Fidelidade TAM: Oficializando o Que Já Realizava na Prática. Tabela Flexível de Pontos

14 de February de 2011 | Por | 160 Comentários More

Tudo começou como uma promoção, aonde o Fidelidade Tam oferecia a “oportunidade” de emitir uma passagem internacional para voar Tam com muito mais facilidade, desde que estivesse disposto a torrar uma quantidade considerável de pontos.

Depois disso, muitos leitores começara  a relatar dificuldades em emitir passagens para fora da América do Sul usando a quantidade usual de pontos necessários. Era possível sim, desde que se usasse um número maior de pontos do que os contidos na tabela oficial.

Recentemente, a o Fidelidade iniciou uma “promoção”, que ela insinua que será uma coisa comum dentro do programa, onde é permitido a emissão de passagens prêmio em vôos dentro da América do Sul usando um número reduzido de pontos (menos que os 10 mil usuais). Na base da tentativa e erro, seu associado vai descobrir em que dia ele consegue encontrar a promoção. Isso sabendo que o site da Tam não funciona as mil maravilhas e não tem dado conta do recado em dias de demanda alta.

Como tudo que pode ser flexibilizado para baixo, também pode ser flexibilizado para cima, agora ele divulga a nova tabela de pontos necessários para emissão de passagens prêmio em vôos para fora da América do Sul. Ao lado do habitual número de pontos conhecidos de baixa e alta temporada, novas opções de passagens prêmio que podem ser emitidas com mais facilidade, mas usando muito mais milhas.

Há lago de errado no que o Fidelidade Tam Fez?

Não, ele apenas está implantando um modelo comum em muitos programas de fidelidade onde se é possível emitir passagens mais flexíveis usando um número maior de milhas/pontos.

O que fica é a dúvida sobre em que proporção serão disponibilizadas os assentos disponíveis para emissão usando cada nível de pontuação.

Vale lembrar que a base de vôos internacionais da Tam para fora da América do Sul cresceu muito menos que o número de seus associados elite, principalmente porque uma grande parte dos antigos associados Smiles acostumados a conectividade Star Alliance migraram para as fileiras do Fidelidade saturando ainda mais os já saturados níveis elite do Fidelidade.

Um Smiles fraco sempre foi mais um problema para o Fidelidade Tam e seus associados do que uma fonte de alegrias.  Hoje, todos pagam pela fragilidade demonstrada pelo Smiles no passado.

Será que conseguir emitir uma passagem usando o número mínimo de pontos para voar para fora da América do Sul na Tam vai conseguir ser mais penoso do que já é? Só tempo dirá!

Há algo de errado na forma com que a o Fidelidade Tam implantou as mudanças?

Sim! O Fidelidade Tam/Multiplus é uma metamorfose ambulante. A todo momento você é surpreendido com uma mudança nas regras ou na forma de funcionar do site.

Achar uma informação no site do Fidelidade Tam é quase um desafio, diante do tanto que as informações migram de lugar dentro do site. Mesmo quem está acostumado com ele tem horas que não acha uma informação básica dentro dele. Isso quando não é necessário ir ao Multiplus para depois retornar ao Fidelidade.

Já acompanho programas de fidelidade faz um certo tempo. Sempre e nunca são palavras que não deveriam constar neles, já que estão sempre sofrendo mudanças ao sabor da necessidade de estimular ou restringir o uso dos créditos acumulados por seus associados. Antes de tudo, eles são ferramentas de marketing das cias aéreas que oferecem a falsa idéia da passagem grátis ao seu consumidor (não se engane, você pagou a prestação e com sua fidelidade essa passagem).

A grande diferença dos programas mais sérios é a forma com que antecipam e comunicam a mudança nas regras aos seus associados. Geralmente, há um período de intervalo entre o anúncio das novas regras e o efetivo exercício das mesmas. Interessante notar que muitos programas oferecem para download um manual contendo suas regras de forma a permitir um maior domínio das mesmas por seus associados mesmo quando não conectados a internet.

Outra importante diferença é a transparência na apresentação da disponibilidade de assentos para emissão com milhas ou pontos. Em muitas cias não é nem necessário estar inscrito no programa para fazer uma busca por essa disponibilidade. Dá para testar antes de decidir associar-se ao mesmo.

