Apesar de uma possível queda nas tarifas para a Europa (o que junto com a desvalorização do Euro perante o dólar facilitaria em muito as viagens para lá), vamos ter que voltar alertar os consumidores sobre a emissão de visto para entrar na Europa.
Para quem demonizou a Espanha por ter barrado um grande número de brasileiros que em sua maioria não atingiam os pré-requisitos exigidos para a obtenção de visto no aeroporto (até por desconhecimento deles…), agora vai ter que demonizar a Europa inteira, já que além da Inglaterra e da Espanha, a Itália e França estão aumentando a cobrança dos pré-requisitos para a entrada em solo da União Européia.
Se engana quem acha que não precisa de visto para entrar na União Européia. Você precisa sim, mas ele é dado no momento da chegada no aeroporto pelo oficial de imigração. É o mesmo visto que você tem emitir para entrar nos EUA, mas para entrar lá, eles solicitam uma emissão prévia ( o que não garante 100% sua entrada nos EUA, mas reduz em muito o risco de ser barrado).
Já falamos das antigas regras que a União Européia colocou em prática para selecionar seus visitantes neste post aqui. Tudo bem que a Espanha foi mais rígida na sua aplicação (mas também é o local onde as máfias de brasileiros atuam com mais força na Europa), mas já eram regras da União Européia e não só da Espanha. O tratamento que os deportados tiveram, já é outro problema e uma questão onde a reticente diplomacia brasileira foi tão condescendente com os métodos espanhóis como foi com os Chaves e Morales da vida. Mas nossos oficiais de imigração tomaram as dores e seguindo as regras do olho por olho, dente por dente extravasaram as frustrações do povo brasileiro na mesma moeda. Perdemos mais uma vez a chance de mostrar que somos tão diplomáticos nesses casos como somos com nossos hermanos.
Vamos repetir as regras aqui de novo:
O estrangeiro deve demonstrar, no momento da entrada, que dispõe de recursos econômicos ou meios de vida suficientes para o seu sustento e das pessoas que viajam com ele durante o período de estada na Espanha, e que está em condições de obter tais meios de forma legal, assim como cobrir os custos de translado a outro país ou o retorno ao país de procedência.
Para seu sustento, a quantia deve alcançar em Euros uma quantidade de cerca de 10% do salário mínimo interprofissional bruto (em 2007 era de 570,60 Euros), ou seja 57 Euros por dia (ou equivalente em moeda estrangeira) multiplicado pelo número de dias que pretende ficar na Europa e pelo número de pessoas que viajam sob sua responsabilidade. Mas independente do tempo, essa quantia deve alcançar 90% do valor do salário mínimo interprofissional bruto que representa 513 euros. O tempo é contado entre as datas constantes no bilhete (aéreo, ferroviário ou marítimo) que deverá ser nominal e intransferível.
A quantidade necessária poderá ser provada mediante apresentação de papel moeda, cheques de viagem ou cartões de crédito. Esses últimos devem ser acompanhados de extrato da conta bancária recente (não são aceitos extratos bancários emitidos pela Internet) de forma a comprovar fundos para custear os gastos no citado cartão.
Possuir passaporte com validade mínima de 6 meses.
Reserva de hotel ou carta convite do morador que o hospedará.
Seguro de saúde internacional com cobertura mínima de 30 mil euros.
Passagem de ida e volta na mão.
Se for a trabalho ou estudar, comprovantes de matrícula, inscrição em congressos, feiras, convenções ou carta de quem convida com a duração da estada e propósito do convite.
Tudo isso garante a entrada? Infelizmente não! Cada país tem o direito de aceitar ou não a visita de alguém a seu país. Mas ajuda a ficar mais tranquilo e não ficar com medo de viver o papel de Tom Hanks no filme O Terminal….
Saiba mais:
Entrevista da Cônsul Brasileira na França a CBN
Matéria da Folha de São Paulo
Boletim Oficial Del Estado com a descrição das regras (Espanhol)
Infelizmente nós muitos temos que pagar por muito poucos, mas que fazem o favor de manchar a imagem da maioria de corretos. Vale lembrar que se nosso governo não faz nada para proteger os corretos, também não age contra esses poucos que nos atrapalham muito….














Rodrigoi, quando fui à Europa ( dezembro de 2007 a janeiro de 2008, entrei via Portugal. A minha vez de passar na imigração foi até que demorada ( fiquei cinco minutos respondendo de tudoe o oficial revirando o meu passaporte, mas educadamente, afinal, é o serviço dele), mas foi tranquila . Eu me enquadro naquela situação de risco ( sozinha, mulher negra, idade 28 anos à epoca). Sabe o que percebi e tirei de conclusão ( assim como qdo fui tirar o visto americano) ? Não minta, em hipóetese alguma e não tente achar que o jeitinho brasileiro resolverá as coisas. A quem possa interessar, respondi as seguintes perguntas: tem bilhete de volta ( sim e não mostrei pois ele não pediu), o que veio fazer ( turismo mas não e Portugal, primeiramente, avisei que ali era somente conexão para Madrid e depois para Paris), tem meios de se sustentar, como carregava o dinheiro, tem reserva de hotel ( sim),se trabalho ( sim) em que, quem pagou minha passagem ( ????) e qdo ele já havia carimbado o meu passaporte estava me devolvendo, fez a seguinte pegadinha” Boa estada em Portugal!” Repeti a ele que não ficaria em Portugal naquele momento, somente visitaria Lisboa, na volta para o Brasil, aproveitando o stop da passagem. Ele deu uma risda e disse ” Boa estada na Europa!” Ele não pediu para ver nada além do passaporte. Se a sua intenção é turismo, siga as indicações necessárias. Não invente histórias mirabolantes e tudo dará certo !
Responder
Rodrigo Purisch respondeu:
Março 10th, 2009 as 10:59
Flávia,
Concordo! Nos EUA é mesma coisa. Se pintar alguma incoerência na entrevista, mesmo com visto na mão vai para a salinha ser entrevistado de novo….
Responder
Fernanda respondeu:
Abril 28th, 2009 as 19:49
E isso mesmo Flávia…não ficar inventando histórias é sempre o melhor caminho.Verdade sempre!
Responder
josi respondeu:
Março 1st, 2010 as 2:00
eu quando tive pela primeira vez em portugal foi mas ou menos,ai peguei uma expussao de um ano,depois de alguns dias deposi de um ano no barsil vontei,mas nao tive sorte fui pra salinha la fiquei e vontei pro brasil fui recusada de entrar em portugal mesmo,com carta convite da minha tia
Responder
Rodrigo, que hora mais própria para esse post! Casa com o meu post de hoje. Vou linkar já!
Responder
Acho que seria mais facil instituir um visto como nos EUA, Canada e outros países… apesar de custar mais para os turistas, poderia ser um alivio maior… mesmo que chamem para a salinha no momento da entrada… sei lá!
abs
Responder
Flavia Julião respondeu:
Março 10th, 2009 as 15:43
Mirella, mesmo o visto americano não garante sua entrada ! ele funciona apenas com uma pré entrevista,mas as peguntas são feitas da mesma forma e vc pode ter suaentrada negada.
Responder
Rodrigo Purisch respondeu:
Março 10th, 2009 as 22:12
Mirella,
Como a Flávia disse, um visto emitido com antecedência pode facilitar, mas não garante.
Como moro em BH, tirar visto se torna muito mais caro e trabalhoso. Muitas vezes temos que pagar um despachante mais do que pagamos pela emissão do visto…Para os EUA tive de ir a São Paulo e ficar apenas 10 minutos no consulado para renovar um visto…
Quem sabe um dia o país melhora e a maioria dos que viajem tenham no turismo ou nas suas atividades profissionais a razão da sua viagem… Só assim teremos paz.
Responder
Vamos cuidar um pouco mais da qualidade? Cobraça e Pré-Requsitos ao invés de cobrança e pré-requisitos?
Um revisão sempre cai bem.
Responder
Rodrigo Purisch respondeu:
Março 10th, 2009 as 22:06
Aceito as críticas, porém gostaria de lembrar que o blog é amador (não vivo dele e nem de nada relacionado a ele) e mantido nos raros momentos em que tenho tempo disponível para postar. Algumas postagens como essa são escritas em meios móveis com telas reduzidas e sem um corretor ortográfico adequado par auxiliar na visualização de erros que passam batidos ao primeiro olhar. Ao retornar para casa, bem mais tarde que a maioria dos meus leitores, tento fazer uma revisão desses erros.
