponibilizando menos assentos. Até porque a parceria está se encerrando em agosto. Att.

    Responder

  4. Jussara Veloso says:

    Olá,
    Consegui reservar passagens para miami pela american airlines e tenho somente milhas da tam e pontos do cartão do banco do brasil que não transfere se não para tam ou gol. por favor me oriente em como efetuar a troca. obrigada

    Responder

    milon respondeu:

    A parceria Amerecan e a gol acabou em agosto, não é mais possível emitir passagens . Com milhas tam e pontos bb a unica maneira de emitir passagem na americam é voce transferir todos os pontos para tam depois passar para o le club da accor e deste para o ibéria plus a taxa de transferencia é a seguinte:
    tam 2×1 le club e depois – leclub 2×5 iberia plus(avios)

    para uma passagem ida e volta brasil miami voce precisa de 42000 avios que da 16800 pontos leclub e resulta em 33600 pontos fidelidade tam.

    Só não sei a disponibilidade se tomar pelo antigo smiles com a american que era boa, sendo a iberia e american nucleos da one world acredito que deva ser melhor.
    Espero ter ajudado

    Responder

    Fernando respondeu:

    Nao conhecia esse caminho. Alguem já testou? Funciona bem? No fim das costas, pra quem tem pontos TAM sai mais barato usar esse caminho do que emitir direto pela TAM !

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.