Deslocando-se de/ para os Aeroportos

1 de September de 2006 | Por | 16 Comentários More
Chegue sempre 2:30 a 3 horas antes de um vôo internacional. Você tem uma menor chance de ficar por muito tempo na fila de check in, pode tentar um assento melhor (dicas de assentos: SeatGuru) e corre menos riscos de deixar uma mala ou bolsa perdida no meio da correria. Vai ainda ter tempo para passar pela fila da emigração sem estresse e depois passear pelo Duty Free Shop. Se tiver um status elite de algum programa de fidelidade aérea, pode ir para a sala vip descansar, passar um email ou até fazer uma boquinha por lá (desde que a sala vip não seja da United, onde a comida é artigo raro).

Quanto menor for sua bagagem, mais fácil fica seu deslocamento de e para os aeroportos, permitindo até que se opte por transportes públicos mais baratos, se sua intenção é economizar.

Sempre que possível já desembarque tendo estudado, através de guias on-line ou pesquisa na Internet, os possíveis meios de transporte do aeroporto até sua acomodação. Escolha o que mais se adaptar ao seu perfil e ao chegar no aeroporto troque ou saque alguma moeda local para custear seus primeiros gastos

Para mim, os momentos mais estressantes de uma viagem em locais desconhecidos são esses deslocamentos de ou para o aeroporto. Você chega cansado do vôo ou dos passeios anteriores e  ao mesmo tempo muito excitado com o mundo novo em que acaba de mergulhar ao pousar no aeroporto.  Apesar disso tudo, você ainda tem de te levar e as suas malas em segurança do aeroporto para o seu seu hotel/acomodação ou vice-versa.

Em vários locais, o deslocamento da cidade ao aeroporto pode ser sensivelmente mais barato que o caminho inverso. Oriente-se no seu hotel dessa possibilidade.

Agora relaxe e faça Aquela Viagem!!!

Category: Aeroportos, Dicas de Viagem, Planejar e Comprar

Comentários (16)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Cleber says:

    Sobre aeroportos em vôos internacionais, tenho umas perguntas básicas que podem também ser dúvidas de muitos inexperientes como eu.

    1) Quanto tempo se gasta geralmente na imigração? Desde que se pousa até ficar livre para deixar o aeroporto? Principalmente nos EUA, que deve ser o caso mais demorado. E imaginando-se que esteja com toda a documentação necessária.

    2) Em um voo com conexão(ões), se passa pela imigração logo no primeiro destino ou no destino final?

    3) Em um voo com conexão(ões), as bagagens são despachadas diretamente entre os voos, sem necessitar da interferência do passageiro? Mesmo se o layover for muito longo?

    4) Em um layover de longa duração durante o dia, é possível/aconselhável se deixar o aeroporto para conhecer a cidade em que se está e retornar para pegar a próxima conexão? O que deve se levar em conta neste caso para não ter transtornos e não se correr o risco de perder a conexão (por ex. tráfego em cidades grandes)?

    Obrigado e parabéns pelo Blog!

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Cléber e Lily
    Essas informações que vocês querem não tem uma resposta única. Depende muito do horário e do aeroporto.

    Imigração: pode gastar de 10 a mais de 1 hora. Nos EUA depende dos aeroportos também. 1 hora te dá uma folga, mas dependendo do horário e do número de vôos chegando, pode demorar mais um pouco.

    Conexão: depende… Nos EUA e na União Européia (exceto Reino Unido) se faz a imigração no ponto de chegada no país. No Brasil depende de qual tipo de conexão você pega….

    Bagagens: No caso de fazer a imigração todas as malas são retiradas. Você pega a sua e passa pela alfândega. Depois devolve ela no guichê para despachar para a conexão. Confirme sempre com o pessoal do check in.

    Sim é possível e até desejável. Leve em consideração que você deverá passar por todo o processo de imigração e Scanner de malas de mão e o deslocamento até o aeroporto. Sugiro que você se programe para chegar cerca de 2 horas antes do vôo no aeroporto.

    Responder

  2. lily says:

    Por favor Rodrigo,eu tenho as mesmas dúvidas do Cléber.
    Fico no aguardo.
    Obrigada

    Responder

  3. Cleber says:

    Obrigado pelas respostas, Rodrigo. Realmente, quanto à 1ª pergunta, eu acabei descobrindo o que você respondeu. Passei por 3 imigrações em julho passado.