Mas se você conseguir tolerar esses erros eventuais (acho que nos últimos meses não foram tão eventuais) vai notar que qualidade de informação nós temos, mas de português realmente ficamos devendo em alguns momentos.
Se não conseguir tolerar esses erros, você pode sempre ler a folha ou mesmo se informar com seu agente de turismo de confiança.
Um abraço
Responder
Flavia Julião respondeu:
Março 11th, 2009 as 10:14
Aopiado Rodrigo ! Freuqneto outros blogs, dos mais variados temas e tem pessoas especialista em procurar esse tipo de erro. Não que se deva esquecer o português, mas às vezes, frente a notícia que é publicada, isso é o menos dos problemas, e , os que leram e comentaram a notícia, por uma sistemática do cérebro ( comprovado cientificamente)conseguriram entendê-la perfeitamente. Aso que precisam sempre apontar oe erros alheios, sugiro consultar um terapêuta, tirar férias e continuar a ler esse blog, para conseguir bons preços em suas passagens.
Responder
ChicoVIX respondeu:
Março 11th, 2009 as 14:05
Booooooooooooa, Rodrigo!
Isso, booooooooooooa tem 12 letras “o” mesmo.
ChicoVIX
Responder
Aline Lima respondeu:
Março 11th, 2009 as 14:41
“Um revisão”… tsc tsc
É engraçado como quem tem telhado de vidro fica atirando pedras…
Quem precisa de UMA revisão é você Chris.
Responder
Fernanda respondeu:
Abril 28th, 2009 as 19:52
Aline, mandou muito bem!!!! kkkkk
Tatiana respondeu:
Março 12th, 2009 as 8:26
“Ótma respota, Rodigo!”
Aqueles que realmente se interessam pela informação não poderiam ter outra reação.
Agora, vir falar em qualidade: qual o seu parâmetro para discutir a qualidade desse blog, hein, moça?
Aqui vai o link de um blog com a qualidade que vc procura:
http://www.academia.org.br/ – Enjoy!
“Um pouco de bom senso sempre cai bem”
Responder
ZuzoBem Gara respondeu:
Março 14th, 2009 as 13:05
Detesto errros!
(Antes que alguém critique, a grafia de meu nome é essa mesma: ZuzoBem.)
Rapaz, é muito se danando… O MELHOR blog em português sobre o assunto e a menina vem reclamar de justificáveis erros de português. É difícil, assim. Abração, Rodrigo, e não ligue para essas coisas. Melhor é brigar com as bandas tarifárias.
Responder
Oi Rodrigo!!
Muito oportuno seu post sobre a entrada de brasileiros na Europa.
Eu sou uma eterna viajante, gosto muito de viajar em especial para Europa. Mas jamais aceitaria ser tratada com descortesia ou passar por algum tipo de constrangimento.
Teriocamente, eu seria ul “alvo” pois sou mulher, jovem, solteira e nem sempre viajo com meu roteiro totalmente definido, sempre viajei com um roteiro bem flexível e que mudo no decorrer da viagem. Por isso mesmo as pessoas costumam me perguntar se eu não tenho receio de ser “barrada” ou ter minha entrada negada, como costumam falar, mas eu nunca tive qualquer problema ou enfrentei qualquer tipo de questionamento, mas desde sempre antes ainda de ter toda esta celeuma na Espanha eu sempre procurei me informar das regras, normas e até mesmo das questões “quotidianas” em cada país que visito e assim procuro me portar como “eles gostam”, afinal quando vamos visitar por alguns dias alguém devemos conheçer a casa de nosso anfitrião e aceitar como eles são.
Assim, quanto mais informação tivermos sobre este assunto melhor e para aqueles que me perguntam sobre a minha entrada no exterior eu já encaminho para o seu excelente blog, que além disso tem muito mais a informar para todos.
Obrigada por sempre compartilhar conosco seus conhecimentos.
Elisa
Responder
Muito comentamos sobre os questionamentos na imigração e a possibilidade de não entrar no país, mas as informações costumam cessar nesse momento, ou seja, o que costuma acontecer quando a pessoas não pode entrar no país? Ela é mandada embora no mesmo dia? Quem arca com o retorno? Seria interessante compartilhar essas informações!
Responder
Daniel respondeu:
Março 12th, 2009 as 0:11
Quem arca com o retorno é a cia. aérea que levou o passageiro. Ela também recebe multa. Por isso muitas cias querem saber já no checkin se a sua documentação está em ordem.
Responder
Flavia Julião respondeu:
Março 13th, 2009 as 13:03
Marceu,
Não posso te ajudar, pois nunca ocorreu comigo, mas as notícias divulgadas em TVs e jornais, já dão uma boa idéia do que ocorre. Pelo que já li, as pessoas ficam sim isoladas, mas como brasileiro tem mania de aumentar as coisas, dizem que ficam em prisões. Na realidade são abrigos em que os mesmo são monitorados, aguardando o embarque de volta, que ocorre quando há disponibilidade de voo. Quanto ao contato com consulados do Brasil, uma infeliz realidade: eles muito pouco podem ajudar, pois a decisão de entrada ou não, é do país que o recebe , se o consulado interceder, poderá ferir a soberania do mesmo. E tb é necessária uma diferenciação entre os inadmitidos ( aqueles que não conseguem passar pela imigração ) e os deportados ( que são pegos em situação ilegal no estrageiro e estes sim ficam presos, respondem processos e ficam impedidos de retornar ao país que os expulsou.
Responder
Rodrigo,
Ao contrário do que vc afirma, não é necessário visto para entrar na UE (continental). Quando o pax chega, só carimbam a data e o local da entrada na UE e subentende-se que o visitante a turismo tem 3 meses para sair. Na UE, o oficial de imigração faz o equivalente ao oficial de imigração nos EUA, ele decide se vc tem ou não permissão de entrar no país. Nenhum visto é necessário, no sentido formal.
E na verdade a Espanha não foi mais rígida na sua aplicação; segundo reportagens, eles exigiam dos passageiros documentos que não estavam na lista dos requeridos (mesmo dos pax que estavam com todos os documentos exigidos).
Responder
Pessoal, gostaria de tirar uma dúvida sobre o procedimento de visto para os EUA.
Na página de sistema de informação e agendamento, o item 25 requer o preenchimento do nome e telefone da pessoa com quem ficará nos EUA ou que estará visitando a turismo ou a negócios. Como estou viajando para os EUA a turismo, e não conheço ninguém lá, que dados eu coloco?
É isto aí!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!
Responder
Flavia Julião respondeu:
Março 13th, 2009 as 12:55
Hotmar, pode deixar em branco. Na hora da entrevista, perguntarão a vc. Se vc tiver um roteiro definido, coloque-o. Caso contrário, diga que seu objetivo é ter o visto para futuras viagens a turismo e que ainda não tem o roteiro pré-definido. Eu fiz aasim com o meu e deu certo ( visto de cinco anos – o máximo à época – e várias entradas permitidas). Qualquer dúvida, entre em contato.
Responder
hotmar respondeu:
Março 14th, 2009 as 11:18
Flavia, muito obrigado pela resposta! Vou seguir as suas dicas, deixando em branco esse item.
É isto aí!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!
Responder
Rodrigo Purisch respondeu:
Março 13th, 2009 as 15:37
Hotmar,
Se você não conhece ninguém lá não há coo preencher o campo. O que você dever ter obrigatoriamente é reserva de hotel (endereço, nome etc) e passagem aérea (um print da reserva serve).
Como muita gente pede o visto com antecedÊncia antes de viajar, você necessariamente não necessita viajar naquela época. Você pode cancelar a reserva do vôo e hotel e marcar outras já com o visto na mão.
Olha, eles são muito mais ligados em capacidade financeira e vínculos com o Brasil do que essas coisas menores.
Se for funcionário público (vínculo muito valorizado) meio caminho já se foi.
Ajudo pouco porque na última vez só renovei o visto e não demorou mais de 10 minutos toda a burocracia. Não tem entrevista…
Um abraço
Responder
hotmar respondeu:
Março 14th, 2009 as 11:19
Rodrigo, muito obrigado pela resposta!
De fato, vou fazer a reserva de hotel. Suas informações foram de grande valia, e me tranquilizaram bastante sobre o procedimento de visto (que vou tirarm pela primeira vez).
