Diners: Mudando as Regras do Programa de Fidelidade

1 de October de 2012 | Por | 30 Comentários More

O Diners alterou as regras do seu programa de fidelidade, o Diners Club Rewards.  Agora quem quiser transferir pontos para os programas das cias internacionais (Global Club Rewards) vai ter gastar mais pontos para conseguir o mesmo número de milhas. E se quiser transferir menos de 10 mil pontos, vai pagar uma taxa.

Se antes 10 mil pontos Diners valiam 10 mil milhas American, Delta, Thai, Virgin, Korean e Hawaiian; agora você vai precisar de 15 mil pontos Diners para conseguir as mesmas 10 mil milhas nas parceiras. Atenção, isso não vale para o Smiles ou Fidelidade Tam/Multiplus que (ainda) continuam com transferência 1 para 1.

A outra mudança é que avisam que vão passar a cobrar uma taxa (não falam quanto, deve ser segredo também) para transferências inferiores a 10 mil pontos para cias nacionais.

Uma grande decepção para quem optou pelo Diners como alternativa para completar milhas ou acumular milhas em programas de cias internacionais acumulando créditos em compras.

Na minha última fatura tinha uma notinha falando que o programa passaria por mudanças, mas não as especificava e falava apenas para olhar o site do Diners. Procurei no site não achei nada, pelo menos em destaque. Entrei em contato com o SAC do Diners por email e recebi a seguinte resposta:

Senhor Rodrigo, bom dia.
Obrigado por nos contatar.
Para sua maior comodidade, caso queira maiores informações entre em contato com sua central de atendimento nos seguintes telefones: 4001-4444 (Capitais e Regiões Metropolitanas) e 0800 728 4444 (Demais Localidades), todos os dias da semana, 24 horas por dia.

Devido ao seu ótimo relacionamento com a Credicard, disponibilizamos uma oferta de Crédito Pessoal. Para sua segurança ligue para 0800 724 2480 e conheça as demais condições especiais que a Credicard disponibilizou para você e consulte previamente o CET (Custo Efetivo Total) da operação.
Permanecemos à disposição.
Diners

Não me deram a informação (devia ser segredo e só poderiam passar por telefone…) e ainda aproveitaram para me ofereceram um empréstimo! Pode? Aqui pode tudo…

Depois de começar a cobrar, inclusive do titular, pelo acesso a sala vip Smiles de Guarulhos (a entrada na sala Smiles do Galeão continua sem cobrança para o titular, já que fecharam a sala própria lá), cancelar o Van service para o Galeão e pedir agora cartão de embarque para todos que acessam as salas próprias Diners (muitos aproveitavam a sala para aguardar a chegada de parentes, amigos ou colegas de trabalho), agora vem essa. A diferença foi que as suas primeiras foram comunicadas previamente com certo destaque no site (nada de SMS ou de aviso na fatura, pelo menos para mim). Essa como visto pelo email acima, não teve a divulgação necessária.

Da minha parte, vou avaliar o caminho a tomar. Depois das diversas mudanças do Itaucard (não confio mais nele) andei fortalecendo o uso do Diners, mas podemos mudar o caminho. Vou mantê-lo pela baixa anuidade (sempre negocio), pelo acúmulo de 1,5 milha por Dólar no Diners Exclusive e pelo acesso a salas vips no exterior (o uso delas já paga a anuidade fácil), já que as próprias deixam a desejar. Isso ainda não mudou radicalmente, assim ele pode ficar para cartão secundário sem problemas. Quem perde é o próprio Diners que ganha cada vez que uso o cartão. Cartões que dão 1,5 milha/Dólar existem vários.

Como sempre digo e repito:

Milha boa é milha gasta com sabedoria e o mais rápido possível. Não encare suas milhas como um depósito de longo prazo em uma conta poupança, já que a cia ou cartão de crédito podem mudar as regras do programa, passar por dificuldades financeiras ou deixar de voar um destino desejado. Sem contar que algumas dificultam ao máximo a emissão de uma passagem prêmio.

Obrigado ao Juliano e ao Jorge Morais por esclarecer as dúvidas que o Diners não pode esclarecer por email antes delas serem efetivadas!

Tags: ,

Category: Cartões de Crédito, Programas de Fidelidade Aérea

Comentários (30)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Rodrigo Purisch says:

    Fica na parte antes da passagem pelo rx,proximo as lojas. Pode usar tanto no nacional como internacional.No caso do internacional, tem que sair antes para passar pela imigração e rx.

