Europa: Reforça a Cobrança de Pré-Requisitos Para Obtenção de Visto! Atenção!

10 de March de 2009 | Por | 168 Comentários More

Apesar de uma possível queda nas tarifas para a Europa (o que junto com a desvalorização do Euro perante o dólar facilitaria em muito as viagens para lá), vamos ter que voltar alertar os consumidores sobre a emissão de visto para entrar na Europa.

Para quem demonizou a Espanha por ter barrado um grande número de brasileiros que em sua maioria não atingiam os pré-requisitos exigidos para a obtenção de visto no aeroporto (até por desconhecimento deles…), agora vai ter que demonizar a Europa inteira, já que além da Inglaterra e da Espanha, a Itália e França estão aumentando a cobrança dos pré-requisitos para a entrada em solo da União Européia.

Se engana quem acha que não precisa de visto para entrar na União Européia. Você precisa sim, mas ele é dado no momento da chegada no aeroporto pelo oficial de imigração. É o mesmo visto que você tem emitir para entrar nos EUA, mas para entrar lá, eles solicitam uma emissão prévia ( o que não garante 100% sua entrada nos EUA, mas reduz em muito o risco de ser barrado).

Já falamos das antigas regras que a União Européia colocou em prática para selecionar seus visitantes neste post aqui. Tudo bem que a Espanha foi mais rígida na sua aplicação (mas também é o local onde as máfias de brasileiros atuam com mais força na Europa), mas já eram regras da União Européia e não só da Espanha. O tratamento que os deportados tiveram, já é outro problema e uma questão onde a reticente diplomacia brasileira foi tão condescendente com os métodos espanhóis como foi com os Chaves e Morales da vida. Mas nossos oficiais de imigração tomaram as dores e seguindo as regras do olho por olho, dente por dente extravasaram as frustrações do povo brasileiro na mesma moeda. Perdemos mais uma vez a chance de mostrar que somos tão diplomáticos nesses casos como somos com nossos hermanos.

Vamos repetir as regras aqui de novo:

O estrangeiro deve demonstrar, no momento da entrada, que dispõe de recursos econômicos ou meios de vida suficientes para o seu sustento e das pessoas que viajam com ele durante o período de estada na Espanha, e que está em condições de obter tais meios de forma legal, assim como cobrir os custos de translado a outro país ou o retorno ao país de procedência.

Para seu sustento, a quantia deve alcançar em Euros uma quantidade de cerca de 10% do salário mínimo interprofissional bruto (em 2007 era de 570,60 Euros), ou seja 57 Euros por dia (ou equivalente em moeda estrangeira) multiplicado pelo número de dias que pretende ficar na Europa e pelo número de pessoas que viajam sob sua responsabilidade. Mas independente do tempo, essa quantia deve alcançar 90% do valor do salário mínimo interprofissional bruto que representa 513 euros. O tempo é contado entre as datas constantes no bilhete (aéreo, ferroviário ou marítimo) que deverá ser nominal e intransferível.

A quantidade necessária poderá ser provada mediante apresentação de papel moeda, cheques de viagem ou cartões de crédito. Esses últimos devem ser acompanhados de extrato da conta bancária recente (não são aceitos extratos bancários emitidos pela Internet) de forma a comprovar fundos para custear os gastos no citado cartão.

Possuir passaporte com validade mínima de 6 meses.

Reserva de hotel ou carta convite do morador que o hospedará.

Seguro de saúde internacional com cobertura mínima de 30 mil euros.

Passagem de ida e volta na mão.

Se for a trabalho ou estudar, comprovantes de matrícula, inscrição em congressos, feiras, convenções ou carta de quem convida com a duração da estada e propósito do convite.

Tudo isso garante a entrada? Infelizmente não! Cada país tem o direito de aceitar ou não a visita de alguém a seu país. Mas ajuda a ficar mais tranquilo e não ficar com medo de viver o papel de Tom Hanks no filme O Terminal….

Saiba mais:

Entrevista da Cônsul Brasileira na França a CBN

Matéria da Folha de São Paulo

Boletim Oficial Del Estado com a descrição das regras (Espanhol)

Infelizmente nós muitos temos que pagar por muito poucos, mas que fazem o favor de manchar a imagem da maioria de corretos. Vale lembrar que se nosso governo não faz nada para proteger os corretos, também não age contra esses poucos que nos atrapalham muito….