É isto aí!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!
Responder
paulote capote respondeu:
Março 18th, 2009 as 13:17
Opá, fiquei feliz em saber sobre o vínculo do funcionalismo público! Pena que não tenho interesse em ir pros EUA, esse vínculo também é muito valorizado na Europa? Acho que a maior dor de cabeça é quanto ao Seguro Saúde, já que não sou beneficiário do INSS.
Abraços
Responder
Flavia respondeu:
Março 19th, 2009 as 12:07
Paulo, o seguro é praticamente “obrigatório”, pois é uma garantia de que, em caso e acidente ou mal súbito, vc não usara´o sistem a de saúde deles. Como dito acima, fiz tudo , mas na imigração não pediram nada, mas na dúvida, é melhor viajar com tudo ok
ivana cabana respondeu:
Fevereiro 7th, 2010 as 18:03
Gostaria de saber o que devo fazer para conseguir um visto para entrar nos USA, porque ja tentei 3 vezes e foi negado.Não sou funcionaria publica mas trabalho como governanta numa residencia, declaro e pago imposto. Meu filho estuda lá e eu arco com as despesas. Estou querendo visitá-lo mas não sei se devo tentar novamente depois dessas tentativas frustantes.Devo colocar no formulario que me foi negado 3+ o visa? Devo colocar que vou visitar meu filho? Ja notei que o criterio deles é se vc tem algo que comprove que não ira ficar por lá.me ajude por favor. obrigada, abraços
Rodrigo Purisch respondeu:
Fevereiro 8th, 2010 as 8:28
Ivana,
Eu não entendo tanto de visto assim. O que eu sei é que você deve ser o mais clara possível e fornecer informações reais. Eles sabem que você teve o visto negado. Mentir é o começo do fim.
O melhor caminho e procurar informações junto ao consulado/embaixada descrevendo sua situação. Se seu filho pode ficar lá estudando e você banca as despesas, na lógica não deveria ter problemas para visita-lo. A falta de vínculo tido como “estável” na visão deles dificulta. O que não dá e para ficar gastando todo aquele dinheiro para ter o visto negado. Outra alternativa e procurar um despachante especializado em vistos para dar uma consultoria.
leia mais aqui
http://www.embaixada-americana.org.br/index.php?action=materia&id=8188&submenu=consular.php&itemmenu=183
Oi Rodrigo
Eu,meu marido e minha filha de 24 anos,estaremos indo pra Londres em maio,por 4 dias ,depois iremos a Paris via eurotrem por 10 dias,qdo retornaremos ao Brasil.Temos o hotel de Londres já pago e o de Paris reservado,os bilhetes do trem já comprados.Gostaria de saber se precisamos fazer esse teste biométrico para entrar em Londres como turista que somos.Obrigada pela atenção
Responder
Rodrigo, a Maria Lina do Conexão Paris fez um post sobre “Documentos necessários para entrar na França”. Tomei a liberdade de citar este post seu nos comentários do Conexão Paris, acho que poderá ser útil. Um abraço e bom feriado
Responder
[...] leia de novo o post sobre os pré-requisitos para entrar na Europa aqui no Aquela Passagem e o do Conexão Paris (blog impedível para quem vai a capital francesa). Nós queremos alertar a [...]
Olá Rodrigo,
Em busca de maiores informações sobre viagens internacionais li sobre seu blog em um post da Conexão Paris,e desde já quero lhe parabenizar por dividir conosco suas experiências e orientações.E já que tomei a liberdade de escrever,vou abusar de sua boa vontade,rs.Estou cheias de dúvidas,pois sou literalmente marinheira de primeira viagem.Eu namoro há 6 meses com um francês,e estou planejando passar um tempo na casa dele em Paris,na verdade serão no máximo 15 dias.Gostaria de me informar acerca dos documentos necessários para viajar.Estive lendo pela internet algumas dicas,mas confesso ainda estar muito insegura.Entre minhas muitas dúvidas estão: o seguro-sáude,como adquirí-lo,eu já vi que existem cartões de assistência internacional que adquirimos pela internet mesmo,mas gostaria de que você ou algum amigo do blog me indicasse algum que já use,pra ter certeza que é algo sério e seguro,a outra dúvida é sobre a quantia que devo comprovar para me manter durante a estada,queria ter uma idéia do valor certo que eles exigem por dia,vi em alguns lugares que a exigência são de 50 euros,aqui você já fala em 57 euros,outra coisa que também não sei como melhor agir, ainda sobre esse assunto,é como devo comprovar para imigração meu meio de custeio da viagem,eu devo ter o montante em espécie,posso apresentar extrato da conta bancária,o que é melhor fazer? Como ficarei na casa do meu namorado eu devo ao invés de apresentar a resevar em hotel uma declaração de que ficarei hospedada na casa dele,mas como eles exigem essa declaração,li em alguns lugares que basta ele mesmo fazer e reconhecer firma,em outros falam que é necessária uma autorização junto a declaração do prefeito da cidade,saberia me dizer qual é a forma correta de proceder? Superada essa fase gostaria de saber como normalmente a imigração francesa age,eu logo que desembarcar sou conduzida a algum lugar específico onde farei a entrevista? Normalmente quais são as perguntas feitas e em qual idioma,no meu caso será em francês,inglês ou para minha felicidade eles falam português,rs?Durante a entrevista nós somos revistamos?Li sobre o fato de que mulheres não devem usar botas porque somos obrigadas a retirá-las para revista,isso de fato ocorre? Quanto tempo em média dura uma entrevista? Eu verei meu namorado antes de ser entrevistada pelos agentes da imigração,ou somente depois se “passar por eles”? Em caso de não aceitação de minha entrada no país,sei que terei que aguardar pelo próximo voo que me traga de volta,logo que tiver ciência de que não poderia entrar no país,poderei me comunicar ao menos com meu namorado? Desde já peço desculpas pelo monte de perguntas e até pelo grau das mesmas,mas de fato eu estou muito insegura,eu nunca sai do país,vai ser minha primeira experiência,e além do fato primeira vez ainda tem me pesado o fato de viajar sozinha,a idéia de não poder contar com ninguém caso algo saia errado me apavora,por isso as inúmeras dúvidas do possivel contato ou não com meu namorado antes da entrevista e após a mesma caso eu não seja aceita.Quero me assegurar de que só terei boas recordações dessa viagem e que todos os medos e inseguranças sejam ofuscados pela Cidade Luz.
Um grande abraço,e muito obrigada pela atenção e paciência em ler esse testamento e respondê-lo,rs!
Responder
O “Seguro de saúde internacional com cobertura mínima de 30 mil euros” mencionado no post é o mesmo que o “Seguro de acidentes de viagem Visa Gold” mencionado neste link? ( http://visa.com.br/conteudo.asp?pg=76 )
Pretendo comprar minha passagem com o meu Visa Gold, que como menciona o link, cobre “em caso de falecimento acidental (limitado ao nível máximo de cobertura multiplicado por dois) ou danos físicos em conseqüência de um acidente que ocorra durante uma viagem segurada).
Como ao meu ver ‘Seguro de saúde’ não é a mesma coisa que ‘Seguro de acidentes de viagem’, me surgiu essa dúvida. Alguém saberia me responder? Grato.
Responder
Rodrigo Purisch respondeu:
Maio 7th, 2009 as 12:46
Paulo,
Realmente as duas coisas são diferentes. Existem alguns cartões que dão um seguro de acidente de viagens (cobre XX USD em caso de doença: atenção você paga primeiro e pede reembolso depois!) além do seguro de morte em viagem. São esses que dão o certificado. Mesmo cartões Gold ou Platinum tem diferenças entre si quando se trata de benefícios. Quem emite o cartão (seu banco) é que escolhe o que ele quer dar aos donos desses cartões. Na dúvida, entre em contato com o banco emissor e na central visa para confirmar, já que alguns bancos tem atendentes que não dominam o assunto.
Um abraço
Responder
Rodrigo,
Liguei e a atendente me confirmou que o seguro oferecido para o Visa Gold só cobre em caso de acidente, não serve como seguro saúde (assistência médica)!
Já os Visa Platinium e Infinite tem o que viajantes para Europa precisam, que são chamados de Seguro Médico de Emergência Visa Platinum/Infinite: http://visa.com.br/conteudo.asp?pg=112
Farei um upgrade do meu cartão o mais rápido possível!
Obrigado,
Paulo.