    Responder

  2. Para se certificar ligue no call center do Smiles. Eles vão te atender mal e dizer para fazer via site, mas tente assim mesmo. Mas honestamente mais que 2 poltronas por voo a Delta raramente oferece. Att.

    Responder

  3. Luiz Ferreira says:

    Fernando,

    Que o número desta resolução do BACEN?

    Responder

  4. Sandra says:

    Obrigada pela resposta Rodrigo! Meu filho está morando no exterior e fiz um cartão adicional para ele só por causa das salas vips… Um abraço.

    Responder

  5. FR Filho says:

    Bom, já não gosto do Diners, com isso acho que vou cancelar. Só mantenho ainda porque eles deixam a anuidade quase de graça.
    Mas o The Platinum Card do AMEX em tudo é melhor. Tem seguro saúde independente de você comprar a passagem com ele ou não (pra quem viaja com milhas é ótimo). Nunca precisei fazer um seguro saúde nem para mim nem para minha esposa e filhos. Olha que faço 2 a 3 viagens para o exterior por ano – ou seja, só aí já pago o valor da anuidade dele e sobra (que, após negociação, fica em torno de 300,00 – mas nunca fique sem negociar, é em torno de 900,00!).
    E quanto a salas vip, tem nos aeroportos que mais utilizo (Fortaleza e Guarulhos), além de várias salas VIP internacionais.

    Responder

  6. Marcio Antonio Estrela says:

    DINERS, ITAUCARD, SANTANDER, BB.

    Acho que a tendência de médio prazo é a de os benefícios dos cartões serem cada vez mais reduzidos.

    Os cartões no Brasil tinham spreads indecentes e cobravam altas taxas dos lojistas (cerca de 3% por operação, mais 5% por antecipação de recebimento, mais aluguel de maquineta etc.).

    Com isso, ofereciam a alguns benefícios bem grandes como muitas milhas, salas VIPs, seguros “grátis” (na verdade não é grátis, é pago pelas taxas absurdas) etc. Tudo compensado (pago) pelos spreads e taxas.

    Bem, com a pressão do Governo sobre os juros das IFs, com uma ação específica sobre cartões, os spreads indecentes estão sendo reduzidos. Seguem altos, mas não são mais muito indecentes.

    As taxas aos lojistas estão também sendo pressionadas para baixo com a diminuição da taxa de juros reais e com a possibilidade de revogação da proibição de cobrança de preço diferenciado em venda à vista em dinheiro e em cartão (considero a proibição um absurdo uma vez que o custo do lojista é diferente – noutros países é regular esse preço diferenciado).

    Assim, com menos fonte de recursos para cobrar os benefícios (menores spreads e taxas), tendem a reduzir os benefícios.

    Ou seja, a tendência é se passar a ter cada vez MENOS milhas, salas Vips, seguros “grátis” etc.

    Acho que é isso que nos reserva o futuro com os cartões…

    Assim, vamos aproveitar enquanto temos!

    E vocês, o que acham?

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Márcio,
    Vamos lembrar que os benefícios existem também em outros mercados aonde os juros são muito inferiores. Acho que a coisa aqui é o absurdo lucro com que eles querem sobreviver

    Responder

  7. AmazonGames says:

    Olá pessoal, restam algumas dúvidas para decidir se solicito ou não o cartão:

    1- Estão cobrando o acesso ao portador do cartão na sala VIP Smiles de Garulhos?

    2- Quais cidades do exterior tem sala VIP com acesso gratuito ao portador do cartão?

    3- A primeira anuidade é possível negociar, pagando no máximo R$ 40 reais?

    4- Pode-se tirar quantos adicionais grátis no 1 ano?

    5- Estou interessado no Diners para ter acesso a sala VIP Smiles e poder utilizar a sala de banho, aí pergunto a sala VIP da TAM tem sala de banho?

    6 – O Cartão TAM Itaucard Platinum é possível um desconto de 75% na 1 anuidade no caso de vc já possuir um Itaucard Uniclass Visa Platinum?

    Agradeço a quem puder ajudar, essas indagações são decisivas para solicitar ou não o cartão.

    Responder

  8. JL says:

    PEssoal,

    Minha fatura vence dia 15… sempre faço o pagamento em torno do dia 12, 13.

    Chega no dia 25 e os pontos nao foram creditados ainda.

    Como anda o prazo pra eles creditarem milhas pra vcs??

    Abs. JL

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.