EUA Anuncia Intenção de Iniciar Plano Piloto Facilitando Vistos para Turistas Brasileiros

19 de January de 2012 | Por | 8 Comentários More

O discurso do Presidente americano Obama na Disney da Flórida foi aguardado com ansiedade por uma boa parte do trade turístico brasileiro. Muitos sonhavam com o anúncio da isenção de vistos para turistas brasileiros.

Os discurso apenas divulgou a intenção de iniciar um projeto piloto a fim de facilitar a emissão de vistos de turismo para brasileiros e chineses. A idéia seria ampliar de forma generosa o número de integrantes do corpo diplomático no Brasil e reduzir a necessidade de entrevista para os candidatos de baixo risco e para quem renova o visto (eu nunca passei por entrevista nas minhas renovações).

Não foi dado ainda nenhuma outra informação mais sólida sobre esse projeto piloto ou mesmo quando iniciará ou ainda o que se considera candidato de baixo risco. Vamos aguardar mais esclarecimentos, mas parece que o visto emitido no Brasil mantém-se de pé.

Os EUA precisam dos milhões de dólares que nós brasileiros gastamos lá (que poderiam ser gastos no Brasil, mas os impostos e a ganância não permitem) e ao mesmo tempo ainda teme que seja alvo de uma nova onda de imigração ilegal, pois para muitos no Brasil, os EUA ainda é o local para se “fazer a América”.

Falar de vistos é uma tema explosivo aqui e em outros blogs/site. Cada um tem sua opinião, visão sobre o tema e  aceita ou não a  justificativa oficial para a manutenção dos mesmos. O Riq, Ricardo Freire do Viaje na Viagem, explicitou mais uma vez sua visão aqui e quem acompanha este espaço já conhece a minha de que ainda prefiro ser triado no Brasil do que no aeroporto nos EUA, mas advogo uma facilitação da vida de quem já conseguiu o primeiro visto e as mesmas facilidades dadas em reciprocidade. Nem o Riq e nem eu queremos convencer ninguém de que nossas opiniões são as mais certas.

Certo é que a imposição de vistos são motivados por questões político e econômicas, sendo que essas últimas têm se sobressaído nos últimos anos.

Tudo tem dois lados. A coisa parece muito mais feia quando se é sujeito da ação do que quando você é o autor da ação

Recentemente, o Brasil impôs restrições a concessão de vistos aos haitianos que desejam entrar no Brasil. A principal justificativa oficial para a imposição do visto seria para acabar com a máfia dos coiotes que trazem migrantes do Haiti para o Brasil, mas sabemos que não é só isso e que envolve questões econômicas.  Não houve nenhum grande protesto contra a imposição das restrições à emissão de visto aos haitianos.

Só para constar, grande parte de nós brasileiros somos descendentes de imigrantes que vieram para o Brasil em vários momentos da nossa história trazendo muito pouco em termos de dinheiro, mas dispostos a dar uma vida melhor aos seus descendentes, mesmo que isso representasse ter uma vida dura. E a grande maioria foi bem sucedida nesse desafio, e eu me orgulho muito daqueles imigrantes que permitiram a minha família chegar aonde chegou hoje.

Não estamos em crise no momento, somos um pais gigantesco, o mercado de trabalho está carente em funções básicas e em outras altamente sofisticadas (para esses imigrantes temos espaço), nem todo haitiano deve ser considerado uma ameaça, a maioria deles está fugindo de uma país arrasado no qual o Brasil faz questão de estar presente e mostrar isso para a comunidade internacional, eles buscam uma vida melhor, assim como muitos de nossos antigos imigrantes que fugiram de guerras e crises econômicas, e os coiotes também existem na rota Brasil/México/EUA.

Dessa forma, dá para entender que apesar de sermos diferentes dos americanos e nos vermos de forma diferente da que eles nos enxergam, os Governos brasileiro e americano têm visões próximas quando a questão é visto e podem flexibilizar a mesma quando há um viés econômico no meio.

Tags: ,

Category: Vistos

Comentários (8)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Cinthia Rangel says:

    Não achei grande alteração não.
    Att,
    Cinthia Rangel.

    Responder

    Fabio respondeu:

    Não achei grande alteração não.(2)

    Responder

  2. Milton Lucio says:

    Tambem não vislumbrei grandes mudanças em relação ao que já ocorre hoje… Talvez um maior numero de funcionários para dar maior vazão ao processamento de pedidos e entrevistas. Quem sabe uma dispensa de comparecimento ao consulado para a entrevista, para aqueles cidadãos que já possuem o visto e querem/precisam renová-lo (seriam estes os visitantes de”baixo risco”? Não ficou claro quem seria este público…). Achei muito mais significativa a mudança ocorrida no ano passado, quando o visto passou a ter validade de 10 anos ao invés de 5 !!

    Bem que o Canadá deveria seguir o exemplo e flexibilizar também as suas regras…. Visto de 1 entrada é ridiculo. O visto de multiplas entradas deveria ter uma validade maior (10 anos) e não ficar condicionado a validade do passaporte (se vc tirar o visto num passaporte que resta apenas 1ano de validade, o visto expirará junto…)
    Poderiam ainda fazer como o governo Mexicano, dispensando a necessidade de visto de turismo para quem ja tem o visto Estadunidense….
    Quem sabe assim fica mais fácil para nós (e a Luiza) voltar pra lá…

    Responder

    Fabio respondeu:

    Eu também tenho vontade de tirar um visto canadense , mas quando vi que também é burocrático , caro e de curta validade , desanimei.
    O visto americano eu vou usar toda hora , enquanto que o canadense no máximo umas 3 vezes durante os 5 anos de validade do passaporte.
    Como não é prioridade , vou esperar eles flexibilizarem.

    Responder

  3. Beto says:

    Na realidade vejo como mais uma jogada de MKT do que uma medida eficaz que reduza prazos e facilite a vida dos solicitantes ao visto.

    Concordo com vc Rodrigo, sobre os a historia dos imigrantes no Brasil, se nao fosse a imigracao grande parte de nos acreito que nao existiria.

    Abs,

    Beto B.

    Responder

  4. Marcelo V Silva says:

    Gostaria de discutir melhor esta estoria de visto ligado a um passaporte. Já tive mais de uma vez de ficar com o passaporte antigo ativo pois tinha um visto pros EUA de longa validade. Isto já aconteceu comigo e com minha filha. Os Americanos da alfandega até juntam os dois passaportes com um grampo. Agora com o ultimo visto de 10 anos vou usar tres passaportes para o mesmo visto… Precisavamos ter passaportes de 10 anos de validade tambem…

    Responder

    Gabriel Dias respondeu:

    Três passaportes? Como?

    Responder

    Luiz respondeu:

    Eu também estou nessa. Se você pega o visto de 10 anos no final da validade do primeiro passaporte, ele ainda fica válido por mais dois passaportes.

    []s

    Luiz

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.