Responder
Júlia C. respondeu:
Maio 13th, 2009 as 23:40
Paulo,
Estou com o guia do cartão VISA GOLD em mãos e tem aqui que eles cobrem assitência médica hospitalar sim, até 30 mil euros (o exigido pela Europa), pra ser beeem precisa, não há a palavra EMERGÊNCIA no título, e sim “Assistência Médica – Hospitalar”, mas pela descrição (“em caso de acidente, doença ou enfermidade com manifestação súbita…”) a emergência está inclusa.
Achei estranho essa atendente te informar isso, pois tb liguei pro atendimento do meu banco e a mulher reafirmou o que constava no guia (embora o que eu queria saber fosse outra coisa…).
atenciosamente,
Júlia
Responder
Júlia C. respondeu:
Maio 13th, 2009 as 23:45
anyway, como o rodrigo escreveu, pode ser algo de banco pra banco, pois o meu não é o itaú!
Responder
Rodrigo,
Só pra constar, não consegui fazer o cartão Visa Platinum, como cliente Itaú eu teria que ter uma conta Itaú Personnalite, que só é concedida aos que tem renda superior a R$ 5.000,00 mensais (o que não é o meu caso, rs).
Comprarei o seguro viagem na http://www.flycard.com.br/ .
Abraços.
Responder
Eduardo respondeu:
Maio 13th, 2009 as 10:59
paulote,
Sou correntista do Personnalité e na verdade o banco não disponibiliza o Visa Platinum, existe um acordo com a Master e é para categoria platinum só existe o MasterCard Platinum, veja o site http://www.itau.com.br/platinum/
Em uma oportunidade ao conversar com minha gerente sobre o cartão TAM Personnalité Platinum que existia na bandeira Visa ela até estranhou e me pediu para ver meu cartão, justamente pela existência deste acordo que existe entre o banco e a MasterCard. Mas é uma exceção pois não é uma cartão do próprio banco, inclusive para ter o cartão da Tam você não precisa ser correntista.
Abraço
Responder
Rodrigo Purisch respondeu:
Maio 13th, 2009 as 18:09
Eduardo,
O Personnalité Visa apesar de não ter o nome Paltinum é um cartão Platinum. Ao consultar os benefícios do cartão como seguro de automóveis junto a visa, ele identifica o cartão como Platinum e não como Gold. Não sei porque o Personnalitá não deixa isso mais explícito… A visa tem um site só para o Platinum: http://www.visa-platinum.com/ onde pode-se cadastrar usando o número do Visa Personnallité
Um abraço
Responder
Eduardo respondeu:
Maio 14th, 2009 as 1:13
Olá Rodrigo,
Agradeço pela informação, irei efetuar o cadastro do meu cartão.
Acredito que o motivo para não deixar explícito é justamente este acordo com a MasterCard.
Um abraço
ja estive na europa em 2006 vou voltar em junho ,posso ser deportado novamente vou via paris por favor peço uma orientaçao fiquei na espanha por 2 anos da outra ves que fui,a outro pais na europa mais fasil de entrar os paises do leste eoropeu,desde ja agradeço…….
Responder
Pessoal,
Alguém sabe quais as taxas para compra de euros no BB? Encontrei este link mas ele não ajuda muito e, por incrível que pareça, falei com 2 atendentes que não souberam me passar as informações corretas. Uns diziam que preciso das passagens, outros não.
http://www.bb.com.br/portalbb/page56,112,4110,15,0,1,3.bb?codigoNoticia=1739&codigoMenu=1465
A minha dúvida na real é com relação à taxas, valores máximos, mínimos, etc.
Obrigado.
Responder
Nossa, muitas duvidas. Muitas mesmo, e ficaria muito grato se eu pudesse esclarecer todas elas aqui Rodrigo, ficaria muito grato. Sou estudante de Artes Cênicas em Goiás, estou pensando em trancar o curso no ano que vem e conhecer a Europa, meus professores falam tanto sobre a Europa que quero conhecer pra depois terminar o curso. Bem… vamos por parte, entendi sobre a carta convite de quem ira me receber e sobre as reservas no hotel, sobre as passagens de ida e volta também entendi, sobre a grana para o meu sustento nos dias que estarei viajando também entendi. Mais sobre o seguro saude não entendi. ? Também quero saber que cartão de credito que preciso fazer, sei que é um internacional, mais qual me aconselha? Também não entendi muito bem a compra dos Euros, tenho que comprar todo o valor que irei gastar enquanto estiver na Europa? Ou so pra quando eu chegar ter alguns euros em mãos? O cheque de viajem é o que tiro no aeroporto? não entendi, e o cheque certificado? o que é? Como faço pra conseguir um comprovante de vacinas?
Me aconselha a procurar um agente de viajens? ou consigo tirar todas minhas duvidas por aqui ate o dia da minha viajem? Desde já muito obrigado. E muito bom o blog, ja me tirou algumas duvidas e inquietações.
Responder
ivana cabana respondeu:
Fevereiro 7th, 2010 as 18:16
Olha Caio o comprovante de vacinas vc poderá ir a um posto de saude, se vc não recebeu nenhuma dose de vacinas anti-virais entre 10 anos e não dispóe de sua carteira de vacinas etc, vc diz, que um profiossional de saude aplicara em vc e dará um comprovante, qto ao restante dos itens que vc pergunta eu não sei te responder.abraços
Responder
Pessoal, só pra desencargo, este seguro saúde tem todas as axigências do tratado schengen, correto?
http://www.flycard.com.br/flycard3/web/europa.pdf
E sim, eu li o rodapé. O que me assustou foi o depoimento de uma pessoa em outro blog que diz o seguinte:
“A GTA realmente me ofereceu os melhores preços por coberturas seguras, enquanto outras me ofereciam otimos preços mas nao cobriam as exigencias do tratado, achei isso o fim da picada!!!!!!!!!!!!!!!!!! Valor GT 500 reais! Estarei por aqui daqui pra frente, lendo retroativamente seu blog.” (sic)
Obrigado.
Responder
Olá, pessoal. Eu e minha mãe ficaremos 22 dias em Paris e estamos sublocando o studio de uma amiga. É necessário ela fazer a carta/convite de nossa estadia e pedir a autênticação na prefeitura, ou só uma declaração de próprio punho já é suficiente? Minha amiga deve enviar o documento original? Embarcamos no próximo dia 5 e não sei se dará tempo de receber este documento via correio. O que devo fazer???
Outra dúvida: é necessário o atestado de vacina contra a febre amarela?
Obrigado e espero sua orientação,
Arlene
Responder
Rodrigo Purisch respondeu:
Junho 23rd, 2009 as 12:25
Arlene,
Não precisa de vacina para a Europa não.
Eu não sou especialista neste tema não. faça uma pergunta a Maria Lina do ótimo Conexão Paris (tem um link a direita no blog), quem sabe ela te dá uma luz?
Um abraço
Responder
ivanilde respondeu:
Maio 16th, 2010 as 20:27
Arlene, não precisa se vacinar contra a febre amarela para ir a Europa, somente alguns paises da Africa precisam. Boa viagem!!
Responder
Rodrigo Purisch respondeu:
Maio 16th, 2010 as 21:53
Alguns países da Ásia e América do Sul, por exemplo, também, solicitam a vacina
Morei em portugal por 11 meses, sendo que não renovei meu visto e fiquei ilegal. Sai de lá em janeiro de 2007. Pelo que sei ficaria 5 anos sem poder entrar na União Europeia. Gostaria de voltar pra europa em feveiro do ano que vem (mas dessa vez pra passear). Minha duvida é se eles possuem um cadastro unificado de passaportes, pois quando estive la, tiveram varios conhecidos que sairam, voltaram pro Brasil passar ferias, “perderam” o passaporte e voltaram com um novo numero. Trocando o passaporte eu conseguiria entrar? E se nao trocar e tentar entrar em outro pais que nao portugal, é possivel, pois a data de entrada e saida no meu passaporte estao ilegiveis. Muito obrigado desde já.
