Folha: Liberação de Tarifas Não Reduz Passagem Aérea Internacional. O Leitor do Aquela Passagem Já Sabia!

14 de February de 2010 | Por | 12 Comentários More

Uma matéria escrita na Folha vem desmentir o que a Folha e muitos outros órgãos de imprensa tanto publicaram como uma verdade absoluta e a venderam ao público em geral: fim das bandas era o mesmo que passagens baratas para todos.

O Aquela Passagem foi um dos primeiros a expor ao consumidor de passagens a existência das bandas tarifárias que impediram por anos que promoções mais agressivas chegassem ao Brasil. As bandas foram um dos principais incentivadores para que eu estudasse o mercado a fim de conseguir atingir pontos na Ásia sem gastar todo o dinheiro disponível só na passagem. Este blog nasceu como uma forma de difundir esses conhecimentos.

Desde o início, alertamos que a existência das bandas impedem a ocorrência de super promoções, mas que sua ausência por si só não gera as promoções.

O preço das passagens dependem fundamentalmente do preço do petróleo, da demanda, da concorrência na rota, da cotação do dólar e de necessidades específicas de uma cia aérea (fazer propaganda, lançar uma rota ou estimular um serviço). Assim prever promoções não é fácil.

Pena que muita gente ainda se deixe levar por matérias que prometem o céu ou por outras que demonizam as cias aéreas por não ter reduzido os preços com o fim das bandas…

Tags:

Category: Consumidor

Comentários (12)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Lu Malheiros says:

    Demorou, hein?
    Se eles lessem o blog, podiam ter dado um “furo”.. 1 ano antes!

    Responder

  2. Lu, pode ter certeza que o “interesse” de alguns sempre inflam as informacoes para a grande massa. Quem não lembra como a grande imprensa detonou a extinta Varig no caso do famoso promother que comprava caviar de funcionarios da extinta estrela Brasileira.. E como esta grande midia preservou o governo que não pagou o que devia a Varig (o que para muitos era a unica saida para a manutencao da epresa) permitindo a falencia e compra pela gol que nada fez pelas linhas nacionais e principalmente internacionais!!!! Como diz aquele filme: salve geral.

    Responder

  3. David says:

    Excelente post. Arrisco a dizer que em 1 ano em que acompanho o blog/site foi o melhor que eu já li. Sabe pq? Admiro formadores de opinião e apesar de tb tentar ser um, sou humilde a ponto de reconhecer 1. Já pensou tivéssemos formadores reais de opinião em todas as camadas de nossa população? Abs e sucesso a todos, David.

    Responder

    Rodrigo Purisch respondeu:

    David,

    Na verdade o post é uma crítica a mídia que passou a ser mera repetidora de notícias ou vendedora de ilusões. Não custaria fazer uma reflexão sobre o tema antes de sair publicando no jornal. Depois vem fazer uma matéria meio do tipo denúncia porque o que eles prometeram não aconteceu. A ANAC nunca disse que as tarifas iriam cair e sim que poderiam cair…

    Responder

    Gilberto P Filho respondeu:

    A midia nacional simplesmente repete noticia ou vende ilusao correto. Vendeu primeiro a necessidade da reducao com graficos e tudo mais. Agora vende que nao ha repercussao na vida real. E nos o que fazermos compramos jornais, assitimos muita TV e compramos passagens no preco que for oferecido… se for $800 compramos, ser for $1,000 compramos tambem, se for $1,200 compramos tambem… afinal temos que viajar! Nao faz analises tipo “ausencia de concorrencia mantida pela falta de infra estrutura”. Lembro quando a Emirates comecou a voar… precos excelentes… agora se quiser ir a Dubai pega uma conexao na Europa para economizar $150 dolares. Porque afinal todos os precos sao parecidos… afinal brasileiro que se preza tem que estar em uma praia em Dubai. Todos nos queremos voar Emirates. A Turkish Airlines ainda tem precos bons para a Turquia… daqui mais 6 meses ela vai mandar no mercado… voa sozinha e nos lotamos seus avioes. A Qatar comeca a voar em menos de 3 meses os precos deverao ser otimos ate ela ficar estabelecida no mercado e os brasileiros lotarem seus avioes! Sempre assim! Vejam no Nordeste A Tap e sra absoluta e seus precos nao baixaram nada pelo contratio deram ate uma subida. Promocao quando se faz e so para Rio/SP porque afinal tem algumas outras no pedaco. Brasileiro que se preza agora viaja TAM, lembro que as pessoas so queriam viajar Varig… Os avioes da TAM anda lotados e com as tarifas mais caras do mercado. Quando viajo entro no site da TAM por ultimo porque afinal sei que la encontrarei as tarifas mais caras! Parece ate que as coisas pioraram um pouco verdade? Sei la…?!