Resta então ao consumidor avaliar o que é melhor para ele dentro das propostas oferecidas no mercado.  Não se iluda, pois não existe programa de fidelidade perfeito, mas sim o programa que melhor preenche suas necessidades. Não adianta ficar acumulando no programa “X” sabendo de suas limitações e depois ficar reclamando que ele não atende suas necessidades.

Outra realidade dentro dos programas de fidelidade: Não se ganha sempre! Mesmo os mais descolados não conseguem sempre o que querem e quando querem. Assim, não crie fantasias entorno de um programa de fidelidade por mais que ele alimente essas fantasias em suas publicidades.

Da mesma forma que tem programa de fidelidade que faz o que quer e quando quer independente do impacto em seus associados, você consumidor deve ter  uma atitude ativa na escolha do programa onde quer depositar sua fidelidade. Sua fidelidade com certeza pode valer mais do que alguns programas pensam que ela vale.

Por fim, vou repetir minha velha ladainha:

Milha boa é milha gasta com sabedoria e o mais rápido possível. Não encare suas milhas como um depósito de longo prazo em uma conta poupança, já que a cia pode mudar as regras do programa, passar por dificuldades financeiras ou deixar de voar um destino desejado. Sem contar que algumas dificultam ao máximo a emissão de uma passagem prêmio.

Obrigado ao PêEsse pela dica da nova tabela!

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Category: Programas de Fidelidade Aérea

Comentários (160)

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  1. Fábio says:

    Luciana,

    Como voce conseguiu fazer o trecho domestico, ja que a AA/DELTA nao opera em recife?
    Voce conseguiu no mesmo dia? Pois quando tentei fazer isto o SMILES me informou que conexao somente apos 1 dia depois da chegada da viagem.

    Responder

  2. Jorge m b Mendes says:

    Amigos, para os pouco exigentes e crentes que a TAM é uma empresa séria, saibam. que mesmo passagens mais caras como a Max pagam multa na remarcação de 130,00! E lembrem: passagens compradas no balcão tem um acréscimo de 10% sobre o valor total….

    Responder

    Camilo respondeu:

    Sobre a TAM eu não vou nem comentar, visto que concordo contigo, mas no meu ponto de vista a grande vantagem do (in)Fidelidade é poder usar na Star Alliance.
    Eu ando batalhando, e sofrendo, para conseguir acabar com meus pontos Smiles emitindo um trecho pela Air France, estou ligando diariamente para a Smiles, e nada! Não tem vaga nem 15 dias antes nem 15 depois do que eu desejo…. seria isso mesmo possivel? Ou essa parceria Smiles/Air France é quase inexistente?

    Responder

    Wilian Delatorre respondeu:

    Praticamente inexistente com a Air France e até agora nenhum registo de emissão com a KLM. Liguei no call center esses dias e não tem nada pela AirFrance nos próximos meses na classe econômica.

    Responder

    Camilo respondeu:

    É, estamos orfãos de um programa de milhagem decente no Brasil. Eu (opinião pessoal) prefiro ser ¨(in)fidelizado¨ e usar a Star Alliance mesmo….
    To há tempos olhando os programas de empresas estrangeiras… Mas ainda não me motivei a trocar de programa, até pq um dos meus cartões é do Banco do Brasil, que só transfere para os nacionais… E eu tenho certa preferencia de usar milhas para viajar para a Europa… Porém com a LaTam nem sei como ficarei…

    Se alguem conseguiu emitir Air France ou KLM que ¨atire a primeira pedra¨…

    E Rodrigo, tem previsão de sair o resultado da enquete?

    Abraços

  3. Guilherme says:

    Pessoal, não existe almoço grátis.

    Essa “promoção” de emissão de passagens-prêmio com menos de 10 mil pontos tinha uma razão de ser. Não se trata de mera benemerência da empresa. Tudo tem uma explicação. E não, não é apenas a concorrência do Smiles. Os motivos são mais pragmáticos do que supõe a nossa vã filosofia. Os motivos são de ordem *FINANCEIRA*.

    Segue trecho de notícia extraída do Jornal Valor, http://www.urbansystems.com.br/noticias/ler/multiplus-abre-mao-de-caixa comentando sobre o desempenho financeiro da empresa Multiplus Fidelidade, um “braço” da TAM responsável pelo programa de fidelidade:

    “A diferença entre a geração de caixa e o lucro se explica não só pela antecipação de compra de passagens prêmio da TAM, evitando desembolsos que ocorreriam normalmente, como também pelo sistema de reconhecimento de receita da companhia.