Responder
Oi, conheci o site agora. Tenho uma duvida…
Fui pra noruega como turista podendo permanecer apenas por 3 meses pois tenho familia la etc. nesse meio tempo me envolvi com um noruegues e estamos noivos hoje em dia. Eu acabei ficando la 5 meses, dois a mais do que o permitido. no momento em que estava saindo, os policiais me perguntaram onde eu morei, eu falei a verdade, que estava na casa de uma tia minha que eh casada a 8 anos. Eles carimbaram meu passaporte normalmente e me liberaram. Meu noivo veio ao Brasil, ficou aqui um tempo… eu estou aqui a 90 dias e retorno na proxima semana. Como casarei la, nao comprei passagem de volta pois seria um dinheiro gasto em vao. Por via das duvidas, fiz um passaporte novo aconselhado por um amigo e meu proprio noivo pra tentar evitar algum problema. Voces acham que terei algum problema?? Tem algo que eu possa fazer pra evitar, como carta de convite do meu noivo com comprovante de residencia de onde moraremos, talvez contra cheque….???
Obrigada
Responder
ola,sou novo no site,,,mais tudo bem,,,aqui,gostaria de xaber uma coisa,tenho um amigo q esta aki na italia ilegal,ele ta vai ir pro brasil agora mes q vem,so q a minha pergunta é o seguinte,,,,ele vai ir pro brasil e quer voltar pra europa depois de 40 dias,so q ele consegue entrar aki de novo com o mesmo passaporte?ou ele tem q esperar por 90 dias pra poder entrar aki na italia de novo?pq eu ouvi isso de um amigo,,q dizia q se vc sair da europa,vc so consegue entrar de novo depois de 90 dias,,,se naum eles naum te fazem entra,,,é isso msm?,,,desde ja agradeço a todos vcs,,,um abraçao
Responder
Rodrigo Purisch respondeu:
Outubro 27th, 2009 as 7:23
Nesse tema eu não posso te ajudar.
Responder
OI, sobre os planos de saúde para quem tem visto de trabalho, estudante ou outro:
Estou na Itália a 10 meses com visto de “familiar al seguito” pois meu marido veio com visto de estudante. Não sei se já foi citado nos post, mas existe entre o Brasil e alguns países o ACORDO DE MIGRAÇÃO. Dentro desse acordo está previsto a validade da assistência médica. Como já fui contribuinte do INSS, pedi um certificado de assitência médica que fosse válido para esse acordo bilateral e recebi um documento bilingue que me assegura o direito aos serviços médicos como se fosse uma italiana. Para quem não está mais contribuindo ao inss, há uma taxa para solicitar esse documento ( em torno de 90 reais)e permite que seja incluso também os descendentes…
Para maiores informações, há os seguintes link
http://www.previdenciasocial.gov.br/conteudoDinamico.php?id=34
http://www2.mre.gov.br/dai/imtal_adic.htm
Um abraço
Responder
ops,
no post anterior, onde lê-se ” descendentes” leia-se “dependentes”…
Responder
Amei esse blog, muito bom, me tirou algumas duvidas e espero que em breve possa receber a respostas as minhas perguntas
obrigada por terem criado esse espaço onde tantas duvidas são solucionadas.
abração
Responder
Olá Rodrigo.Olá a todos,sou novo aqui no site.
Gostaria de tirar uma dúvida.!
Vou pra Londres em Abril.!Mas vou com um Francês que mora lá.Ele esta vinto pra cá em março.Só pra me pegar!
Pergunta:Isso ajuda em alguma coisa.?Entenderam?’Ir com uma pessoa do meu Lado.Natural de Lá da Europa?!.
E é SUPERNECESSÀRIO saber inglês?
-
obs:A pergunta da ‘nadia’ é super interessante ein amigos.!
Respeito Máximo a Todos.!
Responder
Boa noite Rodrigo, gostaria de saber aonde a minha anfitriã em Paris tem que fazer a carta de alojamento, na mairie ou na prefecture de Paris? E quais documentos são necessários? Obrigada
Responder
Rodrigo Purisch respondeu:
Fevereiro 17th, 2010 as 21:47
Carla,
Faça essa pergunta no Conexão Paris, local onde você terá informações mas fidedignas. http://www.conexaoparis.com.br/
Responder
ivana cabana respondeu:
Maio 16th, 2010 as 20:32
Olá Rodrigo, estou indo para USA em julho fazer um curso de ingls por 4 semanas, gostaria de saber se na hora de preencher os formulários, posso colocar que irei me hospedar na casa do meu filho, ele é casado estuda e mora la.
grata
Responder
Ed respondeu:
Maio 16th, 2010 as 21:45
Ivana,
morei muitos anos por lá, diga a verdade, simplesmente a verdade…
Oi Rodrigo,
Meu marido está em processo de expatriação para Paris e possui dupla cidadania (Portugal). Gostaria de saber se sendo esposa de expatrido com cidadania europeia é possível arrumar emprego em Paris de forma legal?
Desde já agradeço,
Abraços Elaine.
Responder
Este blog é muito esclarecedor. Parabéns!! Gostaria de saber se tem algum blog específico e confiável sobre a Itália. Obrigada desde já.
Responder
Elaine, se o seu casamento foi realizado aqui(Europa), vc tb tera o sejour ,que te permitira trabalhar de forma legal. Ou se o casamento foi realizado no Brasil, e validado aqui. Se foi realizado no Brasil apenas, naum e reconhecido legalmente.
Responder
Elaine,
se o seu casamento foi realizado aqui(Europa), vc tb tera o sejour ,que te permitira trabalhar de forma legal. Ou se o casamento foi realizado no Brasil, e validado aqui. Se foi realizado no Brasil apenas, naum e reconhecido legalmente.
Responder
Ola Rodrigo,
Excelente! moro na França e escutei essa reportagem da CBN ao vivo, realmente, o cerco esta apertando, nao so pra brasileiro, claro, pra quem acha que Paris é mais facil de entrar, esquece. Sem reserva de hotel, passagem e todos os detalhes que voce mencionou, melhor ficar em casa, nem sai de casa.
Carla, esta carta convite voce tira na mairie e custa 40 euros, por pessoa.
Abs
Responder
Gisele respondeu:
Maio 15th, 2010 as 1:48
oi Jean tudobom?
vou pra vsitar meu namorado agora em junho e estou com tudo
- atestado de acolhimento no nome da mae dele, com firma reconhecida e sendo original
- 2 cartões de crédito internacional
- 60 euros por dia – vou ficar 20 dias
- seguro saude – GTA – que cobre 30.000
- após 10 dias na casa dele vou pra amsterdam e londres, e tenho as reservas no hotel
- comprovante de pagamento do hotel
- roteiro de viagem
- passporte válido
- passagem ida e volta
Dúvida:
1) preciso tomar vacina para febre amarela e h1n1?
2) preciso de extrato bancário?
é isso
estou com um pouco de medo…ele vai me esperarno aeroporto…se perguntarem…dig que esse meu “amigo” me espera? (lembrando q ele é meu namorado)
tem problema a carta de acolhimento estar em nome da mae dele? acho até que é melhor neh?
bjs
Responder
Gisele respondeu:
Maio 15th, 2010 as 1:49
ops….nao coloquei..esqueci
vou pra frança.
rs
bjs
Responder
Estive na Espanha (sozinha) em out de 2009.. e tudo ocorreu bem.. Fiquei morrendo de medo.. levei declaração da minha empresa em espanhol alegando que estava de ferias, 200 euros por dia, Hotel, Bilhete de volta, certidão de casamento, seguro viagem, Cartão de Vacina Internacional… até carteira de trabalho eu levei.. e ele nem olhou para minha cara.. carimbou e disse Buena Viaje.. kkkkk
Acho que a dica para mulheres sozinhas.. é não ir com roupas chamativas e tbm não ir com roupas muito tipo trapo.. tem que ir de boa e ficar tranquilo…
Responder
ola pessoal, preciso da ajuda de todos vcs para esclarecer algumas duvidas. Pretendo viajar para Portugal em julho porque acredito que é mais facil acreditarem que realmente estou indo com intuito de férias, meu primo mora lá a oito anos e já tem nacioonalidade portuguesa. ele pretende me mandar uma carta convite. quero saber se tenho que apresentar euros para entrar lá ou se ele pode escrever nesta carta que se responsabiliza pelos meus gastos, tambem quero saber se em Portugal exigem seguro viagem. porem minha principal duvida é se no fin de ano, nas ferias de desembro eu teria dificuldades em fazer com que meu filho de 10 anos fosse ao meu encontro, se eles barrariam meu filho por qualquer rasão ou não. Preciso muito obter respostas, pois estou muito aflita com tantas duvidas. agradeço a todos desde ja.
