Definido Quando e /ou Onde, vamos iniciar a busca. Aquela Passagem não costuma cair do céu!

30 de August de 2006 | Por | 31 Comentários More
Um bom início seria consultando um bom agente de turismo. Às vezes, devido à sobrecarga de serviço, outras vezes por dar preferência a cias que pagam uma melhor remuneração ou até mesmo por falta de acesso a um GDS (sistemas on-line onde as cias oferecem suas tarifas e permitem sua cotação, reserva e venda em tempo real), vários agentes têm dificuldades em encontrar aquela tarifa desejada.
Isso piora quando a composição do ticket aéreo envolve mais de uma passagem. Por exemplo,  um ticket Brasil/Japão composto de uma passagem Brasil/EUA associada a outra passagem EUA/Japão pode e frequentemente sai um pouco mais barato que uma única passagem Brasil/Japão mesmo via EUA. Por quê? Porque se consegue super promoções da passagem dos EUA para o Japão ou da Europa para Ásia  em virtude da maior competição nesses mercados, além de que essa  passagem única emitida e tendo início no Brasil em direção a Ásia está sujeita a controle tarifário da ANAC ( devido as bandas tarifárias vigentes no Brasil). Se as bandas tarifárias parecem ter seus dias contados no que depender da nova direção da ANAC (já caíram as bandas dentro da América do Sul e as demais bandas estão em consulta pública), mas a competição vai demorar para chegar ao nosso mercado…

Tenha atenção e não se desespere, pois lembre-se de que as passagens podem ser combinadas (desde que você deixe um tempo disponível para imprevistos). Procure sempre vôos para aeroportos muito movimentados e/ou próximos ao seu destino. Você pode ser brindado por uma tarifa muito inferior em direção a essa escala e de lá pode conseguir uma ótima tarifa até seu destino final. Lembre-se de que a disputa e a oferta das cias. de baixo custo (LowCost/Lowfare) no exterior é infinitamente maior que no Brasil.

Enquanto seu agente cota sua passagem, vamos agora suar um pouco diante do seu computador ligado à Internet. Eu disse que te orientaria a achar aquela passagem, mas não disse que seria uma tarefa fácil!

Se você não mora no Rio de Janeiro ou em São Paulo vale sempre cotar a passagem saindo tanto de sua cidade como dessas capitais ou de outras capitais de importância regional. Muitas vezes, as cias fazem o mesmo preço para saídas de São Paulo ou Rio para outras capitais do sul/sudeste/Brasília e muitos consolidadores não captam isto e acabam embutindo mais uma passagem (dessas capitais ao Rio ou SP) sem necessidade. Isto costuma ser verdade quanto mais longa é a viagem. Em vôos para o Mercosul isso não ocorre! Nesses trechos, sua passagem sempre será mais cara que a dos paulistas, cariocas e a dos residentes nos estados do sul do Brasil. Mais recentemente algumas cias como a Tap, American, Continental, Copa e Pluna tem expandido seus vôos para além do eixo Rio/São Paulo facilitando a vida dos passageiros. Nem sempre as passagens partindo diretamente desses destinos saem mais baratas que as passagens via São Paulo, mas você pode economizar tempo e chateações com conexões.

Category: Planejar e Comprar

Comentários (31)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Rodrigo Purisch says:

    Mônica,

    Tente na Tam via São Paulo. A Swiss está com passagens promocionais, mas o melhores preços estão para quem sai de São paulo…
    Pelo pouco tempo que tenho, não consigo te ajudar mais.

    Um abraço

    Responder

  2. Pedrosa says:

    Olá, moro em Manaus. em junho quero viajar o Panama com minha filha de 15 anos. Gostaria de fazer um escala em Carategena ou San Andres(Colômbia). Onde acho passagem mais em conta? E Hoteis até treis estrelas, mas que sejam confiáveis?