    Embora a Multiplus receba o caixa quando vende os pontos às parceiras, *a receita e o correspondente custo só são registrados quando os pontos são resgatados*.”

    Taí explicado. Para que haja registro de receita na empresa Multiplus Fidelidade, é preciso haver resgate de pontos. Logo, as promoções da TAM são na verdade formas de haver registro de receita para a Multiplus Fidelidade. Quanto mais passagens-prêmio são resgatadas, maiores receitas são registradas na Multiplus. Simples assim.

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

    Responder

  4. Magno says:

    Pessoal,
    Consegui emitir na TAM neste final de semana dois tickets pra Santiago a 13 mil pontos ida e volta (ida 7000 / volta 6000), voando POA – Santiago (via Guarulhos). Datas: ida 13/05, volta 17/05.
    O saco é pegar a senha multiplus. Um perrengue. E as novas taxas de embarque já estão sendo cobradas.
    Abraços.

    Responder

  5. Marcelo says:

    Mais uma da TAM…

    Recebi email informando da promoção há dez dias, sobre o bônus de 1000 pts para cada 5000 pts transferidos para o inFidelidade.

    Antes de efetuar a transferência, liguei para a central do malfadado, e consultei se minha esposa teria direito ao mesmo bonus, uma vez que, não havia recebido email algum; depois da demora de sempre, veio a resposta, que ela poderia transferir os pontos e teria a mesma bonificação, sem problemas.

    Pontos transferidos, 200000 pts na conta dela (aguardamos 40000 pts de bônus), e adivinhem? Meus pontos, forma creditados corretamente, com bônus, mas os dela não.

    Liguei novamente para o inFidelidade, e repassaram o caso para o Multiplus, onde informaram que ela não recebeu email, não tem direito aos pontos (consultei antes de transferir e garantiram o bônus pra ela, sem qualquer questionamento), que a informação anterior do atendimento do inFidelidade não tinha valor, e se quizesse ver a cor destes pontos novamente, sugeriam que usasse nos parceiros multiplus (desentortadores de banana, limpadores de unha – estas bostas que serão oferecidas por lá), sem o bônus, obviamente, sem possibiledade de retorno, e de quebra, desligaram o telefone “na cara” em 3 ocasiões enquanto aguardava para falar com o supervisor, eu uma dales, a frase que antecedeu ao desligamento, veio de fundo, foi: desliga na cara deste f.d.p.

    Falar o que de uma desgraça desta?

    Tam inFidelidade Black pra que?

    Àqueles que ainda elogiam esse lixo, tenham ciência que serão os próximos a quebrar a cara!

    Transfiro pontos do cartão de crédito para esta escória, captaneada por pessoas ou muito incompetentes, ou muito corruptas (ou os dois), porque quebraram uma empresa aérea em um mercado duopolista que cresce 20% ao ano, pela infeliz falta de alternativas que alguns cartões ainda nos impõe.

    Fica o recado, para que outros não entrem no mesmo golpe que entrei nesta semana, e me considerava experiente com esses marginais do inFidelidade e agora Multifurtos.

    Abraço

    Responder

    Wilian Delatorre respondeu:

    Lamentável. Até hoje não transferi uma milha sequer para o InFidelidade e nem pretendo! Sai de retro………..

    Responder

    Miner respondeu:

    Acho que o segredo é transferir somente no momento da emissão e a quantidade exata de milhas.

    Emiti há 2 semanas 2 trechos Santiago-Belo Horizonte pelo Fidelidade TAM por 7mil milhas cada sem problemas – transferi somente as milhas necessárias. A transferência do Banco do Brasil pra lá normalmente cai em 1-2 dias úteis, então é virtualmente “instantâneo”.

    Já minhas milhas no Smiles, estão sem uso atualmente (até aparecer uma promoção boa ou eu realmente precisar utilizá-las).

    Responder

  6. Daniel says:

    PARECE PIADA MAS É VERDADE

    TAM Fidelidade na disputa pelo FT Awards

    O programa de fidelização da TAM está na disputa do “The Frequent Traveler Awards”, prêmio mundial organizado pela “Frequent Traveler Educational Foundation” (FTEF) que elege os melhores programas de viajantes frequentes do mundo.

    O programa Fidelidade da TAM concorre em quatro de sete categorias: Melhor Facilidade de Resgate, Melhor Serviço ao Cliente, Melhor Nível Elite e Programa do Ano.