Responder
Celso respondeu:
Junho 26th, 2010 as 23:58
o “invite” feito pelo seu primo para seu filho também , se adequadamente redigido é suficiente para a entrada do mesmo na europa!
sds
Responder
Ola Rodrigo td bem?
Fui para Londres em Maio de 2009. Estava com passagem de volta marcada para 09 dias da chegada naquele pais. Fui a turismo e a negócio. A Migração me perguntou se eu estava a turismo ou a negocio. Disse aos mesmos que os dois. Entretanto, apos analisar meu cartão de credito, tenho tres, um no valor de R$ 10.000,00 e outros entre 3 a 5 mil cada. Além disso levei 700 euros e 600 pounds. Mesmo assim negaram a minha entrada naquele pais. Há um carimbo com um X, porén disseram que da proxima vez que for estar por lá que eu pessa um visto antes. Tenho ganho acima de R$ 4.000,00 por mes, será que acharam pouco. Este carimbo será impecilho para entrar em qualquer outro pais da Europa? Pois no ano comemoraremos 25 anos de casado, e pretendo fazer uma viagem por alguns paises da Europa, mas não pretendo fazer Pacotes Turisticos, pois ainda são caros e seu que posso gastar menos com outras opções. Aguardo voce. abs.
Responder
Celso respondeu:
Junho 26th, 2010 as 23:55
Carlos,
Inicialmente acho que voce desconhece a lei. No seu caso voce foi a negócio. O visto de turismo impede negocios , mas o visto de negócios permite turismo. Na imigração resposta inconsistente, titubeante, pode ser um motivo para o oficial da imigração negar o visto. No seu caso não havia os dois, ou ia a turismo ou a negócio. Os valores acima para um casal por 9 dias são abaixo do aceitável , principalmente num visto de negócios. Sua ida a Europa não requer visto, na condição de turista e até 90 dias.
sds
Responder
Carlos Bik respondeu:
Junho 27th, 2010 as 11:55
Concordo Carlos, entgretanto, nesta vez eu fui sozinho. Inclusive com hotel e tudo para o negocio que iria fazer. Mas, os 10 dias que iria ficar lá, dois dos quais estavam resevardos e pagos o hotel os outros dias iria ficar na casa de uma amiga que é residente na Europa, tinha o endereço e tudo. Mas, creio que foi mesmo o caso de negocio, não são muito camaradas neste caso. A minha pergunta é: Vou viajar no ano que vem realmente a turismo com minha esposa, vou passar por 5 paises. A Pergunta é SE ISSO IRA ME ATRAPALHAR? somente ISSO? aguardo. Pois Tenho empresa aqui, estou fazendo Doutorado, que vou terminar somente em 2012, etc.
Responder
Carlos Bik respondeu:
Junho 27th, 2010 as 11:56
Desculpe, me dirigido ao Paulo.
Olá Pessoal, também adorei o blog, muito útil!!!! Estou precisando de informações e fico muitoooo agradecida se puder me ajudar. Eu e meu marido estamos indo a Paris/ Itália pela primeira vez, ficaremos 20 dias. As minhas dúvidas são muitas:
- Sabemos +/- inglês, mas não temos domínio, nem do italiano ou frânces, isso é problema? E se na imigração fizerem perguntas e a gente não entender e souber responder?
- Chegamos por Paris, mas temos conexão em Lisboa e Porto em Portugal (vamos pela TAP), onde será feita a imigração? Precisamos carimbar o passaporte em cada aeroporto que a gente fizer conexão?
- Qual a relação de documentos que preciso levar? (Estou com o print das reservas de vôo ida e volta em inglês/ português, vou fazer o seguro saúde da Assist-Card (é bom?), levaremos 4 cartões de crédito internacional (como comprovar que temos limite?), vamos tomar a vacina da febre amarela, tenho o comprovante de reserva de hotéis com endereço e comprovante de pagamento, e quanto ao valor em dinheiro para 2 pessoas eu não sei como fazer, precisa levar quanto em espécie?
- O que mais preciso providenciar?
Desculpe o tamanho…é que as dúvidas são tantas….e o medo de dar alguma coisa errada é grande. Vamos a turismo, mas sei lá, a primeira vez sempre dá um nervoso!!!!
Abs!!!
Responder
Gisele respondeu:
Junho 26th, 2010 as 11:57
Ro…
Acabei de chegar da frança, fiquei 20 dias em Paris e Normandia a turismo e tbm fui vr meu namorado.
Seguinte…
existem mil sites na net que cada um fala uma coisa, mas voce precisa mesmo é saber da relação de documentos no site do consulado frances. Digite no google consulado frances e voce saberá tudo.
mas posso te adintar o que vc vai precisar, mas é muito relativo pois quando passei pela imigração não me pediram nada a nao ser o passaporte e a passagem de volta, depois carimbaram meu passaporte e disseram…Welcome!
detalhe: Eu tbm nao falo ingles nem frances..isso nao é um problema, caso acontecer deles barrarem voce e chamarem para uma sala para verificar documentos, voce pode pedir um interprete em espanhol ou portugues se houver disponivel.
check list:
- Seguro saude é obrigatório (meu cartão de credito cobriu para mim, preciso pedir com 15 dias de antecedencia)
- pasagem ida e volta
- passaporte válido e com no minimo 6 meses antes do vencimento
- reserva de hotel pago ou 50% (no meu caso leveu um atestado de acolhimento feito pelo meu namo, mas nao vem ao seu caso porque vc vai ficar em hotel)
- Quem fica em hotel precisa apresentar no minimo 50 Euros por dia. (precisa fazer as contas por pessoa, totalizando 20 dias) – obs: nao me pediram para mostrar $ mas cuidado, podem pedir para vc, exemplo
- nao precisa de 3 cartoes de credito, mas enfim….leve-os se for de bandeiras diferentes, senao nao compensa…como comprovar? nao precisa levar nada para comprovar limite…em algum caso eles pedem extrato da conta para ver movimentação…mas é raro, só se desconfiarem que voce realmente tem intenção de ficar por la e nao voltar nunca mais entende?
- Faça um roteirinho do lugar que pretende conhecer…compre revistas de turismo que trate da europa por exemplo
- nao precisa de vacina contra febre amarela…NAO PRECISA
- a imigração é feita nos dois lugares, cuidado! conexão é uma droga…por causa de malas, no aeroporto lacre suas malas por apenas 30 reais com magi pack e elescobrirá tbm um valor de acho que 3 mil dolares por perda da bagagem…
enfim….isso é tudo…fique tranquila…é muito sussa
Paris é liiindaa…vc nao vai querer voltar…rs
é muito cara tbm!!! cuidado!!! um café pode chegar a custar 5 euros….uuuuulll….quase 15 reais…
Mas é vida…Paris é romantica…linda!!!!
Aproveite
Gisele
Responder
Celso respondeu:
Junho 26th, 2010 as 23:47
Ro,
1- Conhecer o idioma ajuda , mas não é imprescindível! Na imigração há interpretes se necessário.
2- Voando TAP, a chance de suas malas se extraviarem em conexão é acima da média EUROPÉIA. Deviam ter escolhido outra empresa para voo com conexão! O passaporte será carimbado somente na entrada em Portugal.
3- Os documentos que devem ser levados são:
- Seguro saude é obrigatório (faça um cartão de credito que eles lhe dão o seguro de graça , vale a pena!). Os seguros para a Europa tem um padrão MINIMO EXIGIDO. Se for comprar ao inves de ASSIST CARD, compre o ISIS é mais barato e eficientíssimo. http://www.isis.com.br
- print do e-ticket (passagem ida e volta)
- passaporte válido e com no minimo 6 meses antes do vencimento
- print da reserva de hotel pago.
- dinheiro em especie compativel com o tempo de viagem,
- cartao de credito
- reservas em geral, ( de locação de carro, restaurantes, shows……..)
DICA . Na imigração seja objetiva, RESPONDA A PERGUNTA FEITA e nada mais.
Responder
milon respondeu:
Junho 27th, 2010 as 8:50
Tem certeza desse link fui da uma olhadinha e deu uma empresa de venda de produtos naturais???
Responder
Celso respondeu:
Junho 27th, 2010 as 19:18
Milon e Ro,
Mil desculpas, o link correto é http://www.isisbrasil.com.br
Desculpe!