    Quando cheguei em Chicago, em julho, era muito cedo, e acho que só havia mais um vôo internacional chegando. Tudo vazio, não só a imigração como o aeroporto O’Hare todo. O processo de pegar as bagagens e passar pela imigração desconfiada deles foi relativamente rápido. Acho que menos de 1h. Já chegando em Toronto, vindo de Chicago, era mais tarde, tinha bem mais vôos e já foi um pouco mais confuso e demorado. Indo de Toronto para Boston, a imigração foi feita ainda em Toronto antes do embarque!! E me parece que é sempre assim para quem vai do Canadá para os EUA, poupando um bom tempo na chegada aos EUA.

    Não cheugei a pegar nenhuma conexão.

    Responder

  4. lily says:

    Obrigada Rodrigo
    Entendi, depende do país.No meu caso eu estarei indo pra Londres com conexão em Zurique.Vou me informar no check in.

    Responder

  5. jorge haag says:

    olá,
    gostaria de saber o tempo de deslocamento entre os aeroportos charles de gaulle orly (paris), e o meio + econômico.

    obarigado

    Responder

  6. lili says:

    ola tenho um voo rj-delhi passando por londres, e tenho somente 1 hora e 10 min de espera entre a chegada de delhi e a saida de londres. vc acha q é arriscado eu perder a conexão? grata

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Lili,

    Se essa conexão foi oferecida pela cia aérea, eles se responsabilizam por ela.

    Mas se você está combinando passagens, é uma tempo muito curto para isso.

    Responder

  7. RODRIGO says:

    Rodrigo gostaria de saber o que é layover na companhia aerea

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Rodrigo, Conheço como layover o tempo em que você é obrigado a ficar em terra esperando uma conexão entre vôos.

    Responder

  8. Maximiliano says:

    Olá Rodrigo!

    Comprei uma passagem pela Gol, pra ir de Córdoba (Argentina) pra São Paulo (Guarulhos), dia 24 de dezembro. Então, eu já tenho feito uma viagem similar, mas a questão é que agora só tenho 30 minutos pra fazer a conexão em Porto Alegre… Depois de comprar a passagem adverti que talvez isso é pouco tempo né? Mais ainda, considerando que é dia 24 de dezembro… Além disso, no aeroporto eu tenho que passar por imigração e pela alfândega. Levar de novo a minha mala e fazer o check-in….

    Tomara que não aconteça, mas queria saber pela via das dúvidas que acontece se eu perder a minha conexão. Vamos supor que eu chego em Porto Alegre no horário certo, mas que tem muita gente na migração ou que demora em sair a minha mala… Aí, a empresa se faz resonssável?

    Uma outra pergunta nada a ver. Sabe como é a cidade de São Paulo dia 24 de dezembro pela manhão… Não tou nem aí pra passar o natal num engarrafamento haha

    Muito obrigado!

    Responder

  9. Elizabeth Maria Paiva Castanheira says:

    Na minha viagem de volta dos Estados Unidos para o Brasil, vou fazer em Houston uma conexão de um voo domestico da United para um voo internacional da United. Como sei que esse aeroporto é muito grande e movimentado, gostaria de saber qual o tempo ideal de espera entre os voos para eu poder escolher o horário de saída do meu voo em Los Angeles. Obrigada

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Recomendo pelo menos duas horas em qualquer conexão. Mas já fiz conexão em menos tempo lá vindo do Havai

    Responder

  10. Robson says:

    Rodrigo,

    Gostaria de tirar uma dúvida. Você acha que 2:40 min. são suficientes para uma conexão no Aeroport de Changi em Singapura? Estarei vindo de Bali na indonésia pela KLM e embarcarei num vôo de retorno ao Brasil pela Emirates. Ouvi vários comentário q a imigração é super rápida mas tenho medo de imprevistos. Obigado!

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Costuma ser muito rápida mesmo. Mas atente que se o vôo da KLM atrasar a coisa fica complicada se você tiver que fazer check in de novo na Emirates. Procure saber quando fecha o check in da Emirates em Changi. Não me preocuparia com o aeroporto de Cingapura.

    Se você optar por fazer uma conexão mais longa poderá até se divertir no aeroporto. Tem cinema, piscina, jardins, borboletário e se a conexão for muito longa, até um city tour gratis

    Responder

  11. Andressa says:

    Meu voo para Londres (Reino Unido) faz conexão em Frankfurt (Alemanha). A imigração será onde?

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.