    Toda a votação é online e está aberta até 31 de março. As companhias mais votadas serão anunciadas num evento em Nova Iorque, a ser realizado em 28 de abril.

    FONTE: http://www.jetsite.com.br/2008_v35/Noticias.aspx

    Responder

    Marcelo respondeu:

    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Responder

    Wilian Delatorre respondeu:

    Daniel, peço para que deixe as mentiras ou piadas de mau gosto para o dia 01 de Abril. Onde é que já se viu!? 😉

    Responder

  7. Fábio says:

    Pessoal, uma dica pra salvar tempo pra quem tem pontos da TAM e toda vez liga no call center e não encontra disponibilidade nas cias aereas da Star Alliance:
    A Air Canada disponibilizou no site do AeroPlan(O programa de fidelidade deles), um mecanismo de busca de bilhetes premios em toda a rede Star Alliance.
    Toda vez que pesquisei no site primeiro, e depois liguei na TAM, tinha exatamente o mesmo trecho.
    O site é http://www1.aeroplan.com/adr/Results.do
    Fica a dica!
    Um abraço

    Responder

  8. Fábio says:

    Pessoal, uma dica pra salvar tempo pra quem tem pontos da TAM e toda vez liga no call center e não encontra disponibilidade nas cias aereas da Star Alliance:
    A Air Canada disponibilizou no site do AeroPlan(O programa de fidelidade deles), um mecanismo de busca de bilhetes premios em toda a rede Star Alliance.
    Toda vez que pesquisei no site primeiro, e depois liguei na TAM, tinha exatamente o mesmo trecho.
    http://www1.aeroplan.com/adr/searchProcess.do
    Fica a dica!
    Um abraço

    Responder

  9. Luiz says:

    Realmente esta uma dificuladade emitir passagem premio TAM usando a quantidade minima de pontos, tanto para Europa como Estados Unidos.
    Alguem conseguiu nos ultimos dias passagem para EUROPA com 60 mil pontos ou EUA com 40 mil ida/volta. So tem disponibilidade com uma quantidade bem maior… Que safadeza!!!!!

    Responder

  10. Kleber Junior says:

    Isso é absurdo, um despropósito da TAM. Mais uma vez a Companhia faz pouco de seus clientes, especialmente os Vermelhos, que ajudaram a alavancar a TAM, quando ela não era nada, apenas uma companhia do interior paulista.
    Venho tentanto emitir trechos para Europa, com pontos, e não consigo. Nunca tem.
    Alguém tem uma sugestão para emitir?

    Responder

  11. Daylton says:

    Alegria ao alcançar o fidelidade VERMELHO, e você recebe o cartão VERMELHO, etiqueta de bagagem VERMELHA, mas ué, faltou uma coisa no kit enviado: UM NARIZ VERMELHO….de palhaço!

    Pois é amigos, é isso que nós somos feitos no Brasil…somos feitos de palhaços o tempo todo!

    Assim como muitos quero manifestar aqui minha total decepção e revolta com o sistema de reservas internacional com pontos fidelidade.
    Sou fidelidade vermelho, e sempre fiz questão de pagar até mais caro, mas voar pela TAM, pelos seus serviços e pelo seu programa de fidelidade.
    Ocorre que, como todos sabem e é plenamente discutido e criticado nas redes sociais e blogs, não existem critérios definidos sobre disponibilidade de assentos para vôos internacionais com pontos.
    No sentido de garantir que conseguiria obter passagens do Brasil para Miami ou Orlando, exatamente a 0:00 do dia 12/05/2011 fiz o contato com o Call Center da TAM, para efetuar a reserva de passagens para Miami ou Orlando, com 20.000 pontos, para 12/11/2011. Exatamente no momento que abriram as reservas para esta data (0:00 de 12/05/2011), eu estava falando com a TAM, a atendente consultou o sistema e o que surgiu no sistema foram passagens a 65.000 pontos, alegando que qualquer dia, em qualquer hora, sabe-se lá quando, poderiam abrir passagens com 20.000 pontos, sem saber quando e se iria abrir.
    Assim temos um sistema e uma definição de passagens, sem qualquer critério, e totalmente absurdo, pois naquele momento seria impossível já terem se esgotado passagens com 20.000 pontos.
    O mesmo processo ocorreu 1 dia antes, a 0:00 de 11/05/2011, quando tentei emitir para 11/11/2011.
    A TAM decide se vai abrir e quando acha melhor abrir passagens a 20.000 pontos? É isso?
    Faço minha parte para com a TAM, escolhendo sempre a mesma como minha companhia aérea, mas a TAM não está cumprindo com a sua parte, o que é lamentável e inaceitável.
    Será que tenho que passar dias e noites ligando e tentando ver se abriu passagens a 20.000, que pode nunca acontecer? Isso seria mais um total absurdo.
    Infelizmente temos que brigar para que faça valer o nosso direito como consumidor, e principalmente como cliente, que deposita a TAM toda a confiança e credibilidade, gerando bastante receita para esta companhia.
    Estou tentando resolver amigavelmente com a TAM, e espero que não seja necessário recorrer a instâncias judiciais para que este direito seja reconhecido, pois sem dúvida o ganho de causa, com os precedentes existentes nestas instâncias, é resultado certo e favorável para o consumidor.
    Sem dúvida vou publicar neste site a resposta da TAM do FALE COM O PRESIDENTE, que na época do Rolim funcionava muito bem, mas agora….
    Vamos ver……

