Fidelidade Tam e Multiplus: Confusão Criada Pela Tam e Problemas em Extrato de Pontos

24 de November de 2010 | Por | 134 Comentários More

A criação do Multiplus foi confusa desde o início. A decisão de manter tanto o Fidelidade Tam como o Multiplus convivendo ao mesmo tempo não seria um problema, mas a forma que a Tam escolheu para promover sua associação de ambos só tem gerado dor de cabeça.

Na minha opinião, a criação do Multiplus nada mais foi que a forma encontrada pela Tam para que ela pudesse vender mais facilmente pontos do Fidelidade Tam para outras companhias interessadas em distribuí-los aos seus próprios consumidores por meio da promessa da possibilidade de uma passagem aérea gratuita no futuro.

É muito difícil convencer uma empresa, que não seja do grupo Tam, a oferecer aos seus clientes pontos Fidelidade Tam ao comprar seus produtos. Por que? Simplesmente porque toda vez que se fala Fidelidade Tam se faz propaganda da Tam. Que empresa quer gastar com publicidade própria e fazer ao mesmo tempo propaganda de graça para outra (para qual ainda vai pagar pelos serviços). O nome Multiplus facilita as coisas.

O Multiplus então foi criado como uma central de trocas de pontos entre os programas de fidelidade das empresas parceiras. Pontos acumulados em vários programas independentes de fidelidade das parceiras poderiam ser transferidos entre si  ou consolidados em um único local, no Multiplus, permitindo assim que o consumidor que consolidou seus pontos nele optasse por usá-los para emitir um prêmio no parceiro que mais lhe interessasse. Na verdade, as passagens aéreas da Tam continuam sendo o prêmio mais cobiçado pelos associados, mas ele pode optar por diárias de hotéis na Accor, combustíveis nos postos Ipiranga e por ai vai. Por mais que os demais programas de fidelidade associados ao Multiplus sonhem em aumentar seus ganhos através de emissão de prêmios com pontos acumulados por associados do Fidelidade Tam, vão ser sempre as passagens aéreas o maior chamariz desse programa.

O problema começou quando o Fidelidade Tam, possivelmente como uma forma de fortalecer o Multiplus e agradar seus demais parceiros, decidiu que os pontos Fidelidade seriam transferidos automaticamente para uma conta Multiplus. Ela acredita que assim os associados do Fidelidade poderiam entender mais facilmente que esses pontos servem para resgatar muito mais que passagens na Tam ou nas cias associadas a ela.

O problema é que o consumidor não entendeu a jogada e a migração dos pontos existentes na conta do Fidelidade para a conta Multiplus gerou problemas para muitos associados que alegam que o número de pontos no Multiplus são inferiores que os anteriormente depositados no Fidelidade Tam.

Melhor seria o Fidelidade ter continuado como era e ter introduzido a opção de transferência de pontos instantânea e sem custos para o Multiplus e vice-versa  no momento que o consumidor desejar, além de ter criado uma conta no Multiplus automática para os associados Fidelidade orientando que os mesmos poderiam acumular pontos em outros parceiros e depois transferir do Multiplus para o Fidelidade ou para outro programa associado ao Multiplus quando assim desejarem.

A confusão foi tanta, que ela chegou a enviar um tutorial (não muito claro por sinal) ensinando como o associado Fidelidade pode conseguir consultar seus pontos. Não podemos esquecer que a forma antiga de visualizar os pontos já era longe do ideal e de difícil entendimento pelo consumidor menos acostumado a programas de fidelidade. Esse negócio de Fidelidade Tam ser um programa de relacionamento entre consumidores Tam e a cia aérea e Multiplus o local onde as milhas são depositadas não são conceitos fáceis de passar.

Se você é associado ao Fidelidade Tam, vale a pena conferir os pontos depositados na sua conta Multiplus.

Antes que a caixa de comentários desse post se torne mais um local de desabafo de associados do Fidelidade Tam, já deixo os link de dois post que têm ligação com o que foi tratado aqui.

Aonde reclamar do Fidelidade Tam (a Tam não liga para as reclamações postadas no Aquela Passsagem. Ela já teve várias chances de expressar sua “verdade” aqui e nunca se dispôs a isso).

Acompanhe regularmente seu extrato de milhas/pontos!

Tags: , , ,

Category: Cartões de Crédito, Programas de Fidelidade Aérea

Comentários (134)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Tiago says:

    Boa tarde senhores,
    Primeiro quero parabenizar ao criador do site e aos usuários bem informados e interessados.
    Tenho algumas dúvidas referentes a Tam Fidelidade (Star Alliance) e Smiles. Quais são os parceiros da smiles? Somente Gol, Air France, KLM, Amrican e Delta? Não acho outros.
    Comecei a viajar bastante nos últimos tempos, mas nunca dei atenção para smiles e tam fidelidade, passei a me inteirar e interessar somente agora. Gostaria de saber qual das duas é mais vantajosa? Planejo usar quase que somente uma das duas. Viajo de 10 a 15 vezes por ano dentro do Brasil e de duas a três vezes para fora. Fora isso tenho mais 75K de pontos acumulados no cartão de crédito. O que me sugerem? Meu foco é de viajar com passagens prêmios e principalmente fazer upgrades para classe executiva.
    Agradeço desde já a ajuda!

    Responder

    Wilian Delatorre respondeu:

    Tiago,

    o programa Smiles é isso mesmo que você citou, sendo que até agora ninguém no blog comentou que tenha obtido bilhete prêmio com a KLM via Smiles.

