Executiva: Promoções 2×1

20 de January de 2010 | Por | 13 Comentários More

Uma série de cias aéreas, seja de forma isolada ou em acordo com algum cartão de crédito, realizam com uma certa frequência promoções onde comprando uma passagem na executiva na classe de reserva “X ou Y”, a passagem do acompanhante sai de graça. Essas promoções onde o acompanhante voa “de graça” são conhecidas como “2×1”.

Antes de sair comprando sua passagem nessas promoções, vale a pena conferir algumas coisas primeiro:

Você deve conhecer  o tipo de serviço (tipo de cadeira, serviço de entretenimento e refeição) oferecido pela a cia aérea naquela rota e se há mais de um tipo de aeronave operando a rota. Muitas cias têm mais de um tipo de aeronave voando de/para o Brasil e nem sempre todas estão equipadas com o mesmo tipo de assento na executiva. Para quem voa na frente na aeronave, preço definitivamente não é tudo.

Você deve comparar o preço das tarifas incluídas na promoção (normalmente, as classes de reserva envolvidas estão associadas à tarifas mais altas) com os preços das tarifas promocionais na mesma classe executiva da cia aérea que faz a promoção e com os preços cobrados pelos concorrentes.

Vale lembrar ainda que a passagem do acompanhante (que normalmente deve viajar junto com quem pagou pela passagem) não acumula milhas.

Com todas essas informações na mão, você agora pode tomar suas decisões de compra bem embasado. O que acontece muito por ai, mas existem boas exceções,  são promoções envolvendo rotas operadas com aeronaves com assentos de concepção antiga ou envolvendo tarifas cujo preço é quase igual ao de duas passagens na executiva promocionais na mesma cia ou na concorrente direta.

Vamos as promoções que consegui levantar:

Para portadores de cartões Amex ( a Amex costuma fazer essas promoções com frequência):

2×1 na United

Válido para viagens até 30 de junho de 2010, partindo do Rio de Janeiro ou São Paulo em vôos operados com aeronaves United (não válido para Code Share) e para passagens ( ida e volta ou apenas ida ou volta) compradas na tarifas JX e JW. Interessante é notar que para efeito de regras de reembolso ou cancelamento, valem as regras da tarifa CW/CX/CRT. Só não consegui confirmar se a promoção limita-se apenas a viagens em direção aos EUA ou inclui outros destinos.

Alguns exemplos (valores sem taxas inclusas):

São Paulo/Miami: A tarifa JW, que permite a promoção, custa 7.780 USD e a tarifa CRT (a mais baixa tarifa na executiva na United) está por 4.194 USD. As opções são a Aerolineas (será que vale a pena?) por 3.399 USD, Copa por 3.586 USD e American (IR00NR) e Tam (PDGYTEU) por 3.686 USD.

São Paulo/Nova Iorque: A tarifa JW custa 7.650 USD e a tarifa CRT  está por 4.886 USD. As opções são a US Airways (Será que vale a pena? Até pode até valer?) por 3.037 USD e Tam (PDGYTEU), American, Delta e Continental por 4.292 USD.

São Paulo/Las Vegas: a tarifa JW custa 9.352 USD e a tarifa CRT  está por 7.127 USD. As opções são a  Tam (PDGYTEU) por 3.614 USD e  American (IR00NR) por 4.452 USD.

2X1 na Alitalia

Parece que a promoção que valeu em 2009 foi prorrogada, mas infelizmente não consegui informações mais concretas. O site da Alitalia redireciona para o da KLM e o do Amex não tem dados da promoção.

Para portadores de cartões Visa pessoa física

2×1 na Aeromexico

Válido para viagens (finalizadas) até 30 de setembro de 2010, partindo de São Paulo com destino ao México em vôos operados com aeronaves Aeromexico e para passagens ( ida e volta) compradas na tarifas de classe J. A reserva deve ser feita até 14 de junho de 2010.

São Paulo/Cidade do México: A tarifa J está por 5.950 USD e a DBR (a menor tarifa na Executiva no momento) está por 4.039 USD. As opões são Mexicana por 2600 USD (KUP14PR), mas que hoje opera com uma aeronave pior (deve mudar para um A330 em breve) e Taca por 2846 USD.

São Paulo/Cancun: A tarifa J está por 5.700 USD e a DBR (a menor tarifa na Executiva no momento) está por 3.890 USD. Vale lembrar que ambas as tarifas permitem stopover (parada intermediária) na Cidade do México, tornado essa opção interessante para quem quer fazer duas cidades pagando menos que ir apenas a Cidade do México. As opões são Copa por 3.800 USD (D00BC6M),  Mexicana por 3.890 USD (KUP14PR) e American via EUA por 3.996 USD (não é permitido stopover nos EUA).

