COPA: Promoção Saindo de Manaus. Voar Barato Saindo do Norte/Nordeste Não É Fácil!

14 de May de 2010 | Por | 13 Comentários More

Morar no Norte e Nordeste e voar para o exterior é quase sinônimo de pagar mais caro que quem parte do Sul e Sudeste do Brasil independente de geograficamente estar mais próximas do destino. Até as promoções costumam ser menos interessantes.

A Copa está com uma tarifa promocional  para a rota Manaus/Cidade do Panamá que está saindo a partir de 524USD para compras até 31 de maio e viagens completas até 15 de novembro de 2010.  Dependendo da época do ano, esse valor e semelhante ao de uma passagem Manaus/Miami…

Está mais que na hora de ter uma política nacional de distribuição de võos de forma a incluir melhor os consumidores dessas regiões. Se o mercado por lá não é tão lucrativo (quem dá lucro mesmo é o viajante a negócios por comprar tarifas mais altas) ou fornece uma baixa ocupação aos olhos das cias aéreas e o Sul/Sudeste anda saturado, que tal reduzir as taxas cobradas nesses aeroportos menos servidos tanto das cias aéreas como dos passageiros e avaliar a possibilidade de desonerar um pouco o combustível nessas áreas. Assim ganham as cias aéreas, o governo com aumento de turistas e com a redução da demanda em aeroportos saturados (ele não vai  mesmo conseguir reformar tudo o que está prometendo) e o consumidor local. Favorecer o Norte/Nordeste não é desfavorecer o Centro-Sul e nem fazer o resto do Brasil pagar a conta.

Um do pilares da democracia é tratar os desiguais de forma desigual favorecendo o equilíbrio de acesso aos serviços,  oportunidades e direitos.

Tags: , , ,

Category: Com Destino a Am. Central e Caribe, De Passagens Aéreas, Promoção

Comentários (13)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Fernando says:

    Rodrigo,

    Já faz um bom tempo que as tarifas da TAM no trecho MAO/MIA estão excelentes. Semana passada eu andei olhando e vi que dá pra comprar ida e volta por aproximadamente R$ 1.100,00 + taxas. Acho difícil encontrar algo melhor saindo do sudeste e sem conexões.

    Responder

    Breno Campina Grande respondeu:

    Qual aviao a Tam usa nessa rota? pela distancia deveria ser uns 25% mais barato voar de Manaus do que de guarulhos.

    Responder

    Fernando Gonçalves respondeu:

    A TAM usa os 767-300ER que fazem a rota GIG-MIA-GIG. Durante o dia, ao invés de ficar parado em Miami, o avião faz um bate-volta para Manaus. A viagem dura em torno de 5h15min. Quando há indisponibilidade de 767 (manutenção) mandam um A330.

    Responder

  2. Breno Campina Grande says:

    Deveria ser mais barato voar de Manaus ao Parana.

    Responder

  3. Olavo says:

    Caros…como passageiro constante COPA sei que as tarifas dela raramente são grande coisa. Porém como moro em Natal/RN não me conformo que a COPA não tenha um voo saindo do nordeste para o “hub das Américas” no Panamá. Não posso acreditar que um voo assim não seja viável (até em Belo Horizonte é). Acho que o nordeste tem passageiros suficientes para várias frequencias semanais para os destinos COPA.

    Responder

    Armando T respondeu:

    Concordo plenamente Olavo. O Nordeste comportaria facilmente 3 a 4 voos semanais da COPA para o seu Hub do Panama. A unica companhia que nao gostaria muito seria a American Airlines visto que ja voa diariamente de MIA para Recife e Salvador (existe mercado para as duas) e quanto as companhias Brasileiras nao faria grande diferenca visto praticamente nao terem voos do NE para os USA, e so faria alguma diferenca nos transfers para os seus unicos Hubs internacionais de GRU e GIG.

    Responder

  4. Caio Braz says:

    Fretamentos saindo de Natal e Fortaleza costumam ser uma ótima opção, sempre vendidos via agências de viagens, procura no Google e você encontrará!

    Responder

    Olavo respondeu:

    São raríssimos. Somente na alta temporada e todos para os EUA (na verdade existe tb p a Europa mas não é a região que estamos tratando aqui). De toda forma seria mais uma ideia p o AQUELA PASSAGEM. Divulgar os fretamentos.

    Responder

    Breno Campina Grande respondeu:

    muito bom divulgar os fretamentos, alguns amigos meus viajaram de Natal a Lisboa ppor um preço tão barato que se eu disser vão dizer que estou mentindo.

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Eu aqui evito divulgar fretamentos nos posts porque uma grande parte dos leitores não sabem que as regras dos fretamentos são diferentes das dos vôos normais. Eles podem ter (não é um verdade absoluta) franquias de bagagem menores, serviços de bordo mais reduzidos e no caso de atrasos ou cancelamentos não seguem as regras conhecidas pelos consumidores. Isso acontecia muito com a BRA que operava fretamentos e vôos regulares e vendia no site tudo junto..

    Mas sabendo disso, pode compensar sim usar esses vôos.

  5. Armando T says:

    Muito bom post, Rodrigo

    Ja escrevi essa situacao na net diversas vezes inclusive no Aquela Passagem que um Pais que almeja chegar a desenvolvido nao pode ter os seus voos internacionais concentrados em pouquissimos aeroportos (2). Segundo dados da Infraero relativos ao movimento de paxs internacionais em todo o ano de 2008:

    66.6% dos paxs utilizaram GRU;
    16.7% dos paxs utilizaram GIG;
    7.8% utilizaram todos os Aeroportos Nordestinos
    Os restantes 8.9% sao provenientes de toda a regiao Norte, Sul e CO alem de MG.

    Responder

  6. Tati says:

    Como moradora de Recife só tenho q lamentar…

    Responder

  7. Carlos Ribeiro says:

    Bom , o 767 da TAM na rota GIG-MIa-GIG eh um treco velho, que o entretenimento eh daqueles super antigos uqe so tem uma telinha la na frente, e so vive quebrado (acreditem!!!) e tem um banheiro no meio da classe economica OLHANDO pra todas as cadeiras, eh assustador, indiscreto e fedorento!!! O aparelho de MAO-MIA-MAo eh um aviao Airbus pequeno desses normais que vao pra Sao Paulo ou Brasilia ou qq outra cidade do Brasil, nem parece voo internacional. Sem entretenimento nem nada!! Um lixo de aviao,a viagem eh uma porcaria!! Avioes bons so saindo de GRU. Por isso quase 67% dos paxs usarem GRU. So uso GRU por causa disto.

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.