Fidelidade TAM, Victoria da TAP e Mileage Plus United: Onde Acumular Minhas Milhas?

22 de December de 2007 | Por | 45 Comentários More

Foi mais ou menos essa a pergunta que a Mô Gribel me fez e que muitos estão se fazendo após o início das novas parcerias TAM. Agora é possível acumular pontos no programa Fidelidade TAM em vôos operados pela United (e sua subsidiária TED) e pela TAP. Os associados Mileage Plus e do Victoria também podem acumular milhas em vôos TAM, além dos vôos operados pelas outras parceiras Star Alliance. (Atenção, alguns vôos promocionais podem não acumular pontos nos progrmas de fidelidade das parceiras!)

Mas onde é melhor acumular? Vamos primeiro analisar as duas tabelas abaixo.


Para ampliar a tabela aqui.

Na tabela acima, há um comparativo entre as milhas/pontos ganhos em alguns exemplos de rotas e os necessários para a emissão de uma passagem ida e volta na classe econômica na mesma rota. Nota-se uma vantagem de acúmulo no Fidelidade TAM quando se realiza vôos curtos, já que esse programa permite acumular o mínimo de 1 mil pontos na ida ou volta (não importa onde se faz conexões). Em vôos mais longos, a diferença a favor do Fidelidade cai. O sistema TAM que usa números diferentes de pontos para emissão de uma passagem na alta ou baixa temporada pode trazer vantagens a quem viaja na baixa temporada e desvantagens a quem só consegue viajar na alta. Os pontos necessários para emitir uma passagem na alta temporada são maiores que as milhas estabelecidas pelo Victoria e Mileage Plus. Ponto negativo para que faz vôos curtos TAM e quer acumular no Victoria, já que ele não tem número de milhas mínimo acumuladas por vôos (são computadas as milhas efetivamente voadas) ao contrário da United (500 milhas contra as 1.000 dadas pelo Fidelidade).
Para ampliar a tabela clique aqui.

Nesta segunda tabela, fica claro que a tabela usada pela TAP privilegia os vôos de/para Portugal. Usando milhas Victoria em outros parceiros Star Alliance ou em vôos para destinos outros que Portugal tende a custar mais milhas. Acumular milhas no Victoria e no Mileage Plus com a intenção de usá-los em vôos TAM na América do Sul pode também não ser um bom negócio. Mas se o destino desejado estiver fora da América do Sul e não se desejar a ficar restrito a datas (alta/baixa temporada), o acúmulo no Mileage Plus pode ser interessante. Para quem gosta de fazer trajetos loucos em busca de milhas, o Fidelidade não é uma boa opção já que tem um número fixos de pontos por rota, estimulando o uso de vôos diretos ao contrário dos Victoria e Mileage Plus onde quanto mais conexões mais milhas.

Mas nem tudo se restringe à tabela de milhas/pontos. Devemos lembrar que a TAM, por outro lado, tem um processo muitas vezes complicado para a emissão de passagens prêmio em vôos fora da América do Sul. Por complicado entende-se a possibilidade de ir a uma loja TAM, concorrer com uma multidão de associados procurando lugares em poucos vôos internacionais, impossibilidade de emitir uma passagem para fora da América do Sul antes de 6 meses da data do vôo e antes de 3 meses em vôos dentro da América do Sul. O site passou por melhorias mas ainda falta muito para chegar ao mesmo nível de outras cias internacionais no quesito emissão de passagens prêmio. O pequeno número de parcerias ainda dificulta a emissão de passagens prêmio e acúmulo de pontos se você viaja muito em vôos internacionais.

A favor do Mileage Plus United está sua participação na Star Alliance que permite que os benefícios elite alcançados com o acúmulo de milhas possam ser utilizados nas outras cias Star Alliance (maior franquia de malas, prioridade de check in e embarque, além de acesso a sala vip). A United ainda possui um bom número de vôos próprios, pena que essa oferta ainda continue baixa na rota Brasil/EUA, mesmo após o novo vôo partindo do Rio em direção a Washington. Apesar do grande número de associados, o atendimento do call center do Mileage Plus se mostrou superior ao da TAM nos contatos que já tivemos com eles.

O Victoria também participa da Star Alliance e tem as mesmas vantagens do Mileage Plus oriundas dessa aliança global, mas usa uma tabela menos favorável que a do Mileage Plus. Mas a TAP possui uma extensa rede de vôos partindo de diversas capitais brasileiras, que dessa forma facilita em muito a vida do passageiro reduzindo a necessidade de conexões. O call center do Victoria é bem eficiente, mas parece acreditar que o português falado Portugal é idêntico ao usado em terras brasileiras. Por diversas vezes, devido a rapidez na dicção, foi necessário solicitar a atendente que repetisse a informação. Era interessante colocar algumas atendentes no call center que dominassem o tal do “brasileiro” diante de tamanha aposta no nosso mercado e nos nossos consumidores.

Por fim, a resposta a pergunta inicial vai depender do tipo de vôos que você realiza com maior frequência e onde você quer usar as milhas/pontos acumulados.

Tags: , , , , ,

Category: Comparativo, Programas de Fidelidade Aérea

Comentários (45)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Rodrigo Purisch says:

    Unica solução é fazer uma reclamação e pedir para verificarem a gravação da ligação…

    Responder

  2. Ale says:

    Olá, Rodrigo!
    Tenho milhas da TAP e gostaria de saber se as posso transferir para a TAM?
    Obrigada

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    As milhas não se comunicam entre programas diferentes.

    Responder

  3. Jefferson says:

    Ola Rodrigo

    Tenho milhas no Mileage Plus (United) e no Flying Blue (Air France/KLM) não são suficientes para trocar por passagens? Qual sua sugestão? Comprar milhas? Grato,

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    Não dá nem para vôos regionais? Emiti uma no Mileage Plus na Executiva SIN/HKG por cerca de 12,5mil. Se for pouco, pode usar assim. Se faltar pouco e a passagem valer a pena, pode comprar. Eles andaram fazendo promoções com milhas bônus (40%) nas compras.

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.