Competição Tarifária na América do Sul: O Primeiro Passo Foi Dado

20 de September de 2007 | Por | 10 Comentários More
A ANAC colocou em consulta pública uma série de normas que permitirão, de uma forma progressiva, o fim das bandas tarifárias nos vôos internacionais dentro da América do Sul.

A primeira fase seria iniciada em novembro de 2007 com descontos máximos de 50 a 55% sobre as tarifas, a segunda em abril de 2008 com descontos máximos de 80% e a última e final (fim das bandas) em data a ser definida.

Ela regula o máximo de descontos, portanto, necessariamente não impõe que se realize o desconto, mas abre a possibilidade para que alguém o faça. Se não forem as nossas cias a iniciar o processo, as estrangeiras irão.

Pra quem se interessa pelo tema controle tarifário, como eu, vale a pena ler os textos no site da ANAC.

Tags:

Category: Consumidor

Comentários (10)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Anonymous says:

    Caro Rodrigo, eu tenho 20 mil milhas da TAM e pretendo fazer uma viagem que a Carla do Idas e Vindas fez: La Paz, Cuzco, Lima. Eu só sei usar as milhas fazendo direto ida e volta para o mesmo lugar, por exemplo, BsB-Buenos Aires-BsB. Dá para fazer mais trechos com as mesmas 20 mil milhas? Como funciona? Eu sei que eu teno que fazer ida e volta, não posso usar só 10 mil milhas em vôos América do Sul, então como faço para ir para um lugar e voltar por outro? Rosa

    Responder

  2. caio01 says:

    Rodrigo, qual seu e-mail?
    Caio

    Responder

  3. Rodrigo Purisch says:

    Rosa,

    Se voar só na TAM, pode-se comprar só uma perna e cada uma sai por 10.000 pontos. Ida e volta na TAM ou em seus parceiros 20.000 pontos.

    Se você for para um destino atendido pela TAM e por um parceiro, você pode emitir uma perna com o parceiro mas tem que comprar a outra obrigatoriamente na TAM.

    Problemas. A TAM voava para Lima em codeshare com a TACA. A TACA deixa o fidelidade dia 24 de setembro. Até lá é possível emitir uma pssagem para voar TACA, mas a validade da passagem é de apenas 3 meses na Am. do Sul.

    Espera-se que no dia 25 de setembro seja anunciada a parceria com a LAN. Essa sim voa para Lima e La Paz.

    Portanto você pode tentar emitir uma ida e volta com a TACA (para voar em até 3 meses) ou esperar oinício da parceria com a LAN.

    De qualquer forma esse tipo de emissão que você quer deve ser feita em uma loja da TAM. Vôos em parceiros é na loja da TAM

    Caio,

    contatobap no gmail, mas estou tentando mantê-lo Span Free.

    Mas se for alguma dúvida, posta aqui.

    Um abraço

    Responder

  4. Anonymous says:

    Rodrigo

    Esta parece ser a primeira medida positiva e pro passageiro que vejo nos últimos meses! Segundo o jornal Valor Economico de ontem, há passagens buenos – sp à partir de 30 dólares!!! Vamos ver quando poderemos ter estes descontos.

    Ernesto

    Responder

  5. Anonymous says:

    Rodrigo, minha dúvida é: Posso emitir a ida para La Paz e a volta de Lima? Dar pra fazer paradas de alguns dias em outra cidade usando as mesmas milhas? Obrigada pela atenção.
    Rosa

    Responder

  6. Carolina R says:

    Rodrigo,

    Foi no começo dessa semana a primeira vez que entrei no seu blog. Hoje é sexta e creio já ter lido 90% dos seus posts!

    Sua abordagem direta, clara e imparcial me conquistou. Parabéns!

    Sobre a notícia: EBAAA! Espero que realmente essa seja a primeira de muitas ações que venham a tornar os nossos céus ‘voáveis’ de novo!

    Quem sabe em 2008-2009 já não será possível fazer Mileage Runs domésticos (ainda mais agora com salinha VIP da VARIG, hehehe)…?

    Responder

  7. Guilherme Lopes says:

    Rodrigo!!!

    Promoção da TAM este final de semana!

    Vai ter até site novo: megapromo . com . br

    ; )

    Responder

  8. Anonymous says:

    Notícia importante: “A TAM Linhas Aéreas realiza neste final de semana a campanha “Mega Promo”, com descontos para destinos domésticos que podem chegar até 90%, de acordo com os trechos, datas e horários escolhidos. A promoção vale para viagens realizadas até 31 de outubro, com permanência mínima de 2 dias no destino. Para ter direito aos descontos, é necessário comprar os bilhetes de ida e volta no período das 6 horas deste sábado (22/09) até as 23h59 de domingo (23/09).”
    Rosa

    Responder

  9. Rodrigo Purisch says:

    Ernesto,

    A diferença é brutal e irritante para os consumidores Brasileiros.

    Rosa,

    Isso se chama Open Jaw. Vai de A para B e depois de C para A. O site é falho na informação. Despois de uns 15 minutos no tel (a primeira ligação caiu) e o Web call center agora é apenas para clientes vermelho e azul!!!!! consegui confirmar: é possível fazer open jaw nos vôos da TAM ou de Parceiros

    Carolina,

    Muito Obrigado pelos elogios e pelas visitas

    Guilherme, Rosa ,

    Obrigado pela dica. Tinha visto, mas não tive tempo de postar antes. Estou tentando organizar melhor o tempo, mas acho que vou ter que descolar internet móvel e um mini notebook/Smatphone no futuro próximo. Mas como tudo gera custos.

    Responder

  10. Anonymous says:

    Valeu Rodrigo, vou tentar o ‘open jaw” quando copiar todas as dicas do Idas e Vindas para La Paz/Cuzco/Lima, julho de 2008.
    Rosa

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.