Fidelidade TAM: A Folha de São Paulo É o Melhor Caminho Para Reclamações

22 de July de 2010 | Por | 56 Comentários More

Diversas foram as reclamações de associados do Fidelidade Tam com relação a milhas não computadas ou erros no processamento de pagamentos. Apesar do Aquela Passagem tentar atuar em defesa do consumidor, não somos aparelhados para isso e a Tam não liga para a propaganda negativa na internet que essas reclamações sem resposta deixadas pelos leitores, principalmente, neste e neste post. Já deixamos a porta aberta para que a mesma faça algum tipo de pronunciamento ou passe sua versão dos fatos, mas ela nunca se interessou por isso.

Você tem problemas com a Tam? Se você não conseguiu uma resposta pelo call center, então depois de formalizar uma queixa no fale com o presidente, não perca tempo e vá direto a Folha de São Paulo e poste sua reclamação lá. Pelo relato dos leitores, uma reclamação a Folha tem rendido respostas muito mais rápidas do que as dadas inclusive ao Reclame Aqui, site conhecido de defesa ao consumidor!

Muitas cias aéreas que querem ser modernas ou passar-se por modernas muitas vezes mostram a visão limitada que tem do mercado onde atuam ao ignorar o poder de destruição de uma marca gerada apenas por ignorar as novas mídias ou a reclamação de seus consumidores.  Um consumidor insatisfeito, mas  limitado pela falta de opções, pode no futuro se vingar e escolher a concorrência quando o mercado apresentar novos players… Por outro lado, cada dia mais se vê assessorias de comunicação contratadas especificamente para lidar com as mídias eletrônicas na tentativa de um diálogo mais facilitado e direto  com esses novos meios de comunicação antes que seja tarde.

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Category: Consumidor, Programas de Fidelidade Aérea

Comentários (56)

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  1. Paulo says:

    Paulo (xará), tive EXATAMENTE o mesmo problema… coincidência ??? acho que não…

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    Nayara respondeu:

    Acontece o mesmo problema comigo!Qual a solução???

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  2. Chico says:

    Pessoal, quero fazer uma viagem pelas principais capitais da america do sul..
    buenos aires montevideo punta del leste santiago.. queria ir por milhas.. como seria a melhor opcao? tudo smiles? envolvo lan?
    abs

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  3. simoes says:

    Tambem venho tendo problemas com o fidelidade tam, milhas de voos de março e abril , nao creditadas.
    Desaparecimento de 9000 milhas quando da migraçao para o multiplus.reclamar ja nem sei pra quem.entao tenho voado com os concorrentes, ao menos assim nao me sinto LESADO PELA TAM.
    Alias queria deixar aqui uma sugestao para a TAM.
    AO INVES DE BALINHAS NO INICIO DE CADA TRECHO DOS VOOS, TALVEZ SERIA MAIS SENSATO UM NARIZ VERMELHO DE PALHAÇO, ASSIM ATE A COR SERIA COMPATIVEL COM SEU TAPETE VERMELHO!

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  4. Leite Jr. says:

    Caro Gabriel, será que vc poderia me explicar como funciona a emissão de bilhetes na AA pelo Smiles? Estava consultando os sites do Smiles e do AAdvantage e percebi que o trecho BRA-EUA pelo Smiles “custa” 37.500 milhas e no AAdvantage não sai por menos de 50.000. Está correto isso? Eu conseguirei mesmo emitir por 37.500 através do Smiles ou isso é conversa pra boi dormir? Estou pensando em transferir 75.000 pontos do BB para o Smiles pois o BB está com uma promoção que dá upgrade para a categoria Gold e Diamond dependendo do número de pontos transferidos, mas somente farei isso se eu for conseguir emitir os bilhetes na Executiva. Todavia, consultando no site da AA não achei nenhum trecho por 37.500. Qual o motivo da diferença? Pelo Smiles se tiram os bilhetes com menos milhas mesmo? Está correto isso? Desde já agradeço.

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  5. Gabriel Dias says:

    Leite Jr.,

    Eu não uso o Smiles e sim o AAdvantage, então não poderei te ajudar muito. Pelo AAdvantage BRA-USA custa, no mínimo, 40 mil milhas (round trip). Eu sei que emitindo na AA pelo Smiles você precisará de mais milhas. 37.500 pelo Smiles deve ser apenas um trecho. É impossível o Smiles exigir menos pontuação do que o AAdvantage.

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  6. Gabriel Dias says:

    No AAdvantage existem categorias para emitir uma passagem com milhas. São elas:
    Economy MileSAAver Off Peak: 20 mil milhas por trecho.
    Economy MileSAAver: 30 mil milhas por trecho.
    Economy AAnytime: 60 mil milhas por trecho.
    Business/First MileSAAver*: 50 mil milhas por trecho.
    Business/First AAnytime*: 100 mil milhas por trecho.
    First MileSAAver: 62,5 mil milhas por trecho.

    Antes de tudo acesse aa.com e faça uma pesquisa para ver a disponibilidade nas datas desejadas. Não é preciso ter cadastro para fazer essa pesquisa.

    Se tiver dificuldades eu te ajudo.