    Responder

  3. arminda tosti says:

    Rodrigo, nunca é demais parabenizá-lo pelo excelente blog, digo isso em minha primeira visita, aprendi muita coisa boa e útil. obrigada. Em dezembro pretendo ir com a família para Fortlauderdale e depois para Orlando. Qual seria a melhor forma economicamente falando de comprar as passagens aéreas? SP – Fort – Orlando – SP ou SP Miami – Orlando- SP?

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Arminda,
    Quem voa para Fort Lauderdale com tarifa semelhante a Miami é a Avianca. Na Tam e AA, Fort Lauderdale sairá mais caro. Orlando tem normalmente um preço mais lato que Miami, mas as vezes pode valer a pena.

    Faça suas simulações no ITA: http://matrix.itasoftware.com/cvg/

    Primeiro usando a ferramenta de busca em um mês e roundtrip (GRU-FLL-GRU, GRU-MIA-GRU e GRU-MCO-GRU). Sabendo os dias com tarifas mais em conta faça a busca por múltiplos destinos usando as datas que vocÊ já sabe que tem vôos mais baratos (GRU-FLL MCO-GRU ou GRU-MIA MCO-GRU). Econtrando a tarifa boa, só ai coloque o trecho FLL-MCO ou MIA-MCO.

    Eu já fiz esse trecho de carro (MIA/MCO). Pode valer a pena….

    Responder

    Celso respondeu:

    Se eu puder lhe ajudar, voe SP-MIA-SP, alugue um carro, FLL fica há menos de uma hora de carro e MCO há aproximadamente 200 milhas de MIA. Nem pense em multiplos destinos neste caso, voce poderá ter muitos transtornos, não vale a pena. Otima estrada entre MIA-MCO! Dica alugue um carro com GPS. FLL E MCO estão ao norte de MIA. Lembre-se que no fim de dezembro voce poderá ter 25 C em MIAMI e 4 C em ORLANDO.

    ENJOY IT!

    Responder

  4. valesca says:

    Parabéns pelo trabalho!!! Dicas muito úteis.
    Sou viajante de primeira viagem, tenho uma dúvida quanto aos low cost. Posso comprar tranquilamente os e-tickets via internet e imprmir e chegar lá 2 horas antes do voo e fazer o checkin? A empresa easyjet é garantida, mesmo? Posso comprar sem problemas?
    Outra dúvida: vou de Madri para Barcelona de trem(Renf). Comprando pela internet eles entregam aqui na minha casa, no Brasil ou tenho que retirar algo lá ou é só imprimir e fazer checkin , como no voo?
    Obrigada.

    Responder

  5. Samuel says:

    Prezado amigo,
    Comprei passagem da Qatar para Barcelona com escala em Doha. Quero conhecer Grécia e Istambul ou Israel. Tem opção barata a partir de Doha? Aí eu abandono trecho Doha-Barcelona e parto pra outra.
    Obrigado,
    Samu

    Responder

  6. Nivea says:

    oi tem poucas ofertas de Manaus para o Rio..isso é uma coisa chata demais..os preços estão elevados demais..onde encontro realmente ofertas reais…tem pra fora mas meu pais eu não posso me locomover???injustiça

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Realmente, o Norte do Brasil sofre com altas tarifas. A coisa parecia que iria mudar quando a Azul começou a voar para Manaus…

    Responder

    Alexandre respondeu:

    Eu observo que muitos passageiros ignoram que existe uma empresa brasileira que faz inúmeros trechos, incluindo a cidade de Manaus. Trata-se da TRIP [http://www.voetrip.com.br] que, na sua frota, possui aviões da nossa Embraer (quando a TAM e GOL farão o mesmo?). As tarifas de TRIP são bastante competitivas.

    Responder

  7. Alexandre says:

    Sempre é bom ter cuidado com sites de busca de passagens porque esses fazem buscas muitas vezes incompletas. Por exemplo, as tarifas da TRIP frequentemente não aparecem em buscas que, geralmente, são realizadas para a TAM, GOL e AZUL. Ao comprar a sua passagem, preferivelmente o faça nos sites ou balcões das próprias empresas aéreas. Não faz sentido a utilização de um intermediário.

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.