Ola, coloquei algumas duvidas acima, mas não fui respondido, alguem que conhece bem todo o tramite sobre migração… pode me responder?
abs,
Responder
Paulo respondeu:
Junho 26th, 2010 as 17:22
Usualmente os oficiais de Imigração dão alguma pista sobre o motivo de uma negação que no seu caso argumenta desconhecer. Assim, é prudente que prévio a outra ida ao Reino Unido verifique com a Embaixada deles aqui no Brasil como lhe podem auxiliar a entrar naquele País.
Sendo algum motivo mais sério as Imigrações de outros países compartilham informações restritivas.
Responder
Carlos Bik respondeu:
Junho 27th, 2010 as 11:57
Outra questão acima, Paulo, quando puder me responda… ok. abs. Coloquei meu nome errado, no lugar do seu.. rsrs.
Responder
Paulo respondeu:
Junho 27th, 2010 as 15:41
Carlos Bik,
Entendo que uma vez barrado na Imigração de um País e sem conhecimento exato das razões que causaram a recusa vale uma indagação a partir de seu país de Origem à Embaixada/Consulado daquele País.
É impossível para nós sabermos se a recusa na entrada foi apenas administrativa, exemplo visto para um tipo de entrada e o passageiro declara ter outro objetivos; falta de recursos financeiros, que não temos indicios que este seja o caso, até inclusão de seu nome em uma lista de cidadãos não bem-vindos, como por exemplo terroristas.
Lembro que, mesmo para os EUA onde os Europeus têm a facilidade do Visa-Waiver Program, caso um cidadão da Europa tenha uma entrada negada a partir daquele momento deve pedir um visto, como usual para os brasileiros.
Desde um ponto de vista prático sugiro:
a) Contactar embaixada ou consulado da Gra Bretanha, aqui no Brasil
b) Indagar como a sua próxima entrada possa ser mais tranquila ou se eles lhe recomendam a obtenção de algum tipo de visto; Afinal você parece ter documentação suporte que lhe permita subsidios à obtenção de visto e entrada em outros países.
Uma vez resolvido
c) Solicitar novo passaporte – afinal ninguém gosta de viajar com passaporte que traga estampado uma recusa de entrada por país europeu.
Abraços e Boa Sorte.
Celso respondeu:
Junho 27th, 2010 as 20:26
CARLOS,
Vejamos que o Paulo tentou lhe ajudar, veja o que ele disse:
Entendo que uma vez barrado na Imigração de um País e sem conhecimento exato das razões que causaram a recusa vale uma indagação a partir de seu país de Origem à Embaixada/Consulado daquele País. Paulo, não vale não! Inclusive ao solicitar o visto esta expresso que o emissor se reserva o direito de NEGAR o visto , INDEPENDENTE DO MOTIVO e justificativa. Vejamos um exemplo: A Australia nega TODOS os vistos para cidadãos que praticaram determinados crimes. Pois bem, se negado o visto ela informar que o visto foi negado por pratica de tal crime o solicitante entra na justiça pedindo indenização E GANHA pois a punição ao crime já foi avaliada pela justiça brasileira. LOGO, nunca, jamais, o emissor irá informar o motivo da negativa.
É impossível para nós sabermos se a recusa na entrada foi apenas administrativa, exemplo visto para um tipo de entrada e o passageiro declara ter outro objetivos; falta de recursos financeiros, que não temos indicios que este seja o caso, até inclusão de seu nome em uma lista de cidadãos não bem-vindos, como por exemplo terroristas. O PAULO MESMO JÁ ORIENTA PORQUE NÃO É POSSÍVEL SABER O MOTIVO.
Carlos,
Respondendo respeitosamente suas indagações:
1-com renda comprovada de R$ 4.000,00 para um ingles você está abaixo da linha da pobreza, e no mínimo soa estranho pedir um visto de negocio com tal renda!
2-Voce está contando seus erros em dose homeopática! Ia ficar 9 dias e so tinha 2 dias de reserva de hotel e ficaria os outros na casa de amiga? Se voce não levou para exibir consigo o invite de sua amiga pelos 7 dias restantes, e eu fosse o oficial da imigração, eu não teria a menor dúvida em lhe negar o ingresso. A comprovação DOCUMENTAL de todo periodo da viagem é condição primordial para concessão de ingresso , SE SOLICITADA! SINGLE TRAVELER, YOUNG , LOW-INCOME AND UNEMPLOYED AND RELATED formam um perfil de imigração ilegal suspeita. Para o padrão ingles voce provavelmente preenche todos os requisitos.
3- INFORMAÇÃO IMPORTANTE: “Tenho empresa aqui, estou fazendo Doutorado, que vou terminar somente em 2012, etc.” FAÇA UMA TRADUÇÃO JURAMENTADA DISSO E LEVE CONSIGO PARA EXIBIR AO OFICIAL DA IMIGRAÇÃO. ISSO AJUDA E MUITO!
4- Os brasileiros confundem a concessão de visto com a permissão de ingresso. Ao conceder VISTO o emissor confirma que a priori não há impeditivos do país de destino para seu ingresso, E NADA MAIS.
O Oficial da imigração é que define representando o país se diante da mais subjetiva ou objetiva avaliação seu ingresso será ou não autorizado E ESTA DECISÃO É SOBERANA não cabendo nenhum tipo de recurso.
5- Resumindo, eu tiraria um novo passaporte E CONTRATARIA ALGUEM PROFISSIONAL para orienta-lo quanto aos tramites.
Do jeito que voce relatou negar o ingresso é mais que óbvio.
Espero ter ajudado, torço para que sua nova tentativa tenha pleno exito!
abraço
Responder
Carlos Bik respondeu:
Junho 27th, 2010 as 22:40
Obrigado pela resposta, Celso e Paulo…
Creio que o melhor a fazer mesmo é um novo. Pois, isto me chateou mesmo, pois embora o meu ganho não seja compativel com o deles, o de muito brasileiros tbm não o são. Mas, 09 dias naquele local, e com o dinheiro que possuia em mãos era o suficiente. Os mesmo não disseram o porque, mas pediram que da proxima vez que eu for entrar no Reino Unido que eu peça o visto antecipado. Isto não foi falado pela agencia onde pesquisei e comprei as passagens. Vou providenciar todo e qualquer documentos que possam legitimar minha proxima viagem. grato, amigos.
Responder
Paulo respondeu:
Junho 28th, 2010 as 0:25
Celso,
Reitero que uma vez uma entrada negada de forma sumária, como aparenta ser o caso, o próximo passo é a partir do país de origem contactar a embaixada daquele país. Pessoas de boa fé não têm receio em corrigir mal entendidos.
Indagar o motivo da recusa anterior não siginifica que terá a resposta, porém auxilia a ter sucesso em uma próxima entrada; Os adidos da embaixada irão verificar o background e solicitarão documentação suporte para subsidiar o próximo retorno ao País, levando em conta a recusa anterior. Caso, assim mesmo, o visto volte a ser negado então o problema pode ser mais sério do que apenas administrativo.
Em uma análise sumária o passageiro possuia cartões d ecrédito com capacidade financeira total de 18,000 reais, quantia mais que suficiente para os nove dias previstos naquele país.
Concordo com suas conclusões que podem haver enquadrado o solicitante em uma categoria de risco por ter simultaneamente informado negócios / turismo e casa de amigos; eventualmente o Hotel poderia ser economico, contribuindo com o perfil. Caso tenho sido este o motivo de recusa provavelmente o escritório consular no Brasil irá solicitar ao pretendente uma cópia da declaração de IR e limites de cartões de crédito, para emissão de visto e garantia de capacidade financeira.
No mais, Carlos Bik, trate este assunto com tranqulidade. Estando no Brasil terá mais tempo e tranquilidade para apresentar documentos e conseguir seus objetivos sem aquela pressão de uma fila de imigração tudo tratado em seu idioma nativo.
Boa Sorte.
Responder
Celso respondeu:
Junho 28th, 2010 as 0:55
Ola Paulo,
Bem…… a boa fé do passageiro não implicará em obter a informação que voce sugere. Duvido do fornecimento de tal informação e da boa vontade para tal por parte dos adidos para com um brasileiro!
Em uma análise sumária…….. capacidade financeira do cartão NAO PODE SER CONSIDERADA , pois o mesmo pode estar inclusive com limite estourado e o oficial da IMIGRAÇÃO não tem como comprovrar isso. Logo, vale MONEY IN CASH, ONLY CASH!
O perfil dele é ruim para ingresso em qualquer país mais exigente E NECESSITA DE AJUDA DE UM PROFISSIONAL para não cometer erros de um brasileiro de boa fé que desconhece a legislação do destino.