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  7. Leite Jr. says:

    Pois então. A minha grande dúvida é essa. A Business/First MileSAAver* sai por 50 mil milhas por trecho, como vc disse. Ocorre que no site do Smiles consta que o trecho BRA-EUA sai por 37.500 (ONE-WAY) e 75.000 (ROUND-TRIP) na classe executiva. Pode conferir: http://www.smiles.com.br/smiles/content/premios/resgate_americanairlines.htm/ Será que é isso mesmo? Desse jeito está valendo muito mais emitir pelo Smiles do que pela própria AA. Acho que vou ligar pra central Smiles pra confirmar.

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  8. Gabriel Dias says:

    É verdade. No site do Smiles dá a entender que com 75.000 milhas você emite na executiva. O melhor mesmo é ligar e depois contar aqui para nós.

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  9. milon says:

    Voce emite sim o smiles round trip USA é 75000 na executiva, esses valores variam de programa para programa no aaadvantage é 100000, na tam é 80000 na baixa e 100000 na alta, no victoria da tap é 90000 e assim vai.

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  10. Gabriel Dias says:

    milon você já emitiu? Uma coisa é a teoria e outra a prática. Por que o AAdvantage iria permitir que usuários Smiles emitissem passagem na executiva com menos milhas? Isso incentiva o uso do Smiles ao invés do AAdvantage.

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  11. cleverson sathler says:

    O TAM fidelidade eh o famoso, tem mas acabou. estou tentando emitir um bilhete para os USA, com pontos , com 6 meses de antecedencia e simplesmente nao tem disponivel. o regulamento preve que nao tem restricao de data, nao tem mesmo, pois eles nao disponibilizam algumas datas e pronto….

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  12. MARCIO says:

    Realmente o Fidelidde TAM quando passou para o Multiplus ficou uma porcaria. A nomenclatura é confusa e fica difcil controlar o saldo
    Eu tinha 600 mil pontos em 01.07.2010 e como tenho razões fundadas de que que meu saldo pode estar errado, solicitei ao Multiplus informar meu saldo em 01.07 ou qualquer outra data proxima oara eu fazer um controle paralelo . Nao informaram e dizem que nao tem saldo anterior.
    Perguntei a partir de que dia eles poderiam me fornecer o saldo anterior e disseram que nao tem saldo anterior.
    Só tem os debitos e creditos
    Tenho um caso concreto de uma pessoa da familia.
    Essa pessoa só fez uma viagem Manaus /Frankfurt / Manaus
    Os valores lançados sao + 6.000 + 6000 + 900 -200 e o saldo é de 6.700 pontos. O saldo nao correspondo aos creditos menos os debitos.Deveria ser 12.700
    Desde agosto que solicito regularizaçao e ate hoje nao resolveram
    A tam alega que a culpa é do MULTIPLUS e o Multiplus diz que os pontos são feitos pela TAM
    Alem desse caso, tenho 3 cancelamentos de passagens que se arrastam ha 3 meses sem soluçao
    De 10 em 10 dias telefono para o FALE COM O PRESIDENTE e ate hoje sem soluçao.
    Um conselho, façam um controle do saldo a parte. A contabilidade do Multiplus nao merece confiança

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  13. Renata says:

    Também fui extremamente lesada pela TAM. Quase 20 mil pontos sumiram da minha pontuação, e quase todos os vôos de março a junho foram “despontuados” Já cansei mesmo de falar com a TAM. O pessoal do MULTIPLUS incompetente e com má vontade de resolver qualquer problema. Na TAM fui atendida por todos os meios e não consegui resolver o problema. E ainda querem me convencer q no “sistema” deles meus vôos estão pontuados! Só queria saber onde eu encontro esse “sistema” pq o q é disposto pra mim na web é bem claro em relação à minha pontuação. Eles estão vencendo o consumidor pelo cansaço!!!!!

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    Fernando H Rosa respondeu:

    Eu consegui, depois de mais de 2 meses reclamando, reaver os pontos que haviam sumido da minha conta. Segui a dica de um colega do trabalho, que me recomendou a ser insistente ao extremo. Passei a anotar todos os prazos que eles me davam, e no dia seguinte ao vencimento do prazo, ligava novamente na central Multiplus cobrando uma posição. Mandei até mensagem no Twitter deles com a reclamação. Na quarta vez que eles não atenderam o prazo e eu liguei cobrando eles me pediram mais 10 dias úteis, e finalmente no final da semana passada recebi um e-mail pedindo desculpas pela demora e resolvendo a situação. Se eles querem vencer pelo cansaço, o único jeito é pagar na mesma moeda e ficar insistindo até reaver o que lhe é de direito.

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  14. Celso Jose dos Santos says:

    Eu sou cliente fidelidade TAM desde 2000, já fiz diversas viagens com pontos, inclusive para o exterior, sem qqer problema. O meu martírio começou com a mudança para o site da Multiplus. Eu não consigo acessar este maldito site, já perdi 3 senhas, na primeira tentativa o sistema acusa que a senha foi bloqueada. Eu já enviei email, liguei na TAM, liguei mais de 5 vezes para o 0300 do Multiplus é nada. Como a TAM pode destruir tão facilmente a imagem de uma empresa séria dos tempos do Comandante Rolim? Ele viaja nos aviões para ouvir a opiniões dos passageiros. Hoje a TAM não liga para a opinião dos seus passageiros. Que coisa triste.

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