    Em relação a escolher seu programa principal, tenha em mente que no dia de hoje, segundo um consenso dos comentaristas e participantes (pensamento subjetivo) o Smiles é melhor para emissão para os EUA e América do Norte, o Fidelidade TAM agora na Star Alliance está melhor para a Europa.

    Mas eu sugiro que você dedique um tempo para a leitura dos posts antigos e perceba o que é mais vantajoso para você. Atente também para o fato que suas milhas no cartão de crédito dependendo do banco podem ser dobradas numa promoção futura.

    Abraço e seja bem vindo.

    Responder

  2. Tiago says:

    Senhores,
    Li e reli vários tópicos e acho que a escolha mais sensata seria retornar ao velho e bom Smiles. Mas acabou ficando uma dúvida de como é a pontuação. Viajarei agora no mês de Maio Guarulhos/Londres/Istambul/Edimburgo/Londres/Guarulhos e pesquisei passagens pela Tam e por parceiras da Gol, como Air France e KLM. Achei passagens com ótimos preços em ambas companhias (preços qse iguais), mas a Tam pontua 10.000 pts ida e volta Londres, enquanto a Flying Blue pontua menos de 5000 pontos por serem passagens promocionais. Gostaria de saber se esses pontos equivalem ao Smiles ou seria outro tipo de pontuação? Procurei, procurei e não achei pontuação fixa no Smiles. São duas passagens ao preço de +-R$1900,00 (c/ taxas) cada.
    Abs,

    Responder

    Wilian Delatorre respondeu:

    ih…… pontuar no Smiles viajando KLM/Air France nem sempre é vantajoso. Em alngus casos os pontos nem foram lançados, em outros casos alguns consumidores que viajaram juntos tiveram pontuações diferentes lançadas e assim vai. Infelizmente esse é um dos defeitos dessa parceria.

    Responder

  3. Tiago,

    eu viajei pela KLM no final do ano e até agora eu tentando junto à GOl que os meus pontos sejam computados…não é nada fácil.

    Responder

  4. Vinícius says:

    Eu viajei pela KLM em dezembro e até agora não consegui a obtenção dos pontos no programa SMILES, apesar de enviar todos os documentos que me foram solicitados.

    Responder

    Fernando H Rosa respondeu:

    Vinícius,

    Você apresentou seu número Smiles no Check-In, ou somente depois do vôo?

    Tenho vários vôos pela DELTA agora em março e abril, e estava pensando em pontuar no Smiles. Só estou um pouco cético se em vôos dentro dos Estados Unidos os atendentes da Delta vão sequer saber o que é o Smiles.

    Alguém já conseguiu pontuar vôos Delta no Smiles? Qual foi a experiência? Deu certo só informando no check-in?

    Responder

  5. Silvia Nascimento says:

    Ei,

    Sei que o comentário não tem muito a ver com o tema do post, mas estou com uma dúvida e não encontrei em que post poderia postá-la.

    Então, em fevereiro de 2010 fui para Paris voando TAP, só que na época esqueci completamente de resgatar as milhas…. Tenho o cartão Fidelidade da TAM, será que é possível resgatar essas milhas hoje ou já perdi meu prazo?? Se houver a possibilidade, o que devo fazer??

    Muito obrigada.

    Silvia

    Responder

    Wilian Delatorre respondeu:

    Silvia,

    infelizmente não há mais nada a ser feito. A TAM oficialmente fez parte da Star Alliance em Abril de 2010. Ou seja, além de ter passado dos 6 meses do seu pedido de resgate a TAM nem fazia parte da aliança.

    att

    Responder

  6. Miner says:

    Novo site Multiplus Fidelidade no ar.
    Está bem melhor e funciona perfeitamente no Firefox!

    Responder

  7. RC says:

    O novo site vem com uma novidade. Quem é cliente TAM Fidelidade e NÃO quer aderir ao Multiplus não pode mais acessar o extrato pelo sistema da TAM. O extrato só pode ser consultado via Multiplus – mesmo para quem não aderiu ao Multiplus.

    Ainda assim, a TAM continua dizendo, provavelmente sob orientação da área jurídica, que a migração para o Multiplus é “opcional”.

    Responder

  8. Sergio S. says:

    Pessoal,

    minha vez de ter problemas com o extrato do Multiplus. Transferi 10 mil pontos do cartão de crédito para usar na emissão de uma passagem, mas o site diz que o total disponível é de 8.775… Engraçado que os lançamentos no extrato totalizam os 10 mil e poucos pontos (minha conta tinha saldo de 75 pontos antes da transferência do cartão de crédito), mas o totalizador está errado.

    Já realizei uns 5 contatos telefônicos e na última vez me pediram 30 dias (!) para regularização. Tentaram até dizer que parte da minha pontuação já tinha vencido (!!!). Vai que cola… Precisei confrontar o atendente e o supervisor para que eles reconhecessem que realmente esse não era o caso.

    É impressionante a incapacidade que eles têm apresentado para resolver meu problema! Acho que vou pra outro programa da Star Alliance.

    Abs

    Responder

  9. Valentina Luzia de Jesus says:

    Não consigo me cadastrar, por quê?

    Responder

  10. Jorge Augusto Pereira says:

    Pretendo voar com a AirFrance para Veneza onde farei um cruzeiro. No retorno gostaria de ficar em Paris por cinco dias em Hotel perto da Opera ou Madeleine com diárias razoáveis que pagaria usando meus pontos da Tam. É possível? O site da Tam é muito confuso e não estou tendo muita ajuda deles por telefone. Poderia contar com sua ajuda.?

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.