A copia da declaração é solicitada para emissão do visto e eventual limite em cartões de credito podem não ter valor, pois a renda é baixa para o padrão ingles , ou seja, comprova algo ao redor de R$ 4.000,00/mes.
Outro fato é que os erros contados pelo Carlos vem em dose homeopática. Será que ele na hora não deu outras informações inconsistentes do tipo, que lugares pretende conhecer, resposta> não sei ainda, ou que negocios pretende fazer, resposta> depende do que irei encontrar.
Ou seja, o fato — negativa do ingresso — deve como voce sugere ser tratado agora no Brasil por ele com tranquilidade e pareceu-me que está necessitando de alguém profissional para orientá-lo, o que ele precisará contratar.
E por falar nisso Carlos, voce não está perdendo nada pois LONDRES não é a última rosquinha do saquinho. Se nunca permitirem seu ingresso la voce não perde muita coisa.
Mas, se mesmo assim quiser ir, procura um profissional que dará tudo certo.
Good luck!
Carlos respondeu:
Junho 28th, 2010 as 9:50
Tranquilo amigos, mesmo assim providenciarei um contato com o Consulado no Brasil. Não é fácil um homem de quase 50 anos e sem pretenções de residencia no exterior ser submetido a isso. Se irão me ouvir ou nçao é outro caso, mas vou tomar essa atitude. Apenas desejo as claras o ocorrido. Pois outra pessoa poderia deixar isso paralá, mas não eu, pois caráter e integridade contam muito. obrigado pelas suas amáveis respostas abs.
Olá Pessoal, Valeu muito as informações!!!! Pois então, era o único vôo disponível para as datas, era esse ou nada. Será uma longa viagem, mas ao final tenho certeza que valerá a pena. Vou levar uma mala de mão para compensar um possível extravio de bagagem. Desculpa abusar, mas alguém sabe qual o melhor meio de chegar ao Hotel Fertel Etoile partindo do aeroporto de Orly?
Abraço.
Responder
Gabriel Dias respondeu:
Junho 27th, 2010 as 13:13
Táxi. É muito barato. Estive em Paris em maio e de Orly até a Champs-Élysées foi metade do preço de um transfer particular. Eles cobram 1 euro por mala. Acho que deu no total 40 euros se não me engano. Eu, minha esposa e quatro malas. Logo na saída do terminal você verá os táxis. Informe antes seu destino, pois para cada local há um lugar onde deve-se pegá-los.
Responder
Olá pessoal, esse blog é 10, obrigada pelas informações!!! Me ajudou bastante! Abraços.
Responder
Olá pessoal,
Preciso muito da ajuda de vocês. Pretendo ir para Madrid no mês de Outubro que estarei de férias do trabalho. Meu namorado mora lá e é Uruguaio mas está legal no país pois tem cidadania Italiana. Como li muito sobre o perigo de ser barrada na espanha pois vou viajar sozinha gostaria de saber o que é mais seguro, ele me mandar uma carta convite e eu deixar claro que estou indo visitar um amigo ou namorado (creio que amigo seria melhor) ou fingir que nao o conheço e fazer reserva de hotel e tudo mais… ou talvez seja melhor entrar por portugual ou frança mas mesmo assim preciso de carta convite ou reserva de hotel ne??? Por favor quem puder me ajudar eu agradeço pois já vou comprar minha passagem este mês e não sei qual a melhor maneira de agir.
Obrigada
Responder
Gabriel Dias respondeu:
Julho 12th, 2010 as 11:22
Lidiane,
Ao meu ver demonstrar fortes vínculos a alguém de um país que você irá visitar nunca é muito bom. Minha sogra mora em Portugal e sempre que vamos visitá-la eu não comento isto na imigração. Em Madrid eu nunca fiz imigração, então não tenho maiores detalhes. Em abril entrei por Roma e a oficial não nos deu nem ‘bom dia’, carimbou o passaporte e passamos.
Você pode fazer uma reserva que não exija pagamento antecipado, imprimir e depois cancelar.
Lembre-se que o seguro viagem de pelo menos 30 mil euros é fundamental.
Responder
Lidiane respondeu:
Julho 12th, 2010 as 20:29
Muito obrigada pela ajuda Gabriel. Hoje fui na minha agencia de viagens e meu agente me disse que não é interessante entrar como uma turista normal, que o melhor é a carta convite pois demonstra que tenho pretensão de voltar… estou muito, muito confusa sobre o melhor a ser feito… mas opiniões são sempre válidas e bem aceitas… obrigada
Responder
Gabriel Dias respondeu:
Julho 12th, 2010 as 20:41
Lidiane,
Eu acho que a carta convite demonstra justamente o contrário: que você tem um vínculo pessoal no país que está visitando e quanto mais vínculos você tem maiores são as chances de ter a entrada recusada. Quando você não conhece ninguém as chances de ter entrada recusada acredito que são menores.
Vai explicar na hora para o oficial da imigração que você vai visitar seu namorado, que é uruguaio e mora em Madrid, pois tem cidadania italiana. Meio confuso, não?
Vivian respondeu:
Agosto 27th, 2010 as 13:16
Olá Gabriel,
Quero tirar uma dúvida com vc: Todas as vezes que vc viajou à Europa vc nunca teve problemas? O que vc recomenda para viajar à Barcelona? Meu noivo mora lá, seria melhor reserva de hotel (que não necessite pagamento adiantado, para depois cancelar) ou carta-convite? O meu receio em relação à carta-convite é o tempo que leva para ser emitida, e além disso, nessa carta eles determinam a data que vc pode viajar para lá!
Obrigada pela ajuda.
Responder
Gabriel Dias respondeu:
Agosto 28th, 2010 as 12:34
Eu nunca tive problemas. São minhas experiências. O que acontece comigo pode não acontecer com outra pessoa. Não há como saber. Eu tenho em mente que quanto mais complicada for sua história maiores serão as chances de problemas. Tente sempre ser direta.
Seu noivo é europeu? Se for não vejo problemas. Essa história do comentário acima que era complicada. Imagine explicar coisas complicadas, em outro idioma, para o oficial de imigração? Grande chance de problemas.
Pelo que andei lendo anteriormente a Espanha está muito mais flexível do que naquela época das deportações.
Não esqueça do seguro saúde, de ter uma boa quantia em dinheiro e cartão de crédito.
bem li todas as perguntas e duvidas para ver se me encaixo em alguma, mas minha duvida é, estou trabalhando numa empresa onde faço tradução entre meu patrao e contatos internacionais que vem aqui, mas agora preciso viajar com ele´para usa, e tambem suecia, tentei obter o visto para usa e els me negaram, nao carimbaram o passaporte apenas disseram se tiver novas informações agende nova entrevista, pergunto se eu for para a suecia, e depois for para usa eu consigo entrar, ja estive nos usa e acho que isto que dificultou, por saber ingles tambem, apresentei carta de trabalho pedi visto de trabalho, por 15 dias e fiquei muito decepcionada, receio perder o trabalho, por iso nao sei se tento novamente o visto em outro consulado sao paulo por exemplo ou se tento ir para europa e usar este para entrar no usa quando precisar, preciso ir para ohio, por 7 dias, fiquei muito triste, me ajude no que fazer. obrigada.
Responder
Eu e minha amiga fomos agora no começo de agosto p Europa. Entramos por Madrid e os oficiais de imigricacao nem olharam p nossa cara e rapidinho carimbaram a nossa entrada, ainda fomos os dois na mesma cabine qd chamados e ao mesmo tempo hehehe, sem estresse algum! Abcs e sorte a todos!
Responder
Vivian respondeu:
Agosto 27th, 2010 as 13:18
Olá Gustavo,
Os oficiais não solicitaram nenhum documento (cartão de crédito, reserva de hotel ou carta-convite) somente o passaporte?
Obrigada pela ajuda.
Responder
Gabriel Dias respondeu:
Agosto 28th, 2010 as 12:37
Vivian, isso pode acontecer mesmo. Quando entrei por Roma em abril eu não ganhei nem um ‘bom dia’. Tudo depende. Mas você precisa estar preparada para mostrar caso seja solicitado. Vai que o oficial não “vai” com a sua cara e resolve pedir.
Não há um manual de como funciona a imigração. Nos Estados Unidos, por exemplo, os oficiais já fizeram perguntas iguais de formas e em momentos diferentes para ver se a resposta era a mesma.
Responder