    Responder

    Daylton respondeu:

    Caros amigos…
    Essa foi a resposta da TAM…falou falou e não disse nada! E o mais legal é a “vantagem” considerada pelos mesmos: “Pensando nessa situação e analisando a realidade de clientes que dispõem de muitos pontos, mas não encontram disponibilidade para emissão, criamos as classes irrestritas em que é possível emitir um bilhete com pontos em qualquer voo, em qualquer época do ano, desde que haja lugares disponíveis para reserva” Fala serio….
    E agora essa é a gota d’água….”Fidelidade Tam: Cobrará 15 mil pontos por Trecho na América do Sul (Exceto Brasil) a Partir de Julho!”

    Vamos exigir pelo menos que seja enviado o NARIZ VERMELHO de palhaço junto com o cartão e a etiqueta….façam como eu…deixem de voar TAM….
    CAMPANHA NARIZ VERMELHO JÁ!!!!!!!!!!!

    VAMOS ESVAZIAR OS VOOS DA TAM….
    ——————————————————-
    São Paulo, maio de 2011.

    Prezado Sr. Daylton,

    Tomamos conhecimento de seu e-mail enviado ao serviço Fale com o Presidente e soubemos de seus comentários a respeito da emissão de passagens com a utilização de pontos do Programa TAM Fidelidade.

    Esclarecemos que a limitação de lugares para emissão com pontos do Fidelidade em voos internacionais, com exceção da América do Sul (em voos operados pela TAM), sempre foi uma condição existente desde o início de nossas operações internacionais.

    Pensando nessa situação e analisando a realidade de clientes que dispõem de muitos pontos, mas não encontram disponibilidade para emissão, criamos as classes irrestritas em que é possível emitir um bilhete com pontos em qualquer voo, em qualquer época do ano, desde que haja lugares disponíveis para reserva. Essas classes irrestritas exigem uma pontuação superior que foi estimada com base nas tarifas cheias. A lógica é a mesma para as tarifas pagantes (quanto mais aquecida a demanda, menos disponibilidade de promoções).

    Ressaltamos que as tarifas restritas continuam sendo disponibilizadas nos vôos, conforme análises feitas pelo Yield Management, que é o gerenciamento de tarifas que estabelece cotas de lugares em cada uma das classes tarifárias de acordo com inúmeros fatores como voo, dia da semana, horário e época do ano.

    Caso o senhor tenha interesse em emitir seus bilhetes em uma tarifa restrita e não encontre disponibilidade no voo desejado em um primeiro momento, recomendamos que verifique a possibilidade de viajar em outras datas ou consulte a nossa Central de Vendas periodicamente para acompanhar a disponibilidade dos voos desejados.

    Contamos com sua compreensão e permanecemos à disposição para conhecer suas opiniões.

    Atenciosamente,

    Equipe Fale com o Presidente
    TAM Linhas Aéreas

    jaj

    Responder

  12. Lucas says:

    Seria muito bonito se a Tam tivesse aberto essas novas classes sem retirar as RESTRITAS do mercado!!

    IMPOSSÍVEL COMPRAR A CLASSE RESTRITA! TAMBÉM LIGUEI COM 6 meses de antecedência e tive a mesma surpresa!!!

    Ridículo as coisas que a gnt passa nesse pais, falta de respeito!

    Responder

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