Faça suas contas e veja o que é mais vantajoso para você!

Category: Notícias

Comentários (13)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Ed says:

    Otima dica, mostra que nem sempre a promocao eh a melhor opcao…

    Responder

  2. vantuil says:

    ola, rodrigo,
    bom dia, muito bom esse post nos abre uma visao gerala de como vao as coisas por ai, gostaria muito de viajar um dia nessa classe. mas essas promocoes sao saindo do brasil, nao vale saindo europa/brasil. ai vc postou so rotas americanas, estou buscando na rota europa/brasil mas nao encontro nada. e os precos aplicado por aki sao caros…

    Responder

  3. Eduardo says:

    Consegui na semana passada essa promo da Alitalia e fechei o trecho SaoPaulo-Roma-Paris com stopover em Roma e o preço final saiu por 4800 reais com taxas para 2 pax na classe executiva! Valeu muito a pena.

    abs

    Responder

    Ed respondeu:

    Nossa,
    saiu entao por 1300 dolares cada ticket, com taxas!

    Responder

    vantuil respondeu:

    ola, como vc consegui essa tarifa? me passa o canal pq busco no site e nao abre ou nao tem site da alitalia no brasil mais. obrigado

    Responder

  4. Clara says:

    Pena os exemplos mostrados exibindo apenas saídas de São Paulo. E do Rio?

    A cidade pode ser turística mas cariocas também andam de executiva, hein?

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Clara,
    Neste caso específico, as tarifas da Mexicana são apenas para partidas de São Paulo. No caso da United, podem sair de São Paulo ou Rio de Janeiro. Acabei não cotando o Rio por falta de tempo.

    Como você pode ler aqui, não vivo de turismo ou nada relacionado a ele. Trabalho cerca de 50 horas por semana na minha ocupação principal e tento manter o blog em auto nível, mas ele cada dia consome mais meu tempo livre. Ler várias fontes e escrever posts já consome um tempo razoável. Posso te dizer que raramente gasto menos de 3 horas por dia em atividades relacionadas ao blog.

    Cotar passagens para quem não é profissional do ramo, toma um tempo muito expressivo. Assim, quando estou com mais tempo, até tento cotar partidas de outros pontos como Rio, Belo Horizonte, Brasília, mas nem sempre é possível.

    Finalizando, eu também não moro em São Paulo. Moro em Belo Horizonte e também tenho pessoas próximas que viajam primariamente de executiva, mas infelizmente não consigo cobrir em termos de tarifas e dicas o Brasil inteiro todo o tempo, assim dou preferência para São Paulo onde há mais competição tarifária e número de vôos internacionais.

    Um abraço

    Responder

    Clara respondeu:

    Não fica chateado não, Rodrigo. A-d-o-r-o o seu blog e acho as suas informações super úteis. Só posso agradecer pela sua dedicação com ótimas dicas.

    É que não resisti a essa associação (inconsciente, talvez) de “são-paulo-classe executiva”.

    Grande abraço.

    Responder

    Clara respondeu:

    Aliás, acabei de ler o link que você me deu. A introdução está mais do que ótima, é perfeita. Mas uma vez, super obrigada por esse blog tão bom!

  5. Muito boa matéria sobre “promo” executivas…
    Pessoal vale muito a pena pesquisar o modelo de aeronave usada nestas promoções antes da imissão do e-ticket… Em um Boeing 767 tô foraaaaaaaaa já a partir de em um Boeing 777-300 ER pode fechar que já vale!

    Responder

  6. milon says:

    Rodrigo a united e amex prorrogaram a promoção 2×1 para executiva e first, se voce quiser postar pode ser do interesse de alguem. A british tá com uma promoção com o visa a u$2400,00 para europa sem taxas, embora as taxas da british sejam altas ainda acho que esta mais barato que a concorrência.

    Responder

  7. Cid Carvalho says:

    Boa noite Rodrigo. Eu vi uma resposta sua no blog de que voce mora em Belo Horizonte. Bom, talvez fique mais facil voce me dar uma dica de qual cia aerea é melhor para voar de classe executiva para Miami ou Orlando? E também, estou olhando uma tarifa de executiva promocional para estes destinos em janeiro, saindo de Sao Paulo pela AA no dia 10 e voltando dia 29-01-2011, por US$ 2.500,00 incluindo taxas? Gostaria de saber se o preço está bom ou se eu conseguiria uma tarifa menor em outra cia? Será que vc me dá essa dica?

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Cid,

    Esse preço está próximo dos menores em cias que operam aviões maiores nessa rota.

    Mias barato só na Taca ou Copa, mas vai voar em aviões menores.

    Escolhendo assentos: http://www.seatguru.com/

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.