    Responder

    milon respondeu:

    De forma triste esta é nossa realidade, onde tem alguma concorrencia os preços são melhores onde uma cia domina o mercado os preços são bem salgados, basta comparar tarifas para europa e EUA, nas primeiras os preços são menores e o tempo de voo maior.

    Fernando Gonçalves respondeu:

    1) A TAM realmente não colabora nos preços. Andei cotando preços para Europa em abril e as tarifas dela sempre eram maiores que na AF/KLM, TAP, IB e etc. Acabei comprando TAP, pelo preço, pela excelente conectividade que ela tem por aquelas bandas e, principalmente, porque o vôo sai e chega pela cidade (?) onde moro atualmente, Brasília. Desde dezembro, quando resolvi viajar, acompanhei todos os dias pelo ITA os preços. Como faltam menos de dois meses e não gosto de muitas emoções envolvendo meu bolso, acabei comprando por USD 999,00 BSB/ORY e FCO/BSB. Se daqui até lá baixar ou subir, não quero nem saber! =)

    2) Em relação à tal da banda tarifária… no começo foi aquele oba-oba desgraçado, com preços para USA lá embaixo. Mas pelo que entendi e percebi (fui duas vezes ano passado), a redução dos preços se deu mais por conta da crise financeira mundial e da gripe suína do que qualquer outra coisa. Talvez até a crise tenha forçado a queda da banda, mas estou apenas especulando.

  4. Diego Gastmann says:

    Alguem lembra da choradeira que a TAM fez quando a ANAC começou com a liberação?

    Responder

  5. Valdeir says:

    Comprei passagem aérea partindo de São Paulo, ida e volta, para Madri, pela Air China, por 1.187,00 REAIS. Isso mesmo, REAIS, e já com as taxas incluídas no preço. Eu sei que a air china andou deixando alguns passageiros “na mão” ano passado, quando deixou de operar, mas a passagem estava tão barata que resolvi arriscar. O avião é o A330.

    Responder

  6. joão says:

    Apesar de ser fâ deste blog, pois adoro viajar, e sempre leio informações q me ajudam muito – aliás parabéns ao responsável por ele, muito bom mesmo – não posso concordar com a afirmação de que a liberação de tarifas não reduziu os preços. Reduziu sim e muito. Antes quando havia teto para tarifas para europa todas eram acima de 900,00 dólares para europa e estados unidos.
    em novembro vimos tarifas de 765 dólares na Air France, KLM, SWISS, Lufthansa,
    as mesmas que até otubro tinham tarifas em torno de 659 dólares.
    Como não derrubou o preço???
    Estamos em Alta temporada e vemos tarifas em torno de 859 (SWISS, AIR FRANCE, até a TA a 999 dólares para europa.

    Para os estados Unidos a coisa tá ainda melhor com tarifas a partir de 550 dólares na COPA, e entorno de 600 ou 700, LAN e Avianca.

    Quando vimos estes valores antes???? Alguém poderia me dizer????

    Tenho certeza de que as informações deste site são valiosíssimas pra quem viaja também, mas creio q hoveu algum mal entendido aí nessa história, pois a nunca vimos tarifas com valores tão bons quanto agora.

    Uma coisa é querer q os preços caiam pela metade ou simplesmente querer voar de graça, outra é reconhecer q os valores talvez ainda estejam altos, mas tenho certeza de que houve uma redução significativa no valor das tarifas, em pelo menos +- 200 dólares a menos no valor de muitas tarifas. Quem viaja sabe disso!

    Responder

  7. joão says:

    Obs.: como o amigo disse: Air China para Madrid 512 dólares. Até fevereiro, em março sobe para 612.Ainda não entendi como se pode ddizer q o valor das tarifas nao diminuiu!

    Responder

    Gilberto P Filho respondeu:

    Air China so esta fazendo estes precos porque esta reentrando no mercado que saiu de forma bem feia algum tempo atras!! Os precos estao bem salgados na realidade! Atualmente estamos praticamente em marco e os precos continuam altos! Marco e um mes onde as empresas costumam baixar seus precos e muito… vejamos se isto vai acontecer! Estes precos apontados eram os praticamente praticados antes da queda das bandas! Preco bom mesmo e esse do tipo da Air China… mas vamos ver ate quando ela segura e esperando que ela nao saia do mercado brasileiro (novamente) de forma tao… digamos… desastrosa! Nada contra a Air China… pelo contrario acho otimo que ela fique no mercado por muito tempo assim como essas passagens beirando os $600.

    Responder

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.