Congonhas: Novatas no Pedaço. Será?

9 de March de 2010 | Por | 9 Comentários More

Finalmente a ANAC conseguiu redistribuir os Slots (vagas para pouso ou decolagem) ociosos em Congonhas. Apesar desses  Slots serem uma concessão que para ser mantida deve seguir uma série de regras (entre elas regularidade), há um tempo parte do judiciário e as cias aéreas vêm os tratando como um patrimônio.

Em alguns países, é sim um patrimônio, já que esses Slots são vendidos as cias aéreas, mas no Brasil não são. Apesar disso, no processo de leilão da antiga Varig, seus Slots foram tratados como um patrimônio pelo judiciário. O mesmo entendimento tinha a Tam ao comprar a Pantanal. Essa última tinha uma série de Slots em Congonhas, mas devido a sua crise financeira não estava cumprindo com a regularidade necessária o uso dos mesmos. A Tam comprou a Pantanal e tentou evitar que os Slots da mesma fossem leiloados. Mas o STF, finalmente liberou a ANAC para que pudesse fazer o leilão dos Slots ociosos, inclusive os da Pantanal.

Assim, além da Gol, Tam e Oceanair terem aumentado o número de seus Slots, 3 novas cias vão dar o ar da sua graça em Congonhas: NHT, Azul e Webjet. A Trip não conseguiu habilitar-se para a disputa. A ANAC coloca um prazo de 30 dias após a homologação da distribuição para o início das operações.

A NHT, que opera pequenos aviões, está dando o maior salto da sua história. Com Slots em Congonhas, e inclusive para uso nos dias de semana, a NHT vai ter que se superar a fim de fazer valer todo esse investimento. Mesmo tendo conseguido Slots para dias úteis, os horário de pouso ( 14:47) e decolagem (21:50) não ajudam, já que a aeronave vai ter que ficar parada neste intervalo em Congonhas.

A Azul vai entrar timidamente, isso se decidir entrar mesmo,  em Congonhas com apenas 8 Slots e apenas para voar no final de semana, assim como a Webjet que conseguiu 18 Slots.

Resumo da história: Tudo como dantes no quartel de Abrantes…. Usando critérios de distribuição que favorecem as já grandes e atuantes em Congonhas, a ANAC nunca vai conseguir trazer a esse que é um dos mais importantes aeroportos brasileiros a concorrência e diversidade de propostas que tanto os consumidores querem. Muito barulho por nada…

Se alguém quiser,  ainda tem Slots disponíveis em Congonhas nos finais de semana, mas lembre-se que o aeroporto nesses dias fica mais vazio e muito dos serviços, como locadoras, não atuam ou atuam de forma parcial nesses dias.

Obrigado a todos que enviaram as dicas do post!

Tags: , , ,

Category: Aeroportos, ANAC

Comentários (9)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Foi mais um show pirotécnico da ANAC, do que algo relevante, vamos ser sincero.
    Nada mudou e nem vai mudar.
    Somente fim de semana e horários quadrados para a Azul, Webjet, NHT. Não causarão impacto na concorrência e como citado, somente prejuízo para elas.

    Responder

  2. Regis says:

    A NHT é parceira da TAM no Rio Grande do Sul. Acredito que vai alugar os slots para a TAM, se isso for possível.

    Responder

  3. Edson says:

    ANAC, ANEEL, ANATEL, ANTT… Alguém sabe de algum caso onde o consumidor foi beneficiado?

    Falando de aviação, temos o juizado especial que parece sala de visita das cias aéreas tamanho o conforto que sentem seus representantes lá dentro quando algum corajoso vai lá reclamar de algo; também a multa da TAM que ninguém sabe, ninguém viu se foi pago; redistribuição de slots que somente consolidam o duopólio VariGol/TAM e a moleza com a Infraero que como responsável pelos investimentos em infra deveria também ser fiscalizada.

    Responder

  4. Ernesto says:

    É uma pena que se perdeu uma grande chance de termos mais concorrencia em Congonhas.

    Responder

  5. É uma pena, eu esperava mais da Azul e desejo muita sorte pra NHT, pra nadar entre tubarões, é preciso sar um!

    Responder

  6. jorge moraes says:

    É melhor nada mudar que mudar para pior. Se fosse no tempo da outra direção da AnaRc, provavelmente iriam abrir dezenas de novos slots, não importando quem iria ocupá-los, e muito menos a segurança dos passageiros, os vizinhos do aeroporto então nem se fala, que explodam. Se o Brasil fosse um país sério as autoridades tratariam Congonhas como os ingleses tratam o aeroporto de London city ( no centro da cidade), com muitas restrições e total segurança.

    Responder

  7. jose luiz da costa says:

    Os aeroportos estão sucateados, Congonhas já teve mais pousos por hora que hoje, assim não terá concorrência nunca. A Azul descobriu Campinas e já dobrou o número de passageiros por lá. Temos falta de aeroportos tipo em Santos(SP), falta terceiro terminal de Guarulhos. Tem companhia querendo voar de Curitiba para Europa e a pista não tem comprimento desejado. Temos que quebrar o monopólio da Infraero eles são muito incompetentes. E a Copa 2014 ??? O próximo Presidente da República vai pedir para o brasileiros não viajar, assim só o pessoal da Copa viaja, e em dois meses dará 10 milhões de passageiros, só para Copa.

    Responder

  8. Vinícius says:

    Eu também aguardava com bastante ansiedade a entrada da Azul e da Webjet em Congonhas…infelizmente perdemos a oportunidade de termos uma interessante guerra tarifária e continuaremos reféns do duopólio Tam/Gol

    Responder

  9. Regis says:

    A NHT decidiu usar seu slot para viagens partindo de CWB. A GOL vai sufocar a NHT, já que tem vários horários partindo de CWB. Acho que seria mais prudente um vôo a partir de Londrina, que só tem um vôo direto.

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.