Tags:

Category: Aeroportos, Seguro Saúde, Vistos

Comentários (168)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Ane says:

    Estou indo na próxima semana para Barcelona, via Lisboa. Eu tenho a carta-convite, q está escrita em inglês e também fiz a reserva num hostel, porque fiquei com medo da carta-convite não chegar a tempo. Qual a sugestão? É melhor apresentar a carta-convite ou a reserva do hotel? Outra coisa, vou ficar apenas 08 dias, daí estou com toda a documentação (passagem ida e volta, dinheiro em cash, visa travel money e cartão de crédito, seguro de viagem) é necessário ainda levar comprovante de residência, trabalho no Brasil? Obrigada!

    Responder

  2. Flávia says:

    Boa tarde Ana”

    Ou você utiliza a carta ou a hospedagem.
    Obs. ( a carta tem que ser na lingua local), no caso, espanhol.

    Vc pode optar pela reserva e se está com td ok, não terá problemas. Tem que ficar tranquila e ter segurança no que diz. Estou na Espanha em férias, cheguei dia 18 e foi super tranquilo. Apenas apresentei o passaporte e disse o que iria fazer.

    Lembre-se… Tranquilidade e segurança é o essencial e a documentação também, caso seja necessário apresenta-la.

    Qualquer duvida em relação a documentação, entra no google e presquisa “requisitos para entrar na espanha”, vc acessa o site do consulado e lá dispõe de td informação necessária.
    Boas férias.

    Responder

    Ane respondeu:

    Uma dúvida, Flavia!!
    A minha carta-convite está em inglês, então vou usar a minha reserva no hotel. Caso me perguntem se conheço alguém lá, o que eu respondo? Respondo que conheço? A minha imigração vai ser em Portugal. Estou levando cartão de viagem, dinheiro em espécie, cartão internacional, seguro-saúde, comprovante q tenho trabalho aqui e até certidão de nascimento do meu filho, comprovando vinculo aqui no Brasil. Estou precisando muito destes dias off do trabalho!!! Muito cansada!!! Detalhe, vou ficar apenas 08 dias!! Obrigada!

    Responder

  3. Adriana says:

    Boa Tarde;

    Estou na Italia na casa do meu namorado com Visto de turista, no final do mes de setembro devo voltar ao Brasil, mas antes gostariamos de fazer uma viagem a Miami a turismo tambem e so depois retornar ao Brasil. Minha pergunta é como devo requerer o Visa de turista para os EUA na Italia? Devo comprar as passagens antes? Tenho que apresentar algum documento a mais além do passaporte?

    Desde ja agradeço sua atençao.

    Responder

  4. Gislaine says:

    Pessoal,
    vou fazer um estágio profissional em Portugal por um período de 120 dias. Já tirei o visto, no entanto, estou com uma dúvida.
    A carta convite do instituto onde irei estagiar esta em português de Portugal e a declaração dos meios econômicos está em português (Brasil), fornecido pela empresa. Farei conexão em Madrid, sendo assim, minha imigração acontecerá na Espanha. Vocês poderiam me informar se esses documentos devem estar em espanhol ou outro idioma? Ou posso levar os que já tenho em mãos. Se tiver que ser em outra língua posso traduzir ou eles devem ser originais.
    Obrigada,

    Responder

    Elias respondeu:

    Ola querida Gislaine, estivemos no mes de Maio na Europa em visita à Espanha e outros paises. Não creio na necessidade da tradução para o espanhol, faço-o apenas se desejar, pois creio que voce estará devidamente documentada. Entretanto, além do atendimento ser ao modelo espanhol sem muita educação, creio que não terão paciência em procurar entender o que estiver no documento. Mas sua firmeza é e documentos é que dizem quem você realmente é. Embora creio que a escala na Espanha seja apenas devido estar viajando pela Cia Ibéria creio eu. Mas se você possui a carta convite, o local onde irá se hospedar e as condições financeiras para tal, não se preocupe. O problema maior deles não são os estudantes e ou pessoas que estão em conclusão de pós graduações e sim pessoas que vão direto à Espanha à supostos passeios e acabam ficando por lá, estes, titubeiam na hora das perguntas pelo setor de imigração e dançam mesmo. Não se preocupe.. Tenha uma abençoada temporada em Portugal.

    Responder

  5. Ana Maria says:

    muito obrigado por responder a minha pergunta….

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.