Duelo American Airlines/Agências On-Line (OTA) e Sabre tem Novos Capítulos

19 de January de 2011 | Por | 7 Comentários More

Para quem não sabe ainda, a American Airlines anda travando um abriga com as agências virtuais. Com a idéia de fomentar a compra direta no site (onde ela pode vender serviços extras também) e reduzir o que é pago para os intermediários no processo, ela está forçando para as agências virtuais a usem seu próprio sistema de reserva e bloqueando que alguns sites mostrem suas tarifas nas buscas.

A resposta a sua ação veio da grande Expedia que retirou as tarifas da American da sua busca comparativa de tarifas e do GDS Sabre que mostrou intenção de retirar parte do inventário da American do Sistema (olha que o Sabre nasceu na American…).

A American então conseguiu fazer um acordo com o Priceline (Booking.com) para que esse site usasse seu sistema de distribuição de tarifas. E fez mais, anunciou que fez um acordo com o ITA (empresa adquirida pelo Google e que serve ao Kayak e Bing  por exemplo) para que esse seja responsável pelo seu sistema próprio.

Essa briga promete e tem gerado grandes discussões e temores nos EUA:

A força que o Google teria no mercado de passagens depois da compra do ITA (sistema no qual estão baseados grande sites de venda e comparação de passagens)

Uma possível ação de outras cias aéreas visando retirar suas tarifas dos buscadores dificultando a comparação de preço por parte do consumidor

Quem terá mais força, a American ou as agências virtuais?

Vamos acompanhar, já que no futuro isso ainda pode ter muito impacto na distribuição global das tarifas.

Tags: ,

Category: Cias Aéreas, Consumidor

Comentários (7)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. David says:

    O que as companhias aéreas estão de olho é abocanhar a comissão paga mas isso vem contra a instituição de agência/agente de viagens. A American pode ser grande mas isso não quer dizer briga ganha.

    Responder

  2. Gabriel Dias says:

    Foi sobre isso que comentei ontem no outro post. A recente promoção da AA pode ter sido gerada devido a está guerra tarifária.

    Responder

    Beto respondeu:

    Oi Gabriel, acabo de entender seu outro coments….kkkk

    Abs

    Responder

    Gabriel Dias respondeu:

    Pois é… se a briga trouxer promoções para nós, está ótimo! 🙂

    Responder

  3. Daniel says:

    Essas brigas só vem a nos favorecer… ainda mais quando a briga é de cahorro grande!!!

    Responder

  4. VALERIA says:

    Ontem tive que entrar com um processo contra a American Airlines por extravio de bagagem. Fui com a família para Orlando em dezembro e duas malas extraviaram. Uma chegou no dia seguinte toda quebrada e a outra até hoje sem notícias.O extravio ocorreu no trecho Miami- Orlando.
    Eles simplesmente não deram a mínima atenção.
    Infelizmente a promoção BSB-MIAMI-ORLANDO saiu caro pra mim.

    Responder

    Gabriel Dias respondeu:

    Neste ponto eu tenho que defender a AA. Acontece comigo e recebi um voucher de U$220.00.
    Para saber como procedir sugiro a leitura: http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=3&t=682

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.